Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acho que esta informação pode ser mais util aqui.

    Andei a fazer umas contas, com valores reais de energia.

    Aí estão os KWh Produzidos com uma instalação de 5000KWh em casa e se tiver no minimo 40kwh de baterias para carregar o carro.
    Em baixo estão os Km que se podem percorrer com essa produção, num caso de um Leaf 40Kw com autonomia de 200km por carga.
    Á primeira vista os valores são bons, mas o problema é a componente de simultaneidade da produção e da necessidade, no inverno chegam a existir alturas em que são precisos 10 dias para carregar as baterias com 40kw, no verão nos meses mais quentes, muita da produção não é aproveitada porque o carro pode não precisar de carregamento todos os dias, pode a casa aproveitar se a instalação inicial o contemplar.

    Qual é o preço de 40kwh de baterias em casa?



    Comentário


      Se queres sobreviver só com produção própria tens de ter um sistema sobredimensionado e baterias com muita capacidade.

      A solução mais económica é ter um sistema mais pequeno em que vais buscar eletricidade à rede quando precisas, ou mesmo vendendo à rede o excesso de produção.

      Comentário


        A solução mais económica é ter um sistema mais pequeno, menor investimento, e apenas utilizar a rede publica para o suplemento que faltar.

        Comentário


          Originalmente Colocado por PCasal Ver Post
          Acho que esta informação pode ser mais util aqui.

          Andei a fazer umas contas, com valores reais de energia.

          Aí estão os KWh Produzidos com uma instalação de 5000KWh em casa e se tiver no minimo 40kwh de baterias para carregar o carro.
          Em baixo estão os Km que se podem percorrer com essa produção, num caso de um Leaf 40Kw com autonomia de 200km por carga.
          Á primeira vista os valores são bons, mas o problema é a componente de simultaneidade da produção e da necessidade, no inverno chegam a existir alturas em que são precisos 10 dias para carregar as baterias com 40kw, no verão nos meses mais quentes, muita da produção não é aproveitada porque o carro pode não precisar de carregamento todos os dias, pode a casa aproveitar se a instalação inicial o contemplar.

          Qual é o preço de 40kwh de baterias em casa?


          Uma instalação com um inversor de 3.6kw (penso que tem 4,6wpico nos paineis) produziu o seguinte no ultimo mês:

          https://prnt.sc/j4i12a

          Dá para encher um leaf de 40kwh 10 vezes.
          Editado pela última vez por ImHoTep; 12 April 2018, 21:34.

          Comentário


            Este assunto que levou aquela tabela começou e continuou em outro tópico, meti aqui a informação porque tinha mais lógica. A auto produção para abastecimento NUNCA dá lucro, foi esse o meu juízo final do outro tópico, esses dados eram para provar isso. Me ti lá anos informações acerca disso.

            Comentário


              Originalmente Colocado por PCasal Ver Post
              Este assunto que levou aquela tabela começou e continuou em outro tópico, meti aqui a informação porque tinha mais lógica. A auto produção para abastecimento NUNCA dá lucro, foi esse o meu juízo final do outro tópico, esses dados eram para provar isso. Me ti lá anos informações acerca disso.
              Como assim?

              Já vi várias contas e a amortização costuma ser entre os 5-7 anos, sendo tudo lucro a seguir.

              Mas eu vejo mais interesse em sistemas híbridos solares e eólicos, para produção 24h.

              Comentário


                Micro-geração é para venda e auto-consumo é lucrativa.
                A conversa era acerca de ter produção e armazenamento para depois abastecer o carro quando este estivesse em casa. Mediante esse conceito eu acho que nunca será rentável e meti alguns valores da produção de energia mensal e diaria.
                De forma resumida, para fazer 200.000km com um Leaf em 10 anos a abastecer em casa com tarifa bi-horaria gasta-se cerca de 5000€, e não há sistema para investimento que consiga chegar perto a esses valores muito por causa do armazenamento.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por PCasal Ver Post
                  Micro-geração é para venda e auto-consumo é lucrativa.
                  A conversa era acerca de ter produção e armazenamento para depois abastecer o carro quando este estivesse em casa. Mediante esse conceito eu acho que nunca será rentável e meti alguns valores da produção de energia mensal e diaria.
                  De forma resumida, para fazer 200.000km com um Leaf em 10 anos a abastecer em casa com tarifa bi-horaria gasta-se cerca de 5000€, e não há sistema para investimento que consiga chegar perto a esses valores muito por causa do armazenamento.
                  Tendo em conta o consumo do meu Leaf é algo próximo dos 3 000€ para os 200 000km. Nem vale a pena pensar nisso. 40kWh de baterias custam uma fortuna.

                  É preferível apostar num sistema que reduza ou elimine o consumo do horário normal onde o kWh custa mais de 0,20€ e não necessitas de armazenamento porque o horário normal coincide quase sempre com as horas de sol.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                    Tendo em conta o consumo do meu Leaf é algo próximo dos 3 000€ para os 200 000km. Nem vale a pena pensar nisso. 40kWh de baterias custam uma fortuna.

                    É preferível apostar num sistema que reduza ou elimine o consumo do horário normal onde o kWh custa mais de 0,20€ e não necessitas de armazenamento porque o horário normal coincide quase sempre com as horas de sol.
                    A situação é mesmo o baixo custo para abastecimento e utilização do VE.
                    Os valores de consumo que usei para calculo foram de 40kw para 200 Km de media.

                    Comentário


                      Tive a ver os vossos valores e fui fazer contas aqui https://www.comparadorconsumos.com/

                      Um Leaf para fazer 100.000km fica-me a 2140.00 €, já o meu A4 a diesel fica a 8136.00 €, são 6000 €!!!

                      É mesmo pena é a autonomia, mas em custo de utilização é imbatível.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                        Tive a ver os vossos valores e fui fazer contas aqui https://www.comparadorconsumos.com/

                        Um Leaf para fazer 100.000km fica-me a 2140.00 €, já o meu A4 a diesel fica a 8136.00 €, são 6000 €!!!

                        É mesmo pena é a autonomia, mas em custo de utilização é imbatível.
                        Com o novo(40kwh)a fazer cerca de 250/280km de autonomia parece uma excelente solução para boa parte dos portugueses dado que raramente se fazem viagens dessa magnitude diariamente. Para as férias, etc é uma questão de se programar a viagem tendo em conta duas paragens(40min cada) sensivelmente e da para ir quase do Algarve ao Norte.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                          Com o novo(40kwh)a fazer cerca de 250/280km de autonomia parece uma excelente solução para boa parte dos portugueses dado que raramente se fazem viagens dessa magnitude diariamente. Para as férias, etc é uma questão de se programar a viagem tendo em conta duas paragens(40min cada) sensivelmente e da para ir quase do Algarve ao Norte.
                          Duas paragens de 40min, se não estiver ninguém à nossa frente

                          Mas sim, para a maior parte dos Portugueses é uma boa solução, caso possam carregar em casa.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                            Duas paragens de 40min, se não estiver ninguém à nossa frente

                            Mas sim, para a maior parte dos Portugueses é uma boa solução, caso possam carregar em casa.
                            Pois, para mim infelizmente ainda não é a solução, mas acredito que para alguns já o seja. É ter garagem para carregar e fazer viagens inferiores a 250km em semana e fim-de-semana.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                              Tive a ver os vossos valores e fui fazer contas aqui https://www.comparadorconsumos.com/

                              Um Leaf para fazer 100.000km fica-me a 2140.00 €, já o meu A4 a diesel fica a 8136.00 €, são 6000 €!!!

                              É mesmo pena é a autonomia, mas em custo de utilização é imbatível.
                              O problema desse comparador é que não entra em conta com manutenção e outros items (estacionamento, etc...).. Logo aí a diferença ia ser bem maior.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                O problema desse comparador é que não entra em conta com manutenção e outros items (estacionamento, etc...).. Logo aí a diferença ia ser bem maior.
                                Tem a dizer que inclui custos de manutenção...não sei quais mas tem...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                                  Tem a dizer que inclui custos de manutenção...não sei quais mas tem...
                                  Pois, também não percebi quais os valores O IUC pede

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                                    Tem a dizer que inclui custos de manutenção...não sei quais mas tem...
                                    Não vi nada para colocar os custos de manutenção... Ou faz ao calhas?

                                    Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                      Com o novo(40kwh)a fazer cerca de 250/280km de autonomia parece uma excelente solução para boa parte dos portugueses dado que raramente se fazem viagens dessa magnitude diariamente. Para as férias, etc é uma questão de se programar a viagem tendo em conta duas paragens(40min cada) sensivelmente e da para ir quase do Algarve ao Norte.
                                      O orçamento até é tentador, mas já houve anos em que fui de férias pra Viena, pra Praga, pra Budapeste e pra Varsóvia. Aí precisava de juntar as férias de dois anos só pra fazer o trajecto de ida e volta.
                                      Por enquanto, pelo menos pra mim, ainda é um brinquedo caro e pouco prático.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                        O orçamento até é tentador, mas já houve anos em que fui de férias pra Viena, pra Praga, pra Budapeste e pra Varsóvia. Aí precisava de juntar as férias de dois anos só pra fazer o trajecto de ida e volta.
                                        Por enquanto, pelo menos pra mim, ainda é um brinquedo caro e pouco prático.
                                        Não é um brinquedo, é uma solução. Pode é não servir para todos(por enquanto pelo menos). Mas há sempre a hipótese Tesla S... Se um Norueguês consegue vir até Espanha com um é porque também deve servir a mais gente.

                                        Comentário


                                          Desisti oficialmente de comprar um eléctrico a curto prazo. Os únicos dois que interessavam eram o leaf 40kwh e mais o kauai 64kwh. O leaf nem há para experimentar e os prazos de entrega estão completamente malucos. O kauai ainda não existe informação oficial de preços nem de datas de encomenda e entrega. Estou a desconfiar que vai levar o mesmo caminho do leaf e só lá para meio de 2019 os comecem a entregar.

                                          A juntar a subida de impostos a curto prazo, vou já comprar um ice e o eléctrico fica para a próxima troca.

                                          Comentário


                                            O Leaf começou este mês a ser entregue as primeiras unidades, mas há imensos stands com carros de Test drive, pelo menos no fórum onde acompanho(leaf pt) já vários os testaram, mas vamos fazer de conta que nos ICE acabados de sair não acontece o mesmo... Lembro-me do QQ por exemplo(para não fugir de marca) ter quase 1 ano para entrega. Ainda assim e não fazendo questão de ter um zero Km, nesse mesmo fórum há quem já esteja a aceitar reservas de leaf 2 usados e para entrega perto de Agosto.


                                            Quanto ao kona, dado o que se passa com o irmão mais velho(Ioniq EV) não admira, é que ao contrário da Nissan a Hyundai não previu o sucesso que o Ioniq seria e estão com dificuldade em ter carros para venda já há vários meses(mas hey só a Tesla é que é crucificada por falhar entregas).

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              Desisti oficialmente de comprar um eléctrico a curto prazo. Os únicos dois que interessavam eram o leaf 40kwh e mais o kauai 64kwh. O leaf nem há para experimentar e os prazos de entrega estão completamente malucos. O kauai ainda não existe informação oficial de preços nem de datas de encomenda e entrega. Estou a desconfiar que vai levar o mesmo caminho do leaf e só lá para meio de 2019 os comecem a entregar.

                                              A juntar a subida de impostos a curto prazo, vou já comprar um ice e o eléctrico fica para a próxima troca.
                                              Sei onde podes experimentar o novo Leaf, petiscar qualquer coisa e conhecer o muito pessoal dos eletricos no próximo Sabado. [emoji16]
                                              Se interessar envio o contacto por mp.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                                                Sei onde podes experimentar o novo Leaf, petiscar qualquer coisa e conhecer o muito pessoal dos eletricos no próximo Sabado. [emoji16]
                                                Se interessar envio o contacto por mp.
                                                Pena eu não lá poder ir, senão ia conhecer o resto da malta.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                                  Pena eu não lá poder ir, senão ia conhecer o resto da malta.
                                                  Eu também gostava de ir, vou tentar...

                                                  Também sei que, além dos Leaf 2, vai chegar uma carrada de Hyundai Ioniq novos. Na minha opinião, o melhor carro elétrico do mercado.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                                                    Eu também gostava de ir, vou tentar...

                                                    Também sei que, além dos Leaf 2, vai chegar uma carrada de Hyundai Ioniq novos. Na minha opinião, o melhor carro elétrico do mercado.
                                                    Como disse lá, não vou muito à bola com a "boca" do Ioniq... Mas já vi que melhorou nos batches mais recentes.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                                                      Sei onde podes experimentar o novo Leaf, petiscar qualquer coisa e conhecer o muito pessoal dos eletricos no próximo Sabado. [emoji16]
                                                      Se interessar envio o contacto por mp.
                                                      Onde vai ser isso? Infelizmente não poderei, mas teria de ir fazer algum fumo...otto...ha ha

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Onde vai ser isso? Infelizmente não poderei, mas teria de ir fazer algum fumo...otto...ha ha
                                                        Em Leiria, procura por Standeletrico no Google Maps.
                                                        Acho que é uma excelente oportunidade para ver e testar. Melhor de tudo, poder falar com proprietários e recolher opiniões reais.

                                                        Comentário


                                                          (Não há tópico de car-sharing, penso, e estou com preguiça de o criar )


                                                          Mais um serviço de aluguer ao minuto, com PSAs eléctricos (a BMW tem o DriveNow, com i3/Mini/s1)

                                                          Parece que a inscrição à borla mencionada no artigo ainda funciona hoje, e até há um código "Lisboa45" que dá 45 minutos em vez dos 20 mencionados.

                                                          https://www.aquelamaquina.pt/tome-no...-de-abril.html


                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Onde vai ser isso? Infelizmente não poderei, mas teria de ir fazer algum fumo...otto...ha ha
                                                            Também andas aqui a bater nos eléctricos? Foste mordido por uma torradeira quando eras pqueno, ou apenas dói-te a carteira sempre que vais atestar o chaço?

                                                            Irra, que as escolas não dão trabalhos de casa suficiente...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post

                                                              Mais um serviço de aluguer ao minuto, com PSAs eléctricos (a BMW tem o DriveNow, com i3/Mini/s1)

                                                              Parece que a inscrição à borla mencionada no artigo ainda funciona hoje, e até há um código "Lisboa45" que dá 45 minutos em vez dos 20 mencionados.
                                                              (Pode-se ir directo aqui: https://www.emov.eco/lisboa/?lang=pt-pt )

                                                              Já agora que aqui estou, já experimentei - gastei os minutos grátis e mais uns poucos euros - e os Citroen C0 são práticos e fáceis. Menos luxuosos que os DriveNow, claro, e a preço mais baixo (21c/min vs. cerca de 30).

                                                              O sistema é mais simples também - chave no porta-luvas, com um cartão na argola. Destranca-se na 'app', entra-se e usa-se a chave. Para terminar, mete-se o cartao outra vez no slot dentro do porta-luvas, e tranca-se na 'app'.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X