Possuidor de um Corsa B Sport de 93 de estimação, com o motor Isuzu 1.5 TD, resolvi recuperar motor, pintura, etc, até que chegou a vez dos interiores. Como tive uma péssima experiência com um estofador e uma excelente experiência com outro, e também porque quando quero ter referências de um determinado carro ou serviço, procuro testes e, principalmente, opiniões de outros proprietários/usuários que frequentam este fórum, pensei que seria minha “obrigação” de também eu partilhar a minha experiência relativamente a este caso.
Em janeiro de 2016, eu próprio desmontei as quatro quartelas laterais, os dois bancos frontais e o banco traseiro. Depois de pedir orçamentos e ver da disponibilidade de alguns estofadores na zona do Algarve, acabei por visitar aquele que viria a revelar-se uma péssima escolha, na zona limítrofe de Loulé (Class Estofos).
Desde logo inquiri relativamente à disponibilidade e possibilidade técnica da prestação do serviço correspondente ao estofamento do interior do meu veículo em napa de cor cinza. Alertei ainda para o facto da eventual dificuldade em forrar as quartelas devido à existência de frisos negativos e para a necessidade de começar o trabalho por estas mesmas quartelas, por forma a precaver alguma dificuldade na aplicação do material e também para facilitar a montagem das referidas peças no veículo. O estofador referiu que tal tarefa não apresentava dificuldades de maior pelo que acordou-se que, em fevereiro, seria entregue um sinal referente ao valor final.
Passado cerca de um mês, recebi um telefonema a pedir para dirigir-se à oficina com o objetivo de tomar-se uma decisão sobre um problema que tinha surgido na aplicação da napa. Confrontei-me com o banco traseiro já estofado (sendo que tinha sido solicitado começar-se pelas quartelas…) e com uma das quartelas com a napa semi-aplicada, sendo que este último trabalho apresentava o problema de não se ter conseguido aplicar corretamente a napa na referida zona dos frisos negativos. O estofador sugeriu a encomenda de napa na cor aplicada mas com 5 mm de espuma, ao invés da já aplicada, que só tinha 1 mm, pois, segundo ele, uma maior espessura de espuma tornaria possível a tarefa. Concordei mas, quando a referida napa chegou, verificou-se que tinha um tom acastanhado e não cinza. O estofador informou então que não existia napa cinza de 5 mm e que a alternativa seria a cor preta com a referida espessura. Concordei com a mudança para a cor preta desde que o banco traseiro fosse refeito de modo a que o interior do veículo ficasse todo da mesma cor. O estofador concordou e, supostamente, encomendou a nova napa preta de 5 mm para realizar o trabalho.
Até ao final do mês de julho, visitei por diversas vezes a oficina, mas nunca vi a referida napa preta encomendada, nunca viu qualquer trabalho realizado nas suas peças nem uma real intenção de tal acontecer, nunca recebi uma proposta de devolução do sinal entregue e de desistência da realização do serviço, tendo apenas observado a entrada de inúmeros veículos na oficina que saíam com o trabalho supostamente realizado, sendo ainda que o referido estofador apresentava sempre diversas desculpas para a não realização da tarefa, não respeitando os diversos prazos de conclusão que ele próprio ia apresentando ao longo de vários meses.
No final do mês de julho, perante tamanha indiferença e falta de respeito pelo cliente, e passados cinco meses após a entrega do sinal, decidi retirar o meu material da oficina, deixando um documento com o meu IBAN para que o referido sinal me fosse devolvido. O estofador retorquiu que iria fazer contas ao trabalho realizado (que resume-se a um banco traseiro estofado que acabou por ser refeito para que a cor no veículo fosse uniforme) mas, até à data, nem a totalidade nem parte do sinal foi restituído, sendo que o caso se encontra entregue a um gabinete de defesa do consumidor até à data.
Em resumo, passados oito meses de desespero, estive para mandar enfardar o carro, até que, com alguma pesquisa, descobri um óptimo estofador na zona da Amadora-LXB (Márinho Estofos): o salvador do meu carro da juventude a quem estarei eternamente grato.
Porquê? Porque desde logo evidenciou uma boa e genuína predisposição em realizar o trabalho (3 bancos+4 quartelas+fole das mudanças+protetores dos cintos); apresentou um orçamento bem dentro do que todos os outros estofadores pediram; explicou muito bem as tarefas a realizar; deu bons conselhos quanto ao resultado final; mostrou apreciar o seu ofício; ele e a sua equipa foram extremamente afáveis; utilizou materiais que considero de excelente qualidade; entregou o trabalho realizado num tempo recorde de uma semana; cumpriu sem reparos a sua palavra e ainda conseguiu resolver os problemas que os outros não conseguiram. Acima de tudo: deixou o interior do meu carro de estimação como “novo”!
Seguem algumas fotos do resultado final.
Obrigado pela vossa atenção e desejo-vos sorte numa eventual empreitada deste tipo. Se puder ajudar em algo, estou à disposição.
Em janeiro de 2016, eu próprio desmontei as quatro quartelas laterais, os dois bancos frontais e o banco traseiro. Depois de pedir orçamentos e ver da disponibilidade de alguns estofadores na zona do Algarve, acabei por visitar aquele que viria a revelar-se uma péssima escolha, na zona limítrofe de Loulé (Class Estofos).
Desde logo inquiri relativamente à disponibilidade e possibilidade técnica da prestação do serviço correspondente ao estofamento do interior do meu veículo em napa de cor cinza. Alertei ainda para o facto da eventual dificuldade em forrar as quartelas devido à existência de frisos negativos e para a necessidade de começar o trabalho por estas mesmas quartelas, por forma a precaver alguma dificuldade na aplicação do material e também para facilitar a montagem das referidas peças no veículo. O estofador referiu que tal tarefa não apresentava dificuldades de maior pelo que acordou-se que, em fevereiro, seria entregue um sinal referente ao valor final.
Passado cerca de um mês, recebi um telefonema a pedir para dirigir-se à oficina com o objetivo de tomar-se uma decisão sobre um problema que tinha surgido na aplicação da napa. Confrontei-me com o banco traseiro já estofado (sendo que tinha sido solicitado começar-se pelas quartelas…) e com uma das quartelas com a napa semi-aplicada, sendo que este último trabalho apresentava o problema de não se ter conseguido aplicar corretamente a napa na referida zona dos frisos negativos. O estofador sugeriu a encomenda de napa na cor aplicada mas com 5 mm de espuma, ao invés da já aplicada, que só tinha 1 mm, pois, segundo ele, uma maior espessura de espuma tornaria possível a tarefa. Concordei mas, quando a referida napa chegou, verificou-se que tinha um tom acastanhado e não cinza. O estofador informou então que não existia napa cinza de 5 mm e que a alternativa seria a cor preta com a referida espessura. Concordei com a mudança para a cor preta desde que o banco traseiro fosse refeito de modo a que o interior do veículo ficasse todo da mesma cor. O estofador concordou e, supostamente, encomendou a nova napa preta de 5 mm para realizar o trabalho.
Até ao final do mês de julho, visitei por diversas vezes a oficina, mas nunca vi a referida napa preta encomendada, nunca viu qualquer trabalho realizado nas suas peças nem uma real intenção de tal acontecer, nunca recebi uma proposta de devolução do sinal entregue e de desistência da realização do serviço, tendo apenas observado a entrada de inúmeros veículos na oficina que saíam com o trabalho supostamente realizado, sendo ainda que o referido estofador apresentava sempre diversas desculpas para a não realização da tarefa, não respeitando os diversos prazos de conclusão que ele próprio ia apresentando ao longo de vários meses.
No final do mês de julho, perante tamanha indiferença e falta de respeito pelo cliente, e passados cinco meses após a entrega do sinal, decidi retirar o meu material da oficina, deixando um documento com o meu IBAN para que o referido sinal me fosse devolvido. O estofador retorquiu que iria fazer contas ao trabalho realizado (que resume-se a um banco traseiro estofado que acabou por ser refeito para que a cor no veículo fosse uniforme) mas, até à data, nem a totalidade nem parte do sinal foi restituído, sendo que o caso se encontra entregue a um gabinete de defesa do consumidor até à data.
Em resumo, passados oito meses de desespero, estive para mandar enfardar o carro, até que, com alguma pesquisa, descobri um óptimo estofador na zona da Amadora-LXB (Márinho Estofos): o salvador do meu carro da juventude a quem estarei eternamente grato.
Porquê? Porque desde logo evidenciou uma boa e genuína predisposição em realizar o trabalho (3 bancos+4 quartelas+fole das mudanças+protetores dos cintos); apresentou um orçamento bem dentro do que todos os outros estofadores pediram; explicou muito bem as tarefas a realizar; deu bons conselhos quanto ao resultado final; mostrou apreciar o seu ofício; ele e a sua equipa foram extremamente afáveis; utilizou materiais que considero de excelente qualidade; entregou o trabalho realizado num tempo recorde de uma semana; cumpriu sem reparos a sua palavra e ainda conseguiu resolver os problemas que os outros não conseguiram. Acima de tudo: deixou o interior do meu carro de estimação como “novo”!
Seguem algumas fotos do resultado final.
Obrigado pela vossa atenção e desejo-vos sorte numa eventual empreitada deste tipo. Se puder ajudar em algo, estou à disposição.
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