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    #31
    Relativamente à Navara D40, não sei se já sabiam mas existem 3 versões de motor distintas
    1ª Versão
    Euro 3 sem filtro de partículas e 174cv 2005 a 9/2006 174CV
    Manual 9,19 L/100km
    Auto 12,81 L/100km
    2ª Versão
    A maioria dos fabricantes começou disponibilizar o filtro de partículas (DPF) a partir de 2007/08.
    Euro 4 com filtro de partículas 171cv 9/2006 a 9/2010
    apesar de existir apenas uma diferença de 3cv, ao conduzir ambas, é fácil notar que este motor Euro4 é mais preso do que o Euro3.
    Euro4 DPF 171CV
    Manual 10,23 L/100km
    Auto 11,58 L/100km
    3ª Versão com DPF e 190CV 9/2010-
    Manual 9,95 L/100km
    Auto 10,77 L/100km
    Os valores de consumo são baseados em dados reais de utilizadores do portal alemão www.spritmonitor.de
    Como podem verificar existem diferenças consideráveis:
    Euro 3:
    a diferença de consumo entre modelo manual e automático é enorme aproximadamente 3,5L/100Km !
    A caixa automática destas unidades era bastante penalizadora no consumo.
    Euro 4 (DPF):
    O aumento de consumo associado à introdução do DPF deve-se à utilização de combustível suplementar
    com objetivo de elevar a temperatura no DPF. A caixa automática teve uma revisão.
    Euro4 190CV:
    O motor e o DPF foram revistos na sua gestão apresentando melhores valores de potencia e consumo.

    Outra dica: apesar de os injetores Euro3 e Euro4 serem exteriormente semelhantes as ECU dos motores Euro3
    não aceitam os códigos dos injetores Euro4.

    Boas voltas
    4pickups

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por pato Ver Post
      Eu nunca testei velocidades acima de 150km, mas nota-se que acima dos 100km/h, os consumos aumentam mais depressa que num carro normal. A aerodimanica mais o peso não devem ajudar. A minha quase nao anda em AE, só nacional da cidade para a aldeia em ritmos calmos, um pouco de cidade e um pouco de caminhos de terra com grandes desniveis, daí os 7.5. Mas permite viajar com bastante conforto e a subir, é capaz de envergonhar alguns carros ligeiros.

      A ver se vem uma nevada a serio este ano para testar o 4wd como deve ser. Supostamente a minha teria lsd e aqueles bloqueios pela accão do esp nos travões, mas o ano passado numa subida com uns 20% de inclinação, apanhei metade do caminho com uma grande camada de gelo. Parei, e ao tentar arrancar, em vez de progredir, começou a andar para trás, isto com as rodas esquerdas em atrito zero e as direitas com atrito, não sei o que falhou. O panda cross com o eld, sentia-se mesmo as rodas sem atrito a travar e as outras a levar o carro para a frente.

      A minha tem estofos e parte das portas em cabedal electricos e aquecidos, sistema multimedia com disco, gps e camara de marcha-atras, tecto de abrir, etc, etc. E desde uma vez, que a olhar para o ecrã a fazer marcha-atrás, e a ver o poste a aproximar-se no ecrã, apesar de dar para ver muito bem o parachoques a aproximar-se, parecia que estava a ver tv e só parei depois de encostar (nao deixou marcas que ao meio é borracha e o poste so abanou um nadinha), coloquei sensores atrás e à frente da cobra pintados os da frente à cor e os de trás em cromado e ficou muito bem.

      De passar de carros ligeiros para a navara faz um pouco de impressão manobrar devido ao tamanho, o volante da muitas voltas e vira menos que um carro, e a alavanca da caixa, podia ter um curso menor. De resto é bem divertida e confortavel.
      Boas,
      Realmente o LSD ( Limited Slip Differential ) ajuda bastante mas não em situações extremas.
      Nesse caso que descreves um bloqueio de diferencial é melhor solução.
      Com LSD uma roda a patinar(sem tracção/atrito) passa sempre algum binário à que está parada (com tracção/atrito).
      Convém relembrar que existe lubrificante especifico para diferenciais LSD. A não utilização do lubrificante indicado
      implica que o diferencial LSD passa a funcionar como um diferencial normal.
      Não são poucas as Navaras com LSD que estão a usar o lubrificante para diferenciais normais, acreditem!

      4pickups

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        #33
        Originalmente Colocado por NR95 Ver Post
        Tenho uma dúvida, alguém me pode esclarecer a que rotações trabalha o motor normalmente? Disseram-me que depende da temperatura, por exemplo, do lado esquerdo do condutor tem um botão com um símbolo da bomba e antes o motor punha-se as 1500 rpm e agora fica pelas 1350/1400 rpm... Já alguém observou isto?
        Boas,
        Esse botão ( com símbolo de um motor e não de uma bomba) serve realmente para aquecer mais rapidamente o motor. É também muito útil para não deixar o motor ir abaixo quando estás a sobrecarregar o sistema elétrico e o motor está ao ralenti. Exemplo: utilização de um guincho com o motor ao ralenti.

        4pickups

        Comentário


          #34
          Boas,
          Relativamente a coberturas para a caixa da Navara, além dos Hardtops e Fullboxs existem também outras soluções como as capotas de lona. Bem mais baratas, versáteis e que mantém o design da pickup. Se um dia precisarem de utilizar toda a caixa ( como por exemplo quando preciso de levar a moto4 na pickup) é só abrir a lona na totalidade e fica enrolada atrás do vidro da cabine.

          Peço desculpa se tiver a puxar a brasa à minha sardinha mas podem ver aqui: https://www.4pickups.eu

          4pickups

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            #35
            Bom dia.
            Em relação aos dpf, a minha de 2011, 190cv, acho que não tem! Pelo manual, as versões que têm, acende a luz de diagnóstico ao ligar a chave, e na minha não acende.
            Também acelerando a baixas rotações, nota-se um bocadinho de fumo preto, acho que motores com dpf não fazem...
            Para mim é óptimo, o percurso maior que costumo fazer é de 20km! Por acaso, na semana passada acendeu a luz de motor e o diagnóstico foi... Egr suja, foi o primeiro problema que tive com ela.
            Editado pela última vez por pato; 12 March 2017, 13:39. Razão: Queria dizer que não tinha e escrevi que tinha!

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              #36
              Originalmente Colocado por pato Ver Post
              Bom dia.
              Em relação aos dpf, a minha de 2011, 190cv, acho que não tem! Pelo manual, as versões que têm, acende a luz de diagnóstico ao ligar a chave, e na minha não acende.
              Também acelerando a baixas rotações, nota-se um bocadinho de fumo preto, acho que motores com dpf não fazem...
              Para mim é óptimo, o percurso maior que costumo fazer é de 20km! Por acaso, na semana passada acendeu a luz de motor e o diagnóstico foi... Egr suja, foi o primeiro problema que tive com ela.
              Os dados que mencionei são baseados em veiculos vendidos no Reino Unido.
              Existem várias variações, por exemplo:
              - muitas automáticas de 2006 já possuem DPF
              - alguns paises menos rigorosos, ou com problemas relacionados ao enxofre no combustivel só tem DPF bem mais tarde, etc


              Relativamente à tua se aparece fumo ou o filtro não está presente ( como mencionas) ou não está a filtrar.


              Se me enviares a matricula da tua pickup por mensagem privada eu posso ver se ela tinha ou nao DPF de origem.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por 4pickups Ver Post
                Boa noite,

                Parece problemas relacionados com a injecção.
                Depois da pickup estar à temperatura normal de funcionamento notas alguma coisa?
                Sugiro que faças brevemente um diagnóstico num centro/oficina especializados em injecção, porque um injector "preso" em uso prolongado pode fazer um buraquinho no piston.
                Sim, continua a sentir-se o problema, sendo que estamos desconfiados de que seja a bomba que esteja incerta, pois foi-lhe limpo todo o sistema de injeção à pouco tempo, desde deposito ao todo o circuito...

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                  #38
                  Boa noite,

                  Com software de diagnóstico automóvel podem fazer um log da pressão da bomba e tiras essa dúvida.

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                    #39
                    Boas amigos, passado um ano, o problema foi-se demonstrando cada vez mais acentuado, agora ao acelerar ouve-se um barulho da parte traseira da carrinha, e nesta semana foi fazer a revisão na qual fiz questão de colocar o meu mecânico à vontade para ver se faltava fazer alguma coisa à carrinha e ver o que realmente se passava com o trabalhar do motor e com aquele barulho que fazia ao acelerar... pois bem, veio-se a descobrir, 99%, que a bomba de alta pressão está a criar limalhas, ou seja, vai ter que ser substituída! A minha duvida... alguém já passou pelo mesmo? Em quanto ficará a resolução disto?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por NR95 Ver Post
                      Boas amigos, passado um ano, o problema foi-se demonstrando cada vez mais acentuado, agora ao acelerar ouve-se um barulho da parte traseira da carrinha, e nesta semana foi fazer a revisão na qual fiz questão de colocar o meu mecânico à vontade para ver se faltava fazer alguma coisa à carrinha e ver o que realmente se passava com o trabalhar do motor e com aquele barulho que fazia ao acelerar... pois bem, veio-se a descobrir, 99%, que a bomba de alta pressão está a criar limalhas, ou seja, vai ter que ser substituída! A minha duvida... alguém já passou pelo mesmo? Em quanto ficará a resolução disto?
                      se tens a bomba bripada vê quanto fica a reparação da mesma, pois uma nova no mínimo + mão de obra podes ter de deslargar entre os +-1000\1500€ na brincadeira...

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                        #41
                        Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                        se tens a bomba bripada vê quanto fica a reparação da mesma, pois uma nova no mínimo + mão de obra podes ter de deslargar entre os +-1000\1500€ na brincadeira...
                        Sim, já vi que há 3 tipos de bomba... uma por 682,08€, outra por 1127,57€ e a outra por 2280,95€!!! Isto vi numa pesquisa do Google... porque sei perfeitamente que o meu mecânico teria que ter o lucro dele!! Mais a mão de obra... Já me informaram que pode ser a válvula reguladora de combustível que pertence à bomba de alta pressão que esteja danificada, mas... e se não é? Não sei em quanto ficará a reparação da bomba que possui a carrinha... mas por uma usada, pediram-me 400€!

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                          #42
                          Boa noite, comprei um d40 em 2011 nova, versão 190 cv, fiz 250 mil kms nela sem problemas de maior, aos 100 mil levou embreagem na nissan já reforçada e sem bimassa, aos 150 mil amortecedores e aos 220 mil bomba direcção, para o uso que teve achei normal, muito campo e no verão chegava a andar dias no campo com ac ligado e muita vezes horas ao relanti, médias de 9/10 litros, velocidade máxima 200/210 , entreguei no fim do mês passado a troca de uma np300 mas agora tem que ser cab dupla com 3 lugares, se aguentar como a antiga já é bom

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                            #43
                            Originalmente Colocado por NR95 Ver Post
                            Sim, já vi que há 3 tipos de bomba... uma por 682,08€, outra por 1127,57€ e a outra por 2280,95€!!! Isto vi numa pesquisa do Google... porque sei perfeitamente que o meu mecânico teria que ter o lucro dele!! Mais a mão de obra... Já me informaram que pode ser a válvula reguladora de combustível que pertence à bomba de alta pressão que esteja danificada, mas... e se não é? Não sei em quanto ficará a reparação da bomba que possui a carrinha... mas por uma usada, pediram-me 400€!

                            pois eu dei uma vista de olhos pela net, para ter uma ideia dos preços de uma bomba nova embora já soubesse que os preços são elevados ainda sem contar com a mão de obra, no entanto, com base em achismos não vais longe, o ideal será desmontar tudo e levar a um especialista e este analisar e reparar, e não ir para uma usada se não corres o risco de volta e meia estar com o mesmo problema, nova já sabes que é muito dispendioso a brincadeira...

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                              #44
                              Boas,
                              Tenho uma Navara NP300 D40 2.5 de 2015 4×4.
                              Estou com um problema com a ventuinha da sofagem nas posicoes 1,2,3 nao funciona e na posição 4 so às vezes, mais alguem teve este problema ou saiba alguma coisa acerca disso? Muito obrigado

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