Eu não sou apologista dos carros a gasóleo, mas há vários aspetos onde este TSI não se compara com um 2.0 TDI (o falado nesse artigo), consumos, andamento, comodismo na condução (é só calcar mais o acelerador para ultrapassar em vez de ter que fazer reduções, mais fácil de usar no pára-arranca, etc). Se fossem o mesmo preço comprava sempre o TDI, carros a gasolina têm que valer a pena (um motor de 1 litro não é exactamente a minha ideia de um motor a gasolina). Sei que vou ser crucificado mas esta é apenas a minha opinião e estamos aqui para partilhar opiniões e ideias. Como o configurador da Skoda não funciona estou no da Audi a comparar no A3 Sportback. Mesmo comparando o 1.0TFSI base com o 1.6TDI base, a diferença é apenas de ~2800€, uma diferença de ~10%. Eu faço 20.000km por ano, maioritariamente AE, qual seria a escolha mais lógica? Posso arranjar um trabalho longe e de repente posso passar a fazer 40mil, e depois se tivesse um TSI fazia o quê? Vendia-o? Andava de transportes públicos? Comprava uma vespa? Vale a pena poupar os 2800€ num carro de €30.000 neste cenário? Um TSI não é a imagem que passam aqui no fórum, tem tantas desvantagens como vantagens em relação a um TDI. Não há um claramente melhor (em utilização normal, obviamente). Cada um tem o seu propósito. Além de que a diferença no peso do motor não é algo que o condutor mediano consiga aproveitar, chega-se muito mais cedo ao limite do kit de unhas do que às limitações do carro
Editado pela última vez por amidoes; 12 February 2017, 03:54.
Eu não sou apologista dos carros a gasóleo, mas há vários aspetos onde este TSI não se compara com um 2.0 TDI (o falado nesse artigo), consumos, andamento, comodismo na condução (é só calcar mais o acelerador para ultrapassar em vez de ter que fazer reduções, mais fácil de usar no pára-arranca, etc). Se fossem o mesmo preço comprava sempre o TDI, carros a gasolina têm que valer a pena (um motor de 1 litro não é exactamente a minha ideia de um motor a gasolina). Sei que vou ser crucificado mas esta é apenas a minha opinião e estamos aqui para partilhar opiniões e ideias. Como o configurador da Skoda não funciona estou no da Audi a comparar no A3 Sportback. Mesmo comparando o 1.0TFSI base com o 1.6TDI base, a diferença é apenas de ~2800€, uma diferença de ~10%. Eu faço 20.000km por ano, maioritariamente AE, qual seria a escolha mais lógica? Posso arranjar um trabalho longe e de repente posso passar a fazer 40mil, e depois se tivesse um TSI fazia o quê? Vendia-o? Andava de transportes públicos? Comprava uma vespa? Vale a pena poupar os 2800€ num carro de €30.000 neste cenário? Um TSI não é a imagem que passam aqui no fórum, tem tantas desvantagens como vantagens em relação a um TDI. Não há um claramente melhor (em utilização normal, obviamente). Cada um tem o seu propósito. Além de que a diferença no peso do motor não é algo que o condutor mediano consiga aproveitar, chega-se muito mais cedo ao limite do kit de unhas do que às limitações do carro
Só uma pergunta, já tiveste oportunidade de conduzir um carro com um motor 1.0 Turbo?
Ainda assim, concordo que a comparação com o diesel 2.0 é descabida, e o mais justo é comparar com ele o 1.4 a gasolina.
conduzo regularmente um 1.4 a gasolina e um 2.2 a gasóleo... ambos têm os seus prós e contras em termos de agradabilidade.. agora numa coisa o gasóleo vence claramente: bebe menos.
Concordo com a critica aqui no forum do 1.0 ser menos performante. Mas tenho de meter um reparo:
Nos temos um corsa 1.0 115 e uma passat 2001 1.9 tdi 130. 3 condutores e notar diferenca e muito complicado. Alias agora usamos o corsa para ir a serra da estrela marao Arouca etc.
Agora nao concordo com 1.4 TSI vs 2.0 TDI especialmente o 1.4 TSI ACT. Em cidade desliga 2 cilindros e o consumo desce.
Em termos de divertimento e sorriso o 1.4 cilindra o 2.0 TDI.
A nivel de consumos a minha experiencia e que um gasolina e divertido logo ha mais tendencia para exagerar. Os diesel sao castrados logo ng vai fazer 4000-5000 rpm logo nao gasta.
Por ultimo para ser justo tem de ser usar o motor 1.8 TSI 180 para o 2.0 tdi 150 Para o GTD 184 o novo 2 0 TSI 245.
Editado pela última vez por Superfast; 12 February 2017, 09:33.
Há pessoas que simplesmente n olham para o 1.0 TSI ponto apesar de lhe reconhecer mais valias o meu pai quando foi buscar o 320d em Novembro de 2015 nem sequer quis saber de veículos a gasolina e está agr com 11mil km´s neste
No outro dia pelas 21:30 ia para o trabalho e passaram dois por mim, iguais, com matricula estrangeira.
Achei estranho porque um seguiu para a A4/A3 na zona das Antas e o outro continuou pela VCI.
Se quisermos "forçar a coisa" tudo é comparável, mas o que faz mais sentido, pelo menos por cá, é mais ou menos isto:
1.6 tdi vs 1.0 1.0 tsi;
2.0 tdi vs 1.4 tsi (enquanto não chega o 1.5 tsi).
Dois carros iguais, mesmo um pesando um pouco mais, em que a diferença de potência são uns 35 cv e mais de 100 nm de binário não tem muito que ver! Nem na performance, nem no preço de aquisição, no IUC...
Seja como for, será muito interessante perceber os consumos de ambos no mundo real.
Cada vez estou mais tentado a voltar aos zagolina e se o 1.0 tsi se revelar fiável e tiver consumos aceitáveis (abaixo dos 7 numa condução normal, mais virada para o consumo e com uma ou outra esporádica "esticadela") é bem capaz de ser o próximo a entrar cá em casa num Ateca ou no Yeti...
1.6 tdi vs 1.0 1.0 tsi;
2.0 tdi vs 1.4 tsi (enquanto não chega o 1.5 tsi).
Também acho que será isso que faz sentido. Assim como antes se comparava o 1.2TSI com o 1.6TDI e o 1.4TSI com o 2.0TDI.
Vendo as coisas dessa forma, e só assim ao meus olhos fará sentido, o TSI é sempre francamente melhor em tudo menos no consumo. Digo isso baseado nos modelos que usei, 1.2TSI, 1.4TSI, 1.6TDI e 2.0TDI. Admitindo que o 1.0TSI e que o 1.5TSI são motores diferentes, mesmo assim não acho abusivo imaginar que esse cenário de superioridade dos TSI se mantenha.
Também acho que será isso que faz sentido. Assim como antes se comparava o 1.2TSI com o 1.6TDI e o 1.4TSI com o 2.0TDI.
Vendo as coisas dessa forma, e só assim ao meus olhos fará sentido, o TSI é sempre francamente melhor em tudo menos no consumo. Digo isso baseado nos modelos que usei, 1.2TSI, 1.4TSI, 1.6TDI e 2.0TDI. Admitindo que o 1.0TSI e que o 1.5TSI são motores diferentes, mesmo assim não acho abusivo imaginar que esse cenário de superioridade dos TSI se mantenha.
Se quisermos "forçar a coisa" tudo é comparável, mas o que faz mais sentido, pelo menos por cá, é mais ou menos isto:
1.6 tdi vs 1.0 1.0 tsi;
2.0 tdi vs 1.4 tsi (enquanto não chega o 1.5 tsi).
Dois carros iguais, mesmo um pesando um pouco mais, em que a diferença de potência são uns 35 cv e mais de 100 nm de binário não tem muito que ver! Nem na performance, nem no preço de aquisição, no IUC...
Seja como for, será muito interessante perceber os consumos de ambos no mundo real.
Cada vez estou mais tentado a voltar aos zagolina e se o 1.0 tsi se revelar fiável e tiver consumos aceitáveis (abaixo dos 7 numa condução normal, mais virada para o consumo e com uma ou outra esporádica "esticadela") é bem capaz de ser o próximo a entrar cá em casa num Ateca ou no Yeti...
Num Ateca duvido muito que consigas consumos na ordem dos 6 litros. Não esqueçamos que é apenas um de 1.0 para um Suv grande.
Isto é, a minha opinião é baseada nas motorizações anteriores, mas penso poder tirar algumas ilações para as atuais. Ainda que o 1.0TSI seja muito diferente do anterior 1.2TSI.
Por exemplo o 1.4 TSI (penso que com apenas 125cv) que tive num A3 era muito mais agradável do que o 2.0TDI.
Ha 1 coisa a nao esquecer: Em 1000 ou 5000 kms e possivel fazer comparacoes.
Agora em 100 ou 500 ou num contacto nao e a razão é simples: Toda a gente que conduz o mini cooper S ou o corsa 1.0 parece que descobre que os motores fazem 4000..4500...5500 rpm e mais :D.
O Corsa 1.0 115 faz 8 em cidade (com para arranque de 30 minutos). Ontem circulando sem transito e levando-me ao Aeroporto (Ermesinde- Aeroporto da Maia) fez (sem passar dos 120 a subir) 5.6 litros. A diferença em conduçoes identicas sao 1 -1.5 litros de diferença.
Agora um gasolina nunca se vai conduzir como 1 diesel. Os gasolina sao mais emotivos.
Um Ateca fazer menos de 7 e possivel mas envolve nao fazer para-arranca frequentemente. Mas 1 diesel fazer menos de 7 nas mesmas condiçoes acho complicado.
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