- Que tipo de carros gostas?
Não tenho um gosto específico. Posso dizer que não gosto muito das linhas estéticas da Renault.
Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
Citadino, utilitário, comercial de 2 lugares, ou comercial de mercadorias, para o caso necessário.
- Que marcas e modelos gostas e equacionas?
A ideia será deixar uma Mercedes Vito que funciona como carrinha de carga e carro diário e passar a ter um carro diário que dê para pequenos transportes. Ando com o olho a fugir para os Punto de 2002 para a frente, versão 80CV Sport ELX, mas nunca tive um carro a gasolina e não sei até que ponto não me vai parecer estranho nos consumos. Ando também a ponderar o Punto 1.3 Multijet, mas como já estou farto de ser escaldado com o raio dos injectores, gostava de alguém mais entendido que me desse umas luzes sobre esses motores. Outros carros serão passíveis de ser analisados dependendo dos valores, que é o factor principal. Falei nos Puntos porque acho-lhes uma certa graça a nível estético e porque li que não são maus em termos de consumos. Gosto por exemplo dos VW POLO que saíram entre 99/2000/2001, mas as versões que mais se encontram são o 1.0 e li que consomem muito.
- Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
Raramente... será segundo carro cá de casa, para as minhas deslocações diárias. A "Maria" anda com um 307 1.4 HDi que serve para tudo o resto.
- Precisarás de levar carga com frequência?
Por vezes, sim. Sou gerente de uma banda musical e a Vito até teve alturas em que se tornou pequena. Como essas alturas eram 1 ou 2 vezes por ano, decidi que será mais lógico optar por um aluguer quando necessário. Ainda assim, faço pequenos concertos em bares e, por vezes, dava jeito algum espaço de carga.
- Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
Se as coisas não mudarem muito, entre 5000 a 7000 km diários.
- Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
Pequenos percursos citadinos... com uma ou outra viagem mais longa em caso de necessidade.
- Os consumos terão grande importância?
Sim... deixo a Vito porque me consome 11 aos 100km. No entanto, podem-me dizer que mais vale optar por um a gasolina que consome 7 ou 8... no entanto, o valor desses 7 ou 8 a gasolina, aproxima-se dos 10 ou 11 a gasóleo.
- A potência do motor terá grande importância?
Não sou de corridas, não gosto de andar a espremer o carro, não sou de loucuras... no entanto, nunca tendo ligado muito a isso, irrita-me o meu 1.4 na AE que é um pastelão. Mas estou habituado, logo, o valor, consumos e durabilidade serão mais importantes do que conseguir chegar aos 100 em 4 segundos.
- Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
NOPE.
- Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
Mínimo possível, feliz se conseguir entre os 2000, aceitável até aos 2300€, já quase no limite nos 2600/2700€.
- Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
Não queria nada abaixo do ano 2000, se possível 2002 para a frente, abaixo de 2006/2007 por causa do imposto e dentro do orçamento até é difícil.
A quilometragem, bom, sempre achei que um carro a gasolina com mais de 100.000km já era espremido, até que entrei num 406 de um colega meu com quase 400.000 km sem mexer no motor. Logo... será importante ter a sorte de não comprar um carro que daqui a um ou dois anos tenha de estar a mudar tudo. Já tive uma INCA que teve de levar motor, a VITO levou motor, injectores, turbo, embraiagem, velas, temporizador e mais alguma coisa... acho que já tive a minha conta.
Agradeço a ajuda dos entendidos e peço desculpa por se calhar ter alongado no texto, mas sinceramente, já me custa confiar em qualquer dos mecânicos que me costuma fazer o trabalho e que vieram comigo ver as anteriores carrinhas, logo, agradeço quem possa ter aqui algum conhecimento de causa e me possa dar algumas ilações.
Comentário