Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Manter Carro para a vida

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Na minha opinião o melhor mecanismo de segurança de um carro é a sua estrutura. Os airbags complementam a estrutura. O carro que tenho tem 1 airgbag e na altura teve 4/5 estrelas na ncap. Óbvio que os carros são mais seguros. Os airbahs servem apenas para desacelerar o teu movimento em relação ao movimento do carro que não ficou em movimento. Lei da Inercia. Mas na minha opinião, as estratégias mais eficazes são a estrutura, pré-tensores dos cintos e o próprio condutor.

    Acho uma falácia as pessoas terem um acidente e compararem se o tivessem tido noutro carro mais velho.

    @xtrusion estás a incluir o seguro e o IUC, o que disse que não estaria a incluir, nem no carro novo nem no velho. Baterias não precisas de mudar anualmente bem como o anticongelante. Por isso no primeiro ano tiveste um custo de manutenção de 120€(incluindo o anticongelante e bateria) ou seja restando 280€ para outras manutenções. E ficas com o anticongelante e bateria para 3-4 anos.
    Editado pela última vez por capio; 27 February 2017, 00:49.

    Comentário


      #62
      Claro que o carro pode durar perfeitamente mas com 25/30 anos já está muito desatualizado. Mas se gostares dele e se ele não te der problemas e despesa, então força a estima-o.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
        Se há dificuldades económicas pode ser uma alternativa, mas um carro vai envelhecendo e vai-se desactualizando a todos os níveis, nomeadamente segurança.

        Poupar quando é uma necessidade é imperioso se for uma forretisse pode ser um disparate.
        Podem fechar o tópico..


        Apesar de....... eu ter um carro de 99 e uma mota de 95...

        A mota não a vendo nem a troco por ser um amor incondicional, esta vai ficar comigo por mais 30 anos, poderei é no futuro juntar uma mais moderna.
        Já o carro de 99, quase 20 anos portanto, também vai ficar por uns bons aninhos, já que é um carro usado apenas e só nas férias, e porque considero um modelo intemporal (Honda HRV).
        Editado pela última vez por oscarcc; 27 February 2017, 16:37.

        Comentário


          #64
          Eu tenho carros velhos , (decada de 90)e fico admirado quando vejo gente COM CARROS NOVOS a dizer que os velhos é que dao prejuízo.

          Basta apenas fazer as contas a desvalorização.
          Os velhos nao dao STATUS que é o que muita gente procura

          Em Portugal há muita discriminação social.

          SER OU PARECER POBRE é considerado uma doença.

          Comentário


            #65
            @jpmb isso acontece principalmente porque as pessoas não querem/conseguem fazer as contas e fiam se no que o vizinho do amigo disse a esse amigo. A verdade é que matematicamente compensa e muito manter um carro velhinho.

            Entendo que algumas profissões necessitem de objetos de mais status. Profissões como advogados ou gestores de isto e aquilo. No meu caso de engenharia ninguém quer saber qual o carro que tenho, por isso não preciso de muito.

            Na minha opinião em termos de segurança apenas a ativa teve um bom aumento de qualidade, a passiva é quase igual. Estruturas de deformação, airbags e cintos e o condutor são as principais mecanismo de defesa de um condutor.

            EDIT: Quando referi ser o primeiro carro era mais para dizer que já paguei o carro e não por ter muito valor sentimental,apesar de já ter tido umas historias boas :D
            Editado pela última vez por capio; 27 February 2017, 16:07.

            Comentário


              #66
              O meu primeiro carro foi um Seat Ibiza 91 (System Porshe LOL), depois evolui para um Corsa B de 94 full extras () e o ano passado comprei o meu Polozito novo. Basicamente só troquei de carro à medida que os outros iam dando de si e não se descobria a razão dos problemas.

              Comentário


                #67
                Se tiveres sítio onde o guardar, guarda-o utilizando-o raramente (se tiver valor sentimental). Se for para daily driver é uma estupidez, a segurança, conforto, performance e consumos já estarão mais ou menos ultrapassados.

                Comentário


                  #68
                  compensa e MUITO ficar com o mesmo carro por muitos anos.

                  cada troca que fazes é só perder dinheiro.

                  mandas é menos cenário porque as gajas querem é gajos com BMW ou mercedes.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                    compensa e MUITO ficar com o mesmo carro por muitos anos.

                    cada troca que fazes é só perder dinheiro.

                    mandas é menos cenário porque as gajas querem é gajos com BMW ou mercedes.

                    Jovens com BMW ou mercedes com 20/25 anos como se vê por aí a dar style só se for em marrocos.
                    Um verdeiro pussymaster tem que ter é um carro da moda no momento certo, tivemos exemplos bons:

                    VW Scirocco, Peugeot RCZ, Smart roadster, etc..

                    Comentário


                      #70
                      @Aspartame gajas dessas custam muito mais do que um BMW ou Mercedes. Tudo em redor delas custará mais no geral para manter. E não me parece que queiras ficar com uma gaja assim. E parece me quem tenta conquistar com o carro falta lhe certamente outros argumentos. Just Saying...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por capio Ver Post
                        Há já uns tempos que penso manter o meu carro até aos 30-40 anos dele. Neste momento tem 18 anos. É o meu primeiro carro....
                        Tem alguém daqui que tenha feito o mesmo? Mantido um carro por 30-40 anos?
                        O carro não deve se tornar num clássico devido ao elevado numero deles que foram fabricado, mas tive a fazer as contas e faz muito sentido numa ótica económica.

                        Recomendações? Ideias?
                        Do ponto de vista puramente económico é garantidamente a melhor opção para poupar dinheiro.

                        Mas há mais pontos de vista, que vão mudando com o passar do tempo.
                        Até mudares esse ponto de vista, vai poupando.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por capio Ver Post
                          @jpmb isso acontece principalmente porque as pessoas não querem/conseguem fazer as contas e fiam se no que o vizinho do amigo disse a esse amigo. A verdade é que matematicamente compensa e muito manter um carro velhinho.

                          Entendo que algumas profissões necessitem de objetos de mais status. Profissões como advogados ou gestores de isto e aquilo. No meu caso de engenharia ninguém quer saber qual o carro que tenho, por isso não preciso de muito.

                          Na minha opinião em termos de segurança apenas a ativa teve um bom aumento de qualidade, a passiva é quase igual. Estruturas de deformação, airbags e cintos e o condutor são as principais mecanismo de defesa de um condutor.

                          EDIT: Quando referi ser o primeiro carro era mais para dizer que já paguei o carro e não por ter muito valor sentimental,apesar de já ter tido umas historias boas :D
                          Engenharia precisa tanto de status como um advogado ou gestor... Não tem a ver com a profissão, antes com a pessoa.
                          Mas gostar de ter um carro cáro ou outra coisa não tem nada de mal, opções e prioridades nada mais.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Vitoy Ver Post
                            Tenho um charuto com o mesmo motor 2.0 da mazda de 87cv(mas com menos eletrónica que o teu GV). Comprei-o novo em maio de 97 e tem agora 254K.

                            Avariou uma vez ao fazer 3 anos, nabice do concessionário, mas foi pelas próprias rodas para a oficina.

                            Desde então subiu uma vez ao reboque com embraiagem nas couves, e outra vez não pegou com morte súbita de bateria.

                            Em 20 anos não teve mais nada (que me lembre) e só levou peças de desgaste/prevenção:
                            Correias de distribuição e acessórios (não tenho fatura de nenhuma bomba de água, não sei se é possível), baterias, algumas lâmpadas mas poucas, amortecedores (não sei se os 4 se apenas atrás) e material de travagem.... há cerca de um mês avariou o radiador da sofagem... anulei-o até ser substituído. Não sendo uma peça de desgaste... esta podia ser considerada a primeira avaria.

                            De resto é manutenção adequada e substituição atempada de todos os fluidos. O líquido de refrigeração está com a mesma cor com que lá entrou há 3 anos.
                            Faz agora cerca de 7000 Km por ano, pelos arredores da capital, e gasta sempre à volta de 8L. Uma vez por outra faz uma viagem de 500Km e baixa aos 7,5.

                            Não o passo à descendência porque sendo jipe é bastante inseguro para o que consegue andar. Quando tenho que o esticar em AE (e agora com os novos radares é mais arriscado) vou sempre a rezar aos anjinhos. Cismo que tem falta de amortecedores mas quer o mecânico quer no IPO dizem que estão bons.

                            Vou continuar a cuidar dele, enquanto ele for cuidando de mim.
                            Sortudo!!!

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                              Jovens com BMW ou mercedes com 20/25 anos como se vê por aí a dar style só se for em marrocos.
                              Um verdeiro pussymaster tem que ter é um carro da moda no momento certo, tivemos exemplos bons:

                              VW Scirocco, Peugeot RCZ, Smart roadster, etc..
                              Eu tinha um Seat Marbella de 90, bem estava lixado se tivesse que ter um carro desse nível

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por jpmb Ver Post
                                Eu tenho carros velhos , (decada de 90)e fico admirado quando vejo gente COM CARROS NOVOS a dizer que os velhos é que dao prejuízo.

                                Basta apenas fazer as contas a desvalorização.
                                Os velhos nao dao STATUS que é o que muita gente procura

                                Em Portugal há muita discriminação social.

                                SER OU PARECER POBRE é considerado uma doença.
                                Acho que tens de rever a tua opinião sobre quem compra carros novos, porque nem sempre estão associados a status. Mais, até acho que olhar para os outros e dizer que só compram estrela ou ventoinha para impressionar pode ser um problema de inferioridade, e isso também pode ser doença!
                                Nem tanto ao mar nem tanto à terra, cada um compra o que pode, novo ou velho, e só depois disso o que quer, e os outros não têm nada a ver com isso, desde que não lhes vá pedir dinheiro nem prejudicar a vida.
                                Só é pena que não dê para todos terem dinheiro para comprar "o carro", fazer "as viagens", ir a eventos culturais ou de gastronomia sempre que se desejaria, mas é assim a vida...

                                Quanto aos carros velhos, podem dar menos prejuízo do que um novo, mas por vezes pode ser bem o contrário.
                                E acima de tudo tens de pensar que novo ou velho, não dá para ganhar dinheiro com carros, (até dá mas é muito difícil e só para alguns...), e tudo que lá meteres, ou queimares, não tem o mesmo retorno.

                                Comentário


                                  #76
                                  Eu comprei 1 corsa b diesel a 5 anos atrás, durante este tempo todo troquei-lhe o radiador principal e o da soufagem, termostato e anticongelante (cerca de 100€ no total) . Nunca me reprovou na inspeçao e a Maria anda todos os dias com ele.
                                  Se eu o quiser vender quase que o consigo vender pelo mesmo preço que o comprei.

                                  Pensando bem tenho tido muito prejuízo com este carro velho....se fosse hoje tinha comprado 1 novo

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                    O post original fala em manter um carro 30 ou 40 anos. Que carros com 40 anos circulam no dia-a-dia nas nossas estradas? Eu não costumo ver ninguém hoje a andar diariamente num Morris 1300, com Volvos 144, com Carochas 1302 ou com BMW 1502. Esses carros tem 40 anos hoje (são da década de 70). Ter (no futuro) um Punto com 40 anos será a mesma coisa que circular hoje, em 2017, no dia-a-dia, com um Simca.
                                    Não estamos a falar de carros com 20 anos (i.e. de 1997), o tópico é sobre manter um carro 30 ou 40 anos!
                                    Aqui circula um Mercedes com 58 anos... E também um VW Carocha.. Ainda há quem ande neles...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                      Por muitas voltas que tentem dar e desculpas esfarrapadas que se invente, feitas as contas manter o carro velho fica sempre mais barato que comprar um novo (tirando casos absurdos como manter um Bugatti de 1930 vs comprar um Micra).

                                      Mesmo pelo preço de um carro razoável em segunda mão dá para comprar vários carros velhos identicos para ir tirando peças conforme necessário e ainda sobra!

                                      O problema é que o carro velho vai ficando ultrapassado em segurança, em paneleirices como conectividade com o telemóvel da moda, depois há o anti-status do vizinho pensar que és um teso porque andas com uma lata velha, etc.
                                      Concordo a 100%.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por winteriscoming Ver Post
                                        Engenharia precisa tanto de status como um advogado ou gestor... Não tem a ver com a profissão, antes com a pessoa.
                                        Mas gostar de ter um carro cáro ou outra coisa não tem nada de mal, opções e prioridades nada mais.
                                        Mas há status e status.

                                        Secalhar um modelo com alguns anos (e39, w220, volvo s80, audi A8......até um e46) com algumas modificaçoes, dá mais um ar de requinte (sim) do que um 420d pack M.


                                        Mas isto sou eu que se pudesse comprava um Bentley Brooklands

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                                          De 1998 não é velho. Eu tenho um Primera de 1993 guardado numa garagem e não acho q seja velho. Segurança passiva é que nada.
                                          Dentro da garagem também não precisas de segurança passiva

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por jpmb Ver Post

                                            Em Portugal há muita discriminação social.

                                            SER OU PARECER POBRE é considerado uma doença.
                                            True!!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Dentro do tópico mas para descontrair um bocado:

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                Acho que tens de rever a tua opinião sobre quem compra carros novos, porque nem sempre estão associados a status. Mais, até acho que olhar para os outros e dizer que só compram estrela ou ventoinha para impressionar pode ser um problema de inferioridade, e isso também pode ser doença!
                                                Nem tanto ao mar nem tanto à terra, cada um compra o que pode, novo ou velho, e só depois disso o que quer, e os outros não têm nada a ver com isso, desde que não lhes vá pedir dinheiro nem prejudicar a vida.
                                                Só é pena que não dê para todos terem dinheiro para comprar "o carro", fazer "as viagens", ir a eventos culturais ou de gastronomia sempre que se desejaria, mas é assim a vida...

                                                Quanto aos carros velhos, podem dar menos prejuízo do que um novo, mas por vezes pode ser bem o contrário.
                                                E acima de tudo tens de pensar que novo ou velho, não dá para ganhar dinheiro com carros, (até dá mas é muito difícil e só para alguns...), e tudo que lá meteres, ou queimares, não tem o mesmo retorno.
                                                Concordo!!!
                                                O tuga tem duas variantes neste aspeto:
                                                1.ª Quem compra carro novo: só quer status, não tem $$$ para comer em casa e gosta é de impressionar (opinião de quem tem carro velho por impossibilidade financeira ou por opção).
                                                2.º Quem tem carro velho: é um pobre, desgraçado, adorava era ter $$$ para trocar (opinião de quem tem carro novo porque pode ou porque se endivida para o fazer ).

                                                O meu exemplo: Tenho 1 carro que considero novo (2015), todavia pondero a hipótese de o trocar. Simplesmente porque me apetece e financeiramente consigo fazê-lo.
                                                Não quero saber do status, gosto de experimentar carros diferentes e não me vejo agarrado a 1 carro anos a fio... Trata-se de um bem de consumo, como tantas outras coisas.
                                                Acho igualmente que devemos aproveitar a vida (obviamente se financeiramente for possível!) e um carro "novo" gera sempre 1 sorriso na cara

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Tens também a variante de quem troca mais vezes de carro por um segmento abaixo só pra ter carro sempre novo, ao invés de comprar algo mais caro e que dure mais.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Temos que fazer algumas separações. Poder comprar o carro não é a mesma coisa que poder suportar as mensalidades do empréstimo. Na minha opinião apenas pode financeiramente comprar um carro quem tem dinheiro para o comprar sem qualquer tipo de empréstimo.
                                                    Porque se então fizermos as contas do preço + juros então é que é uma desgraça financeira.

                                                    Cada um tem o direito de fazer o que quiser. E se as suas prioridades são ter um carro recente e tem dinheiro para suportar a desvalorização então força. Mas considerando o preço dos carros com os salários dos portugueses a bota não bate com a perdigota. Imaginando um salário médio liquido de 1,000€/Mensais são 12,000€/Ano(sem subs). Comprando um carro com um preço de 20,000€ estamos +/- a trabalhar quase 2 anos para pagar o carro. Isto é o dinheiro todo que ganhamos será para comprar um artigo que está a desvalorizar. Nunca irá fazer dinheiro.

                                                    O que me gera um sorriso no rosto é não dever nada a ninguém, ter uma almofada financeira suficiente, se acontecer alguma coisa inesperada na minha vida tenho o dinheiro suficiente, para a fazer frente sem ter a corda na garganta ou ter que recorrer a empréstimo com taxas de juros elevadíssimas. Acho que se tivesse um carro mais novo teria mais OCD em relação a estetica do carro. Assim meto tudo no carro, não fico lixado se alguém a estacionar em paralelo me der um toquezinho(não, limpar me o para choques :D). Tenho apenas uma maneira de pensar diferente da maioria dos portugueses pelo que estou a ler aqui e pelo que vejo nas estradas.
                                                    Editado pela última vez por capio; 28 February 2017, 15:09.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por capio Ver Post
                                                      Temos que fazer algumas separações. Poder comprar o carro não é a mesma coisa que poder suportar as mensalidades do empréstimo. Na minha opinião apenas pode financeiramente comprar um carro quem tem dinheiro para o comprar sem qualquer tipo de empréstimo.
                                                      Porque se então fizermos as contas do preço + juros então é que é uma desgraça financeira.



                                                      O que me gera um sorriso no rosto é não dever nada a ninguém, ter uma almofada financeira suficiente, se acontecer alguma coisa inesperada na minha vida tenho o dinheiro suficiente, para a fazer frente sem ter a corda na garganta ou ter que recorrer a empréstimo com taxas de juros elevadíssimas. Acho que se tivesse um carro mais novo teria mais OCD em relação a estetica do carro. Assim meto tudo no carro, não fico lixado se alguém a estacionar em paralelo me der um toquezinho(não, limpar me o para choques :D). Tenho apenas uma maneira de pensar diferente da maioria dos portugueses pelo que estou a ler aqui e pelo que vejo nas estradas.
                                                      A minha maneira de pensar em relaçao a carros é igual a tua.

                                                      Só quem nao tem (€) é que tem necessidade de mostrar que tem, porque aqueles que teem nao teem essa necessidade.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        É evidente que, se falarmos de carros relativamente populares e normais, a sua manutenção até chegarem aos 30/40 anos compensa face à compra de um carro novo.

                                                        O mesmo não é necessariamente válido para a troca desse carro, quando finalmente surgir algo dispendioso (>500 euros), por outro carrito de 1000 ou 1500 euros. O problema aqui vai-se prender com o grau de exigência de cada um, no que toca ao estado geral, e...com a sorte.

                                                        No caso de se manter o carro até aos seus 30 ou 40 anos, a sorte tem um papel menos preponderante porque os valores que poderiam ser gastos em manutenção normal, avarias ou até melhorias são diluídos ao longo do tempo.

                                                        Um Punto II é um carro com 4 estrelas no Euroncap, pelo que essa não seria uma preocupação. Estando a pessoa satisfeita ou adaptada ao nível de qualidade/conforto/equipamento do carro, o real problema poderá ser essencialmente o tempo e a vontade: o tempo que poderá perder, dependendo do que avariar e quando, a vontade de resolver coisas pequenas ou ser proactivo na compra de peças que vão ser necessárias, etc.

                                                        É aqui que a porca, deduzo, torce o rabo. A trabalhar 40h semanais, com filhos e com o tempo limitado para gastar em algo que não carros, se o carro começa a chatear a ideia perde o apelo. Nem vamos falar do facto de muitos dependerem diariamente dos seus carros para fazer...quase tudo.

                                                        PS- Por outro lado, os carros novos não são infalíveis (experiência própria) e a verdade é que um carro usado, que foi nosso durante imensos anos e que tenha fama de fiabilidade boa/razoável e sem problemas crónicos graves, provavelmente vai ter a manutenção em dia dia, várias peças novas/recentes e menor probabilidade de chatear.
                                                        Editado pela última vez por carregalhe; 28 February 2017, 21:23.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Isso dos juros é verdade, e no caso do crédito habitação ainda é mais gravoso. Ninguém faz contas ao custo total do empréstimo.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por TheDriver Ver Post
                                                            Concordo!!!
                                                            O tuga tem duas variantes neste aspeto:
                                                            1.ª Quem compra carro novo: só quer status, não tem $$$ para comer em casa e gosta é de impressionar (opinião de quem tem carro velho por impossibilidade financeira ou por opção).
                                                            2.º Quem tem carro velho: é um pobre, desgraçado, adorava era ter $$$ para trocar (opinião de quem tem carro novo porque pode ou porque se endivida para o fazer ).

                                                            O meu exemplo: Tenho 1 carro que considero novo (2015), todavia pondero a hipótese de o trocar. Simplesmente porque me apetece e financeiramente consigo fazê-lo.
                                                            Não quero saber do status, gosto de experimentar carros diferentes e não me vejo agarrado a 1 carro anos a fio... Trata-se de um bem de consumo, como tantas outras coisas.
                                                            Acho igualmente que devemos aproveitar a vida (obviamente se financeiramente for possível!) e um carro "novo" gera sempre 1 sorriso na cara
                                                            post com preconceitos tipicos

                                                            e considerar um carro de 2015 como novo ,

                                                            " todavia pondero a hipótese de "

                                                            troca là quando quiseres e aproveita , nimguem te inveja

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por capio Ver Post
                                                              Temos que fazer algumas separações. Poder comprar o carro não é a mesma coisa que poder suportar as mensalidades do empréstimo. Na minha opinião apenas pode financeiramente comprar um carro quem tem dinheiro para o comprar sem qualquer tipo de empréstimo.
                                                              Porque se então fizermos as contas do preço + juros então é que é uma desgraça financeira.

                                                              Cada um tem o direito de fazer o que quiser. E se as suas prioridades são ter um carro recente e tem dinheiro para suportar a desvalorização então força. Mas considerando o preço dos carros com os salários dos portugueses a bota não bate com a perdigota. Imaginando um salário médio liquido de 1,000€/Mensais são 12,000€/Ano(sem subs). Comprando um carro com um preço de 20,000€ estamos +/- a trabalhar quase 2 anos para pagar o carro. Isto é o dinheiro todo que ganhamos será para comprar um artigo que está a desvalorizar. Nunca irá fazer dinheiro.

                                                              O que me gera um sorriso no rosto é não dever nada a ninguém, ter uma almofada financeira suficiente, se acontecer alguma coisa inesperada na minha vida tenho o dinheiro suficiente, para a fazer frente sem ter a corda na garganta ou ter que recorrer a empréstimo com taxas de juros elevadíssimas. Acho que se tivesse um carro mais novo teria mais OCD em relação a estetica do carro. Assim meto tudo no carro, não fico lixado se alguém a estacionar em paralelo me der um toquezinho(não, limpar me o para choques :D). Tenho apenas uma maneira de pensar diferente da maioria dos portugueses pelo que estou a ler aqui e pelo que vejo nas estradas.
                                                              Ainda bem que a maioria das empresas não pensa como tu. Porque se nenhuma investisse e pedisse empréstimos ainda andávamos aqui todos com candeeiros a petróleo e era uma chatice. Mas ao menos nenhuma delas tinha dívidas. Claro que como não investia nem gerava riqueza, também não teria empregados e os que tinha eram pagos com uma malga de sopa e uma côdea de pão carca. Isto, claro, para não ter dívidas.

                                                              Se muitas fábricas e patrões não tivessem melhorado infraestruturas, condições de trabalho, etc, muitas mais mortes teriam havido por negligência, e se calhar... nem tu estarias aqui. E se muitas delas não tivessem investido em maquinaria moderna muitos empregos nunca teriam sido mantidos nem sequer criados.

                                                              A maioria das grandes empresas e países tem imensas dívidas. Só que depois há aqueles que gerem bem as dívidas, investem, e criam riqueza. E existem outros que não. Uma coisa é certa: se tu nunca investires em nada, dificilmente irás ter algum retorno no que é que seja. Seja ele a nível financeiro, de educação, bem-estar, etc.

                                                              É que estás a baralhar/negligenciar condições de conforto, segurança, etc, com luxo (que implica o que normalmente chamamos de supérfluo). Existe uma grande diferença entre ter um Jaguar novo e um Peugeot 208 com 2 ou 3 anos (um exemplo), que incrementa e muito a qualidade de vida de quem conduz 80 ou 100 km por dia em relação a um carro com 40 anos.

                                                              Não se trata de ser "cagão", trata-se de ter um carro minimamente digno para se poder viajar em segurança, cómodo, e com gastos de combustível contidos. Fala-se em se poder ir trabalhar sem andar a faltar dia sim dia não, fala-se em poder transportar crianças em segurança, fala-se em não ter de andar em ferros velhos a perder horas e horas atrás de peças, entre outros milhares de exemplos.

                                                              Tudo isso é dinheiro. Não é só tê-lo no banco.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X