Originalmente Colocado por ricbarata
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Kia Rio 1.2 cvvt Consumos|Óticas embaciadas|Pneus defeituosos|Ruído nos travões
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostEm determinadas condições e com algum esforço ( deduzo que acelerações suaves e velocidades contidas ) é de facto possível medias baixas...mas esse 1.0 no focus faz com a maioria dos utilizadores do sprintmonitor ( e eu acredito que a maioria deles trabalha para os consumos ) entre 6.5 e 7.1...No teu ex de 4.5L a 80 km/h em plano acredito perfeitamente que seja possível...mas é um ex longe do dia a dia da maioria...
Isso mesmo...
em AE ou Nacional sem paragens ....
por exemplo de Alverca para Lisboa na A1 com o CControl nos 85 kmh sem AC e SS faz essa média ....
Calculo que com cidade pura e dura é motor para cima de 7 litros
é como eu digo apanho muito pouco congestionamento e isso ajudo além de uma condução por inercia que também ajuda
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Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver PostTens o pé pesado... Cidade faço por volta dos 6.1, fora consigo baixar aos 5.7.
O meu melhor depósito foi 5.5, o pior 7.5.
Mas tal como disse acima não discuto isso.
Há mil e uma variáveis que influenciam os consumos. ;)
Posso comparar apenas os carros que tenho/tive porque têm os mesmos condutores e trajetos.
Seat Ibiza 1.2 2004, fazia média de 7.5l
Fiat 500 1.2 2009, faz média de 6.2l
Kia Ceed 1.6 Crdi, fazia média de 7.5l
Peugeot 308 hdi, faço média de 6.5l
Valores em cidade
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Originalmente Colocado por NelsondaMata Ver PostQuando falo em não me habituei ao carro, é no sentido de conseguir optimizar a dinâmica da motorização à utilização que dou diariamente. Neste momento a viatura já tem 750km e para mim basta-me 50km para perceber se um carro está a consumir muito ou pouco. Tal como referi inicialmente, já tenho muitos km´s nas unhas, e já conduzi inumeras viaturas, e sendo uma viatura nova, 4 cilindros, com uma cilindrada baixa, estranhei os consumos equivalentes a um 1.4i de 2002....apenas isso.
Já agora, que Kia tem? Que motorização?
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já que falaram dos consumos do 1.0 ecoboost, cá vai o meu: https://www.spritmonitor.de/en/detail/788435.html
está aí tudo escarrapachado, real e irreal, da mentira do CB ao roubo da gasolineira.
Já não sou dos piores, já não estou na última página
Em breve a média geral estará abaixo dos 7, uma vez que vindo o verão e o aumento de quilometragem os consumos começam a baixar. E desses mais de 80% foram em trajectos até 20km.
Se apanhasse mais para-arranca, provavelmente estaria pelos 7.5.
Em comparação, mora cá em casa um Honda jazz que em trajectos exclusivamente urbanos e ainda mais curtos anda pelos 7,2/7,3, e nos que eu faço, fica-se pelos 6.7/6.8 de CB, por isso acho que no final acaba por andar ela-por-ela.
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Originalmente Colocado por NelsondaMata Ver PostIsto noutro país mais rígido com leis, daria direito a colocar a(s) marca em tribunal. É literalmente comprar gato por lebre.
Como é do dominio público e até consta do catalogo da tua viatura, o consumo não é homologado só para Portugal. é homologado conforme normas internacionais, pelas quais a maior parte dos paises se regem. Os americanos têm a sua versão, os chineses têm outra, etc mas vão todos bater +- no mesmo com diferenças minimas no mesmo carro.
Portanto, falas com o Richard Branson, viagemzinha à Lua, e pões a marca em tribunal lá. neste planeta não te safas.
Afinal qual é a média real do carro? Sabes calcular?
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Originalmente Colocado por ricbarata Ver PostComo para uns dar opiniões é "quase" crime venho desejar ao NelsonMata felicidades para resolver os problemas iniciais do seu Kia Rio e desejar-lhe boa sorte
Obrigado pelo suporte!
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Originalmente Colocado por Grenadier Ver PostEm relação aos consumos é uma guerra perdida com a marca.
Mas em relaçao ao resto, têm que resolver.
Então quando vêm com a afirmação típica "ah isso é normal", só dá vontade de lhes espetar com um gato morto no focinho.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostTalvez porque não tenham tido problemas graves para resolver...
Desmontar todo o tablier e almofadar todas as junções porque o cliente (eu) se queixa dos ruídos. Diz-me em que Santogal fariam isso...
Complicado complicado é um farol embaciado... Pois!
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Originalmente Colocado por joaoxr Ver PostCá em casa o Hyundai i20 de 2015 comprado ha 2-3 meses atraz com 14k Km tambem padece dos problemas 2 e 3. Também me foi dito na marca que seria normal o embaciamento das ópticas. Curiosamente em todos os carros que me passaram pelas mãos nunca tal tinha visto. O certo é que com o clima mais ameno deixou de aparecer esse problema. Quanto aos consumos, tambem este hyundai é um 1.2 com 85cv e os consumos andam nessa ordem de grandeza. 7-8l de consumo em registo maioritariamente citadino e deslocaçoes pequenas 5-7kms. Ainda não fizemos nenhuma viagem relevante em AE para comparar mas suspeito que nunca fará menos de 6.5l.
Fotos das opticas:
https://drive.google.com/file/d/1hX8...ew?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1Uc1...ew?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1c6C...ew?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1ofe...ew?usp=sharing
Em relação às óticas, sei que levantei uma guerra aberta contra a Kia, ou até mesmo noutras marcas, mas na realidade, eu não vou querer outra situação que não a substituição das 4 óticas. Tal como referi aqui no fórum, tive uma Maxi Scooter Sym GTS 125 Evo, e padecia do mesmo problema de humidade nas óticas, e na marca foram prontos na resolução. Substituiram o grupo ótico frontal sem questões... E nos carros vai ter que ser a mesma coisa. Eles vão desejar nunca me terem vendido um carro... Por muito menos plantei um Fiesta à porta da Ford...por isso.
Um abraço e boa sorte com a sua máquina. Tem aí uma bela máquina !
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostTens o carro ainda com 750km e queres aferir consumos? Deixa o motor fazer a rodagem e quando tiver 2-3000km já podes ter noção, com 750km isso não é nada.
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Originalmente Colocado por Eliselotus Ver PostTás só ligeiramente desfasado da realidade.
Como é do dominio público e até consta do catalogo da tua viatura, o consumo não é homologado só para Portugal. é homologado conforme normas internacionais, pelas quais a maior parte dos paises se regem. Os americanos têm a sua versão, os chineses têm outra, etc mas vão todos bater +- no mesmo com diferenças minimas no mesmo carro.
Portanto, falas com o Richard Branson, viagemzinha à Lua, e pões a marca em tribunal lá. neste planeta não te safas.
Afinal qual é a média real do carro? Sabes calcular?
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Originalmente Colocado por NelsondaMata Ver PostA média atualmente é calculada de duas formas. Visualização do CB e à moda antiga. Com 5€ faço xxxkm. Na última média realizada desde a criação deste post, foi de 7.4L/100 circuito urbano, pequenos percursos.
No entanto hoje em dia o que aparece no CB já não difere muito das contad manuais.
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Originalmente Colocado por ricbarata Ver PostIsso mesmo...
em AE ou Nacional sem paragens ....
por exemplo de Alverca para Lisboa na A1 com o CControl nos 85 kmh sem AC e SS faz essa média ....
Calculo que com cidade pura e dura é motor para cima de 7 litros
é como eu digo apanho muito pouco congestionamento e isso ajudo além de uma condução por inercia que também ajuda
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ATUALIZAÇÃO:
Após contacto da minha parte da a JOP, fui informado pelo responsável do Pós-Venda do seguinte:
Relativamente às óticas frontais, supostamente há uma tolerância de "embaciamento" e que a mesma é considerada normal. Vamos ter que dar tempo ao tempo e aguardar que a humidade existente nas óticas desapareça e diminua com o tempo.
Em relação às óticas traseiras, mais concretamente aquela que evidenciou gotas de água, vai ser prontamente substituída e já vai ser marcada intervenção.
Na questão dos pneus, a coisa aqui já é bem mais complicada...lolol Ora, no dia em que a minha viatura foi para a JOP para ser "reparada" a JOP deveria ter encaminhado os meus pneus ou viatura para um cliente da marca dos pneus para ser feita uma reclamação junto da marca. Ora, como a JOP não é cliente da marca dos pneus, nem tão pouco tem serviço de pneus na oficina (?!), o meu carro vai ter que lá voltar para ser encaminhado para uma oficinal de pneus cliente da dita marca, e a partir daí dar início ao processo de reclamação e substituição dos pneus com defeito. Ou seja, algo simples de resolver, mas com uma burocracia digna de guiness...
CONSUMOS: obviamente vamos dar tempo ao tempo e para já não stressar muito....
RUÍDO NOS TRAVÕES: A JOP vai averiguar a anomalia e ruido excessivo nos mesmos...
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Originalmente Colocado por NelsondaMata Ver PostATUALIZAÇÃO:
Após contacto da minha parte da a JOP, fui informado pelo responsável do Pós-Venda do seguinte:
Relativamente às óticas frontais, supostamente há uma tolerância de "embaciamento" e que a mesma é considerada normal. Vamos ter que dar tempo ao tempo e aguardar que a humidade existente nas óticas desapareça e diminua com o tempo.
Em relação às óticas traseiras, mais concretamente aquela que evidenciou gotas de água, vai ser prontamente substituída e já vai ser marcada intervenção.
Na questão dos pneus, a coisa aqui já é bem mais complicada...lolol Ora, no dia em que a minha viatura foi para a JOP para ser "reparada" a JOP deveria ter encaminhado os meus pneus ou viatura para um cliente da marca dos pneus para ser feita uma reclamação junto da marca. Ora, como a JOP não é cliente da marca dos pneus, nem tão pouco tem serviço de pneus na oficina (?!), o meu carro vai ter que lá voltar para ser encaminhado para uma oficinal de pneus cliente da dita marca, e a partir daí dar início ao processo de reclamação e substituição dos pneus com defeito. Ou seja, algo simples de resolver, mas com uma burocracia digna de guiness...
CONSUMOS: obviamente vamos dar tempo ao tempo e para já não stressar muito....
RUÍDO NOS TRAVÕES: A JOP vai averiguar a anomalia e ruido excessivo nos mesmos...
Quanto tive o Fiat Linea, nos primeiros 3 anos, mudei as ópticas traseiras por 2x e as frontais 1x, isto com menos humidade que as tuas, mas como tinham, por pouco que fosse, substituíram sem qualquer entrave.
Por isso, aperta com eles, é uma vergonha falarem em tolerância, tem humidade, logo não é normal e requer substituição, basta pensar no verdete que cria na componente eléctrica e sem falar na parte estética.....................
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Isso de tolerância de embaciamento é uma conversa da treta.
Esperar para ver é uma desculpa de mau pagador.
Esperar até quando? Meio de Agosto? Se calhar é normal que no Verão não embacie, não?!
Que artistas.
Espeta-lhes masé com um atum nas ventas.
Não é suposto os farois embaciarem, não é.
Quem disser o contrario, está a inventar.
Tenho contacto proximo com inúmeros veiculos de diferentes marcas e idades e nenhum embacia as opticas.
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Originalmente Colocado por NelsondaMata Ver PostA média atualmente é calculada de duas formas. Visualização do CB e à moda antiga. Com 5€ faço xxxkm. Na última média realizada desde a criação deste post, foi de 7.4L/100 circuito urbano, pequenos percursos.Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostA melhor forma é atestares 2x consecutivas, só quando acabar o segundo depósito é que conseguirás ter uma média mais precisa do consumo desse depósito.
No entanto hoje em dia o que aparece no CB já não difere muito das contad manuais.
Como referido, o melhor mesmo e para aferir em concreto, é com depósitos cheios.
Quanto à humidade e a tolerância... tem muito que se lhe diga, mas o que é certo, é que caso haja humidade no interior de uma óptica, o feixe de luz não será o adequado... o que até pode levar a uma anotação/chumbo no IPO
A seguir esse caminho... é fazer carta registada com aviso de recepção, com os "defeitos" todos, para um dia mais tarde, ter prova dos ditos.
Relativamente aos pneus, é coisa que não me admira... o mesmo acontecendo com os vidros das viaturas, que muitas vezes, são colocados pela Glassdrive, carglass... etc.Editado pela última vez por nto; 15 March 2017, 17:56.
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Originalmente Colocado por JN1984 Ver PostGarantia com eles, e com carro de cortesia.
Nem um mês passou...
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Originalmente Colocado por BillieJean Ver PostEsses consumos são normais num carro a gasolina, por alguma razão são mais baratos. Não é por ter um motor de baixa cilindrada que vai gastar menos, em muitos casos é o inverso.
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Pois é meus caros amigos. Atualização de informações:
Após contacto com outro representante da Kia em Portugal, a diferença entre concessionários foi imediata. Resposta em 2 dias úteis com apresentação imediata de soluções efetivas para o problema das óticas. Existe uma nota técnica da Kia Portugal para substituir a parte traseira das óticas frontais em caso de embaciamento excessivo. Afinal, sempre existe uma "anormalidade". Relativamente aos pneus, a substituição dos pneus defeituosos deveria ter sido realizada pelo concessionário caso o mesmo seja cliente da marca dos pneus. Ora, como o serviço da JOP não tem serviço de pneus, eles deveriam ter encaminhado a minha máquina para a oficina de pneus com que eles trabalham. Este procedimento já deveria ter sido realizado e já deveria ter a situação resolvida por esta altura.
Relativamente à ótica traseira, vai ser substituida por uma nova. Em relação ao ruido ao travar, vão averiguar. No que diz respeito aos consumos, a coisa parece estar a regularizar. Ontem consegui fazer em AE com CC ligado nos 100km/h uma média de 5,4L/100. Nada mau. Médias em cidade, já quase na casa dos 7L. Consumo misto na ordem dos 6,4l...
Resumindo, perante as diferenças entre os concessionários, começo a achar que isto é como nos médicos. Peça sempre uma segunda opinião. Relativamente à equipa de vendas, não tenho nada a apontar na JOP, pelo contrário, recomendaria vivamente, já em relação ao Pós-Venda, pelo menos nas minhas situações que são simples, nada de grave, coisas básicas de resolver, não há respostas, simplesmente não funciona como deveria.
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Ainda bem que perante outro concessionário, a coisa está melhor.
De facto e já não é de agora, que entre concessionários existe por vezes uma grande diferença.
Quanto aos consumos, é como já tinha sido referido, que com o passar do tempo/quilómetros, os mesmos tenderão a baixar mais um pouco.
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Originalmente Colocado por NelsondaMata Ver PostPois é meus caros amigos. Atualização de informações:
Após contacto com outro representante da Kia em Portugal, a diferença entre concessionários foi imediata. Resposta em 2 dias úteis com apresentação imediata de soluções efetivas para o problema das óticas. Existe uma nota técnica da Kia Portugal para substituir a parte traseira das óticas frontais em caso de embaciamento excessivo. Afinal, sempre existe uma "anormalidade". Relativamente aos pneus, a substituição dos pneus defeituosos deveria ter sido realizada pelo concessionário caso o mesmo seja cliente da marca dos pneus. Ora, como o serviço da JOP não tem serviço de pneus, eles deveriam ter encaminhado a minha máquina para a oficina de pneus com que eles trabalham. Este procedimento já deveria ter sido realizado e já deveria ter a situação resolvida por esta altura.
Relativamente à ótica traseira, vai ser substituida por uma nova. Em relação ao ruido ao travar, vão averiguar. No que diz respeito aos consumos, a coisa parece estar a regularizar. Ontem consegui fazer em AE com CC ligado nos 100km/h uma média de 5,4L/100. Nada mau. Médias em cidade, já quase na casa dos 7L. Consumo misto na ordem dos 6,4l...
Resumindo, perante as diferenças entre os concessionários, começo a achar que isto é como nos médicos. Peça sempre uma segunda opinião. Relativamente à equipa de vendas, não tenho nada a apontar na JOP, pelo contrário, recomendaria vivamente, já em relação ao Pós-Venda, pelo menos nas minhas situações que são simples, nada de grave, coisas básicas de resolver, não há respostas, simplesmente não funciona como deveria.
Tudo se resolve, é preciso é ter os profissionais certos a ajudar ;)
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