O termo "racional" é algo complicado, porque racional não é sinónimo de dinheiro ou mais propriamente rentabilidade, embora às vezes se confunda, mas para alguns dicionários é algo diferente. Para mim é racional a compra de um carro que custe um pouco mais e que gaste mais 1 ou 2 litros aos 100 por exemplo, se ele além de me servir com o seu propósito básico (meio de locomoção) me satisfizer muito mais do que o outro (segurança/conforto/condução/motor,etc), principalmente porque gosto de carros, de conduzir e é um dos grandes prazeres que tenho. Se não gostasse ou se gostasse pouco diria que racional seria a escolha mais barata e que me desse menos chatices uma vez que o que procuraria num carro seria apenas a deslocação do ponto A para o ponto B. Agora, isso vai de cada um e depende de vários factores como por exemplo a carteira e aí sim, se não houver dinheiro para acompanhar os caprichos torna-se uma compra irracional. Como não parece ser o caso se gostas, queres e podes vai em frente com isso e boa sorte com a nova aquisição se for esse o caso.
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Como dizer que não a uma proposta destas??????
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Não estou dentro dos preços dos Peugeots mas se o preço que te deram sem desconto é verdadeiro e os 11.000€ não te fazem falta, eu trocava é que com um desconto tão grande se quiseres por o carro à venda daqui a um ano quase que aposto que o vendes pelo preço que estás a pagar por ele.
A única minha única preocupação seria o aumento de custos de utilização face ao corsa, a nível de revisões estás precavido mas a nível de consumo eu esperaria sempre que o 308 gaste mais 1,5-2 litros do que o corsa e ao fazer 30.000 km num ano isso pesa.
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Originalmente Colocado por fjp335i Ver PostNormalmente não falo dos negócios que faço antes de os concretizar. Mas desta vez abro uma exceção, porque não estava própriamente nos meus planos fazer a troca do Corsa já. Talvez mais para o fim do ano/início de 2018.
Acontece que por causa dos dias para empresas Peugeot, acabei por configurar um 308 1.2 Puretech de 130cv, versão Allure, Branco Banquise, Couro/Alcantara, Driver Assistance Pack, Driver Sport Pack, Bancos dianteiros aquecidos com massagem, Park Assist, Sistema de Vigilância de ângulo morto, Câmara de Visão de traseira, Tecto Panorâmico e Leitor de CD.
Fui ver a proposta ao nível de desconto de frota, e fiquei logo bastante surpreendido. 31% de desconto. fica o carro em 22396€, quase 9000€ a menos.
Mas sempre pensei que me fossem dar muito pouco pelo Corsa Turbo de 115cv, Color Edition, de 02/16, e com 30500kms e que me custou 13400€.
mas proposta e contra proposta, e acabamos em 11000€ mais as duas primeiras revisões, que para mim me custariam uns 500€ ou até algo mais. Ou seja tenho que dar o Corsa e mais 11396€. E fico já com as revisões dos 2 primeiros anos pagas.
vender o Corsa particularmente está fora de hipótese porque este desconto só é válido até dia 22/03.
Como se pode virar costas a um negocio destes?
Que há um salto qualitativo parece óbvio.
Como já disseram,se é possivel e se o valorizas,será de concretizar.
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fjp335i, percebo o post e percebo o que sentes quanto ao negocio. Nao precisas, logo os 11.000 euros nao sao 100% racionalmente justificaveis. Mas e daí? O 308 está de facto a bom preco e dao te de facto um bom pelo Corsa.
Porque é que nao andas de 320i em vez de 340i? Foi "bom negocio"? Havia melhores... mas tu podes e por isso nao tens de ser sempre 100% racional, imo.
O que te recomendo é.. sendo carro da empresa e nao sendo uma "grande maquina" (como as que gostas e tens 340i) nao investir demasiado nisto. Ok das 11.000 hoje e, com o bom upgrade, ficas contente. Mas até te vais fartar do carro passado um ou dois anos, sabes disso.. ou nao anda, ou outra coisa. E vais querer trocar de novo... nao podes deixar ser ciclo vicioso, esse nao é pra ser carro é pra ser transporte, pelo que entendo 11.000 aqui e 11.000 ali... e era o M3 que vem a seguir ao 340i
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostOra!
O avô desse 1.2 por 6 mil contos chamava-se 1.9 GTI, tinha a mesma potência e há 30 anos já devia custar para cima de 4000 contos. Agora venham dizer que o actual é caro!
Um 1.0-1.2 está associado a um Citadino de fraca potência e não a carros familiares, esquecem é que por ser um 1.0 não deixa de ter potências na casa dos 1.6-1.8 do antigamente.
Este 1.2, até pode ter pouco mais cilindrada que o 1.1 do 206, mas tem mais do dobro da potência e mais 20cv que os antigos 1.6 que montavam o 307 por exemplo.
Mas isto é assunto para outro tópico.
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Acho que deves conduzir o carro.
Eu já conduzi, pareceu-me um carro honesto.
Se o Corsa fosse o Teu carro, diria - Força !, sendo o Corsa o teu instrumento de trabalho racional e tendo tu um carro bastante melhor, o 308 será "apenas" um pequeno upgrade (um pouco menos racional).
Deves avaliar o impacto nas contas da empresa e fiscalmente.
Mas tanto o preço do 308 como a retoma são de facto muito tentadores.
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Originalmente Colocado por fjp335i Ver PostEsse é que acaba por ser o dilema.
É o teu carro do dia a dia, muitos kms e/ou tempo num carro... um utilitário raramente é melhor solução.
Portanto, acho que é uma excelente troca pois não é particularmente penalizante financeiramente para ti e permite que estejas melhor instalado.
Na pratica irá melhorar a tua qualidade de vida e isso, para mim, é sempre de valorizar muito embora apenas mensurável por ti.
Eu trocaria já!
Nota. Eu, no teus sapatos, teria era muita dificuldade em sair todos os dias seja de corsa seja de Pug, deixando o bimmer sossegadinho na garagem... ainda por cima com os consumos que consegues...
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Se há coisa que os Peugeot têm de bom, é a travagem! Não são propriamente poupados em pastilhas mas eficazes são... (experiência de 3, com idades de construção entre 2002 e 2011 e segmentos diferentes)
Sobre o negócio, o valor do 308 parece interessante, a retoma também parece boa (por ser retoma e não venda) e as duas coisas juntas parecem, de facto, fazer um negócio interessante. Só não é melhor porque não há uma real necessidade de trocar de carro.
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- Quanto a fazer test Drive, ficaram de ver se me conseguem arranjar algum, ou pelo menos, um outro modelo mas com o mesmo motor.
- O BMW não pode entrar na empresa. Infelizmente a nosso fiscalidade é muito penalizadora para carros acima de 35 mil €. Basta ver que pelo Corsa ou pelo Pug eu pago 10% de IRC sobre as despesas, desde amortização, combustíveis, manutenção, portagens. Com o BMW ia pagar 35%!!!! Não dá.
Também não posso fazer mapas de kms porque as minhas deslocações são maioritariamente para locais de trabalho meus, da minha empresa, pelo que não dá para cobrar ao km.
- em relação ao que o Ratcher disse, penso bem nisso. Cada cêntimo gasto num outro carro, é um cêntimo que me deixa mais distante de um carro mais potente. Mas a verdade é que é nesse utilitário que eu ando mais, pelo que se poder ter um carro com mais conforto, mais qualidade interior, mais bonito, com mais gadgets, são tudo coisas que me podem também dar um sorriso no dia a dia.
- quanto aos 6 mil contos. O carro não custa esse valor. Precisamente por isso é que está um negócio tão tentador. Precisamente por ter um desconto de quase 2 mil contos. Além disso estes novos carros oferecem muito mais do que ofereciam no tempo dos contos. Tecto panorâmico, navegação, full LED, câmera traseira, e muito mais. Qual era o carro desses tempos que trazia isto por 6 mil contos. Nem os de 20/30 mil contos traziam isto tudo que muitas coisas nem sequer ainda estavam disponíveis.
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Acho um negócio sem grande sentido
13400 + 11396 = 24796€, que é o dinheiro que acabas por desembolsar, que tinha dado para ires buscar esse 308 quando compraste o corsa, se fosse preciso por um preço ainda mais baixo, caso tivesses um desconto proporcional ao que tiveste no corsa (fácil)
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Pastis
Originalmente Colocado por LuisPedro Ver PostAcho um negócio sem grande sentido
13400 + 11396 = 24796€, que é o dinheiro que acabas por desembolsar, que tinha dado para ires buscar esse 308 quando compraste o corsa, se fosse preciso por um preço ainda mais baixo, caso tivesses um desconto proporcional ao que tiveste no corsa (fácil)
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Originalmente Colocado por francisco28 Ver PostNão esperes menos que 8/9 nesse motor..
Por isso é perfeitamente aceitável fazer um consumo de cerca de 6/7 litros em estrada no Peugeot.
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Originalmente Colocado por francisco28 Ver PostNão esperes menos que 8/9 nesse motor..Originalmente Colocado por msantos Ver PostNão estou dentro dos preços dos Peugeots mas se o preço que te deram sem desconto é verdadeiro e os 11.000€ não te fazem falta, eu trocava é que com um desconto tão grande se quiseres por o carro à venda daqui a um ano quase que aposto que o vendes pelo preço que estás a pagar por ele.
A única minha única preocupação seria o aumento de custos de utilização face ao corsa, a nível de revisões estás precavido mas a nível de consumo eu esperaria sempre que o 308 gaste mais 1,5-2 litros do que o corsa e ao fazer 30.000 km num ano isso pesa.
Corsa 1.0 115cv, média de 6.4L/100km
https://www.spritmonitor.de/en/overv...17&powerunit=2
308 1.2 130cv, média de 6.9L/100km
https://www.spritmonitor.de/en/overv...=1&powerunit=2
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostNão te esqueças que deve subtrair 1 ano de amortização aos 24796 correspondente ao usufruto do Corsa durante 1 ano.
Não é pelo dinheiro que ele perde que se justifica bom ou mais negócio imo, mas sim se o preço pelo 308 e o corsa são bons ou não. Quanto ele perde isso é com ele... ser mt racional 😉
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostNão te esqueças que deve subtrair 1 ano de amortização aos 24796 correspondente ao usufruto do Corsa durante 1 ano.
Só falo em dinheiro efetivamente desembolsado, o que foi desembolsado e o que vai ser, que tudo junto daria para o Peugeot em primeiro lugar e ainda sobrava.
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostAcho que o erro terá sido na decisão de compra do Corsa...
É o teu carro do dia a dia, muitos kms e/ou tempo num carro... um utilitário raramente é melhor solução.
Portanto, acho que é uma excelente troca pois não é particularmente penalizante financeiramente para ti e permite que estejas melhor instalado.
Na pratica irá melhorar a tua qualidade de vida e isso, para mim, é sempre de valorizar muito embora apenas mensurável por ti.
Eu trocaria já!
Nota. Eu, no teus sapatos, teria era muita dificuldade em sair todos os dias seja de corsa seja de Pug, deixando o bimmer sossegadinho na garagem... ainda por cima com os consumos que consegues...Editado pela última vez por marelo; 17 March 2017, 10:10.
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostIsso e também assumir como dado que um carro = perder dinheiro sempre, por mais que se + ou -. Salvo aves raras.
Não é pelo dinheiro que ele perde que se justifica bom ou mais negócio imo, mas sim se o preço pelo 308 e o corsa são bons ou não. Quanto ele perde isso é com ele... ser mt racional
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