Saiu uma reportagem na Autofoco sobre o Q7 6.0 TDI.
Sem limitador atingiu 287km/h.
De acordo com a Audi, o motor não é rentável. Funciona como uma montra tecnológica.
Está homologado com 298g/km de CO2.
O bloco é feito de um composto de aço e grafite que permite uma redução de 15% no peso. A cabeça do motor é em alumínio, as árvores de cames são comandadas por corrente, os 2 turbos de geometria variável atingem uma pressão máxima de 2,7 bar e os injectores piezoeléctricos fazem 2.000bar.
V12 a 60º
5.934cc
500cv @ 3.750rpm
1.000Nm @ 1.750-3.250rpm
100 litros de depósito
295/40R20
2.680kg
250km/h (limitado)
5.5s 0-100km/h
11.3 l/100km de média
Saiu uma reportagem na Autofoco sobre o Q7 6.0 TDI.
Sem limitador atingiu 287km/h.
De acordo com a Audi, o motor não é rentável. Funciona como uma montra tecnológica.
Está homologado com 298g/km de CO2.
O bloco é feito de um composto de aço e grafite que permite uma redução de 15% no peso. A cabeça do motor é em alumínio, as árvores de cames são comandadas por corrente, os 2 turbos de geometria variável atingem uma pressão máxima de 2,7 bar e os injectores piezoeléctricos fazem 2.000bar.
V12 a 60º
5.934cc
500cv @ 3.750rpm
1.000Nm @ 1.750-3.250rpm
100 litros de depósito
295/40R20
2.680kg
250km/h (limitado)
5.5s 0-100km/h
11.3 l/100km de média
Todos os números que rodeiam este SUV com este monstruoso motor são impressionantes
287 km/h é uma velocidade que nenhum carro de nenhuma marca generalista alguma vez atingiu, creio eu, aqui fala-se de um SUV de 2.700 kg a diesel
Todos os números que rodeiam este SUV com este monstruoso motor são impressionantes
287 km/h é uma velocidade que nenhum carro de nenhuma marca generalista alguma vez atingiu, creio eu, aqui fala-se de um SUV de 2.700 kg a diesel
O motor em termos de rendimento não é nada de especial. São 84,3cv/l.
Um 2.0l com 170cv têm um valor mais elevado. Um 23d, 35d ou 1.9 JTD 190cv nem se fala.
O que o motor têm é ser grande. É o maior de todos. O que é preciso ter para fazer esse motor é dinheiro e vontade. Coisa que a Audi têm e teve. Eles admitem que não dá lucro. Mas projecta a imagem deles. É a função dele.
O motor em termos de rendimento não é nada de especial. São 84,3cv/l.
Um 2.0l com 170cv têm um valor mais elevado. Um 23d, 35d ou 1.9 JTD 190cv nem se fala.
O que o motor têm é ser grande. É o maior de todos. O que é preciso ter para fazer esse motor é dinheiro e vontade. Coisa que a Audi têm e teve. Eles admitem que não dá lucro. Mas projecta a imagem deles. É a função dele.
Nunca ter um bom rendimento por litro foi sinónino de alguma coisa mais do que de isso mesmo.
Os motores com muito rendimento por litro nunca são os mais fiáveis nem os mais disponíveis ou agradáveis de utilizar.
Portanto se achas que isso é por si só um sinónimo de qualidade estás enganado, quando muito é um sinónimo de tecnologia, mas normalmente pagando um preço em termos de agradabilidade.
Um motor maior é quase sempre melhor que um mais pequeno com a mesma potência.
Nunca ter um bom rendimento por litro foi sinónino de alguma coisa mais do que de isso mesmo.
Os motores com muito rendimento por litro nunca são os mais fiáveis nem os mais disponíveis ou agradáveis de utilizar.
Portanto se achas que isso é por si só um sinónimo de qualidade estás enganado, quando muito é um sinónimo de tecnologia, mas normalmente pagando um preço em termos de agradabilidade.
Um motor maior é quase sempre melhor que um mais pequeno com a mesma potência.
Num momento ter um 23d e 35d é algo de fantástico.
No outro preferem motores com maior cilindrada porque são mais agradáveis. Têm que se decidir.
Vou reformular. Motores como este são fáceis de fazer. Só precisam de dinheiro e coragem para o fazer porque não dão lucro.
Não têm nada de tecnológicamente avançado. Até só têm 2 turbos. Isso já se usa em motores com 1/3 da cilindrada.
O que têm é ser o maior e o que têm mais cilindros.
Num momento ter um 23d e 35d é algo de fantástico.
É fantástico porque muito mais gente os pode comprar, um 23d é um sonho quase acessível para muitos, o V12 Tdi é apenas um sonho que fica pelas revistas...
O Q7 V12 Tdi tem 1000nm das 1750 às 3250rpm
O X5 35d tem 580nm das 1750 às 2250rpm
Assim à priori diria que preferia o primeiro se não tivesse que pagar as despesas...
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