Anúncio

Collapse
No announcement yet.

50% das vendas de carros novos por particulares são a financiamento

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Não têm. Se tu deves 20k ao banco e o teu carro vale 10k e não tens onde "cair morto", de onde achas que vem o dinheiro?

    Agora transpõe isto para dezenas ou centenas de milhões de euros e facilmente vês o contribuinte a ser chamado a assumir. Sei de um tipo "banal" com um pequena construtora, que deixou a arder o banco em 400 ou 600 milhões em créditos imobiliários, em que nem tinha valor para os suportar. Isto é muito lindo de fazer avaliações por 10 milhões, teoricamente reais, colocares o imóvel no mercado e nem por 1 milhão lhe pegam...
    Essa é a forma de organização da sociedade na economia capitalista.

    O crédito é o sangue da economia. E não é uma coisa má, desde que utilizado com critério.

    Sem crédito ainda vivíamos na era medieval.

    O teu exemplo é óptimo: A origem da crise esteve nessa malta, a quem os bancos emprestaram sem critério. Lê o livro "Quem meteu a mão na Caixa" e ficas mais elucidado no q aconteceu na banca nacional (a nivel internacional foi um pco diferente).

    Ou seja, podes ter a certeza que o crédito automóvel não tem sido a fonte dos problemas da banca e é descabido sugerir o contrário.

    Mais: Mtos preços canhão só se conseguem com recurso a financiamento. Conheço vários pessoas que pagam a primeira prestação e a seguir amortizam o total do montante em divida.

    Mais ainda: Há marcas que fazem crédito 0% de juros. Para os gurus da finanças é fantástico. Pagam zero pelos juros e ainda podem aplicar o capital disponível.

    Comentário


      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
      É também típico de um país financeiramente iletrado achar que o crédito é uma coisa a evitar a todo o custo.
      Eu recorro a ele sempre que necessito ou acho que é a solução mais vantajosa.
      Um crédito é sempre um excelente negócio quando consegues rentabilizar o empréstimo.

      Exemplo na compra de carro:

      Crédito de 50k a juros de 5% para passear ao domingo: péssimo negócio.

      Crédito de 50k a juros de 10% para uma viatura de fazer entregas: bom negócio, se com isso conseguir tirar bom rendimento.

      Mas a regra mais comum é o primeiro exemplo.

      Comentário


        Eu sou do tempo em que quase não havia crédito e não eram tempos fáceis. Haviam uns grupos em que as pessoas se juntavam, pagavam uma quantia todos os meses e todos os meses era sorteado um carro entre os participantes... Acho que isso por fim acabou por resultar em fraudes, mas já não me lembro bem.

        Para terem uma ideia a fiat nos Unos só vendia o 45 a credito porque bastava esse para esgotar a capacidade de concessão de crédito desse tempo. Assim o 55s tinha de ser pago a pronto e por essa razão foram vendidos pouquíssimos. Nesse tempo um tipo de 55s teria mais exclusividade do que hoje de mercedes.

        O crédito, se bem usado, não tem qualquer inconveniente, muito pelo contrário.

        Comentário


          E o que se vê na estrada comprova também que os créditos nunca são para comprar "charutos", é sempre o belo do Classe A, CLS etc etc etc...

          Eu acho que a ideia é que se vai pedir dinheiro á banca e vai ao menos que seja em grande. O facto é que os bancos também fazem por conceder créditos a torto e a direito, eu já perdi ao número de chamadas de bancos a indicar que tenha crédito disponível para isto e aquilo... impressionante. E crédito para casas? Na minha cidade já não existem apartamentos á venda, o pessoal compra sem ver, compra ao preço que for, é creditos a 50 anos....

          Daqui a uns 5 anos os bancos vão ao charco outra vez pois a taxa de incumprimento já está a aumentar, mesmo para pessoas que fizeram créditos em 2017 já não os podem pagar.

          Comentário


            Por acaso li hoje numa pub "Credito pessoal até 75k".

            É um pouco assustador. 75k com TAEG a rondar os 11%...

            Comentário


              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
              Eu sou do tempo em que quase não havia crédito e não eram tempos fáceis. Haviam uns grupos em que as pessoas se juntavam, pagavam uma quantia todos os meses e todos os meses era sorteado um carro entre os participantes... Acho que isso por fim acabou por resultar em fraudes, mas já não me lembro bem.
              O primeiro carro do meu pai no belo ano de 1985 foi comprado assim.

              Um também belo Corsa 2p 1.2 amarelo , não deu para escolher a cor, era o que vinha e pronto.

              Comentário


                Hoje de manhã vinha a reparar a quantidade de anúncios a crédito pessoal que passa na rádio. São seguidos!!!

                Quanto ao crédito para comprar um automóvel, deve ser vantajoso em rarissimas situações.

                Comentário


                  https://www.tsf.pt/economia/interior...or-9603689.htm

                  Vão lá ver e comparem como se estivessem em diferentes países.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                    Hoje de manhã vinha a reparar a quantidade de anúncios a crédito pessoal que passa na rádio. São seguidos!!!

                    Quanto ao crédito para comprar um automóvel, deve ser vantajoso em rarissimas situações.
                    O crédito é sempre vantajoso quando precisas de alguma coisa e não tens todo o dinheiro para a comprar.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                      O crédito é sempre vantajoso quando precisas de alguma coisa e não tens todo o dinheiro para a comprar.
                      Certíssimo!
                      Convém não esquecer:
                      A palavra-chave do teu post é "precisas", do verbo "precisar", "ter necessidade de".

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                        Por acaso li hoje numa pub "Credito pessoal até 75k".

                        É um pouco assustador. 75k com TAEG a rondar os 11%...
                        Isso já é outro tipo de situação. Mas lá está, cada um saberá de si

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          Um crédito é sempre um excelente negócio quando consegues rentabilizar o empréstimo.

                          Exemplo na compra de carro:

                          Crédito de 50k a juros de 5% para passear ao domingo: péssimo negócio.

                          Crédito de 50k a juros de 10% para uma viatura de fazer entregas: bom negócio, se com isso conseguir tirar bom rendimento.

                          Mas a regra mais comum é o primeiro exemplo.
                          Não sejas Obtuso.

                          O passear ao domingo é difícil de quantificar, o prazer de ter o carro q se desejava é dificil de quantificar. Se fores objectivo e procurares quantificar tudo negócios como os dos seguros não existiam. Há coisas que lá por não serem fáceis de quantificarem não quer dizer que não sejam valiosas.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                            O crédito é sempre vantajoso quando precisas de alguma coisa e não tens todo o dinheiro para a comprar.
                            Será que preciso mesmo dessa coisa?

                            Será que tenho a certeza de ter capacidade financeira para suportar esse crédito?

                            Será que, não tendo capacidade financeira para a sua compra a PP, se justifica insistir na aquisição, suportando o acréscimo inerente à contratação de um crédito?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              Será que preciso mesmo dessa coisa?

                              Será que tenho a certeza de ter capacidade financeira para suportar esse crédito?

                              Será que, não tendo capacidade financeira para a sua compra a PP, se justifica insistir na aquisição, suportando o acréscimo inerente à contratação de um crédito?
                              Sempre que posso ter crédito TAEG 0% aproveito sempre.
                              E isso de questionar se precisamos ou não, é um pressuposto que tem que estar ultrapassado.

                              Comentário


                                Voçês partem do princípio que quem faz um crédito de 120 meses é alguém que não sabe fazer contas, não tem onde cair morto, vai viver com a corda na garganta e gastar o que é seu e dos outros...nada mais errado!
                                Os métodos de pagamento estão lá, quem quiser que faça as contas e veja os pormenores de contrato, e depois decida.

                                Voçês partem do princípio que quem faz um crédito é para ficar a pagar até ao fim, e se em alguns casos é verdade, noutros é precisamente o contrário.

                                Eu faço parte do grupo que fez o dito crédito a 120 meses de "14 mil €", mas antes de avançar fiz bem as contas do ganho e da perda que poderia ter com isso. Ao fim de 2 anos e meio/3 tenho o carro pago, e até lá vou juntando uma almofada financeira que me permita segurança em caso de imprevistos.
                                De realçar que estou a começar a minha vida proficional, não tenho mais encargos financeiros, e aconteceu de trocar de carro antes do previsto.
                                Se poderia ter comprado um usado? Podia! De 2 ou 3 mil €? Talvez. E de 7 mil € a pronto? Nem por isso...
                                Se podia comprar a 5 anos ou mesmo 3? Podia, mas ia conviver com uma mensalidade mais alta, mais pressão e menos almofada financeira. No final ia pagar mais em juros, porque ao esticar a mensalidade ao máximo de tempo reduz o valor e associado a isso os juros, e porque nessa altura que tinha como plano não demorar mais de 3 anos a pagar.
                                Claro que se estivesse noutra fase da vida/carreira, com familia e outros encargos dificilmente faria uma coisa destas.
                                Nunca se deve tomar o todo pela parte, e muito menos dizer dessa água não beberei. Nisso aqui o fórum é muito fértil...têm de se deixar de futebóis!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  Não sejas Obtuso.

                                  O passear ao domingo é difícil de quantificar, o prazer de ter o carro q se desejava é dificil de quantificar. Se fores objectivo e procurares quantificar tudo negócios como os dos seguros não existiam. Há coisas que lá por não serem fáceis de quantificarem não quer dizer que não sejam valiosas.
                                  Sim, já percebemos que poupança, segurança e tranquilidade financeira, crescimento de rendimentos, etc, não são valiosos para muitos. Tranquilo.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                    Voçês partem do princípio que quem faz um crédito de 120 meses é alguém que não sabe fazer contas, não tem onde cair morto, vai viver com a corda na garganta e gastar o que é seu e dos outros...nada mais errado!
                                    Os métodos de pagamento estão lá, quem quiser que faça as contas e veja os pormenores de contrato, e depois decida.

                                    Voçês partem do princípio que quem faz um crédito é para ficar a pagar até ao fim, e se em alguns casos é verdade, noutros é precisamente o contrário.

                                    Eu faço parte do grupo que fez o dito crédito a 120 meses de "14 mil €", mas antes de avançar fiz bem as contas do ganho e da perda que poderia ter com isso. Ao fim de 2 anos e meio/3 tenho o carro pago, e até lá vou juntando uma almofada financeira que me permita segurança em caso de imprevistos.
                                    De realçar que estou a começar a minha vida proficional, não tenho mais encargos financeiros, e aconteceu de trocar de carro antes do previsto.
                                    Se poderia ter comprado um usado? Podia! De 2 ou 3 mil €? Talvez. E de 7 mil € a pronto? Nem por isso...
                                    Se podia comprar a 5 anos ou mesmo 3? Podia, mas ia conviver com uma mensalidade mais alta, mais pressão e menos almofada financeira. No final ia pagar mais em juros, porque ao esticar a mensalidade ao máximo de tempo reduz o valor e associado a isso os juros, e porque nessa altura que tinha como plano não demorar mais de 3 anos a pagar.
                                    Claro que se estivesse noutra fase da vida/carreira, com familia e outros encargos dificilmente faria uma coisa destas.
                                    Nunca se deve tomar o todo pela parte, e muito menos dizer dessa água não beberei. Nisso aqui o fórum é muito fértil...têm de se deixar de futebóis!
                                    Como é que é?

                                    Mais tempo a pagar diminui a mensalidade e por isso também diminui os juros?

                                    Comentário


                                      Eu não compro carros a pronto. Mesmo tendo dinheiro não o faço.
                                      Vai fazer um ano que comprei o vw up. Ficou ligeiramente abaixo dos 10k. Dei 2k de entrada e fiz credito de 6 anos. A taxa é baixa. Pago pouco mais de 100 euros por mês. Se tudo correr bem no fim do ano vem o subsídio de natal e abato. Para o ano virá o IRS e abato. Mais uma vez, se tudo correr bem no final do próximo ano está pago. Se não correr bem, tenho o dinheiro do meu lado e uma prestação baixa.
                                      Nao me meto é em créditos de 30 ou 40k para um carro com as prestações que esses valores implicam. Estou também numa fase em que prefiro carro mais novo e humilde do que uma bomba velha.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                        Eu não compro carros a pronto. Mesmo tendo dinheiro não o faço.
                                        Vai fazer um ano que comprei o vw up. Ficou ligeiramente abaixo dos 10k. Dei 2k de entrada e fiz credito de 6 anos. A taxa é baixa. Pago pouco mais de 100 euros por mês. Se tudo correr bem no fim do ano vem o subsídio de natal e abato. Para o ano virá o IRS e abato. Mais uma vez, se tudo correr bem no final do próximo ano está pago. Se não correr bem, tenho o dinheiro do meu lado e uma prestação baixa.
                                        Nao me meto é em créditos de 30 ou 40k para um carro com as prestações que esses valores implicam. Estou também numa fase em que prefiro carro mais novo e humilde do que uma bomba velha.
                                        Um VW Up? Por esse preço tinhas ido à Alemanha buscar um BMW/Audi/Mercedes com 200.000 e 15 anos, mas tinhas um carro que dava outro aspecto!



                                        Vais dizer que nunca ouviste esta...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                          E o que se vê na estrada comprova também que os créditos nunca são para comprar "charutos", é sempre o belo do Classe A, CLS etc etc etc...
                                          Eu acho que o principal problema é mesmo este.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                            Um VW Up? Por esse preço tinhas ido à Alemanha buscar um BMW/Audi/Mercedes com 200.000 e 15 anos, mas tinhas um carro que dava outro aspecto!



                                            Vais dizer que nunca ouviste esta...
                                            No Up não mas quando em 2004 dei cerca de 14.000 euros por um Panda Multijet com alguns extras..... Ui ui....

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              Como é que é?

                                              Mais tempo a pagar diminui a mensalidade e por isso também diminui os juros?
                                              Como referi, no meu caso devo demorar 25 a 30% do tempo total de um crédito a 120 meses. Caso pedisse a 36 meses demoraria entre 80 a 100% do tempo.
                                              Logicamente que com um prazo muito dilatado tenho uma taxa de juros superior, mas entre pagar 150 por mês e assim que tiver o valor total pagar (sem ter de pagar os juros daí até ao final), ou pagar 400 sem conseguir pôr tanto dinheiro de parte, qual achas financeiramente pior negócio?

                                              Dei-te um exemplo a 3 anos, mas poder-te-ia dar um a 1 ano ou 3 meses, por exemplo.
                                              Se falarmos por exemplo de 5 anos a conversa já pode ser outra.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                Eu não compro carros a pronto. Mesmo tendo dinheiro não o faço.
                                                Vai fazer um ano que comprei o vw up. Ficou ligeiramente abaixo dos 10k. Dei 2k de entrada e fiz credito de 6 anos. A taxa é baixa. Pago pouco mais de 100 euros por mês. Se tudo correr bem no fim do ano vem o subsídio de natal e abato. Para o ano virá o IRS e abato. Mais uma vez, se tudo correr bem no final do próximo ano está pago. Se não correr bem, tenho o dinheiro do meu lado e uma prestação baixa.
                                                Nao me meto é em créditos de 30 ou 40k para um carro com as prestações que esses valores implicam. Estou também numa fase em que prefiro carro mais novo e humilde do que uma bomba velha.
                                                Também penso dessa maneira. A minha questão é se vale realmente a pena ir abatendo o valor ou pagar tudo de uma só vez.
                                                Claro que se tiver dinheiro para pagar logo tudo sem ficar depenado era o que faria. Isso e evitar comprar usado com vários anos a crédito.
                                                No caso de valores superiores acho que a abordagem já será diferente porque os mesmos devem estar associados a vencimentos maiores, e quem está nesse patamar também tem outras oprtunidades de investimento a ter em conta.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                  A taxa é baixa.
                                                  Nestes casos, o crédito é uma ferramenta maravilhosa.

                                                  As críticas (pelo menos as minhas) são para os créditos suicidas a muitos anos, com taxas de 7% e até mais...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    Nestes casos, o crédito é uma ferramenta maravilhosa.

                                                    As críticas (pelo menos as minhas) são para os créditos suicidas a muitos anos, com taxas de 7% e até mais...
                                                    O Costa concorda contigo.

                                                    Carrega Costa...

                                                    Comentário


                                                      VCS ignoram q boa parte do Parque automóvel premium não é de quem anda com os carros, são viaturas de serviço, bem como uma percentagem significativa dos segmentos C e De, e mesmo alguns B.

                                                      Isto naturalmente nos grandes centros urbanos essencialmente.

                                                      Quanto ao crédito, tb se esquecem q há quem não preveja conseguir juntar dinheiro, pq realmente ganha pouco, e nesse caso comprar um Dacia por 9k é garantia de ter um carro q lhe vai durar alguns anos sem dar despesas de maior, pois o seguro de um carro novo é muito mais baixo q de um usado, e a garantia acautela algum imprevisto mecânico.

                                                      Depois falam como se os usados fossem um mercado fácil e onde abundam boas opções.

                                                      Há muitos créditos recusados no mundo automóvel, não é tudo aprovado às 3 pancadas...o q não significa q não se esteja a emprestar a quem está no limbo ou ligeiramente abaixo deste... Mas posso-vos garantir q conheço a realidade e há muitos créditos recusados.

                                                      Depois comprar mais barato pode significar ter problemas a curto prazo, ou no fim do crédito ter um carro cujo valor é insipiente... Além de q ninguém referiu q de um modo geral, os juros nos novos são quase sempre mais baixos (muito mais em certos casos) do q nos usados.

                                                      O q muitos de vocês querem dizer é q há muito quem não devesse ter carro, contudo, dado q o argumento de muitos usarem de carro diariamente é a ausência de transportes públicos de qualidade como alternativa, não me parece justo impor aos outros, algo q não serve para "nós".

                                                      Eu próprio comprei carro há menos de dois meses, e preferi comprar baratuxo (abaixo dos 5k) para não recorrer a crédito, e dado o valor baixo, estive 4 meses à procura, pois boas opções não abundam, especialmente para quem não tiver €€ para gastar em manutenção preventiva, logo aquando da compra do carro.

                                                      Mas lá está, esta foi a minha opção, e não é por isso q crítico quem recorre ao crédito... Essa do crédito se fácil não é bem assim, pois qdo se tem de lidar com as consequências do incumprimento, raras são as situações em q isso não afeta severamente a vida de alguém... Logo, é quem comete esse erro q vai sofrer.
                                                      Editado pela última vez por Mach3; 17 July 2018, 21:55.

                                                      Comentário


                                                        O aumento de crédito está a ser significativo para particulares nos últimos meses. E é para a compra de carro que mais pesam.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Por acaso não fazia ideia de que estivessem disponíveis carros novos por 9000€. Olhei para a tabela, vi que um Panda custa cerca de 13.000€ e e pensei que isso fosse do mais barato.

                                                          De qualquer forma, 13.000€ ou 9.000€ não altera a minha forma de olhar para a questão. Para 1º carro acho natural que num pais em que tanta gente ganha o SMN se recorra a crédito.
                                                          Mas compras por 10.500€

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Um crédito é sempre um excelente negócio quando consegues rentabilizar o empréstimo.

                                                            Exemplo na compra de carro:

                                                            Crédito de 50k a juros de 5% para passear ao domingo: péssimo negócio.

                                                            Crédito de 50k a juros de 10% para uma viatura de fazer entregas: bom negócio, se com isso conseguir tirar bom rendimento.

                                                            Mas a regra mais comum é o primeiro exemplo.
                                                            Não são exemplos comparáveis, mas até podes ficar facilmente em pior situação financeira no 2º caso mesmo com rentabilidades elevadas.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por U89 Ver Post
                                                              Não são exemplos comparáveis, mas até podes ficar facilmente em pior situação financeira no 2º caso mesmo com rentabilidades elevadas.
                                                              Uma opção é sempre a perder. Outra opção tem o potencial de ganhar.

                                                              É como um crédito para produção numa empresa. Até podes perder tudo, mas com as coisas bem feitas pode ter potencial.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X