Hoje deparei-me com uma imagem que faz pensar um dos produtos da FCA nos states a RAM 1500 ecodiesel alerta o condutor quando está a decorre uma regeneração, será pelo motivo de se não o fizer a lei de protecção do consumidor nos EUA, os obrigar a dar um carro novo se o FAP entupir, porque é que nada disto se ve nos carros europeus...
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Exemplo a seguir FCA - RAM 1500 ecodiesel
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Muito bom sistema. Já digo aos anos que não compreendo o porquê de não haver um simples aviso quando o carro está a regenerar, nem que fosse uma simples luz no quadrante, o condutor tem quase que "adivinhar" quando isso acontece. E 99% dos condutores nem conhece os "sintomas".
Isso só prova que não o fazem porque não querem, provavelmente as constantes trocas de oleo, os turbos partidos, motores partidos, as regenerações forçadas e faps novos são uma boa fonte de receita para as marcas.
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Originalmente Colocado por Viriauto Ver PostMuito bom sistema. Já digo aos anos que não compreendo o porquê de não haver um simples aviso quando o carro está a regenerar, nem que fosse uma simples luz no quadrante, o condutor tem quase que "adivinhar" quando isso acontece. E 99% dos condutores nem conhece os "sintomas".
Isso só prova que não o fazem porque não querem, provavelmente as constantes trocas de oleo, os turbos partidos, motores partidos, as regenerações forçadas e faps novos são uma boa fonte de receita para as marcas.
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Originalmente Colocado por josemanuel Ver Posteu só consegui perceber duas vezes porque senti o carro acelerado, por sorte não desliguei.
também sou defensor de um aviso desse tipo.
talvez fosse bom que as revistas da especialidade abordassem esse tema de forma a pressionar os fabricantes.
Ainda estou para perceber a lógica dos sistemas de queima de partículas que implementaram, com gasóleo pelo cano abaixo.
Era assim tão difícil pôr uma resistência no filtro e dar-lhe corrente uns minutos?
Sou crente em que o pessoal que projecta estas coisas não é estúpido, mas às vezes custa a manter a fé
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a questão da resistência pode ser que não aguente por causa do elevado calor.
mas a tal resistência podia ser aplicada na sofagem por exemplo.
nos dias muito frios e até que o motor aqueça dava uma grande ajuda
Originalmente Colocado por A4B5 Ver PostAinda estou para perceber a lógica dos sistemas de queima de partículas que implementaram, com gasóleo pelo cano abaixo.
Era assim tão difícil pôr uma resistência no filtro e dar-lhe corrente uns minutos?
Sou crente em que o pessoal que projecta estas coisas não é estúpido, mas às vezes custa a manter a fé
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não tenho nada disso de faps, mas concordo plenamente e qualquer pessoa com dois dedos de testa sabe que é essencial ter um sistema avisador de quando começa a regeneração, seja uma luz, um bip ou outro sistema qualquer.
nos u.s. of a. até se comprarmos umas sapatilhas e te doer o pé ao correr, podes processar lá a empresa que as fabricou, sejam a nike, a adidas ou outra qualquer, simplesmente porque não indica nada que podes vir a sofrer de dores no pé ao fazer jogging. estilo do tabaco, com pessoal que processou a tabaqueira porque apesar de terem a noção de que faz mal, ficaram viciados naquilo ou então porque nunca pensaram vir a ter cancro ou algo do género.
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As primeiras soluções baseavam-se em ter um 'óleo' que fazia essa reciclagem. Mas tendo gasóleo no carro era um absurdo, além dos custos. A queima é feita com o calor /poder calorifico e com uso de gasóleo para o fazer. Os custos para o 'consumidor' sao bastante reduzidos na comparação com o modelo anterior.
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Originalmente Colocado por omnibus Ver PostEntão a regeneraçao consiste em queimar gasóleo em barda??
Isso não destrói o propósito de poupança de combustível?
Isso faz-se com um injector próprio no FAP que injecta pequenas quantidades de gasóleo, ou com líquido próprio (Eolys no caso dos PSA que já não se usa penso). Depois há toda uma questão de software como aumento do ralenti para prevenir alguma falha ou instabilidade, aumentar a pressão do turbo para colmatar alguma falta de potência que a regeneração pode originar e aumentar a temperatura de EGT's.
O problema dos FAP é nos Diesel as EGT's não serem demasiado quentes que por si só façam a queima das partículas logo tem de haver regeneração. Nos motores a gasolina, pelo que já tive a ler, devido as maiores EGT's os FAP não irão necessitar de regenerar. E claro, os problemas associados as regenracoes não concluídas, seja pelo entupimento do FAP, retorno de gasóleo para o óleo e despesa grande.
Alguma coisa errada corrigam.
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostNão, consiste em aquecer o FAP a temperaturas suficientes para queimar tudo o que está no FAP.
Isso faz-se com um injector próprio no FAP que injecta pequenas quantidades de gasóleo, ou com líquido próprio (Eolys no caso dos PSA que já não se usa penso). Depois há toda uma questão de software como aumento do ralenti para prevenir alguma falha ou instabilidade, aumentar a pressão do turbo para colmatar alguma falta de potência que a regeneração pode originar e aumentar a temperatura de EGT's.
O problema dos FAP é nos Diesel as EGT's não serem demasiado quentes que por si só façam a queima das partículas logo tem de haver regeneração. Nos motores a gasolina, pelo que já tive a ler, devido as maiores EGT's os FAP não irão necessitar de regenerar. E claro, os problemas associados as regenracoes não concluídas, seja pelo entupimento do FAP, retorno de gasóleo para o óleo e despesa grande.
Alguma coisa errada corrigam.
E no fundo as partículas que ficaram retidas, acabam na mesma por sair.
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Carmaniaco90, Se todos os carros com FAP/DPF tivessem esse tal injector próprio acabava a maior parte das dores de cabeça dos proprietários de veiculos diesel recentes.
Muitos não utilizam injector dedicado para a queima (utilizam os restantes injectores) o que origina contaminação de gasoleo no óleo de motor pelo interrompimento do processo.
É por isto, que este tópico foi criado.
Era muito interessante o condutor ser claramente notificado (coisa que não acontece por estas bandas) de que está a decorrer uma regeneração e que devemos aguardar até o seu término.
omnibus, após incineração as micro-particulas deixam de existir da mesma forma que eram antes.Editado pela última vez por rjpmendes; 19 April 2017, 13:47.
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questão de noob que tem um 1.9 SDI com 17 anos
na regeneração deve-se continuar em movimento ou ficar parado ao ralenti? é que ando a ver carrinhas e ainda não me decidi gasolina/diesel (FAP)
quando fiz o test drive da Octavia ia jurar que a senhora me indicou que aquilo acendia uma luz a indicar da regeneração.
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Originalmente Colocado por fredericolopes Ver Postquestão de noob que tem um 1.9 SDI com 17 anos
na regeneração deve-se continuar em movimento ou ficar parado ao ralenti? é que ando a ver carrinhas e ainda não me decidi gasolina/diesel (FAP)
quando fiz o test drive da Octavia ia jurar que a senhora me indicou que aquilo acendia uma luz a indicar da regeneração.
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O meu Audi tem esse sistema de sofage e é uma maravilha no inverno (aquecimento auxiliar).
Quanto ao aviso da regeneração penso que as marcas não queiram admitir que esse sistema traz inconvenientes ao consumidor. Em lado nenhum diz que devemos passear o carro😆. Mostrava o contrasenso que é gastar gasóleo para o bem do ambiente.
Originalmente Colocado por josemanuel Ver Posta questão da resistência pode ser que não aguente por causa do elevado calor.
mas a tal resistência podia ser aplicada na sofagem por exemplo.
nos dias muito frios e até que o motor aqueça dava uma grande ajuda
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Originalmente Colocado por Vizza Ver PostAcho que já tinha lido por cá num DB, que o novo fiat tipo, nos modelos diesel tem uma luz cor âmbar a dar essa informação.
Originalmente Colocado por Zar Ver PostTenho um FIAT com o 1.6MJET e pelo menos no manual do carro diz que aparece uma luz avisadora aquando da regeneração do FAP.
Pessoalmente nunca a vi acender. O carro tem ~25000km, mas não sou eu que ando com ele diariamente.
Exemplo do texto que está no manual do meu 500X 1.6 M-Jet:
LIMPEZA DPF (filtro de partículas) em curso (apenas versões Diesel com DPF)
O símbolo acende-se de modo fixo para assinalar que o sistema DPF precisa de eliminar as substâncias
poluentes retidas (partículas) através do processo de regeneração.
O símbolo não se acende sempre que o DPF se encontra em regeneração, mas somente quando as
condições de condução exigirem a sinalização ao condutor. Para fazer com que o símbolo se apague,
manter o veículo em movimento até a regeneração terminar. A duração do processo é de 15 minutos, em
média. As condições ideais para terminar o processo são atingidas mantendo o veículo em andamento a
60 Km/h com regime do motor superior a 2000 rpm.
O acendimento do símbolo não deve ser considerado um defeito do veículo e, por isso, não é necessário
levá-lo à oficina. 19)
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Quando se fala do que nao se sabe...
Caso Fiat/Alfa:
- Tem luz avisadora de que está a fazer a regeneração. Nunca deve ser interrompida. Deve ser feita a andar ou parado desde que a manter as rotações perto / acima das 2.000
- A Fiat, pioneira em muita coisa do Diesel, na segunda geração dos seus motores com Filtro, e para que o mesmo dure a vida útil do carro/motor faz pequenas regenerações a cada conjunto de kms / horas de uso (no meu casa noto que anda na caso dos 300-400 kms). Esta pequena regeneração serve para que o filtro esteja sempre limpo garantindo assim nao sou as regras de poluição (olá Alemanha!) como aumentando a vida útil do Filtro (compromete o consumo do carro mas é um mal menor na visao Fiat). Aquando destas regenerações a luz nao acende. É por isso que conheço muita gente com o motor 1.6 e que faz muito pouco cidade que pensava que o seu carro nem sequer tinha Filtro de partículas.
Diz-se por aí que outras marcas irao seguir, uma vez mais, o exemplo da Fiat.
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Originalmente Colocado por TugasMadrid Ver PostQuando se fala do que nao se sabe...
Caso Fiat/Alfa:
- Tem luz avisadora de que está a fazer a regeneração. Nunca deve ser interrompida. Deve ser feita a andar ou parado desde que a manter as rotações perto / acima das 2.000
- A Fiat, pioneira em muita coisa do Diesel, na segunda geração dos seus motores com Filtro, e para que o mesmo dure a vida útil do carro/motor faz pequenas regenerações a cada conjunto de kms / horas de uso (no meu casa noto que anda na caso dos 300-400 kms). Esta pequena regeneração serve para que o filtro esteja sempre limpo garantindo assim nao sou as regras de poluição (olá Alemanha!) como aumentando a vida útil do Filtro (compromete o consumo do carro mas é um mal menor na visao Fiat). Aquando destas regenerações a luz nao acende. É por isso que conheço muita gente com o motor 1.6 e que faz muito pouco cidade que pensava que o seu carro nem sequer tinha Filtro de partículas.
Diz-se por aí que outras marcas irao seguir, uma vez mais, o exemplo da Fiat.
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Cada caso e cada carro é diferente.
Da minha experiência, na única vez que ligou a luz (foi aos 20.000 e poucos km's, agora está com 37.000) demorou uns 10 minutos e mais ou menos 7/8 Kms. Estava dentro do famoso túnel da M30 que está cheio de radares e camaras. Optei por ir em terceira e com as rotações acima das 2.000. Antes de sair do túnel desligou a luz da regeneração.
Isto quanto ao tempo. quanto à outra pergunta, sim deves andar ás voltas, de preferência a velocidade constante e acima das 2.000 rotações, até que a luz apague. Se deixas a meio várias vezes acabarás por entupir o filtro. Quando isso acontece terás de ir à marca para, com software e carro ligado, te forçarem a regeneração total. E rezar/esperar que o filtro fique a 100% ou terás de entrar com um filtro novo por saturação do anterior.
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Originalmente Colocado por TugasMadrid Ver PostQuando se fala do que nao se sabe...
Caso Fiat/Alfa:
- Tem luz avisadora de que está a fazer a regeneração. Nunca deve ser interrompida. Deve ser feita a andar ou parado desde que a manter as rotações perto / acima das 2.000
- A Fiat, pioneira em muita coisa do Diesel, na segunda geração dos seus motores com Filtro, e para que o mesmo dure a vida útil do carro/motor faz pequenas regenerações a cada conjunto de kms / horas de uso (no meu casa noto que anda na caso dos 300-400 kms). Esta pequena regeneração serve para que o filtro esteja sempre limpo garantindo assim nao sou as regras de poluição (olá Alemanha!) como aumentando a vida útil do Filtro (compromete o consumo do carro mas é um mal menor na visao Fiat). Aquando destas regenerações a luz nao acende. É por isso que conheço muita gente com o motor 1.6 e que faz muito pouco cidade que pensava que o seu carro nem sequer tinha Filtro de partículas.
Diz-se por aí que outras marcas irao seguir, uma vez mais, o exemplo da Fiat.
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Originalmente Colocado por omnibus Ver PostEntão a regeneraçao consiste em queimar gasóleo em barda??
Isso não destrói o propósito de poupança de combustível?
Basicamente a resposta é sim.
Não é por acaso que quem remove o filtro de partículas baixa o consumo do carro entre 0.5 e 0.8L/100.
No caso da minha Mazda cada regeneração consome 1.25L de gasóleo aprox..... a cada 180km
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Originalmente Colocado por Zar Ver PostTenho um FIAT com o 1.6MJET e pelo menos no manual do carro diz que aparece uma luz avisadora aquando da regeneração do FAP.
Pessoalmente nunca a vi acender. O carro tem ~25000km, mas não sou eu que ando com ele diariamente.
IMG_20170505_081424.jpg
Para além da luz, ao início também apareceu uma mensagem escrita.Editado pela última vez por Zar; 14 May 2017, 21:37.
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