A Skoda é o Simply Clever da VW. Nao ha como confundir especialmente pais de familia.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostKarok vs Ateca
Apesar dos retrovisores colocados em posição distinta, as portas laterais são exactamente as mesmas, onde se inclui o desenho das molduras superiores onde estão as janelas.
O pilar A tem exactamente a mesma inclinação e aposto que o párabrisas é o mesmo.
Os arcos das rodas são idênticos, já que o traseiro é em parte definido pela porta. Pelo que para não destoar, toca a fazer tudo igual.
Sempre achei estranho o Ateca não seguir o mesmo estilo que outros Seat, nomeadamente os dois vincos que se desencontram na lateral.
Agora está explicado o porquê da opção.
Basicamente, o grupo VW a sacar outro Cayenne e Touareg que recorrem ao mesmo nível de partilha que o Karok e Ateca.
Dá para poupar muito em prensas.
Originalmente Colocado por JGTB Ver PostNem costumo ser grande apreciador das linhas dos Skoda, muito menos no interior, os onde os considero o elo mais fraco dentro do grupo.
No entanto, face ao Ateca, tenho uma opinião exatamente contrária. Acho este Karoq muito mais distinto e elegante, tendo ainda um interior que me parece bem refinado em todos os aspetos.
Do grupo, só conheço +/- a Vw e Audi.
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Originalmente Colocado por CatarinaGS Ver PostPor norma os interiores dos Skoda têm materiais mais próximos dos VW que dos Seat.
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Originalmente Colocado por gemini Ver PostEnquanto pai de família, prefiro o interior do Karoq ao do Ateca.
Só não percebi se os bancos traseiros também deslizam como no Tiguan, ou se são reclináveis...
No entanto, na parte da frente, do trio de "irmãos", continuo a achar o Ateca o mais interessante.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostOnde foste buscar essa ideia? A grande vantagem dos Skoda face aos SEAT e VW é o espaço e o equipamento. A qualidade dos materiais nunca foi brilhante, usando sempre soluções menos nobres até do que a SEAT.
Claro que a Octavia não está ao nivel do Golf ou de 1 Mazda 6 mas achei muito superior ao Leon. As portas do Leon sao completamente plastico. Nao existe nada soft.
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Originalmente Colocado por cruzmaltino Ver PostImpressionante como a Skoda fez o caminho inverso que a Lancia, no mesmo período - desde a década de 90
Lancia vendia 300 mil por mês. A Skoda, bem menos que 100
E agora a Skoda vai meter-se no caminho da Seat (provavelmente o Grupo funciona como aliança e já nao como Grupo) porque era suposto so haver um RS (Octavia) e ja ha planos para o Karoq RS
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostOnde foste buscar essa ideia? A grande vantagem dos Skoda face aos SEAT e VW é o espaço e o equipamento. A qualidade dos materiais nunca foi brilhante, usando sempre soluções menos nobres até do que a SEAT.
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Fala-se que a partir de Setembro os carros sofrerão uns aumentos grandes nos preços, face á homologação de consumos "reais".
Posto isto, este Karoq é uma das hipóteses para a mulher.. Alguém consegue quantificar a subida de preço para o 1.6 e 2.0 todos diesel? Para saber (caso opte por este), se antecipo a compra.
é que já ouvi falar em aumentos na casa dos milhares. (quando sobem do escalão < 100g para > 120g p.e.), mas não sei onde poderei calcular ao certo isso, por não saber qual o peso dos impsotos por escalões..
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Conduzi um bicho destes por uns dias, uns 700 km no total.
4x4, diesel, estimo que fosse o 2.0 TDI 150 (não fui procurar, não dizia nada no porta-chaves da Europcar, não abri o capot ), DSG.
Sem grandes falhas, uma construção muito razoável, sólido como se espera num produto do grupo. À frente o único pormenor rasco é o pilar A, há uma dissonância muito grande de qualidade (pilar A digno de um segmento A, tablier de um excelente segmento C).
Não sou fã desses infotainments sem comando rotativo. Em estrada não dá jeitinho nenhum ter que andar a mexer no ecrã com os dedos. Incompreensível como a indústria se meteu nesta falta de ergonomia.
Ecrã do GPS com algum delay entre o que estava a acontecer na estrada e o que mostrava. Ecrã sempre atrasado, o que às vezes não facilitava as tomadas de decisão.
Algumas críticas a falhas de ergonomia e simplificidade de comandos. Admito que algumas provável nabice minha mas, assim sendo, mostram que podem não ser intuitivas...
No painel de instrumentos digital não há referência se os médios estão ligados ou não. Acabava por perceber apenas porque o mapa passava ao modo nocturno. Era algo atrofiante pois ficava sempre na dúvida se os médios estavam ligados em chuva. Isto porque não cheguei a perceber se o sensor de chuva estava activo e como se activava, o comportamento era errático na posição intermitente que não percebi se funcionava também para standby do modo chuva auto. E tive a clara sensação que circulava sem os médios ligados quando chovia de dia várias vezes se não forçasse os médios no comando...
Gostei do botãozinho start/stop na zona do canhão, é mais estiloso e natural que activar no tablier ahaha
Isto na lógica dos carros que estou habituado onde os médios ligam automaticamente se os limpa-vidros estão activos.
Definição da câmara podia ser melhor e suja com facilidade. O esquema gráfico dos sensores é só para conhecedores, não mostra os níveis pré-definidos pelo que nunca sabemos se há mais um nível de proximidade ou não. É uma crítica que faço a vários sistemas pois para um utilizador não regular do veículo isso só atrapalha, acaba a ser preferível guiarmo-nos pelo som dos sensores, apesar a informação gráfica dar a entender que haverá? mais um nível de vermelho e estarmos ainda longe do obstáculo.
Os sistemas de apoio à condução estão sempre a mostrar indicação de não funcionamento, sem explicar o motivo.
Zonas de obras em AE são chatas, o gajo queria corrigir a direcção porque não percebe as linhas temporárias. Mesmo em cidade/semi-urbano levei com umas correcções estranhas em situações peculiares.
Aquecimento do volante só se faz na zona das 3 e 9h, quem conduz às 10 para as duas sente que o calor não é bem ali
Direcção muito playstation, não se percebe peva onde estão as rodas. Volante com um desenho estranho mas interessante. Taragem da suspensão com um bom/excelente setup para o tipo de carro familiar que se pretende.
Bancos com falta de apoio lombar, notava-se ao fim de uns quilómetros.
Apoio de braços curto/muito lá atrás, não desliza longitudinalmente, só sobe ou desce mas na prática só consegue apanhar o cotovelo, o antebraço fica sempre suspenso.
Dizem-me que os bancos traseiros são confortáveis. Dizem-me também que é uma pena que o apoio de braços implique rebater todo o encosto central ficando com a bagageira exposta.
Insonorização fraca em AE/a partir dos 90-100 km/h, vários ruídos aerodinâmicos e de rolamento. Nota-se sempre isto nos Skoda comparativamente ao VW ou Audi do mesmo segmento. Só podem poupar no material isolante. O facto da prateleira da bagageira ser uma lona também não ajuda, vários ruídos da suspensão traseira e da mala acabam a ser muito mais presentes do que com uma prateleira "clássica".
DSG hesitante em montanha e com decisões estranhas sobretudo a descer (muita redução ou pouca redução).
No trânsito é irritante uma coisa: basta o veículo da frente arrancar que o start&stop liga o motor. Eu percebo, é uma antecipação do que vai acontecer mas muitas vezes não queremos logo avançar, seja porque o veículo andou pouquíssimo, seja porque se avançarmos ficamos numa zona de riscas amarelas ou numa passadeira. Acaba por atrapalhar mais do que ajuda, pelo menos para um condutor que quer circular com cuidado do que se está a passar à sua volta numa cidade.
Aqueles pormenores simply clever muito engraçados. umas borrachas nos porta-copos para permitir abrir as garrafas com uma mão a conduzir, a lâmina verde para raspar neve na escotilha do combustível (mesmo assim a europcar fornecia uma deles colocada na porta do condutor para os mais distraídos ).
Em conclusão: pode não parecer mas até gostei é um produto muito adequado...desde que ao preço certo .
Aqui neste fórum idolatra-se esta marca ao ponto que a VW deixou de fazer sentido para alguns...mas as poupanças são óbvias para o produto "value for money" que é o espírito da Skoda têm sempre que estar lá de alguma maneira. Não há milagres.
P.S. O Karoq na Suíça rural
Editado pela última vez por Andre; 07 October 2021, 09:26.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostNo painel de instrumentos digital não há referência se os médios estão ligados ou não. Acabava por perceber apenas porque o mapa passava ao modo nocturno. Era algo atrofiante pois ficava sempre na dúvida se os médios estavam ligados em chuva. Isto porque não cheguei a perceber se o sensor de chuva estava activo e como se activava, o comportamento era errático na posição intermitente que não percebi se funcionava também para standby do modo chuva auto. E tive a clara sensação que circulava sem os médios ligados quando chovia de dia várias vezes se não forçasse os médios no comando...
E se ligar manualmente, a luz de médios acende-se no painel. Simplesmente estúpido.Editado pela última vez por JRodrigues; 07 October 2021, 09:32.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostNo painel de instrumentos digital não há referência se os médios estão ligados ou não. Acabava por perceber apenas porque o mapa passava ao modo nocturno. Era algo atrofiante pois ficava sempre na dúvida se os médios estavam ligados em chuva. Isto porque não cheguei a perceber se o sensor de chuva estava activo e como se activava, o comportamento era errático na posição intermitente que não percebi se funcionava também para standby do modo chuva auto.
O que me habituei a fazer há anos é o que o JRodrigues refere, é olhar para o manípulo das luzes e ver se este tem a "backlight" ligada nos mínimos e médios.
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Originalmente Colocado por MGomes Ver PostÉ típico no grupo. Nos Audi é a mesma m.....
O que me habituei a fazer há anos é o que o JRodrigues refere, é olhar para o manípulo das luzes e ver se este tem a "backlight" ligada nos mínimos e médios.
O Passat era igual não tinha luz avisadora de médios no painel só olhando para o comutador a ver se tava aceso, mas a Superb tem luz de médios no painel.
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outro defeito que lhe posso apontar é que o aviso de velocidade excessiva é muito intrusivo nomeadamente quando se está a usar a navegação.
o painel fica todo preenchido com aquela informação e lá se vai a navegação por uns segundos, às vezes em situações que se está a precisar mesmo
demora uns 2 segundos e depois volta ao normal, ficando apenas um ponto de exclamação sobre um sinal do limite se continuarmos acima.
eu sei que parece uma crítica parva mas ficar sem quadro de instrumentos porque se vai a 51 km/h irrita um bocado, ou a 81 ou a 121 km/h
surprendeu-me a precisão, raramente falhava.
às vezes dava umas zonas de 30 que não existiam, ou colocava uns limites estranhos em zonas de transição (acesso a rampas, vias rápidas, etc.)., mas regra geral muito preciso inclusive em zonas de obras e com limites variáveis.
De uma enorme utilidade no país helvético onde os radares são ubíquos.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostConduzi um bicho destes por uns dias, uns 700 km no total.
4x4, diesel, estimo que fosse o 2.0 TDI 150 (não fui procurar, não dizia nada no porta-chaves da Europcar, não abri o capot ), DSG.
Sem grandes falhas, uma construção muito razoável, sólido como se espera num produto do grupo. À frente o único pormenor rasco é o pilar A, há uma dissonância muito grande de qualidade (pilar A digno de um segmento A, tablier de um excelente segmento C).
Não sou fã desses infotainments sem comando rotativo. Em estrada não dá jeitinho nenhum ter que andar a mexer no ecrã com os dedos. Incompreensível como a indústria se meteu nesta falta de ergonomia.
Ecrã do GPS com algum delay entre o que estava a acontecer na estrada e o que mostrava. Ecrã sempre atrasado, o que às vezes não facilitava as tomadas de decisão.
Algumas críticas a falhas de ergonomia e simplificidade de comandos. Admito que algumas provável nabice minha mas, assim sendo, mostram que podem não ser intuitivas...
No painel de instrumentos digital não há referência se os médios estão ligados ou não. Acabava por perceber apenas porque o mapa passava ao modo nocturno. Era algo atrofiante pois ficava sempre na dúvida se os médios estavam ligados em chuva. Isto porque não cheguei a perceber se o sensor de chuva estava activo e como se activava, o comportamento era errático na posição intermitente que não percebi se funcionava também para standby do modo chuva auto. E tive a clara sensação que circulava sem os médios ligados quando chovia de dia várias vezes se não forçasse os médios no comando...
Gostei do botãozinho start/stop na zona do canhão, é mais estiloso e natural que activar no tablier ahaha
Isto na lógica dos carros que estou habituado onde os médios ligam automaticamente se os limpa-vidros estão activos.
Definição da câmara podia ser melhor e suja com facilidade. O esquema gráfico dos sensores é só para conhecedores, não mostra os níveis pré-definidos pelo que nunca sabemos se há mais um nível de proximidade ou não. É uma crítica que faço a vários sistemas pois para um utilizador não regular do veículo isso só atrapalha, acaba a ser preferível guiarmo-nos pelo som dos sensores, apesar a informação gráfica dar a entender que haverá? mais um nível de vermelho e estarmos ainda longe do obstáculo.
Os sistemas de apoio à condução estão sempre a mostrar indicação de não funcionamento, sem explicar o motivo.
Zonas de obras em AE são chatas, o gajo queria corrigir a direcção porque não percebe as linhas temporárias. Mesmo em cidade/semi-urbano levei com umas correcções estranhas em situações peculiares.
Aquecimento do volante só se faz na zona das 3 e 9h, quem conduz às 10 para as duas sente que o calor não é bem ali
Direcção muito playstation, não se percebe peva onde estão as rodas. Volante com um desenho estranho mas interessante. Taragem da suspensão com um bom/excelente setup para o tipo de carro familiar que se pretende.
Bancos com falta de apoio lombar, notava-se ao fim de uns quilómetros.
Apoio de braços curto/muito lá atrás, não desliza longitudinalmente, só sobe ou desce mas na prática só consegue apanhar o cotovelo, o antebraço fica sempre suspenso.
Dizem-me que os bancos traseiros são confortáveis. Dizem-me também que é uma pena que o apoio de braços implique rebater todo o encosto central ficando com a bagageira exposta.
Insonorização fraca em AE/a partir dos 90-100 km/h, vários ruídos aerodinâmicos e de rolamento. Nota-se sempre isto nos Skoda comparativamente ao VW ou Audi do mesmo segmento. Só podem poupar no material isolante. O facto da prateleira da bagageira ser uma lona também não ajuda, vários ruídos da suspensão traseira e da mala acabam a ser muito mais presentes do que com uma prateleira "clássica".
DSG hesitante em montanha e com decisões estranhas sobretudo a descer (muita redução ou pouca redução).
No trânsito é irritante uma coisa: basta o veículo da frente arrancar que o start&stop liga o motor. Eu percebo, é uma antecipação do que vai acontecer mas muitas vezes não queremos logo avançar, seja porque o veículo andou pouquíssimo, seja porque se avançarmos ficamos numa zona de riscas amarelas ou numa passadeira. Acaba por atrapalhar mais do que ajuda, pelo menos para um condutor que quer circular com cuidado do que se está a passar à sua volta numa cidade.
Aqueles pormenores simply clever muito engraçados. umas borrachas nos porta-copos para permitir abrir as garrafas com uma mão a conduzir, a lâmina verde para raspar neve na escotilha do combustível (mesmo assim a europcar fornecia uma deles colocada na porta do condutor para os mais distraídos ).
Em conclusão: pode não parecer mas até gostei é um produto muito adequado...desde que ao preço certo.
Aqui neste fórum idolatra-se esta marca ao ponto que a VW deixou de fazer sentido para alguns...mas as poupanças são óbvias para o produto "value for money" que é o espírito da Skoda têm sempre que estar lá de alguma maneira. Não há milagres.Originalmente Colocado por Andre Ver Postoutro defeito que lhe posso apontar é que o aviso de velocidade excessiva é muito intrusivo nomeadamente quando se está a usar a navegação.
o painel fica todo preenchido com aquela informação e lá se vai a navegação por uns segundos, às vezes em situações que se está a precisar mesmo
demora uns 2 segundos e depois volta ao normal, ficando apenas um ponto de exclamação sobre um sinal do limite se continuarmos acima.
eu sei que parece uma crítica parva mas ficar sem quadro de instrumentos porque se vai a 51 km/h irrita um bocado, ou a 81 ou a 121 km/h
surprendeu-me a precisão, raramente falhava.
às vezes dava umas zonas de 30 que não existiam, ou colocava uns limites estranhos em zonas de transição (acesso a rampas, vias rápidas, etc.)., mas regra geral muito preciso inclusive em zonas de obras e com limites variáveis.
De uma enorme utilidade no país helvético onde os radares são ubíquos.
Prefiro-o, p.e., ao Ateca ou ao T-Roc (até acho que a comparação devia ser mais com o Tiguan).
Com a saída do 1.6 TDi de cena, acaba por ficar fora do orçamento, mas um 2.0 TDi deve realmente ser o motor ideal para este tipo de carroçaria.
Não falas em consumos, provavelmente a orografia do terreno também não permitiria grandes comparações, mas imagino que não sejam maus.
Em relação aos detalhes, tens aí várias notas em que concordo contigo (deve ser do nome ).
O meu ex-B180d não tinha comando táctil no ecrã (a Mercedes aparentemente optou por não introduzir nos pequenos restylings que foi fazendo), e o maior problema com a navegação era ao início do percurso, porque era algo "complicado" acertar com a morada para onde se queria ir (tanto em termos do sistema em si, como do accionamento no comando rotativo). Em condução, esse comando era do melhor, tanto em ergonomia como em segurança.
A questão dos médios é mesmo característica do grupo, lembro-me de fazer nota disso em relação ao Golf.
A posição do botão de arranque também é algo positivo, faz sentido para quem ainda está habituado a chaves "à moda antiga".
As ajudas à condução são outra conversa... Acho que deve ser complicado para quem anda em carro alugado e não conhece o sistema.
Eu não costumo conduzir muito o A160, que tem todas essas ajudas (faixa, carro da frente, etc), e depois apanho cada susto
No fundo, julgo que será uma boa opção se aparecer ali na casa dos 30 mil € (equipamento médio e sem DSG), mas com a loucura deste mercado...
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Olha achei o sistema tão complicado que só descobri tarde na viagem como fazer um reset parcial
resultado disto é que nao sei muito bem quantos quilometros fiz no total, mas estimo em torno dos 700
gastei 41L, tinha ainda 2 traços de combustível.
a média “desde o início” estava nos 6.2.
mas atenção que era um 4x4
E sim a orografia nào ajudou, sobretudo no furka pass que foi feito de leste para oeste, ie, sempre a subir
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