6 em linha é o motor mais linear e suave que existe. V6 é questão de arrumação e espaço.
Tem muito que se lhe diga. Um V6 pode permitir, p.e., uma melhor distribuição de massas, dependendo da sua abertura. Um 6 cilindros permite menos complexidade a nível de cames.
São dois mundos distintos.
Hoje em dia há decisões que se regem mais por questões de história e nostalgia do que por imperativos técnicos.
Tem muito que se lhe diga. Um V6 pode permitir, p.e., uma melhor distribuição de massas, dependendo da sua abertura. Um 6 cilindros permite menos complexidade a nível de cames.
São dois mundos distintos.
Hoje em dia há decisões que se regem mais por questões de história e nostalgia do que por imperativos técnicos.
A nivel técnico, 6 em linha é perfeito. V6 usa pesos para balancear o movimento dos cilindros e mesmo assim não fica livre de vibração. O único problema dos 6 em linha é o espaço que ocupa. Que tipo de motor usam os diesel de alta cilindrada mercedes e Bmw? A única configuração igual mas mais complexa tecnicamente é 2 cilindros opostos a outros 2, boxter (porsche e subaru).
A nivel técnico, 6 em linha é perfeito. V6 usa pesos para balancear o movimento dos cilindros e mesmo assim não fica livre de vibração. O único problema dos 6 em linha é o espaço que ocupa. Que tipo de motor usam os diesel de alta cilindrada mercedes e Bmw? A única configuração igual mas mais complexa tecnicamente é 2 cilindros opostos a outros 2, boxter (porsche e subaru).
Nunca vais conseguir ter um 6 cilindros em linha que te permita ter um centro de gravidade tão baixo como um V6 (se compararmos massas semelhantes). Essa é uma limitação clara dos motores em linha, tenham eles os cilindros que tiverem.
A questão da suavidade dos il6 é conhecida, mas também vive de algum romantismo sobre o conceito de nobreza associada a essa arquitetura.
Um 6L é um motor mais pesado, mas com um trabalhar mais suave, será que ainda se fabricam?
Ando todos os dias com um a gasolina da Mercedes, e aquilo tem força que quase parece um tractor.
Um 6L é um motor mais pesado, mas com um trabalhar mais suave, será que ainda se fabricam?
Ando todos os dias com um a gasolina da Mercedes, e aquilo tem força que quase parece um tractor.
Há uma nova vaga de 6 cilindros em linha da BMW e Mercedes.
Acho que importa mais qual V6 ou qual I6 do que propriamente a arquitectura.
Ja conduzi V6 que pareciam manteiga de tao macios e elasticos, assim como I6...
Os I6 estao em vias de extinçao, os V6 em crescimento...
Editado pela última vez por JEDI; 08 June 2017, 22:35.
Nunca vais conseguir ter um 6 cilindros em linha que te permita ter um centro de gravidade tão baixo como um V6 (se compararmos massas semelhantes). Essa é uma limitação clara dos motores em linha, tenham eles os cilindros que tiverem.
Por isso é que são frequentemente montados inclinados, como por exemplo nos BMW e SAAB com motor longitudinal.
Um 6L é um motor mais pesado, mas com um trabalhar mais suave, será que ainda se fabricam?
Ando todos os dias com um a gasolina da Mercedes, e aquilo tem força que quase parece um tractor.
Embora não ande todos os dias, (o gajo bebe mais gasolina do que eu bebo agua) confirmo o que foi dito
Questão monetária da coisa, manutenção... No V6 tens o dobro das arvores de cames, por isso, se for necessário alguma vez a sua substituição "carteira se prepara". Têm também mais uma correia de distribuição. No entanto em termos de som, prazer de condução e por norma binário. Sao motores muito porreiros mesmo.
Questão monetária da coisa, manutenção... No V6 tens o dobro das arvores de cames, por isso, se for necessário alguma vez a sua substituição "carteira se prepara". Têm também mais uma correia de distribuição. No entanto em termos de som, prazer de condução e por norma binário. Sao motores muito porreiros mesmo.
Podes ter um v6 apenas com uma árvore de cames e apenas uma correia.
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