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Dúvida de mecânica 2: 6-em-linha vs V6

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    Dúvida de mecânica 2: 6-em-linha vs V6

    Boas gente, mais uma vez uma dúvida de mecânica aqui me trouxe.
    Bem, 6-em-linha vs V6? Quais as vantagens e desvantagens de cada um?

    #2
    6 em linha é o motor mais linear e suave que existe. V6 é questão de arrumação e espaço.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ricardo_gt Ver Post
      6 em linha é o motor mais linear e suave que existe. V6 é questão de arrumação e espaço.
      Tem muito que se lhe diga. Um V6 pode permitir, p.e., uma melhor distribuição de massas, dependendo da sua abertura. Um 6 cilindros permite menos complexidade a nível de cames.
      São dois mundos distintos.
      Hoje em dia há decisões que se regem mais por questões de história e nostalgia do que por imperativos técnicos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
        Tem muito que se lhe diga. Um V6 pode permitir, p.e., uma melhor distribuição de massas, dependendo da sua abertura. Um 6 cilindros permite menos complexidade a nível de cames.
        São dois mundos distintos.
        Hoje em dia há decisões que se regem mais por questões de história e nostalgia do que por imperativos técnicos.
        A nivel técnico, 6 em linha é perfeito. V6 usa pesos para balancear o movimento dos cilindros e mesmo assim não fica livre de vibração. O único problema dos 6 em linha é o espaço que ocupa. Que tipo de motor usam os diesel de alta cilindrada mercedes e Bmw? A única configuração igual mas mais complexa tecnicamente é 2 cilindros opostos a outros 2, boxter (porsche e subaru).

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ricardo_gt Ver Post
          A nivel técnico, 6 em linha é perfeito. V6 usa pesos para balancear o movimento dos cilindros e mesmo assim não fica livre de vibração. O único problema dos 6 em linha é o espaço que ocupa. Que tipo de motor usam os diesel de alta cilindrada mercedes e Bmw? A única configuração igual mas mais complexa tecnicamente é 2 cilindros opostos a outros 2, boxter (porsche e subaru).
          Nunca vais conseguir ter um 6 cilindros em linha que te permita ter um centro de gravidade tão baixo como um V6 (se compararmos massas semelhantes). Essa é uma limitação clara dos motores em linha, tenham eles os cilindros que tiverem.
          A questão da suavidade dos il6 é conhecida, mas também vive de algum romantismo sobre o conceito de nobreza associada a essa arquitetura.

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            #6
            Um 6L é um motor mais pesado, mas com um trabalhar mais suave, será que ainda se fabricam?
            Ando todos os dias com um a gasolina da Mercedes, e aquilo tem força que quase parece um tractor.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
              Um 6L é um motor mais pesado, mas com um trabalhar mais suave, será que ainda se fabricam?
              Ando todos os dias com um a gasolina da Mercedes, e aquilo tem força que quase parece um tractor.
              Há uma nova vaga de 6 cilindros em linha da BMW e Mercedes.

              Comentário


                #8
                Existe (ou existiu) algum 6 em linha que seja de tracção (à frente) ?

                Comentário


                  #9
                  Acho que importa mais qual V6 ou qual I6 do que propriamente a arquitectura.
                  Ja conduzi V6 que pareciam manteiga de tao macios e elasticos, assim como I6...
                  Os I6 estao em vias de extinçao, os V6 em crescimento...
                  Editado pela última vez por JEDI; 08 June 2017, 22:35.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                    Existe (ou existiu) algum 6 em linha que seja de tracção (à frente) ?
                    Sim, Volvo S80 T6

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                      Os I6 estao em vias de extinçao, os V6 em crescimento...
                      Acima de tudo por uma questão de volume ocupado e centro de massa.

                      Um carro para ter um 6 em linha de grande cilindrada tem que reservar um espaço enorme para o motor.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                        Sim, Volvo S80 T6
                        E montado transversalmente...
                        Juntando dois turbos e uma caixa automática sobrava muito pouco espaço no vão motor.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                          Nunca vais conseguir ter um 6 cilindros em linha que te permita ter um centro de gravidade tão baixo como um V6 (se compararmos massas semelhantes). Essa é uma limitação clara dos motores em linha, tenham eles os cilindros que tiverem.
                          Por isso é que são frequentemente montados inclinados, como por exemplo nos BMW e SAAB com motor longitudinal.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                            Um 6L é um motor mais pesado, mas com um trabalhar mais suave, será que ainda se fabricam?
                            Ando todos os dias com um a gasolina da Mercedes, e aquilo tem força que quase parece um tractor.
                            Embora não ande todos os dias, (o gajo bebe mais gasolina do que eu bebo agua) confirmo o que foi dito

                            Ps: Golf e Corrado VR6

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ronin1 Ver Post
                              Embora não ande todos os dias, (o gajo bebe mais gasolina do que eu bebo agua) confirmo o que foi dito

                              Ps: Golf e Corrado VR6
                              Apesar de partilharem a cabeça do motor, um VR tem duas bancadas de cilindros em 'V'. Não é bem a mesma coisa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ronin1 Ver Post
                                Embora não ande todos os dias, (o gajo bebe mais gasolina do que eu bebo agua) confirmo o que foi dito

                                Ps: Golf e Corrado VR6
                                Um VR6 é uma espécie de meio termo entre um l6 e um boxer-6. É bem diferente de um V6: é mais comprido, mas muito mais estreito.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                                  Por isso é que são frequentemente montados inclinados, como por exemplo nos BMW e SAAB com motor longitudinal.
                                  Certo, mas, ainda assim, não é a mesma coisa.

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                                    #18
                                    O V6 é normalmente um óptimo compromisso entre espaço, potência e suavidade.
                                    O I6 tem apenas como vantagem uma construção menos onerosa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                      Apesar de partilharem a cabeça do motor, um VR tem duas bancadas de cilindros em 'V'. Não é bem a mesma coisa.
                                      Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                      Um VR6 é uma espécie de meio termo entre um l6 e um boxer-6. É bem diferente de um V6: é mais comprido, mas muito mais estreito.
                                      A ideia foi mesmo a de contribuir com algo que não é V6, nem I6!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Questão monetária da coisa, manutenção... No V6 tens o dobro das arvores de cames, por isso, se for necessário alguma vez a sua substituição "carteira se prepara". Têm também mais uma correia de distribuição. No entanto em termos de som, prazer de condução e por norma binário. Sao motores muito porreiros mesmo.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                          Questão monetária da coisa, manutenção... No V6 tens o dobro das arvores de cames, por isso, se for necessário alguma vez a sua substituição "carteira se prepara". Têm também mais uma correia de distribuição. No entanto em termos de som, prazer de condução e por norma binário. Sao motores muito porreiros mesmo.

                                          Podes ter um v6 apenas com uma árvore de cames e apenas uma correia.

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