Boas tardes pessoal, então é o seguinte sou novo por cá e registei-me no intuito de querer ajudar uma pessoa conhecida minha que infelizmente sofre de alguma injenuidade e vai "à casa" fazer as ditas revisões, inspecções periodicas, checkup's e afins e por já ter ido com essa pessoa à Toyota (Salvador Caetano, Gaia) e ver os preços suberbos desta dita casa venho por meios proprios tentar ajudar a reduzir os custos de manutenção do mesmo.
Trata-se de um Yaris 1.4 D4D Gasóleo de 2011 e os "problemas" que a pessoa me descreve é perda de potencia ao acelarar, diz que o carro antes arrancava mais rápido e que agora está lento e o proprio barulho do motor a trabalhar está diferente - pessoalmente sim, ando com essa pessoa bastantes vezes e acho q puxa muito, sofre de alguma lentidão mais em subidas e mesmo em retas parece que está a rebocar um atrelado, até chegar aos 80km/h ve-se lixado...mas em termos de barulho não sinto nada de especial acho que faz parte do "desgaste".
O Yaris tem cerca de 42.000 km's feitos até ha data, o oleo foi mudado em inicios de Maio no mesmo dia em que fez checkup e mudança de filtros etc etc, a ficha da Toyota diz que está tudo em ordem - e levarem 42 euros para por as escovas frontais e traseira, é obvio que para eles está tudo bem!
Além disto, outro problema que noto depois das viagens ao desligar o motor ele faz uma especie de estalido metálico, suponho que seja na parte frontal onde tem o motor...o barulho do genero "tik tik tik tik tik tikkk tikkkk" intervalado por um ou dois segundos e vai reduzindo lentamente até silenciar - suponho que nada tem a ver com o aquecimento do mesmo pois até ha data nunca ultrapassou as temperaturas normais nem acendeu nenhuma luz no painel, muito menos alguma vez ouvi a ventoinha de arrefecimento do radiador a trabalhar.
E relativamente a este estalido metálico, depois de ter ido à Toyota raramente ou nunca o fez, só no inicio desta semana é que o começou a fazer novamente e acho estranho.
Não quero prolongar este post muito mais mas andei a pesquisar e a tal perda de potencia li algures que tem haver com sujidade no MAF, ou então é a ECU que começou a gravar os dados de utilizaçao actuais pois a pessoa que o conduz antigamente não andava em auto-estrada e agora é obrigada a tal visto o trabalho ficar longe e diz-me que costuma andar normalmente a 110-140km/h - e quem sabe a ECU registou essa alteração e mudou o metodo de condução para mais agressivo e dai o custar a arrancar e a perda de aceleração. - estou apenas a supor.
Apenas mais uma coisa, será que esta alteração na ECU está relacionada tambem com a embraiagem? é que a pessoa por vezes tem dificuldade em meter a marcha-atrás, e tem que insistir varías vezes até entrar...
Em termos de solução estava a pensar em fazer por mim mesmo o reset há ECU retirando os fusiveis 3 e 15 que são o EFI e o ETCS (já pesquisei esta parte) e ver no que dá, será que haverá diferenças?
Aguardo resposta, e desculpem pelo longo post mas quis explicar tudo certinho para ser o mais exacto possivel.
A quem possa ajudar desde já os meus agradecimentos...
Trata-se de um Yaris 1.4 D4D Gasóleo de 2011 e os "problemas" que a pessoa me descreve é perda de potencia ao acelarar, diz que o carro antes arrancava mais rápido e que agora está lento e o proprio barulho do motor a trabalhar está diferente - pessoalmente sim, ando com essa pessoa bastantes vezes e acho q puxa muito, sofre de alguma lentidão mais em subidas e mesmo em retas parece que está a rebocar um atrelado, até chegar aos 80km/h ve-se lixado...mas em termos de barulho não sinto nada de especial acho que faz parte do "desgaste".
O Yaris tem cerca de 42.000 km's feitos até ha data, o oleo foi mudado em inicios de Maio no mesmo dia em que fez checkup e mudança de filtros etc etc, a ficha da Toyota diz que está tudo em ordem - e levarem 42 euros para por as escovas frontais e traseira, é obvio que para eles está tudo bem!
Além disto, outro problema que noto depois das viagens ao desligar o motor ele faz uma especie de estalido metálico, suponho que seja na parte frontal onde tem o motor...o barulho do genero "tik tik tik tik tik tikkk tikkkk" intervalado por um ou dois segundos e vai reduzindo lentamente até silenciar - suponho que nada tem a ver com o aquecimento do mesmo pois até ha data nunca ultrapassou as temperaturas normais nem acendeu nenhuma luz no painel, muito menos alguma vez ouvi a ventoinha de arrefecimento do radiador a trabalhar.
E relativamente a este estalido metálico, depois de ter ido à Toyota raramente ou nunca o fez, só no inicio desta semana é que o começou a fazer novamente e acho estranho.
Não quero prolongar este post muito mais mas andei a pesquisar e a tal perda de potencia li algures que tem haver com sujidade no MAF, ou então é a ECU que começou a gravar os dados de utilizaçao actuais pois a pessoa que o conduz antigamente não andava em auto-estrada e agora é obrigada a tal visto o trabalho ficar longe e diz-me que costuma andar normalmente a 110-140km/h - e quem sabe a ECU registou essa alteração e mudou o metodo de condução para mais agressivo e dai o custar a arrancar e a perda de aceleração. - estou apenas a supor.
Apenas mais uma coisa, será que esta alteração na ECU está relacionada tambem com a embraiagem? é que a pessoa por vezes tem dificuldade em meter a marcha-atrás, e tem que insistir varías vezes até entrar...
Em termos de solução estava a pensar em fazer por mim mesmo o reset há ECU retirando os fusiveis 3 e 15 que são o EFI e o ETCS (já pesquisei esta parte) e ver no que dá, será que haverá diferenças?
Aguardo resposta, e desculpem pelo longo post mas quis explicar tudo certinho para ser o mais exacto possivel.
A quem possa ajudar desde já os meus agradecimentos...
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