Bom dia pessoal. Poucos meses depois de ter vindo aqui pedir opinião acerca de um carro familiar, o qual acabei por comprar em novembro passado, o mesmo foi-me roubado à porta do trabalho quando ainda nem 1 ano fez.
Desta forma, iremos proceder à compra de outro, porém desta vez iremos abdicar do gasóleo pois parece-nos mais racional dados os kms que fazemos atualmente e o estilo de vida que temos (viagens muito curtas à semana e idas à aldeia ao fim de semana).
Tinhamos comprado um carro grande em novembro (Avensis) mas a minha esposa, neste momento, prefere um carro mais pequeno. Nenhum do tamanho de um corsa, ou clio, mas algo maior um bocado (vamos ver se chega pois temos 2 miúdos). Se calhar quando formos aos stands mudamos logo de opinião e voltamos a querer um carro grande!
Daquilo que vi, interessei-me pelo novo motor VAG 1.5 ACT 150cv, mas desconheço a fiabilidade, no entanto, deixo as respostas ao inquérito infra, pois será mais fácil darem-me as vossas opiniões e partilhar algum conhecimento e experiências
1. Que tipo de carros gostas?
Desportivos ou familiares com linhas desportivas.
2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
Desportivo com algum espaço ou familiar
3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?
Indiferente. Só não vou muito à bola com Hyundai e Kia.
Estou mais inclinado para gasolina porque com o tipo de vida que tenho atualmente, e apesar de ser da geração dos fumarentos e dos que achavam que o gasóleo era a melhor coisa do mundo, tenho consciência que para evitar problemas de FAPs, e afins, será a melhor solução. Além de que, talvez não se justifique nos 15k/ano que faço, um carro a gasóleo.
A ideia é comprar um carro e mantê-lo o maior número de anos possível, tal como aconteceu com o Ibiza que ainda tenho. Efetivamente, a não ser que a vida melhore bastante, ou que o carro dê problemas em demasia e me obrigue a despachá-lo, será um veiculo para ficar nas nossas mãos bastante tempo.
Carros que vi:
Golf 1.5 TSI ACT 150cv – pouco feedback por ser motor recente, onde se vão lendo opiniões de malta que tem experiencia dos primeiros 1.4 a dizer para fugir deste motor. Tenho muitas incógnitas em relação a isto pois não sou conhecedor, mas agrada-me a tecnologia e o facto de me parecer um motor que gasta pouco no dia a dia, mas tem potencia para me dar prazer de condução em autoestrada.
Audi 1.5 TFSI 150cv com caixa DSG - o mesmo motor do anterior,que ainda não existe cá, mas conseguiria arranjar via Audi Espanha a um preço que excede em 3k o orçamento inicial.
Auris 1.8 HSD Sport Tourer – Se calhar o mais racional. Esteticamente não me enche as medidas mas pronto. Tenho duvidas na fiabilidade da bateria ao fim de 10 anos (custo associado a uma possível substituição), e não sei como será o consumo e andamento do carro em autoestrada e IP. Nunca andei.
4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
Duas crianças (uma de 6 meses e outra com 3 anos). À semana só andam de carro 4km e ao fim de semana (viagem de 80km para cada lado à aldeia).
5. Precisarás de levar carga com frequência?
Só ao fim de semana as tralhas inerentes aos miúdos (carrinho, sacos, etc) e uma mala e uns sacos (casal).
6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
Estou a fazer 15k/16k por ano. Tinha a Avensis, mas neste momento tenho o mesmo carro que comprei novo há 17 anos atrás (Ibiza 6k2 comercial TDI Sport). Tem 360.000km mas continuará a servir como carro de trabalho até ir pra sucata. Nunca deu problemas e dá-nos jeito ter um carro destes cá em casa. Uma espécie de carro de trabalho, que consome pouco e anda bem, sem grandes problemas mecânicos (nestes anos todos só levou medidor de massa de ar, amortecedores, casquilhos, sinoblocos e foles).
7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
12km/15km por dia para trabalhar, divididos em 4 viagens (almoço em casa), feitos em nacional (3km pra cada lado). Ao fim de semana 95% autoestrada e IP, onde, como referi andará na ordem dos 200km fora passeios e viagens extra.
8. Os consumos terão grande importância?
Alguma. Não queria nenhuma “vaca” até porque estou “mal” habituado aos consumos do meu Ibiza (5L aos 100km). A Avensis fazia 7L/100km.
9. A potência do motor terá grande importância?
Sim. Tenho um carro que apesar de não ser de todo confortável, anda bastante bem, pelo que não queria fazer um downgrade neste aspecto. A minha esposa andava com a Avensis que não era nenhum supra sumo da potencia, mas safava-se.
10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
Não de todo.
11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
Mínimo é o mais baixo possível. Mas queria ver se não ultrapassava os 25k/30k
12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
Novo ou semi-novo
Desta forma, iremos proceder à compra de outro, porém desta vez iremos abdicar do gasóleo pois parece-nos mais racional dados os kms que fazemos atualmente e o estilo de vida que temos (viagens muito curtas à semana e idas à aldeia ao fim de semana).
Tinhamos comprado um carro grande em novembro (Avensis) mas a minha esposa, neste momento, prefere um carro mais pequeno. Nenhum do tamanho de um corsa, ou clio, mas algo maior um bocado (vamos ver se chega pois temos 2 miúdos). Se calhar quando formos aos stands mudamos logo de opinião e voltamos a querer um carro grande!
Daquilo que vi, interessei-me pelo novo motor VAG 1.5 ACT 150cv, mas desconheço a fiabilidade, no entanto, deixo as respostas ao inquérito infra, pois será mais fácil darem-me as vossas opiniões e partilhar algum conhecimento e experiências
1. Que tipo de carros gostas?
Desportivos ou familiares com linhas desportivas.
2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
Desportivo com algum espaço ou familiar
3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?
Indiferente. Só não vou muito à bola com Hyundai e Kia.
Estou mais inclinado para gasolina porque com o tipo de vida que tenho atualmente, e apesar de ser da geração dos fumarentos e dos que achavam que o gasóleo era a melhor coisa do mundo, tenho consciência que para evitar problemas de FAPs, e afins, será a melhor solução. Além de que, talvez não se justifique nos 15k/ano que faço, um carro a gasóleo.
A ideia é comprar um carro e mantê-lo o maior número de anos possível, tal como aconteceu com o Ibiza que ainda tenho. Efetivamente, a não ser que a vida melhore bastante, ou que o carro dê problemas em demasia e me obrigue a despachá-lo, será um veiculo para ficar nas nossas mãos bastante tempo.
Carros que vi:
Golf 1.5 TSI ACT 150cv – pouco feedback por ser motor recente, onde se vão lendo opiniões de malta que tem experiencia dos primeiros 1.4 a dizer para fugir deste motor. Tenho muitas incógnitas em relação a isto pois não sou conhecedor, mas agrada-me a tecnologia e o facto de me parecer um motor que gasta pouco no dia a dia, mas tem potencia para me dar prazer de condução em autoestrada.
Audi 1.5 TFSI 150cv com caixa DSG - o mesmo motor do anterior,que ainda não existe cá, mas conseguiria arranjar via Audi Espanha a um preço que excede em 3k o orçamento inicial.
Auris 1.8 HSD Sport Tourer – Se calhar o mais racional. Esteticamente não me enche as medidas mas pronto. Tenho duvidas na fiabilidade da bateria ao fim de 10 anos (custo associado a uma possível substituição), e não sei como será o consumo e andamento do carro em autoestrada e IP. Nunca andei.
4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
Duas crianças (uma de 6 meses e outra com 3 anos). À semana só andam de carro 4km e ao fim de semana (viagem de 80km para cada lado à aldeia).
5. Precisarás de levar carga com frequência?
Só ao fim de semana as tralhas inerentes aos miúdos (carrinho, sacos, etc) e uma mala e uns sacos (casal).
6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
Estou a fazer 15k/16k por ano. Tinha a Avensis, mas neste momento tenho o mesmo carro que comprei novo há 17 anos atrás (Ibiza 6k2 comercial TDI Sport). Tem 360.000km mas continuará a servir como carro de trabalho até ir pra sucata. Nunca deu problemas e dá-nos jeito ter um carro destes cá em casa. Uma espécie de carro de trabalho, que consome pouco e anda bem, sem grandes problemas mecânicos (nestes anos todos só levou medidor de massa de ar, amortecedores, casquilhos, sinoblocos e foles).
7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
12km/15km por dia para trabalhar, divididos em 4 viagens (almoço em casa), feitos em nacional (3km pra cada lado). Ao fim de semana 95% autoestrada e IP, onde, como referi andará na ordem dos 200km fora passeios e viagens extra.
8. Os consumos terão grande importância?
Alguma. Não queria nenhuma “vaca” até porque estou “mal” habituado aos consumos do meu Ibiza (5L aos 100km). A Avensis fazia 7L/100km.
9. A potência do motor terá grande importância?
Sim. Tenho um carro que apesar de não ser de todo confortável, anda bastante bem, pelo que não queria fazer um downgrade neste aspecto. A minha esposa andava com a Avensis que não era nenhum supra sumo da potencia, mas safava-se.
10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
Não de todo.
11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
Mínimo é o mais baixo possível. Mas queria ver se não ultrapassava os 25k/30k
12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
Novo ou semi-novo
Comentário