Só se a redução de combustível dos 30% verificar-se também em altos regimes... E AINDA se conseguir produzir motores de 2l com aproximadamente 400 nm de binário e muito boa fiabilidade...
Nesse caso sim, adeus diesel. Caso contrário, só se for o Estado a proibir, o que não duvido que o faça. O Estado é muito bom a matar a indústria automóvel.
A questão é: e os híbridos/eléctricos como é que ficam na figura? Sim, esta tecnologia (que não é nova, apenas a Mazda foi a primeira a conseguir implementar com bons índices de fiabilidade) tem tudo o que a Mazda afirma em voz alta: calma com os carros a pilhas que o motor de combustão interna ainda tem muito para evoluir.
Do que se lê na autohoje o sistema funciona com ignição e com ignição por compressão, sendo que a baixas rotações por ignição e precisamente a altas por compressão....
Já se safaram... tiveram o mesmo motor montado num Mazda 2, que rolou 1 milhão de km no Japão sem qualquer problema, só com trocas de óleo e troca de um tubo (já não sei de quê).
Li esse ensaio no início do ano, numa publicação inglesa por isso presumo que tenha sido um teste feito em 2016...
Pelo que sei, a Mercerdes já desistiu dessa ideia. Nunca conseguiram resolver o problema do knock
Mas quantos desse milhão de quilómetros foram passados mesmo em funcionamento HCCI? A questão é essa, quando o motor não consegue funcionar assim volta a funcionar como um motor a gasolina normal, e bebe como um motor a gasolina normal. Por isso se funcionar assim 5% do tempo não dá para o trabalho.
É como os motores de carga estratificada quando surgiram que também tinham uma eficiênca brutal...mas só quando ias ali a 1/4 de acelerador às 2000rpm porque o resto do tempo voltava a funcionar como um motor normal e por isso na prática bebiam praticamente o mesmo que os outros.
Do que se lê na autohoje o sistema funciona com ignição e com ignição por compressão, sendo que a baixas rotações por ignição e precisamente a altas por compressão....
O motor 1.5 tem 13:1 de compressão.
Do que li não foi isso que percebi... pensei que iria deixar de ter sistema de velas por completo, a não ser para o arranque (um pouco à semelhança dos diesel com incandescência).
O motor 1.5 a que me estava a referir era o diesel. Este tem 14:1. O motor otto não sei
Mas quantos desse milhão de quilómetros foram passados mesmo em funcionamento HCCI? A questão é essa, quando o motor não consegue funcionar assim volta a funcionar como um motor a gasolina normal, e bebe como um motor a gasolina normal. Por isso se funcionar assim 5% do tempo não dá para o trabalho.
É como os motores de carga estratificada quando surgiram que também tinham uma eficiênca brutal...mas só quando ias ali a 1/4 de acelerador às 2000rpm porque o resto do tempo voltava a funcionar como um motor normal e por isso na prática bebiam praticamente o mesmo que os outros.
Pelo que entendi o motor funciona sempre em modo HCCI a não ser no arranque e aquecimento... mas posso estar enganado. Um pouco à semlahnça do que fazem com a taxa de compressão reduzida nos diesel. As válvulas de escape só abrem na admissão até o motor estar à temperatura de funcionamento.
De forma muito resumida, os motores Skyactiv com esta tecnologia (HCCI) continuam a ter velas de ignição porque é impossível, até ver, controlar a ignição em certas situações como arranques a frio em que não tens temperatura no cilindro para ter ignição do combustível ou então, o cenário inverso em que a temperatura é muito elevada e podes ter pré-ignição.
Portanto, para andar na cidade, usa na mesma a vela de ignição para a combustão. Para andar a ritmos constantes tipo autoestrada, utiliza a compressão do pistão para fazer a ignição e é aqui que vêm os grandes ganhos de eficiência devido à mistura mais pobre.
Mas quantos desse milhão de quilómetros foram passados mesmo em funcionamento HCCI? A questão é essa, quando o motor não consegue funcionar assim volta a funcionar como um motor a gasolina normal, e bebe como um motor a gasolina normal. Por isso se funcionar assim 5% do tempo não dá para o trabalho.
É como os motores de carga estratificada quando surgiram que também tinham uma eficiênca brutal...mas só quando ias ali a 1/4 de acelerador às 2000rpm porque o resto do tempo voltava a funcionar como um motor normal e por isso na prática bebiam praticamente o mesmo que os outros.
Percebeste mal o funcionamento (até agora revelado) do HCCI. Só em baixas temperaturas é que a vela de ignição deverá funcionar como um motor q gasolina normal, ou seja, 3 ou 4 minutos quando arrancas de manhã
De forma muito resumida, os motores Skyactiv com esta tecnologia (HCCI) continuam a ter velas de ignição porque é impossível, até ver, controlar a ignição em certas situações como arranques a frio em que não tens temperatura no cilindro para ter ignição do combustível ou então, o cenário inverso em que a temperatura é muito elevada e podes ter pré-ignição.
Portanto, para andar na cidade, usa na mesma a vela de ignição para a combustão. Para andar a ritmos constantes tipo autoestrada, utiliza a compressão do pistão para fazer a ignição e é aqui que vêm os grandes ganhos de eficiência devido à mistura mais pobre.
E na cidade também dependerá digo eu. O sistema start/Stop da Mazda também é diferente.
Credo ! então como é que os carros europeus lá se safam ? tipo BMW 330i, etc. Levam algum aditivo?
Os americanos têm medidas diferentes para tudo, e o facto de a gasolina premium ter numeração 91 não significa que seja equivalente à 91 europeia. Na realidade é mais ou menos equivalente à nossa 98. Senão, como iam a Porsche ou a Ferrari vender carros no mercado americano?
qualquer motor a gasolina com turbo apresenta consumos identicos a um diesel, aliás tendo em conta que 1L de diesel pesa 900g e tem mais energia e 1L de gasolina pesa 700g e tem menos energia os motores a gasolina já são mais eficientes.
O que significa que quem paga 26 cêntimos de imposto a mais em litro de gasolina, que é 20 e tal por cento menos densa em carbono que o diesel, está a ser ROU-BA-DO. Parece impossível como os tugas ainda consentem assim numa boa.
Um sucessor ao RX8 com melhores consumos (e emissões, para efeitos legais) seria o sonho de qualquer amante dos carros RX da mazda.
No entanto, os motores HCCI variam a compressão por abertura/fecho das válvulas. Como vão fazer isso num motor Wankel que nem usa válvulas?
"This enables the engine to operate on air/fuel ratios exceeding 30:1, rather than the conventional 14.7:1"
A relação ar/combustível é 30:1 (14.7:1 num motor convencional) e não a taxa de compressão.
"This enables the engine to operate on air/fuel ratios exceeding 30:1, rather than the conventional 14.7:1"
A relação ar/combustível é 30:1 (14.7:1 num motor convencional) e não a taxa de compressão.
Estava a ver... daqui a pouco nem tinha espaço para as válvulas
Um sucessor ao RX8 com melhores consumos (e emissões, para efeitos legais) seria o sonho de qualquer amante dos carros RX da mazda.
No entanto, os motores HCCI variam a compressão por abertura/fecho das válvulas. Como vão fazer isso num motor Wankel que nem usa válvulas?
Vamos ter de esperar pelo centenário da marca para ver para que servem os lasers
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