Boas!
Fala-se aqui de combustão com e sem aditivos... e como a mesma afecta o comportamento do carro e o estado das peças interiores do mesmo.
Convem perceber que depois da combustão formam-se resíduos que com o tempo acabam por começar a "colar-se" nas peças interiores do motor.
Os aditivos, degradam esses resíduos no sentido de gradualmente nos seguintes ciclos de combustão os mesmos serem libertados.
Um pouco como um solvente.
A formulação a nível de combustível aditivado é feita para que a degradação dos resíduos aconteça de forma mais eficiente.
Não vou estar aqui a dizer que o combustível simples é melhor ou pior... Porque é possível o aditivar de tempos a tempos e forçar estas limpezas interiores.
No entanto não é como se diz ... tudo igual... Existem diferenças e as mesmas são cumulativas ao longo do tempo e km´s dos motores...
No meu caso pessoal uso desde sempre Diesel Ultimate da BP, não porque seja mais "potente", mas porque irá ajudar na correcta manutenção e duração do motor ao longo de milhares de km´s....
Com os meus melhores cumprimentos,
LPC
Depois da combustão???
Eu confesso que não me vou dar ao trabalho de estudar isso. Mas o resíduo da combustão é maioritárimante "carvão". Qual é o solvente que não arde e que dissolve carvão?
Se me disseres que esse solvente/aditivo se deposita na superfície interna impedindo a aderência do carvão, ainda posso acreditar...
Mas não será antes da combustão que o aditivo actua? Não sei, melhorando o processo e "limpando" os componentes antes?
Igual não pode ser até porque o processo de aditivação encontra-se devidamente enquadrado na actividade das petrolíferas. Alguém introduz o aditivo na cisterna ( nem sei se é rigorosamente mesmo assim, julgo que sim) e está feito. Tem o aditivo
O resto é ter fé. Como na pulsseira:
Eu sempre que coloco aditivada tb sinto o carro mais solto. Mas nunca sei sei é psicológico ( o poder do marketing) ou mesmo verdade.
Exactamente, bem mas eu sou o 1º a dizer que o efeito placebo é lixado daí eu evitar isso.
Eu no meu, notei, mas a partir do momento que abasteci com gasoil premium, deixei de pensar no assunto e passado 1 ou 2 meses notei uma ligeira melhoria a baixas rpm e deduzi que fosse disso. Se é verdade ou não, espero que sim
O que eu notei efectivamente foi em várias viagens de nacionais, centenas de KM, mesmos percursos feitos várias vezes ao longo destes ultimos 2 anos com diesel premium e o consumo desceu tipo 0.4 L/100 .
Agora onde eu não tenho dúvidas é no cheiro a gasóleo. Com o xpto, sente-se muito menos o fedor , quando comparado com gasóleo normal.
Usar apenas combustivel do bom sem nada de combustivel simples e nao terás problemas, isso de gasoleo com mais aditivo e etc no fundo é mais uma forma de comercializar.
É a mesma história que aqui em casa, na minha carrinha diesel so gasoleo veloce da galp que meto, depois tenho tambem um laguna 1.8 rxe gasolina, muitos dizem que este motor so gosta de beber 98, e a gasolina que eu uso é 95 e sempre será, motor 1794cc 94cv com baixa compressão nao preçisa de gasolina com mais octanas (98), criar explosoes na camara que o motor nao as aproveita é uma perda de tempo, de dinheiro, e para o motor nao deve ser muito rentável..
Se as pessoas estão à espera que quanto melhor for o combustivel mais o carro anda para isso metia se gasolina de avião para ajudar a derreter os pistões..
Mas o que é que diz o livro de instruções da laguna ? Há carros cujo manual diz que se obtem as totais performances somente com gasolina 98 mas aqui a questão é diferente, não se trata de aditivos mas da composição em si.
Dizem por aí que os motores novos a diesel devem usar gasóleo aditivado.. Ora porque é melhor para os injectores, por causa da egr, por causa disto, por causa daquilo... etc.
Quando vou abastecer, a única indicação que lá tem(no carro) é diesel/ gazole e para não usar bio-diesel.
Portanto vou usar diesel aditivado para que? Não estamos a falar sim motor a gasolina que se usar 95 não atinge a sua potência maxima.
Já agora tens alguma coisa de útil para comentar, ou foi só para aumentar o número de post's?
Falaste em problemas, mas alguém aqui disse que o gasóleo simples causa problemas ?
O que se fala é na eventualidade do aditivado ajudar a melhorar o desempenho ainda que ligeiramente é óbvio. Milagres não há.
existe uma revolta estranha quando alguém diz que existem vantagens no uso de combustível premium.
parece que existe um click cerebral que modifica o som ou texto para "os combustíveis normais não prestam".
o facto de um combustível ser superior não quer dizer que o outro seja mau, até porque tem de cumprir o mínimo legislado.
depois é o típico "uso lowcost e nunca tive problemas", e então??!!!!!!!!!
o meu pai usa pneus manhosos que cumprem e nunca bateu nem o carro fugiu.
usa óleo manhoso em vez de tripleester nanotecnologias e coise e tal e o carro não se queixa.
felizmente tem o discernimento para perceber que existem produtos com melhores desempenho geral e não criticar o facto de serem melhores e alguém optar pelo uso dos mesmos.
já agora deixo isto aqui que vale o que vale:
estudo laboratorial a diferentes tipos de gasóleo, podem saltar logo para as conclusões finais onde se afirma que de uma forma geral ,e de entre os testados, os premium têm características para um melhor desempenho geral. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/39...Comerciais.pdf
outra questão que muitas vezes referem é o típico "vi um camião da Repsol/galp/bp na lowcost da minha zona"
o facto do camião fazer publicidade ao pingo doce, bp, azeite galo não quer dizer que transporte produtos só dessas marcas ou empresas. é publicidade paga/acordada.
existe uma revolta estranha quando alguém diz que existem vantagens no uso de combustível premium.
parece que existe um click cerebral que modifica o som ou texto para "os combustíveis normais não prestam".
o facto de um combustível ser superior não quer dizer que o outro seja mau, até porque tem de cumprir o mínimo legislado.
depois é o típico "uso lowcost e nunca tive problemas", e então??!!!!!!!!!
o meu pai usa pneus manhosos que cumprem e nunca bateu nem o carro fugiu.
usa óleo manhoso em vez de tripleester nanotecnologias e coise e tal e o carro não se queixa.
felizmente tem o discernimento para perceber que existem produtos com melhores desempenho geral e não criticar o facto de serem melhores e alguém optar pelo uso dos mesmos.
já agora deixo isto aqui que vale o que vale:
estudo laboratorial a diferentes tipos de gasóleo, podem saltar logo para as conclusões finais onde se afirma que de uma forma geral ,e de entre os testados, os premium têm características para um melhor desempenho geral. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/39...Comerciais.pdf
outra questão que muitas vezes referem é o típico "vi um camião da Repsol/galp/bp na lowcost da minha zona"
o facto do camião fazer publicidade ao pingo doce, bp, azeite galo não quer dizer que transporte produtos só dessas marcas ou empresas. é publicidade paga/acordada.
Penso exactamente o mesmo, há mesmo uma revolta com combustiveis " premium " . Basta ver noutros tópicos deste assunto.
Olha por acaso não sabia que nos TDI antigos reduzia o ruído, mas ainda bem, pelo menos justifica o dinheiro a mais pelo combustivel.
A experiência que tenho neste âmbito é com HDI dos antigos mas o som parece-me igual, mas lá está o fedor é bem menor.
Em relação ao fedor concordo contigo. O primeiro abastecimento que fiz foi sem luvas, tinha acabado de levantar o carro. Fiquei com um fedor nas mãos...
Desde aí tenho sempre luvas no carro para abastecer.
Em relação ao fedor concordo contigo. O primeiro abastecimento que fiz foi sem luvas, tinha acabado de levantar o carro. Fiquei com um fedor nas mãos...
Desde aí tenho sempre luvas no carro para abastecer.
outra questão que muitas vezes referem é o típico "vi um camião da Repsol/galp/bp na lowcost da minha zona"
o facto do camião fazer publicidade ao pingo doce, bp, azeite galo não quer dizer que transporte produtos só dessas marcas ou empresas. é publicidade paga/acordada.
É normal que nas lowcost o camião seja de uma dessas marcas, alguém tem de ser fornecedor das lowcost. Maior parte das vezes é galp.
existe uma revolta estranha quando alguém diz que existem vantagens no uso de combustível premium.
parece que existe um click cerebral que modifica o som ou texto para "os combustíveis normais não prestam".
o facto de um combustível ser superior não quer dizer que o outro seja mau, até porque tem de cumprir o mínimo legislado.
depois é o típico "uso lowcost e nunca tive problemas", e então??!!!!!!!!! o meu pai usa pneus manhosos que cumprem e nunca bateu nem o carro fugiu. usa óleo manhoso em vez de tripleester nanotecnologias e coise e tal e o carro não se queixa.
felizmente tem o discernimento para perceber que existem produtos com melhores desempenho geral e não criticar o facto de serem melhores e alguém optar pelo uso dos mesmos.
já agora deixo isto aqui que vale o que vale:
estudo laboratorial a diferentes tipos de gasóleo, podem saltar logo para as conclusões finais onde se afirma que de uma forma geral ,e de entre os testados, os premium têm características para um melhor desempenho geral. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/39...Comerciais.pdf
outra questão que muitas vezes referem é o típico "vi um camião da Repsol/galp/bp na lowcost da minha zona"
o facto do camião fazer publicidade ao pingo doce, bp, azeite galo não quer dizer que transporte produtos só dessas marcas ou empresas. é publicidade paga/acordada.
Eu também Concordo plenamente com o que aqui foi dito, não tenho nada contra quem mete gasóleo ou gasolina ''simples'' , mas não venham para aqui dizer que é tudo igual quando não é
Ponho sempre diesel Ultimate na BP e ao contrário do que muitos dizem não aumenta a performance coisa nenhuma isso é puro psicológico , mas ao ser aditivado , ainda que não saibamos a quantidade , de certeza absoluta que a limpeza que o ultimate faz é superior ao ''simples'' e ao longo do tempo só faz é bem ao carro.
É como utilizar óleos de marca branca , pingo doce e afins e compararem , por exemplo a um Castrol Edge , a comparação por si só é idiota , até pode nem fazer mal ao carro mas o Castrol Edge de certeza que lhe fará melhor
Eu sempre ouvi dizer que ''Ninguém dá nada a ninguém'' o óleo que ponho no meu carro (Castrol Edge) custa-me cerca de 100€ por 8Litros de óleo , o do pingo doce custa 11€ cada 5 litros , ou seja 22€ por 10 litros , ora só de ver o preço na prateleira , uma pessoa deduz logo que aquilo é mesmo só para o desenrasca
Editado pela última vez por KnowledgeUnlock; 07 September 2017, 11:36.
Depende do valor que cada um dá! Eu noto diferenças em vários aspetos, MAS depende do valor que cada um dá a essas diferenças... Eu dou valor, mas reconheço que a grande maioria não liga, nem sequer note diferenças
Acima de tudo cada um tem os seus motivos para optar por este ou aquele combustível, ou por esta ou aquela marca. Os demais deverão respeitar e deixar-se de afirmações como:
- não sejas parvo em meter aditivado que é tudo igual. Isso é dinheiro mandado à rua.
- não sejas parvo em colocar simples que isso dá-te cabo do carro.
Exactamente, bem mas eu sou o 1º a dizer que o efeito placebo é lixado daí eu evitar isso.
Eu no meu, notei, mas a partir do momento que abasteci com gasoil premium, deixei de pensar no assunto e passado 1 ou 2 meses notei uma ligeira melhoria a baixas rpm e deduzi que fosse disso. Se é verdade ou não, espero que sim
O que eu notei efectivamente foi em várias viagens de nacionais, centenas de KM, mesmos percursos feitos várias vezes ao longo destes ultimos 2 anos com diesel premium e o consumo desceu tipo 0.4 L/100 .
Agora onde eu não tenho dúvidas é no cheiro a gasóleo. Com o xpto, sente-se muito menos o fedor , quando comparado com gasóleo normal.
quando eu tava na praia em vilamoura passou uma avionete onde se lia o seguinte " BP ultimate faz mais 56 kilometros" eu ao sabor da pina colada pensei que aquilo fosse treta mas se dizes que faz menos 0.4 L aos 100 assumindo um consumo medio de 6 a 7L num deposito grande talvez seja possivel
p.s gasoleo barato é uma peva e se metido num XAD ou num TD ou num 190 com os segmentos queimados é cá uma peva que até parece turbinada
Oi? Não percebi o que respondi de mal. Apenas disse que concordei contigo.
Edit: estava-me a referir ao cheiro do gasóleo normal vs aditivado. Acho que não percebeste.
Ok peço desculpa então, é que julguei que estavas a ironizar por causa de o único cheiro a gasoil ser o da pistola ao invés do pós combustão ( escape )
existe uma revolta estranha quando alguém diz que existem vantagens no uso de combustível premium.
parece que existe um click cerebral que modifica o som ou texto para "os combustíveis normais não prestam".
o facto de um combustível ser superior não quer dizer que o outro seja mau, até porque tem de cumprir o mínimo legislado.
depois é o típico "uso lowcost e nunca tive problemas", e então??!!!!!!!!!
o meu pai usa pneus manhosos que cumprem e nunca bateu nem o carro fugiu.
usa óleo manhoso em vez de tripleester nanotecnologias e coise e tal e o carro não se queixa.
felizmente tem o discernimento para perceber que existem produtos com melhores desempenho geral e não criticar o facto de serem melhores e alguém optar pelo uso dos mesmos.
já agora deixo isto aqui que vale o que vale:
estudo laboratorial a diferentes tipos de gasóleo, podem saltar logo para as conclusões finais onde se afirma que de uma forma geral ,e de entre os testados, os premium têm características para um melhor desempenho geral. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/39...Comerciais.pdf
outra questão que muitas vezes referem é o típico "vi um camião da Repsol/galp/bp na lowcost da minha zona"
o facto do camião fazer publicidade ao pingo doce, bp, azeite galo não quer dizer que transporte produtos só dessas marcas ou empresas. é publicidade paga/acordada.
Bem resumido!
Que há diferença, há. Se vale ou não, já depende de cada um.
quando eu tava na praia em vilamoura passou uma avionete onde se lia o seguinte " BP ultimate faz mais 56 kilometros" eu ao sabor da pina colada pensei que aquilo fosse treta mas se dizes que faz menos 0.4 L aos 100 assumindo um consumo medio de 6 a 7L num deposito grande talvez seja possivel
p.s gasoleo barato é uma peva e se metido num XAD ou num TD ou num 190 com os segmentos queimados é cá uma peva que até parece turbinada
Pois, é que pelo menos comigo os consumos desceram e testei já em várias viagens, e faço muitas.
É muita coincidência antes fazer sempre 5.5 / 5.6 e após alguns meses e já desde há 2 anos estar sempre em 5.1 e 5.2 nas viagens que faço em nacionais.
Originalmente Colocado por KnowledgeUnlockVer Post
Eu também Concordo plenamente com o que aqui foi dito, não tenho nada contra quem mete gasóleo ou gasolina ''simples'' , mas não venham para aqui dizer que é tudo igual quando não é
Ponho sempre diesel Ultimate na BP e ao contrário do que muitos dizem não aumenta a performance coisa nenhuma isso é puro psicológico , mas ao ser aditivado , ainda que não saibamos a quantidade , de certeza absoluta que a limpeza que o ultimate faz é superior ao ''simples'' e ao longo do tempo só faz é bem ao carro.
É como utilizar óleos de marca branca , pingo doce e afins e compararem , por exemplo a um Castrol Edge , a comparação por si só é idiota , até pode nem fazer mal ao carro mas o Castrol Edge de certeza que lhe fará melhor
Eu sempre ouvi dizer que ''Ninguém dá nada a ninguém'' o óleo que ponho no meu carro (Castrol Edge) custa-me cerca de 100€ por 8Litros de óleo , o do pingo doce custa 11€ cada 5 litros , ou seja 22€ por 10 litros , ora só de ver o preço na prateleira , uma pessoa deduz logo que aquilo é mesmo só para o desenrasca
O importante é que desenvolva, mas nem tudo o que é mais caro é melhor.
Eu acredito que o gásóleo aditivado é melhor do que o simples. O poder calorífico da combustão deve ser o mesmo por isso não é por aí que o consumo é mais baixo usando o aditivado. Se isso acontecer deve-se aos tais aditivos terem capacidade de eliminar/desincrustar os resíduos que ficam nos injetores e no motor, este na zona que está sujeita à combustão. Isso deve-se refletir com o tempo e por isso não acredito que se note quando se comece logo a colocar gasóleo aditivado.
Uma coisa curiosa é que do que eujá me apercebi há uns tempos é o fato da GALP ter atualmente gasóleo simples e o EVALOGIC (este o normalmente aditivado que existia neles há muitos anos atrás) tendo o GFORCE (super aditivado) sido eliminado. A BP tem gasóleo normalmente aditivado e o super aditivado (ULTIMATE). Caro para caramba!!
Muito de vez em quando ponho no ELECLRERC o aditivado (L+) ou ponho na GALP o evalogic, à quarta-feira (preço do simples) Ainda assim o aditivado ELECLREC L+ é mais barato do que o GALP simples...não sei se a concentração de aditivos é igual ou não...
Eu concordo com isso do sistema de injecao mas que tambem ao nivel do interior do motor sujeito a combustao tambem os aditivos se revelam importantes...agora o que se paga por eles e que pode nao compensar.
Eu concordo com isso do sistema de injecao mas que tambem ao nivel do interior do motor sujeito a combustao tambem os aditivos se revelam importantes...agora o que se paga por eles e que pode nao compensar.
Importante na combustão no sentido de que os residuos duros que tendem a formar-se em certos pontos no motos tendem a ser "desfeitos" e desagarrados do motor e são evacuados pelo escape. Carvões alojado nas sedes das válvulas e nos segmentos tendem a desaparecer » motor mais limpos. Mas como disse só não sei se compensa o que se paga por eles.
Eu só sei que meto Repsol aditivado ao preço do simples por isso para mim a escolha é óbvia. Se tivesse um 1.9D charuto qualquer nem me chateava mas como pago o mesmo siga aditivado. Dizem que combustível aditivado é uma treta mas depois vão a correr meter Spulung na troca do filtro do gasóleo lol
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