Esse lancia tinha o motor do V8 do 348 com menos cavalos o ferrari fazia 300cv na primeira versao e 320cv na segunda.
Aplidado de ferrari dos pobres assim de repente vejo o fiat coupe e o 406 e numa escala mais alta o NSX considerado o ferrari japones
Agora o NSX da barato nao tem nada, custava quase tanto (salvo erro) do que o 348 na altura e ainda hoje tem precos semelhantes em segunda mao por isso nao se inclui no grupo.
O Fiat Coupe foi lançado pela marca referindo esta k o carro seria "a Ferrari for the people", ou seja, democratizar estilo e performances à italiana. Podemos considerar este como o Ferrari dos pobres "oficial" (tenho um e adoro!!)
Mas se calhar tb gostava de ter este "Ferrari" na garagem:
Motor central-traseiro, atmosferico, rotativo, carro muito ekilibrado, poucas concessões a praticalidade e conforto, bonito (muito para um japonês). "Ferrari dos pobres" da minha eleição
Grande carro, mas se isso for dos pobres mando já vir um para mim...:D
Acho que se entende o que queres dizer com "Ferrari", mas sobretudo não se entende o que queres dizer com "pobres".
Se um Fiat Coupé, um Lancia Thema V8 que citas e os Fiat Dino, Honda NSX, Triumph Tr7, Maserati Biturbo que outros referem, são carros de "pobre"... quer dizer. Também acho que quem compra um Thema ou um 442 não compraria um Ferrari... 4 portas e tal, bagageira...
Mesmo um Uno Turbo, um Swift Gti, ou os 106 GTi/ Ralye, etc., não estavam ao alcante de qualquer um.
"Ferrari de pobre" é um 106 1.0 ou um saxo 1.0, ou um punto 55, cheio de apêndices aerodinâmicos em plásticos (para melhorar a aerodinâmica no arranque do semáforo), escapes barulhentos, música tecno bem alta, vidro aberto e cd pendurado no retrovisor. Ou um Opel Tigra (primeiro modelo) ou Ford Puma, cheios de imagem desportiva e agressiva, mas com travões traseiros de tambor...
Agora a sério. Percebi o que perguntavas.
Um carro de alta perfomance, equivalente a Ferrari, mas mais barato, muito mais.
Não se deve esquecer é que a fama da Ferrari, vem muito do mito criado à volta dela e da figura e teimosia do Enzo Ferrari. Porque há e houve muitos super-carros mais baratos e iguláveis em performances a qualquer Ferrari.
A começar pela Porsche, e os primeiros 911 (com a sua caracteristica tendência em rodar 180º).
O Honda NSX, que ficou conhecido não por "Ferrari dos Pobres" como é dito neste tópico, mas sim por "Ferrari Japonês", muito mais fiável e prático do que qualquer Ferrari alguma vez construído.
Outro Japonês, talvez menos mediático, mas igualmente bombástico´foi o Nissan 300ZX Biturbo, do início dos anos 90. Ou o Toyota Supra.
E há muitos mais.
Simplesmente não acho que quem compre um carro destes seja "pobre", e muito menos que o faça por não ter dinheiro para um Ferrari, mas sim porque procura algo diferente e mais utilizável (há uns anos diria mais fiável).
De resto o que seria da Maserati dos nossos dias se alguém tentasse classificar algum carro de "Ferrari dos Pobres".
Os mais puristas defendem que qualquer Ferrari que não tenha um V12 é um Ferrari "de pobre". Claro que, neste caso, a palavra "pobre" é (mesmo) muito relativa...
Na verdade, a Ferrari já tentou mesmo fazer um "Ferrari dos pobres", para além do Dino (que não era um verdadeiro Ferrari - Dino era mesmo uma marca à parte). Com um V8 de apenas 1991 cc (ideal para o mercado italiano, que, na época, também tinha uma tributação marada em relação à cubicagem do motor), eis o 208 GTB/GTS:
(Novamente, o "pobre" é aqui muito relativo - mesmo usados, estes carros não são assim tao baratos, embora relativamente acessíveis tendo em conta o símbolo que ostentam)
Nota: Pelo traço tipicamente Ferrari, sem quaisquer artifícios, e pela simplicidade, o 208 (tal como os "irmãos" 308 e 328) é um dos modelos da marca que mais me apaixona.
Este era o meu Ferrari, não era bem dos pobres, era mais dos remediados...
Era considerado como baby Ferrari, pelo temperamento explosivo e já agora pela manutenção cara:D:D
O melhor tracção à frente que conduzi até hoje...
Deixou saudades...
Ah e também tinha a assinatura do mestre Pinin...
Ok o Alfa GTV e o 406 também a tinham, já conduzi
todos e o Coupé Fiat é um mundo à parte em termos
de temperamento...
Ferrari dos pobres e PAROLOS são todos os xunings que andam por aí, pelo menos é essa a filosofia: Como não têm €€ para um desportivo, tentam remediar alterando o bolinhas e fazer com que ele ande a 250km/h...[8)]
(Esta vai cair mal :D)
Comentário