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"Audi cria gasóleo sem emissões de CO2"

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    Originalmente Colocado por mike S3 Ver Post
    Boas

    Nem de propósito amanha la vai estar a cidade toda 9 horas a gerador.

    [ATTACH]153121[/ATTACH]

    cumps
    Impressionante.

    E na tua opinião, a que se deve isso? Incompetência das companhias eléctricas? Rede antiga? Dificuldade em gerar eletricidade? Corrupção?

    Comentário


      Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
      Impressionante.

      E na tua opinião, a que se deve isso? Incompetência das companhias eléctricas? Rede antiga? Dificuldade em gerar eletricidade? Corrupção?
      É o chamado "comboio em movimento", pode fazer confusão a quem está de fora mas as coisas estão "organizadas" dessa forma, as faltas de electricidade e agua geram uma economia para suprimir essas faltas, que está na mão de pessoas com poder, para quê mudar o que está a funcionar?

      Imagina que tens empresas distribuidoras com camiões cisterna e o combustível te sai de borla, porque havias de querer que não faltasse a luz?

      Esqueçam estes exemplos, são realidades muito distantes de nós.

      Mesmo que o ocidente reduza o consumo de petróleo, há outro lado do mundo que não está nem ai.

      Cabe-nos fazer a nossa parte e a deles, nós é que temos que eliminar todos os consumos de petróleo que nos forem possíveis.

      Comentário


        Originalmente Colocado por mike S3 Ver Post
        Boas

        Nem de propósito amanha la vai estar a cidade toda 9 horas a gerador.

        [ATTACH]153121[/ATTACH]

        cumps
        Cada um só pensa no seu cantinho.

        Comentário


          Originalmente Colocado por mike S3 Ver Post
          Boas

          O problema nao sao os carros....o problema é que maior parte das cidades vive de geradores a gasóleo , existem varias empresas a trabalharem a gerador 24/24 ...a energia é um bem escasso.

          Os carros nessa equação valem pouco..mas ja agora..sabes que compras um carro a diesel novo..sem fap...(por exemplo).

          Enquanto uma parte do mundo luta contra as emissoes ..a outra polui cada vez mais e mais.




          Cumps
          Exacto. Vejo que conheces um pouco do mundo e que as coisas não funcionam apenas como vemos à nossa volta em todos os quadrantes.

          A solução de carregar carros eléctricos em geradores diesel, seria mesmo brilhante. Melhor ainda seria andar com uma 4x4 eléctrica com gerador diesel atrás...

          Comentário


            Originalmente Colocado por mike S3 Ver Post
            Boas

            Pois eu sei que é dificil de acreditar em 2021 isso acontecer, mas a verdade é que acontece e são varias cidades.

            mesmo aqui em Luanda tens empresas que trabalham 24/24 a gerador pq nao podem ter cortes de energia .

            Todos os condominios tem vários grupos de geradores que todos os dias entram em funcionamento.

            Eu não estou a falar de cor, ate te posso facultar os gastos de combustível do ano de 2020 em 10 condominios em Luanda onde vivem mais de 2000 familias.(nao estou a falar de bairros nem musseques)
            Quanto aos carros, bem isso então...tens todo o tipo de carros a circular diariamente e para ai 50% deles nem catalizador tem ...

            Cumps

            Estou a ver que estás por Angola. Excelente exemplo para exemplificar que um eléctrico aí seria um "desastre". Num país dessa dimensão, como outros, onde seguramente muitos carros até têm maior espaço de depósito para terem mais autonomia e nem dependerem de abastecimentos de combustível, quanto mais electricidade. Depois é só multiplicar pela dimensão do continente e pela explosão demográfica que está e irá ter.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              Realmente pode não ficar barato, mas de produzirem combustível com carbono capturado da atmosfera, em termos práticos o saldo de emissões seria sempre "zero" no uso desses ICE.
              O custo será sempre um fator decisivo.

              O "problema" é que os EV gastam tão pouco por Km que, para automóveis ligeiros, não faz qualquer sentido falar de combustíveis sintéticos ou sequer de hidrogénio.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                Sim, vamos falar do impacto na economia.

                Uma linha de montagem de um EV nem 50% de headcount de uma linha ICE deve ter, entao incluindo R&D ainda menos. E, ainda assim, é um produto mais caro, com menores margens de lucro por componente.
                Resumindo:
                - Pior para o trabalhador, que muitos vao perder posto de trabalho
                - Pior para a empresa, produtos mais caros podem significar menos vendas e menor margem devido a precos já muito altos
                - Menos margem para os fornecedores, tornando o negocio menos apetecivel

                Mais os milhares de milhao em:
                -Infraestrutura de carregamento na via publica
                -Infraestrutura de carregamento particular (nao estao nem de perto prontas para isto)

                Ou entao paga-se a mrd de uma taxa para combustiveis quase 0 emissoes e nao há que investir milhares de milhoes.
                Sim, impactos na economia!
                Acho que o nº de trabalhadores para produzir um carro eléctrico é igual ao nº de trabalhadores para produzir um ICE. Hoje em dia montar um carro ICE é algo "simples" e amplamente dominado por todas as marcas. No departamento de R&D é que a questão será diferente porque criar e desenvolver motores eléctricos é mais fácil que produzir motores de combustão e caixas de velocidades para os mesmos.

                As vendas online e a condução autónoma também criar bastante desemprego mas isso é algo independente de os carros serem eléctricos ou ICE.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  O custo será sempre um fator decisivo.

                  O "problema" é que os EV gastam tão pouco por Km que, para automóveis ligeiros, não faz qualquer sentido falar de combustíveis sintéticos ou sequer de hidrogénio.
                  Então e o que fazes as dezenas de milhões de carros já existentes? Atiras os todos para a lixeira?

                  Um combustível menos poluente para esses mesmos carros seria extremamente importante mas é preciso que esse "milagre" aconteça mesmo...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    O custo será sempre um fator decisivo.

                    O "problema" é que os EV gastam tão pouco por Km que, para automóveis ligeiros, não faz qualquer sentido falar de combustíveis sintéticos ou sequer de hidrogénio.
                    "(...)Elon Musk, o multi-milionário dono da Tesla, tem feito ataques duros ao Hidrogénio e aos veículos Fuel Cell. Mas afinal, por que razão a Tesla tem medo do Hidrogénio?

                    Todos conhecem o fenómeno Tesla. A empresa da Califórnia que nunca tinha feito um automóvel e que, em poucos anos, se tornou na marca de carros elétricos mais conhecida do mundo.

                    A Tesla investiu exclusivamente em carros elétricos, nada de híbridos, semi-híbridos, “plug-in” ou qualquer outra tecnologia. Uma bateria grande, um ou dois motores e o máximo de potência e de autonomia. Essa é a sua receita. E preços altos.

                    Elon Musk, o multi-milionário que comprou a Tesla quando os seus fundadores estavam na bancarrota, aproveitou um momento histórico na indústria automóvel, que se vê a braços com uma transição energética feita à força e deu um passo decisivo.


                    Pouco importa se a Tesla ganha dinheiro ou não em cada carro que vende. A sua cotação na Bolsa bate recordes, mesmo com volumes de produção muito baixos, comparados aos das maiores marcas do planeta.


                    O que irrita Elon Musk?


                    Mas algo começa a preocupar Elon Musk. Esse “algo” é o Hidrogénio, ou mais precisamente os carros movidos a Hidrogénio, os Fuel Cell.

                    A sua primeira reação a esta tecnologia foi de gozo: “que sentido faz pegar na eletricidade de origem renovável, usá-la para fazer a eletrólise da água, obter Hidrogénio, comprimi-lo, fazê-lo reagir com o Oxigénio, para libertar energia elétrica que depois é guardada numa bateria para fazer mover o motor elétrico de um automóvel?”


                    Musk conclui dizendo: “não é mais fácil pegar nessa eletricidade verde e usá-la diretamente num carro elétrico?…”

                    A lógica parece inatacável, mas só observa uma parte do problema. Os benefícios das Fuel Cell começam onde acabam os dos carros elétricos só com bateria.

                    Quem está nas Fuel Cell


                    Num carro elétrico, para se ter uma autonomia razoável num modelo maior, como por exemplo nos grandes SUV, é preciso montar uma bateria maior. O carro fica mais pesado e gasta mais eletricidade, por isso é preciso uma bateria ainda maior e entramos numa espiral.
                    É por isso que, construtores com largos anos de experiência nas Fuel Cell continuam a desenvolver o conceito. Casos da Toyota e da Hyundai, que estão à frente de todas as outras.

                    A Honda também entrou no jogo há algum tempo, tal como a Daimler, a Jaguar Land Rover e muitas outras que reservam a sua investigação aos laboratórios, sem a tornar pública, por enquanto.

                    Perfeito para os camiões


                    É também por isso que os fabricantes de camiões de longo curso estão cada vez mais interessados nas Fuel Cell, pois a relação entre o peso dos depósitos pressurizados de fibra de carbono que armazenam o Hidrogénio e a autonomia conseguida é muito mais favorável do que num sistema elétrico com bateria.

                    Com uma autonomia que está dependente apenas de montar mais um leve depósito de Hidrogénio, nem o reabastecimento é um problema, pois os camiões podem ter alcance suficiente para abastecer sempre no mesmo local.

                    Tenho o privilégio de ter guiado praticamente todos os Fuel Cell que chegaram à estrada nos últimos anos e posso confirmar que o tempo de reabastecimento é tão curto como atestar um depósito de gasóleo. Outra vantagem, face aos tempos de recarga das baterias.

                    O futuro dos Fuel Cell

                    O principal problema dos Fuel Cell ainda é o custo de produção do sistema, mas esse, como em tudo, vai inevitavelmente baixar quando os volumes de produção subirem e entrarem em cena os efeitos de escala. Como está a acontecer com os elétricos.

                    Então porque tem Elon Musk medo do Hidrogénio e dos Fuel Cell, ao ponto de o levar a classificá-los como “mind-bogglingly stupid”? A resposta vem dos especialistas no assunto que trabalham há anos nas Fuel Cell. Sobretudo os da Hyundai e da Toyota.


                    Para fazer um carro elétrico basta ter uma bateria, um motor elétrico e um inversor. Para fazer um carro com Fuel Cell, é preciso muito mais. Muito mais dinheiro e muito mais conhecimento.

                    Fica assim óbvio que Musk tem medo que os Fuel Cell sejam uma ameaça, a médio prazo, para os carros elétricos, sobretudo para os maiores e mais caros, segmentos em que a Tesla se tem movimentado até agora. É uma das razões pelas quais a Tesla tem cada vez mais pressa em entrar nos segmentos de carros mais pequenos e mais baratos.

                    Elétricos e Fuel Cell

                    Mas se está a pensar que o futuro são (exclusivamente) os carros com Fuel Cell, está provavelmente enganado. Dizem os especialistas que trabalham no assunto que o mais certo é que no futuro as duas tecnologias convivam durante algum tempo, o que pode durar décadas.

                    Para os carros mais leves e pequenos, as baterias com pouca autonomia vão ser a resposta certa, sobretudo quando os postos de abastecimento tiverem uma presença mais significativa nas ruas. Mas para carros maiores e para veículos pesados, as Fuel Cell parecem melhores.

                    Conclusão

                    Assim como os motores a gasolina e a gasóleo conviveram durante anos, cada um com os seus méritos – os primeiros bem adaptados a citadinos e os segundos para viagens mais longas – é muito provável que o mesmo aconteça com os elétricos e os Fuel Cell."

                    Crónica – porque a Tesla tem medo do Hidrogénio

                    Comentário


                      Tenho pena é que não exista mais dinheiro metido onde metem a boca, tanta marca automóvel, porque não começam a lançar modelos a gasóleo "nazi", a hidrogénio, a construírem postos de abastecimento de hidrogénio a construir fabricas de gasóleo maravilha, força, está montes de gente à espera.

                      Com a quantidade de carros que as pessoas utilizam é bom que comecem porque vai dar um bocado de trabalho, ponham o dinheiro onde metem a boca.

                      Clientes não faltam, sequiosos de comprar esses produtos, estão a perder a oportunidade da vida deles.

                      O outro maluco também achava que devia fazer carros a baterias e criou um rede de posto de carga, está a construir fabricas de baterias, meteu o dinheiro onde meteu a boca, não é preciso inventar modelo nenhum, é só fazerem o que dizem que devia ser feito.

                      Claro que isto é tudo treta, querem é continuar a vender/conduzir os seus magníficos ICE, a conversa é só para boi dormir, a vontade de fazer diferente é zero.

                      Comentário


                        Basta esse título para perceber o enviezamento de perspetiva. Medo porquê? Quando o próprio artigo reconhece que nas viaturas ligeiras as baterias são a melhor solução?

                        O Hidrogénio pode dar as cambalhotas que quiser, que nunca vai conseguir alterar significativamente uma realidade que resulta de leis da química: um carro a bateria consegue ser 3x mais eficiente. A energia que permite a um carro a bateria andar 100 km, dá para um a hidrogénio fazer 33.

                        Tendo em conta a evolução que as baterias têm mostrado e o potencial de desenvolvimento associado às de estado sólido que estão a chegar, esqueçam o hidrogénio para carros e muito provavelmente para camiões. Barcos e aviões talvez, por impossibilidade de produção de baterias para esse efeito (peso/volume).

                        Mas é melhor que se despachem. Cada passo em frente na tecnologia de baterias retira espaço ao hidrogénio. E não se tem visto nada de especial do lado do FCV apesar dos anos e anos a que por aí anda, e do óbvio interesse para as petrolíferas, que poderiam produzi-lo a partir de combustíveis fósseis. Combustíveis sintéticos? Pior ainda. Ao menos o hidrogénio ainda se pode produzir a partir de excedentes de energias renováveis.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                          Basta esse título para perceber o enviezamento de perspetiva. Medo porquê? Quando o próprio artigo reconhece que nas viaturas ligeiras as baterias são a melhor solução?

                          O Hidrogénio pode dar as cambalhotas que quiser, que nunca vai conseguir alterar significativamente uma realidade que resulta de leis da química: um carro a bateria consegue ser 3x mais eficiente. A energia que permite a um carro a bateria andar 100 km, dá para um a hidrogénio fazer 33.

                          Tendo em conta a evolução que as baterias têm mostrado e o potencial de desenvolvimento associado às de estado sólido que estão a chegar, esqueçam o hidrogénio para carros e muito provavelmente para camiões. Barcos e aviões talvez, por impossibilidade de produção de baterias para esse efeito (peso/volume).

                          Mas é melhor que se despachem. Cada passo em frente na tecnologia de baterias retira espaço ao hidrogénio. E não se tem visto nada de especial do lado do FCV apesar dos anos e anos a que por aí anda, e do óbvio interesse para as petrolíferas, que poderiam produzi-lo a partir de combustíveis fósseis. Combustíveis sintéticos? Pior ainda. Ao menos o hidrogénio ainda se pode produzir a partir de excedentes de energias renováveis.

                          Eu interpreto, salvo erro meu, um "como quem não quer a coisa" por parte da Tesla... O "negócio" da marca é, actualmente, o eléctrico! Mas isso não significa que menospreze o hidrogénio (tem muito para evoluir, para ter mercado e, por essa via, ser rentável...) e muito menos que o não tenha em equação (...) para o futuro, "como quem não quer a coisa" falada... A espionagem industrial é um problema sério...

                          Comentário


                            Seríssimo.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                              Impressionante.

                              E na tua opinião, a que se deve isso? Incompetência das companhias eléctricas? Rede antiga? Dificuldade em gerar eletricidade? Corrupção?

                              Boas

                              Verdade seja dita, as coisas no capitulo da eletricidade estão muito melhores que há 3/4 anos atras(mau era...)

                              Mas estes apagões e ainda continuam a acontecer , hoje ca estamos todos a gerador....

                              Mas tem sido feito um esforço visível na melhoria do fornecimento de energia, novas barragens , modernização da rede de distribuição, parcerias com tecnicos de outros paises etc etc...mas Angola não é so Luanda e para as províncias a situação ainda é muito má.

                              Cumps

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                Acho que o nº de trabalhadores para produzir um carro eléctrico é igual ao nº de trabalhadores para produzir um ICE. Hoje em dia montar um carro ICE é algo "simples" e amplamente dominado por todas as marcas. No departamento de R&D é que a questão será diferente porque criar e desenvolver motores eléctricos é mais fácil que produzir motores de combustão e caixas de velocidades para os mesmos.

                                As vendas online e a condução autónoma também criar bastante desemprego mas isso é algo independente de os carros serem eléctricos ou ICE.
                                No capítulo de condução autónoma tens razão.
                                Sobre linha de montagem não tens. Mesmo numa linha ICE automatizada (tens 1 trabalhador na linha) tens muito mais passos no total. E em low cost countries não tens mta coisa assim automatizada.

                                Enfim, é o que é, agora é aproveitar os próximos anos em alta do ICE e depois logo se vê.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                  Então e o que fazes as dezenas de milhões de carros já existentes? Atiras os todos para a lixeira?
                                  Esses vão continuar a consumir os combustíveis fósseis.

                                  A transição para os EV vai ser gradual e vai demorar décadas.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                    o hidrogénio (tem muito para evoluir, para ter mercado e, por essa via, ser rentável...)
                                    A evolução só pode ser feita até aos limites físicos/termodinâmicos da conversão de energia através de hidrogénio. E esses limites impedem o hidrogénio de alguma vez se aproximar da eficiência energética das baterias.

                                    Infelizmente, por mais que se escreva isto, parece que só as pessoas com background técnico é que entendem o que isto significa.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                      Então e o que fazes as dezenas de milhões de carros já existentes? Atiras os todos para a lixeira?

                                      Um combustível menos poluente para esses mesmos carros seria extremamente importante mas é preciso que esse "milagre" aconteça mesmo...
                                      Mesma coisa com os carros que não usam gasolina sem chumbo, ou sem catalizador. Vão ser progressivamente substituídos.

                                      Uma reduzida minoria vai continuar a andar, claro, mas não como carros diarios, mas como clássicos.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                        Mesma coisa com os carros que não usam gasolina sem chumbo, ou sem catalizador. Vão ser progressivamente substituídos.

                                        Uma reduzida minoria vai continuar a andar, claro, mas não como carros diarios, mas como clássicos.
                                        Claro, mas isso vai demorar décadas a acontecer, daí a importância de um combustível não poluente ou menos poluente, desde que possa ser usado nos carros actuais sem problemas.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                          Claro, mas isso vai demorar décadas a acontecer, daí a importância de um combustível não poluente ou menos poluente, desde que possa ser usado nos carros actuais sem problemas.
                                          Não diria décadas.

                                          Qual é o tempo médio de vida de um carro, desde novo até na sucata? 15, 20 anos?

                                          Claro que se pode começar logo com a proibição de venda de ICEs, medida que só poucos países irão implementar entre 2025 a 2030.

                                          Mas não acho que essa seja a via, mas sim com incentivos fiscais para os VEs e impostos sobre combustíveis. Tornar o VE na opção mais económica não só a partir do 4°, 5° ano, mas a partir do 1° ano.

                                          Entre um Golf TDI ou um ID.3, se ambos estiverem ao mesmo preço, o ID.3 ganha pois é bem mais barato de circular por cada 100km, e a manutenção mais barata.

                                          As baterias estão muito mais baratas desde há 10 anos atrás, e ainda não atingiram de forma alguma o seu limite; já os ICEs há muito que roçam o limite de eficiência energética, não acredito que se consiga fazer ICEs com a mesma potência e a consumienos 50% de combustível.

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