Outra vez o potência vs binário? Já foi explicado 1000x a diferença entre um e outro. Antes de falar em valores absolutos, eu olharia primeiro para as curvas de binário e potência, onde é que o carro em questão tem o seu binário máximo, e se o mesmo surge num pico, ou se é mais linear.
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Qual o vosso referencial de potência?
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Originalmente Colocado por Superfast Ver PostTinha ideia errada. Como disse sao 20 reviews que vi. E o ultimo ensaio que pedi foi o octavia 1.0 vs 1.5 que fica acima dos 4000. Mas eu tinha ideia que era mais perto dos 5000 a diferença. Sendo quase 3000 melhora o cenario mas ainda e muito dinheiro para passar de 115 para 150
E que se no UK nao compensa dar 1000 a 1500 pounds o que dizer em Portugal se for quase 3000 no ibiza/arona ou 4000 no octavia.
Um classe A para se tornar um verdadeiro Mercedes (relativamente ao motor, excluindo a característica de se incendiar sozinho) precisa de 6.500€ em relação à versão Renault... E só ganha 27cv, o 1.0 tsi para 1.5 tsi ganha 35....
A Facelift 180 d 109 5 29.094,10
A Facelift 200 d 136 5 35.644,10
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostSim depende, mas num carro para mim o binário é mais importante que os cavalos, basta ver o Avensis 1.6 do meu pai com 110cv e 145Nm (4800rpm) que não anda nada (a não ser depois das 5000rpm onde não interessa, vais de encontro com o vtec que falas). Já por exemplo um Megane 1.5dci com 110cv e 260Nm é bem espevitado e mais que suficiente.
Mas a falar só de uma coisa, creio que a potência é mais esclarecedora, mesmo sabendo que pode ser "servida" de forma muito diferente.
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostSim depende, mas num carro para mim o binário é mais importante que os cavalos, basta ver o Avensis 1.6 do meu pai com 110cv e 145Nm (4800rpm) que não anda nada (a não ser depois das 5000rpm onde não interessa, vais de encontro com o vtec que falas). Já por exemplo um Megane 1.5dci com 110cv e 260Nm é bem espevitado e mais que suficiente.
Acho que falamos de carros, certo?! Nas motas é diferente, interesse mais os cavalos porque é difícil de colocar binário no chão. Tractores e camiões não interessam para a conversa...
Só para acrescentar a tesla na apresentação do seu novo super-desportivo apenas falou que iria ter 10.000Nm, nem referiu cavalos, sinal dos tempos.
Nao esquecer outro factor que é a sensacao , o motor turbo pode dar a sensação que anda bem mais mas no final ate anda lado a lado com um motor atmosférico e que pareça que nao puxa nada .
O 1.5 dci nunca achei grande coisa em andamento mas tambem o seu proposito nao sao andamentos
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Usualmente um motor turbo tem picos de potência e binário, o que faz com que pareça andar mais rápido. Muitos em traineiras du açu com turbos gigantes ficavam surpreendidos com o andamento de BMWs 20d e outros diesels assim, que são muito mais lineares mas têm uma faixa de binário/potência máxima mais alargada que os TDIs com o seu pico.
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Falar em referencial de potência é tremendamente redutor.
O que interessa é a forma como a mesma é entregue, assim como a relação com o carro onde está montado o motor.
Além disso, convém contextualizar o automóvel e a sua utilização.
Os 110 cv do meu Diesel de todos os dias chegam-me perfeitamente e não ando a pastar.
Se pretender um desportivo do segmento C, 150 cv já não vão chegar.
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostSim depende, mas num carro para mim o binário é mais importante que os cavalos, basta ver o Avensis 1.6 do meu pai com 110cv e 145Nm (4800rpm) que não anda nada (a não ser depois das 5000rpm onde não interessa, vais de encontro com o vtec que falas). Já por exemplo um Megane 1.5dci com 110cv e 260Nm é bem espevitado e mais que suficiente.
Acho que falamos de carros, certo?! Nas motas é diferente, interesse mais os cavalos porque é difícil de colocar binário no chão. Tractores e camiões não interessam para a conversa...
Só para acrescentar a tesla na apresentação do seu novo super-desportivo apenas falou que iria ter 10.000Nm, nem referiu cavalos, sinal dos tempos.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostFalar em referencial de potência é tremendamente redutor.
110 cv para 1300 kg não quer dizer nada, mas se dissermos que tem 235N.m de binário já se pode considerar suficiente.
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Eu nao quis postar as reviews originais porque estao em ingles.
A ideia era mais apurar que actualmente em modelos tipo Ibiza, Megane, Arona e parecidos um 1.0 Turbo é mais do que suficiente para a generalidade dos consumidores.
Ainda mais surpreendido fiquei quando essa diferença é de apenas 1000 ou 1500 pounds (no caso do UK). Como se viu nos posts anteriores e esclarecido pelo BMN essa diferença em Portugal chega quase aos 3000 euros. Nestas condições nem sequer considerariam o 1.5.
A ideia não é discutir se 115 cavalos servem em Todas as situações porque ai era preciso discutir qual a carga, qual o tipo de percurso (subidas fortes) e os pneus (jante 20 ou 16).
A ideia era saber se concordam que hoje em dia as versoes mais populares são agradáveis ou nao.
Se formos analisar no tempo ha 15 anos (2002) um corsa tinha 1.2 75 cavalos. Penso que nao foi ha 15 anos mas ainda me lembro dos Golf 1.4 60 cavalos.
Hoje em dia 115 cavalos passou a ser banal e daqui a 5 anos este tema vai ser diferente quando se adoptar os motores electricos porque os arranques ja nao vai depender tanto do motor térmico mas do conjunto.
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Originalmente Colocado por Superfast Ver PostNunca fui a Portugal mas sim 90% do tempo nao preciso dos 156 cavalos. Mesmo em AE a 140 a subir os alpes vai em 7. Se fosse rebocar algo provavelmente precisava de mais.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostEngrçado que os 205cv que tenho são sempre precisos para me meter na AE, rapidamente e em segurança. E mais tivesse, não me importava.
Mas o que me levou a reflectir nisto é o numero de vezes que vejo referenciado isto:
Seat IBIZA 1.5
"Verdict
4
Price alone means this new 1.5-litre TSI Evo engine misses out on our ‘pick of the range’ accolade. It’s punchy, refined and respectably economical, but the cheaper three-cylinder cars offer almost all the fun for a fraction of the cost. If you’ve got your heart set on a warm (but not quite hot) Ibiza, then you won’t be disappointed, however."
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Não tenho.
Tenho um referencial de viatura como um todo.
O meu primeiro carro foi um Megane II 1.5 dCi. Longe de ser um foguete com os seus 80 cv, mas suficiente para o que queria.
Depois veio o Punto Van 1.3 Mjet. Menos 5 cv, mas menos peso também. Diverti-me imenso e nunca achei insuficiente.
A BMW 320d com 177 cv era de outro campeonato. Mais do que suficiente.
O último foi o A5 Coupé 2.0 TDI. 170 cv um pouco mais preguiçosos que na 320d, também porque um pouco mais pesado, creio.
Neste momento, não tenho carro. O que conduzo com mais regularidade é o Mini Countryman Cooper D da minha mulher. E a C220 CDI do meu sogro.
Todos são carros profundamente diferentes. É uma questão de adaptação, nada mais, e acabamos por nos habituar.
Dito isto, começo a planear o meu próximo carro. E estou a olhar com bastante atenção para algo com quase 400 cv. Depende de muita coisa.
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Isto da potência é uma coisa engraçada, quando se experimenta um carro com mais do que aquela a que se está habituado é muito rápido, mas depois passado uns tempos já parece normal, e com o tempo vem a fase do "mais uns cavalos até nem fazia mal"
Por isso é que ando a ver se convenço a Maria a ir buscar um CLK55 que andam baratinhos por aqui...
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostEu esquecia os cavalos e falavam antes em binário!Originalmente Colocado por DragonH Ver PostSim depende, mas num carro para mim o binário é mais importante que os cavalos, basta ver o Avensis 1.6 do meu pai com 110cv e 145Nm (4800rpm) que não anda nada (a não ser depois das 5000rpm onde não interessa, vais de encontro com o vtec que falas). Já por exemplo um Megane 1.5dci com 110cv e 260Nm é bem espevitado e mais que suficiente.
Acho que falamos de carros, certo?! Nas motas é diferente, interesse mais os cavalos porque é difícil de colocar binário no chão. Tractores e camiões não interessam para a conversa...
Só para acrescentar a tesla na apresentação do seu novo super-desportivo apenas falou que iria ter 10.000Nm, nem referiu cavalos, sinal dos tempos.
Para já, falar apenas nos máximos de potência ou binário é um bocado redutor. Convém ver o gráfico do binário/rpm, ou potência/rpm (sendo que ambos os gráficos são iguais com a diferença de que o último é como se estivesse sobre um eixo diagonal).
Os valores de binário são valores NO MOTOR. O que acelera o carro é o binário nas rodas, e isso depende da desmultiplicação feita, pelo que na realidade o binário nas rodas num dado momento depende da potência (binário x rpm) e não do binário por si só.
A grosso modo, o binário indica quão rotativo o motor é, a potência o quão rápido o carro consegue acelerar (tendo em conta a sua massa e aerodinâmica).Editado pela última vez por rppm; 24 November 2017, 19:51.
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Originalmente Colocado por MiltonSantori Ver PostTêm que ser conduzidos de forma um bocado diferente, no Megane as passagens de caixa entre as 2 e as 3 mil já permitem deslocar-te sem pastelar, no Avensis tens que apurar mais os regimes.
Mas a falar só de uma coisa, creio que a potência é mais esclarecedora, mesmo sabendo que pode ser "servida" de forma muito diferente.
Originalmente Colocado por rppm Ver PostAconselho a leres este tópico a explicar o que é a potência e o binário.
Para já, falar apenas nos máximos de potência ou binário é um bocado redutor. Convém ver o gráfico do binário/rpm, ou potência/rpm (sendo que ambos os gráficos são iguais com a diferença de que o último é como se estivesse sobre um eixo diagonal).
Os valores de binário são valores NO MOTOR. O que acelera o carro é o binário nas rodas, e isso depende da desmultiplicação feita, pelo que na realidade o binário nas rodas num dado momento depende da potência (binário x rpm) e não do binário por si só.
A grosso modo, o binário indica quão rotativo o motor é, a potência o quão rápido o carro consegue acelerar (tendo em conta a sua massa e aerodinâmica).
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Originalmente Colocado por fapoc Ver PostO referencial não é a potência, mas as prestações.
0-100km/h em menos de 10 seg, idealmente próximo dos 8seg. A velocidade máxima não é muito importante, muito raramente passo dos 140 ou 150km/h em AE.
já disse algo semelhantes no passado.
qualquer carro que faça em torno dos 8 seg 0-100 e role com facilidade na casa dos 200 km/h já é um bom carro.
acima disso melhor ainda, abaixo também se usa mas passa a ser apenas um meio de transporte.
na realidade hoje a Vmax não importa porque está tudo cada vez mais controlado
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Originalmente Colocado por eu Ver PostEsse motor é bastante agradável em baixos/médios regimes.
Aliás, numa condução normal, o binário nesses regimes é mais importante que propriamente a potência máxima.
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Depende das necessidades de cada um, num carro de dia a dia cerca de 90cv num segmento B moderno e 110cv num segmento C moderno são suficientes para mim. Claro que quanto mais potência melhor, mas os consumos normalmente também sobem com a potência por isso para carro de dia a dia tento encontrar um equilíbrio entre potência e consumos.
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostClaro que quanto mais potência melhor, mas os consumos normalmente também sobem com a potência por isso para carro de dia a dia tento encontrar um equilíbrio entre potência e consumos.
E há também muita gente que faz poucos quilómetros com o carro mas ainda assim tem uma aversão irracional aos consumos mesmo que ao final da semana/mês/ano até se traduza em pouco dinheiro.
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Um Segmento C com um motor médio (1.5 ou 1.6 Diesel) não compromete e chega para todo o tipo de utilizações, seja com o carro cheio, sozinho a conduzir, a subir a A24 ou antes pelo Alentejo...
O ideal seria um 2L!
Num Segmento D ou E já fica aquém um motor médio e o ideal será um 2L (140/150cv), menos que isso...
Isto falando dos motores Diesel...
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Originalmente Colocado por delta18 Ver PostUm Segmento C com um motor médio (1.5 ou 1.6 Diesel) não compromete e chega para todo o tipo de utilizações, seja com o carro cheio, sozinho a conduzir, a subir a A24 ou antes pelo Alentejo...
O ideal seria um 2L!
Num Segmento D ou E já fica aquém um motor médio e o ideal será um 2L (140/150cv), menos que isso...
Isto falando dos motores Diesel...
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Originalmente Colocado por delta18 Ver PostUm Segmento C com um motor médio (1.5 ou 1.6 Diesel) não compromete e chega para todo o tipo de utilizações, seja com o carro cheio, sozinho a conduzir, a subir a A24 ou antes pelo Alentejo...
O ideal seria um 2L!
Num Segmento D ou E já fica aquém um motor médio e o ideal será um 2L (140/150cv), menos que isso...
Isto falando dos motores Diesel...
Mas aqui entra sempre o problema dos nossos pontos de referência numa determinada altura e daquilo que pretendemos do carro.
O seu humano tem o enorme problema de se habituar depressa a ter mais, e se tivermos 200cv e 500nm debaixo do pé direito num diesel do segmento D/E, vão existir sempre alturas em que sabe a pouco, mesmo que só se consiga utilizar uma pequena parte disso em 97% do tempo.
E quando esses sabem a pouco, os de 110 ou 140cv...
Mas depois existe a outra realidade, onde temos o contraste entre aquilo que realmente precisamos vs o custo adicional daquilo que até só se utiliza em 3% do tempo ao volante, e creio que é daí que nascem as vendas da maioria dos carros com os motores mais pequenos.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostMas depois existe a outra realidade, onde temos o contraste entre aquilo que realmente precisamos vs o custo adicional daquilo que até só se utiliza em 3% do tempo ao volante, e creio que é daí que nascem as vendas da maioria dos carros com os motores mais pequenos.
Há imensa gente que não liga nem percebe nada, ainda hoje perguntei a um amigo se o carro dele tinha 5 cilindros (Volvo V60 D6) e ele não sabia.
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