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Fiat punto 1.2 vs 0.9 twinair

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    #61
    Sim, são ambos classe AA.

    A classe de cilindrada muda aos 1250cc e a de CO2 às 120g/km.

    Punto 0.9 (875cc - 99g/km)
    Punto 1.2 (1242cc - 117g/km)

    Ambos, se forem de 2017 pagam €100,08... o valor mínimo.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
      Sim, são ambos classe AA.

      A classe de cilindrada muda aos 1250cc e a de CO2 às 120g/km.

      Punto 0.9 (875cc - 99g/km)
      Punto 1.2 (1242cc - 117g/km)

      Ambos, se forem de 2017 pagam €100,08... o valor mínimo.
      Quer dizer 2007 ?

      Comentário


        #63
        2017, o ano em que estamos.

        O que for de 2010 por diante paga o mesmo.

        Comentário


          #64
          Eu escolheria sempre, sem qualquer dúvida, o 1.2.

          É verdade que o motor 1.2 não resulta tão bem no Punto como no 500 e no Panda. Contudo, é muito mais refinado do que o Twinair, que se torna chato de usar por ter uma faixa de utilização muito reduzida.

          Além disso, o Twinair gasta bastante mais. A diferença é superior a 1l/100 km.

          É verdade que o Twinair é mais giro de conduzir quando se anda a fundo e também é óbvio que anda muito mais. No entanto, só é melhor nisso. Se é para andar a curtir, que seja na versão de 105 cv, que já resulta muito melhor.

          O motor Twinair de 85 cv deve ser dos poucos onde o downsize não resultou.

          Comentário


            #65
            Volto a dizer, com o Punto 1.2 69cv com a caixa e direcção que tem consegue-se fazer uma condução muito suave e agradável em cidade .

            Comentário


              #66
              Ele que experimente os dois, nem que seja num Panda ou 500, e depois escolha.

              Já conduzi o 0.9 TwinAir de 85cv no Panda, e a versão de 105cv no Punto.

              Já o 1.2 69cv, conduzi no 500 e no Punto.

              Se no 500 é assim assim, comparado com o 0.9... no Punto é mesmo mau... é muito carro para tão poucos póneis e Nm. Até o 1.3 Multijet de 70cv se desenrasca melhor, sobretudo por causa do binário.

              Não percebo porque dizem que o 0.9 tem uma faixa de utilização muito reduzida, pois utiliza-se bem entre as 1800 e as 5500rpm... já o 1.2... com o binário menor a ser atingido "apenas" às 3000rpm... deixem cair a rotação de depois falem em condução agradável e suave.

              O 1.2 pede sempre rotação para não morrer... já o 0.9 não necessita de tanta.

              O problema dos consumos já foi debatido atrás... se subires a rotação e entrares no factor FUN não há milagres...
              Editado pela última vez por Panda4x4; 20 December 2017, 11:53.

              Comentário


                #67
                Se eu me queixo da resposta do 1.4 77cv que tenho cá por casa nem imagino abaixo disto...

                Comentário


                  #68
                  E olha que o 1.4 de 77cv "só" tem 115Nm às 3250rpm. O 0.9 de 85cv tem 145Nm logo às 1900rpm.

                  O 1.2 que "é muito agradável de conduzir" tem uns possantes 102Nm às 3000rpm.

                  Mas dou razão quando se fala que o 1.2 é suave... mesmo muito suave... nada de arranques a encostar as costas ao banco, nem ultrapassagens curtas e rápidas. Tudo se passa com suavidade.


                  O 1.2 deve equivaler-se ao 0.9 em modo ECO... 69cv às 5500rpm e 102Nm às 3000rpm, contra 77,5cv às 5500rpm e 100Nm às 2000rpm... mas a equivalência termina ao desligar este modo... mesmo neste modo o binário surge 1000rpm mais cedo.
                  Editado pela última vez por Panda4x4; 20 December 2017, 15:09.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                    Ele que experimente os dois, nem que seja num Panda ou 500, e depois escolha.

                    Já conduzi o 0.9 TwinAir de 85cv no Panda, e a versão de 105cv no Punto.

                    Já o 1.2 69cv, conduzi no 500 e no Punto.

                    Se no 500 é assim assim, comparado com o 0.9... no Punto é mesmo mau... é muito carro para tão poucos póneis e Nm. Até o 1.3 Multijet de 70cv se desenrasca melhor, sobretudo por causa do binário.

                    Não percebo porque dizem que o 0.9 tem uma faixa de utilização muito reduzida, pois utiliza-se bem entre as 1800 e as 5500rpm... já o 1.2... com o binário menor a ser atingido "apenas" às 3000rpm... deixem cair a rotação de depois falem em condução agradável e suave.

                    O 1.2 pede sempre rotação para não morrer... já o 0.9 não necessita de tanta.

                    O problema dos consumos já foi debatido atrás... se subires a rotação e entrares no factor FUN não há milagres...
                    Também já conduzi todos vários vezes.

                    O 1.2 é, como disse acima, diferente quando está montado no Punto face ao Panda e 500. Parece-me até que o escalonamento da caixa é diferente, daí ser mais lento no Punto.

                    A faixa de utilização do Twinair tem cerca de 3000 rpm, o que ainda é agravado pelo facto de a caixa ser curta, muito curta. Passamos a vida a fazer passagens de caixa, o que não é propriamente agradável.

                    O 1.2 tem um desempenho normal em cidade. Mais agradável que o Twinair, pelos motivos que já enumerei.
                    Em autoestrada é que se mostra mais limitada, o que não impede que um 500 1.2 consiga marcar 180 e fazer viagens na casa dos 150/160 km/h. O Twinair faz isso muito melhor, claro. A custo de consumos muito mais alto, sem qualquer dúvida.

                    Comentário


                      #70
                      Até no Y o 1.2 parece mais lento que no 500. A caixa longa "mata" por completo o motor, mas conseguia consumos muito bons.

                      Dos 2 escolhia o 1.2, mas nada com experimentar.

                      Comentário


                        #71
                        Ter uma faixa de utilização de 3000rpm é curta?

                        Assim de repente, é raro o diesel que conseguirá ter uma faixa de utilização superior a 2000/2500rpm, e mesmo num motor a gasolina, será algo entre as 2000rpm e as 5000rpm o que é correto.

                        O 1.2 não deve safar-se tão bem nesse intervalo... pois o binário já é conseguido tarde, ou seja, tem que andar sempre lá em cima.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Concordo em relação ao 1.2

                          Quanto ao 1.4i 77cv, é a versão GPL de fábrica?
                          Não. É o raro 1.4 fire 77cv a gasolina!

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                            E olha que o 1.4 de 77cv "só" tem 115Nm às 3250rpm. O 0.9 de 85cv tem 145Nm logo às 1900rpm.

                            O 1.2 que "é muito agradável de conduzir" tem uns possantes 102Nm às 3000rpm.

                            Mas dou razão quando se fala que o 1.2 é suave... mesmo muito suave... nada de arranques a encostar as costas ao banco, nem ultrapassagens curtas e rápidas. Tudo se passa com suavidade.


                            O 1.2 deve equivaler-se ao 0.9 em modo ECO... 69cv às 5500rpm e 102Nm às 3000rpm, contra 77,5cv às 5500rpm e 100Nm às 2000rpm... mas a equivalência termina ao desligar este modo... mesmo neste modo o binário surge 1000rpm mais cedo.
                            Eu quando digo suavidade é porque é silencioso e a transmissão e caixa são muito suaves e é fácil fazer arranques sem solavancos e tudo isso.

                            Comentário


                              #74
                              Pessoal no anuncio diz que tem start stop, mas penso ser engano será? Eu acho que não tem pois não vejo o botão de desligar a beira do radio

                              https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8JtZVk.html

                              Comentário


                                #75
                                Certo. Não é SS.

                                Comentário


                                  #76
                                  Sim, é erro, o S&S só está disponível no 0.9 e talvez também no 1.3...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                    Sim, é erro, o S&S só está disponível no 0.9 e talvez também no 1.3...
                                    Também está disponível no 1.2, que a minha madrinha tem um com.
                                    No entanto, esse não parece ter o botão de ligar e desligar o stop and Start... é uma questão de pedir por email ao anunciante que confirme

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                      E olha que o 1.4 de 77cv "só" tem 115Nm às 3250rpm. O 0.9 de 85cv tem 145Nm logo às 1900rpm.

                                      O 1.2 que "é muito agradável de conduzir" tem uns possantes 102Nm às 3000rpm.

                                      Mas dou razão quando se fala que o 1.2 é suave... mesmo muito suave... nada de arranques a encostar as costas ao banco, nem ultrapassagens curtas e rápidas. Tudo se passa com suavidade.


                                      O 1.2 deve equivaler-se ao 0.9 em modo ECO... 69cv às 5500rpm e 102Nm às 3000rpm, contra 77,5cv às 5500rpm e 100Nm às 2000rpm... mas a equivalência termina ao desligar este modo... mesmo neste modo o binário surge 1000rpm mais cedo.
                                      O que surge 1000 rpms mais cedo é o binário máximo. Toda a gente fala de binário e potência no seu valor máximo. Isso está muito longe de dizer tudo.


                                      O motor 1.2 tem desde as +- 1500 até depois das 5000 sempre 90nm para cima. É muito bom ter um mínimo de 90% do binário máximo durante um range tão grande.

                                      O gráfico é de um Ford Ka 1.2 69cv motor Fiat.

                                      Screenshot_2017-12-26-14-13-39.jpg

                                      Comentário


                                        #79
                                        Deixo um gráfico do 0.9

                                        Tenham atenção só aos valores a preto... a azul é uma reprogramação...



                                        Entre as 2000rpm e as 5500rpm tem sempre bastante mais binário que o 1.2

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                          Sim, é erro, o S&S só está disponível no 0.9 e talvez também no 1.3...
                                          Há puntos 1.2 com SS

                                          Comentário


                                            #81
                                            O Punto 1.2 continua com prestação válida em 1a e 2a.
                                            Em 3a e seguintes é que morre muito.
                                            Já o Panda tem 5 verdadeiras.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Era o Punto 1.2 ter 16v e 80cv e tava no ponto

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Era o Punto 1.2 ter 16v e 80cv e tava no ponto
                                                Tive um assim do ano 2000 e andava muito bem

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Ah pois e até no Brava andava bem mas julgo que foi descontinuado devido às emissões e consumos, será?

                                                  Efectivamente ele gastava um pouco mas tinha uma energia

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    Ah pois e até no Brava andava bem mas julgo que foi descontinuado devido às emissões e consumos, será?

                                                    Efectivamente ele gastava um pouco mas tinha uma energia
                                                    Pelas emissões, não pelos consumos.
                                                    Andava sempre a acelerar e ele gastava entre 7 e 8l/100km.
                                                    Foi o meu primeiro carro e por isso eu andava sempre a espremer-lo
                                                    Se fizesse uma condução mais serena, teria consumos razoáveis

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Ah pois e até no Brava andava bem mas julgo que foi descontinuado devido às emissões e consumos, será?

                                                      Efectivamente ele gastava um pouco mas tinha uma energia
                                                      sim a versão 80cv foi descontinuada precisamente por causa das emissões, o 1.2 80cv era mais despachado que muitos 1.4 75cv da época lembro-me de um amigo meu de universidade que tinha um e as vezes ia as compras com ele aquilo andava mesmo bem e era muito rotativo cortava perto das 7000rpm, era económico de facto, mas ele foi castrado precisamente por causa das emissões.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Safety Ver Post
                                                        Pelas emissões, não pelos consumos.
                                                        Andava sempre a acelerar e ele gastava entre 7 e 8l/100km.
                                                        Foi o meu primeiro carro e por isso eu andava sempre a espremer-lo
                                                        Se fizesse uma condução mais serena, teria consumos razoáveis
                                                        Eu o teu não era de 6 velocidades.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                          Eu o teu não era de 6 velocidades.
                                                          Não, era de 5

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

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