Originalmente Colocado por MGomes
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Há que separar 2 mundos:
1- testes demasiado irrealistas e permissões, criando cenários muito pouco possíveis, por consequência, no mundo real, bastante difícil de cumprir os valores dos testes principalmente em consumos. Todos sabemos que 99.9% das marcas não cumprem os consumos e emissões poluentes na vida real.
2- usar dispositivos e programações de electrónico somente para enganar os testes. Neste caso, a única marca até hoje, provada a praticar tais coisas, foi a VW.
Infelizmente todas as marcas basicamente praticam o ponto 1, como nos links que falas mas o ponto 2, até hoje, só a VW.
Quando as vendas afectadas pelo Dieselgate. Acho imensamente redutor achar que o escândalo somente ia afectar as vendas da VW e se não afectou, não se passou nada, passou e afectou uma indústria:
- veio ao de cima que as marcas não cumpriram os limites impostos na vida real e que o Clean Diesel e emissão de CO2 como único poluente a ter em conta, no fundo, é treta e no caso do Clean Diesel, marketing, as pessoas começaram a ver o diesel como poluidor que é é a ter mais consciência desse facto.
- modificações nos testes de emissões, mais exigente para as marcas passarem.
- as marcas entenderem que o Diesel não é bem o futuro e com isto, começou a dar o que já tinha a dar, por isso, começaram a pensar em soluções, eléctricos e híbridos. Vemos o Grupo VW até a deixar o Diesel em gamas mais baixas (Skoda Fabia já não tem versões Diese), Volvo a quer deixar o Diesel etc...
Isto são as principais consequências do Dieselgate, não as vendas da VW, quem pensava que era só isso, não estava a ver o big picture.
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