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[AJUDA URGENTE] Seat Ibiza vs Citroen C3 - 72horas para escolher
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Tendo andado num 208 alugado com esse motor que equipa o C3, aconselho-te a fugir desse motor:
1- É tão lento.... e os consumos não são nada de especial (qualquer motor a gasolina com turbo é muito mais agradável de conduzir);
2- A precisão das caixas manuais do grupo PSA má, principalmente se compararmos com as caixas do grupo VAG (até as dos Renault são mais agradáveis e precisas ao engrenar mudanças);
3- FAP + Cidade = Problemas (isto é transversal a todos os motores diesel que tenham filtro de partículas).Editado pela última vez por Darkslb; 22 January 2018, 21:28.
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Caixas manuais PSA como quem diz, a PSA tem boas caixas não faço ideia é se actualmente isso tambem está patente no C3 mas já estou a ver que não
A do meu Sandero é algo dura e transmissão brusca mas é carro low cost portanto compreende-se.
E obviamente qualquer motor turbo a gasolina é mais agradavel que qualquer HDI ou similar mas em cidade os consumos tendem a ser bem diferentes.
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Originalmente Colocado por Darkslb Ver PostTendo andado num 208 alugado com esse motor que equipa o C3, aconselho-te a fugir desse motor:
1- É tão lento.... e os consumos não são nada de especial (qualquer motor a gasolina com turbo é muito mais agradável de conduzir);
2- A precisão das caixas manuais do grupo PSA má, principalmente se compararmos com as caixas do grupo VAG (até as dos Renault são mais agradáveis e precisas ao engrenar mudanças);
3- FAP + Cidade = Problemas (isto é transversal a todos os motores diesel que tenham filtro de partículas).
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Originalmente Colocado por ArtistaRomeno Ver Postclaro, que sim um motor com 75 cv é uma treta pegada nos dias dias de hoje, só quem nao conduziu um motor turbinado a gasolina destes novos, vindo de um diesel é que pode dizer a baboseira do diesel ser melhor fora no consumo, o gasolina é muito mais silencioso, progressivo tudo melhor
A questão do diesel prende-se sempre com consmos.
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Ia para o C3.
Pela conversa parece pessoal novo. E infelizmente ou não, não há empregos estáveis. Hoje faz 40 km, amanhã pode fazer 5 dali a 3 anos pode fazer 100 kms diários.
Mesmo que gastem o mesmo, o gasóleo continua mais barato.
Agora o ser mais agradável de guiar ou menos...sendo um bocado machista, as mulheres não querem muito saber disso.
O único senão é a FAP, cuidar bem dela.
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Com o gasolina aos preços actuais se andar devagar nos 2 vai gastar mais 30-35 euros por mês, se andar mais depressa a diferença aumenta, o andamento do tsi vai ser melhor mas a maior diferença será em nacional se tiver que ultrapassar, em cidade AE vai dar ao mesmo, por isso se a duvida fosse o motor ia para o C3 e poupava uns euros mensalmente.
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Originalmente Colocado por Icedevice Ver PostEm cidade um diesel gasta facilmente 2,5 l/100 a menos que um a gasolina. Acrescentando a diferença de preços... Esses consumos record que as marcas anunciam para os novos 3 cilindros a gasolina não são assim no mundo real.
Em relação ao topico, não ha possibilidade de um C3 a gasolina ? Assim não haveria problemas com as deslocações em cidade, ficava com o C3 na mesma e ainda poupava uns euros. Isto assumindo que os kms são para se manter a longo prazo.Editado pela última vez por PedroMendes304; 22 January 2018, 23:21.
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Originalmente Colocado por bigturbo Ver Posto adblue é barato e nem perto nem de longe se compara com o antigo sistema com eloys(que é um balurdio a cada cerca de 60k km's) o motor do c3 é bastante bom mesmo em cidade, confortavel e poupado e a manutenção é barata...
No que toca ao dilema diesel/gasolina actualmente,a minha grande duvida prende-se com o facto da maioria dos motores otto serem turbinados tambem. Isto é, sofrerão dos mesmos problemas dos diesel em utilização urbana, já que têm FAP e turbo? ou é um problema exclusivo dos diesel? ainda não encontrei relatos sobre os otto nesse sentido.
Obgd.
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Originalmente Colocado por mpereira Ver Post@bigturbo, tens ideia quando é que os PSA passaram do eloys para o adblue? Tenho andado a sondar o mercado de usados e esta info seria particularmente importante na análise.
No que toca ao dilema diesel/gasolina actualmente,a minha grande duvida prende-se com o facto da maioria dos motores otto serem turbinados tambem. Isto é, sofrerão dos mesmos problemas dos diesel em utilização urbana, já que têm FAP e turbo? ou é um problema exclusivo dos diesel? ainda não encontrei relatos sobre os otto nesse sentido.
Obgd.
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Originalmente Colocado por Homer Ver PostCitroen.
Não estou a perceber qual é a dúvida...
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Primeiro ponto importante, quem vai pagar e quem vai sustentar o dito cujo.
Se for a utilizadora a pagar a gota, que se lixe a opinião dos outros se é a gasolina ou gasóleo, que escolha o que gostar mais/lhe for mais conveniente.
Se for a família a pagar o carro, se calhar o mais barato também tem algum peso, digo eu, isto fora manutenção e impostos, seguros... que também é importante considerar.
Para a utilização citada, a longo prazo acho que o TSI se dará melhor do que o HDI pelos km's e tipo de utilização, e quanto ao resto já praticamente tudo foi dito.
Entre estes 2 eu escolheria o Ibiza, visto que o motor a gasolina é muito mais agradável de utilizar e tem uma potência mais decente, sobretudo se for único carro para todo o tipo de utilização.
Mesmo em termos de retenção de valor, entre um Ibiza TSI e um C3 HDI venha o diabo e escolha. Especialmente se for um FR consegue reter bastante bem o valor, já o C3, deve ser dos carros que mais rapidamente desvaloriza, apesar desta nova geração ser novidade e ainda um pouco incógnita, mas basta olhar para a geração anterior e o irmão 208. Procuraria no caso do C3 a versão de 100cv.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostA duvida é que a namorada, ou a familia dela, vão pagar um carro e estão a ponderar, e muito bem, a opção mais racional...enquanto que ele gosta mais do Ibiza com os seus estonteantes 1.0cc a queimar octanas!
Ele? Mas não foi a rapariga que escolheu o carro e deu o sinal?
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver PostPrimeiro ponto importante, quem vai pagar e quem vai sustentar o dito cujo.
Se for a utilizadora a pagar a gota, que se lixe a opinião dos outros se é a gasolina ou gasóleo, que escolha o que gostar mais/lhe for mais conveniente.
Se for a família a pagar o carro, se calhar o mais barato também tem algum peso, digo eu, isto fora manutenção e impostos, seguros... que também é importante considerar.
Para a utilização citada, a longo prazo acho que o TSI se dará melhor do que o HDI pelos km's e tipo de utilização, e quanto ao resto já praticamente tudo foi dito.
Entre estes 2 eu escolheria o Ibiza, visto que o motor a gasolina é muito mais agradável de utilizar e tem uma potência mais decente, sobretudo se for único carro para todo o tipo de utilização.
Mesmo em termos de retenção de valor, entre um Ibiza TSI e um C3 HDI venha o diabo e escolha. Especialmente se for um FR consegue reter bastante bem o valor, já o C3, deve ser dos carros que mais rapidamente desvaloriza, apesar desta nova geração ser novidade e ainda um pouco incógnita, mas basta olhar para a geração anterior e o irmão 208. Procuraria no caso do C3 a versão de 100cv.
Já agora no meio disto tudo, o Ibiza parece-me muito caro...
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Relativamente a questão do tópico, só te posso anconselhar o TSI em relação ao HDI.
Se é para andar em cidade, e a fazer os kms em questão sem duvida que iria para o TSI.
Venho de um 1.5 DCI e até agora este motor a gasolina tem sido um grande surpresa mesmo. Tanto nos consumos como na performance, no meu caso é o TSI de 115cv, mas experimentei o de 95vc e a diferença não é muita.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostA duvida é que a namorada, ou a familia dela, vão pagar um carro e estão a ponderar, e muito bem, a opção mais racional...enquanto que ele gosta mais do Ibiza com os seus estonteantes 1.0cc a queimar octanas!
Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver PostIa para o C3.
Pela conversa parece pessoal novo. E infelizmente ou não, não há empregos estáveis. Hoje faz 40 km, amanhã pode fazer 5 dali a 3 anos pode fazer 100 kms diários.
Mesmo que gastem o mesmo, o gasóleo continua mais barato.
Agora o ser mais agradável de guiar ou menos...sendo um bocado machista, as mulheres não querem muito saber disso.
O único senão é a FAP, cuidar bem dela.
Continuo a dizer, tal como muitos outros já disseram, que ao mesmo preço eu iria para o que dá menos despesa mensal... E as manutenções não ser assim tão diferentes.
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Vão lá, coloquem mais uns trocos e tragam o hdi de 100 cv!
Já agora, o ibixa está caríssimo ou é impressão minha?
PS - também comprei um zagolina manco com 111 cv para fazer uns 40 km's diários (que estão a ser mais, mas adiante). Se me tivesse aparecido algo equivalente a diesel de potência similar e preço idem... teria comprado o diesel! O que não invalida que o octanas seja mais suave de conduzir, menos ruidoso...
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Originalmente Colocado por PedroMendes304 Ver PostAfirmação desfasada da realidade. A diferença anda à volta de 1L-1,5L e comparando com ottos mais potentes.
Em relação ao topico, não ha possibilidade de um C3 a gasolina ? Assim não haveria problemas com as deslocações em cidade, ficava com o C3 na mesma e ainda poupava uns euros. Isto assumindo que os kms são para se manter a longo prazo.
Há uma moda interessante nesta fase com estes novos motores a gasolina até nas revistas e canais de televisão e youtube, tentando faze-los melhor do que são comparando-os com os diesel em termos de economia. Faz sentido quando se trata de diferenças de preços de 4 ou 5 mil euros. Não quando são ao mesmo preço.
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Originalmente Colocado por Icedevice Ver PostMesmo que fosse apenas isto [que não é simplesmente porque os motores a gasolina são mais sensíveis a mudanças de velocidade nos consumos mas pronto, nem vamos por aí] juntando a diferença de preços no dia a dia a diferença para o diesel nota-se bem no bolso.
Há uma moda interessante nesta fase com estes novos motores a gasolina até nas revistas e canais de televisão e youtube, tentando faze-los melhor do que são comparando-os com os diesel em termos de economia. Faz sentido quando se trata de diferenças de preços de 4 ou 5 mil euros. Não quando são ao mesmo preço.
E de referir que há casos em que a diferença de preço é tipo 2 mil euros, em relativamente pouco tempo esse investimento fica coberto.
Por mim é simples : ou diesel ou GPL que é o que tenho agora. Ainda para mais faço 30 mil por ano portanto
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Originalmente Colocado por Icedevice Ver PostMesmo que fosse apenas isto [que não é simplesmente porque os motores a gasolina são mais sensíveis a mudanças de velocidade nos consumos mas pronto, nem vamos por aí] juntando a diferença de preços no dia a dia a diferença para o diesel nota-se bem no bolso.
Há uma moda interessante nesta fase com estes novos motores a gasolina até nas revistas e canais de televisão e youtube, tentando faze-los melhor do que são comparando-os com os diesel em termos de economia. Faz sentido quando se trata de diferenças de preços de 4 ou 5 mil euros. Não quando são ao mesmo preço.
Faço, em ambiente urbano, 3 percuros de 4kms + 10kms + 4 kms, utilizo regularmente o ar condicionado e 90% do tempo o motor não atinge a temperatura ideal. Em dezembro fiz à volta de 600 kms e o consumo (o pior até agora, provavelmente por causa das temperaturas baixas) foi de 7.7L/100.
Duvido seriamente que um diesel , com estas condicionantes, faça consumos na ordem dos 5L/100.
Mas atenção, é claro que se estivermos a falar do mesmo automóvel e do mesmo preço obviamente que o diesel tem uma vantagem económica enorme. Com isto queria apenas mostrar que a diferença de consumos já não é o que era há 10 ou 20 anos atrás.
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Originalmente Colocado por johndeamon Ver PostNão vejo como é que isso pode ser possivel. um segmento B diesel é das coisas mais faceis de vender no mercado de usados.
Já agora no meio disto tudo, o Ibiza parece-me muito caro...
Há casos e casos, e aí tens por exemplo os Corsa 1.0T que encontras a preços bem abaixo dos TSI e com um bom rombo na desvalorização no espaço de 1 ou 2 anos. A fiabilidade, a imagem e a fama paga-se!
Sobre o C3, vi à uns meses um 1.6HDI de 100cv com 1 ano e 20 mil km a 13 mil e poucos €, tudo bem que era dos últimos, mas achei um preço bem simpático. A estes preços há vários, mesmo até nos 208.
Um Ibiza 1.0 TSI da geração anterior com 1 ano não deverá fugir muito deste valor (a ser simpático).
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Andar a ver preços na net vale zero, porque no dia em que for trocar nenhum deles vai valer o que vocês pensam, porque uma coisa é valor da retoma e depois é o valor da venda e existem muitas variáveis, por isso comprar um carro novo e estar a pensar na desvalorização, das duas uma, ou é para vender passado 3 anos e aí é melhor comprar um usado ou se é para aguentar esqueçam a desvalorização. Por isso a minha escolha continua a recair no C3 porque é muito melhor negócio, por menos de 1000 euros traz um carro a diesel, apesar de não ser tão potente e não ser tão suave, gasta muito menos e sim a diferença no consumo varia muito, por muito que digam que não, numa utilização normal podem ter a certeza que existem uma diferença significativa, só se andaram a pisar ovos no de gasolina.
Cumps
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Originalmente Colocado por PedroMendes304 Ver PostConduzo diariamente um 1.0 125 cvs.
Faço, em ambiente urbano, 3 percuros de 4kms + 10kms + 4 kms, utilizo regularmente o ar condicionado e 90% do tempo o motor não atinge a temperatura ideal. Em dezembro fiz à volta de 600 kms e o consumo (o pior até agora, provavelmente por causa das temperaturas baixas) foi de 7.7L/100.
Duvido seriamente que um diesel , com estas condicionantes, faça consumos na ordem dos 5L/100.
Mas atenção, é claro que se estivermos a falar do mesmo automóvel e do mesmo preço obviamente que o diesel tem uma vantagem económica enorme. Com isto queria apenas mostrar que a diferença de consumos já não é o que era há 10 ou 20 anos atrás.
Ao fim de alguns anos, se precisarmos de mudar a FAP, turbo, injetores, etc. no diesel, basta uma destas coisas, para acabar com a suposta poupança.
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Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver PostIa para o C3.
Pela conversa parece pessoal novo. E infelizmente ou não, não há empregos estáveis. Hoje faz 40 km, amanhã pode fazer 5 dali a 3 anos pode fazer 100 kms diários.
Mesmo que gastem o mesmo, o gasóleo continua mais barato.
Agora o ser mais agradável de guiar ou menos...sendo um bocado machista, as mulheres não querem muito saber disso.
O único senão é a FAP, cuidar bem dela.
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