Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Europeus preferem motores de combustão (e não querem saber de carros autonomos)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Não sei como abastecem em 5 minutos ou menos, metem 10€?
    Atestar o depósito demora menos de 5 min se estivermos em bombas sem ter de esperar e a pagar junto ao bocal com multibanco.

    Mas o que me chateia nem é a falta de autonomia dos eléctricos sendo que alguns deles até já são iguais ás do meu em GPL , o que me chateia é mesmo os tempos de carregamento.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
      Não sei como abastecem em 5 minutos ou menos, metem 10€?
      Meto entre 50 e 70.

      Normalmente onde vou não há filas e o pagamento faz-se numa espécie de portagem.

      Não vejo qual a confusão de abastecer rapidamente.

      Comentário


        #33
        Acho que vocês exageram nesta questão dos carregamentos.
        Experimentem somar quanto tempo perdem por ano a deslocar-se ou a parar de propósito na bomba de gasolina para abastecer o depósito.
        Depois experimentem fazer o exercício para a utilização de um eléctrico, sabendo que podem chegar a casa e ligar o cabo para carregar e ir à vossa vida. Da próxima vez que o forem utilizar o mais provável é estar carregado para mais umas dezenas/centenas de km. Mesmo que precisem de fazer uma viagem de 900 km, quantas vezes vão precisar de carregar, 2, 3? não esquecer que num carro a combustão também já perderam tempo a atestar o depósito para fazer esses quilómetros. Depois ninguém faz 900 km todos os dias, nem os faz sem parar!

        Eu não tenho grandes dúvidas que tudo somado, ao longo do ano perderia menos tempo a carregar um eléctrico em casa do que a ir abastecer à bomba. Salvo as excepções de quem faz centenas de km por dia, ou não tem garagem própria, os restantes podem perfeitamente ter sempre o carro carregado para as voltas do dia-a-dia e ainda sobrar.

        Em todo o caso isto ainda vai dar muitas voltas, as autonomias devem aumentar e o tempo de carregamento diminuir. Provavelmente iremos ter formas de carregamentos por indução onde não será necessário cabos para carregar o carro. O mesmo para os postos de carregamento como hoje os conhecemos, bem como o fim de carregamentos "à borla".

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
          O CB calcula isso?

          Fora isso, continuo a gasolina. Quando nao preciso vou de sapatos [emoji16]
          Há duas hipóteses (falo do caso dos Mercedes) ou não calcula e portanto não considera que de 30 em 30 mil km o carro fez por exemplo metade com combustão, ou considera que o facto de um plug-in híbrido andar muitas vezes no liga/desliga sem chegar a aquecer seja razão para trocas de óleo ao fim de 15mil km de uso a combustão.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
            Acho que vocês exageram nesta questão dos carregamentos.
            Experimentem somar quanto tempo perdem por ano a deslocar-se ou a parar de propósito na bomba de gasolina para abastecer o depósito.
            Depois experimentem fazer o exercício para a utilização de um eléctrico, sabendo que podem chegar a casa e ligar o cabo para carregar e ir à vossa vida. Da próxima vez que o forem utilizar o mais provável é estar carregado para mais umas dezenas/centenas de km. Mesmo que precisem de fazer uma viagem de 900 km, quantas vezes vão precisar de carregar, 2, 3? não esquecer que num carro a combustão também já perderam tempo a atestar o depósito para fazer esses quilómetros. Depois ninguém faz 900 km todos os dias, nem os faz sem parar!

            Eu não tenho grandes dúvidas que tudo somado, ao longo do ano perderia menos tempo a carregar um eléctrico em casa do que a ir abastecer à bomba. Salvo as excepções de quem faz centenas de km por dia, ou não tem garagem própria, os restantes podem perfeitamente ter sempre o carro carregado para as voltas do dia-a-dia e ainda sobrar.

            Em todo o caso isto ainda vai dar muitas voltas, as autonomias devem aumentar e o tempo de carregamento diminuir. Provavelmente iremos ter formas de carregamentos por indução onde não será necessário cabos para carregar o carro. O mesmo para os postos de carregamento como hoje os conhecemos, bem como o fim de carregamentos "à borla".
            Como dizes, para quem não tem garagem própria, e está o caldo entornado.

            Mas se considerarmos um carro apenas para fazer cidade e tendo garagem e está o problema tratado. Agora para pessoas como eu que adoram passear aos fins de semana ( largas centenas de KM ) é impensável com um eléctrico, dados os poucos postos de abastecimento rápido.

            Há 25 anos tambem havia pouquissimos postos GPL.

            Actualmente há muitos.

            Daqui a 20 anos vamos ter bem mais pontos de carregamentos em que em menos de 1h está o carro carregado. O ideal seria por exemplo postos próximos de restaurantes e pontos turísticos

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
              Meto entre 50 e 70.

              Normalmente onde vou não há filas e o pagamento faz-se numa espécie de portagem.

              Não vejo qual a confusão de abastecer rapidamente.
              Também não, 50/55€ atesto em 2min máximo, mas pronto.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                Eu não tenho grandes dúvidas que tudo somado, ao longo do ano perderia menos tempo a carregar um eléctrico em casa do que a ir abastecer à bomba. Salvo as excepções de quem faz centenas de km por dia, ou não tem garagem própria, os restantes podem perfeitamente ter sempre o carro carregado para as voltas do dia-a-dia e ainda sobrar.
                o eis da questão é mesmo a chamadas excepções que tu referes é a esmagadora maioria onde toda gente tem carro na rua sem garagem (eu incluído), e ainda por cima não possuo só um carro, mas vários, como muita gente, logo as coisas não são assim tão lineares na situação ter o carro carregado e faz tudo muitos km's diariamente...

                não havendo ainda condições e pelo que vejo nem tão depressa, carros eléctricos está fora de questão, dai eu ter dito a autonomia continua a ser um ponto crucial, enquanto não houver autonomia para grandes distancias sem ter de efectuar paragens de meia hora, só para dar autonomia para mais alguns km's, e tenho de voltar á tomada...

                é claro com a evolução o tempo de recarga rápida pode vir a ser executado no mesmo tempo que se enche um deposito de combustível, e as autonomias tornarem-se maiores que o que já são hoje em dia, viabilizado quem percorre longas distancias diariamente, até lá só para alguns nas voltinhas e com tempo para tal...

                Comentário


                  #38
                  Estamos numa "fase de transição". Ainda nem os motores de combustão estão "mortos e enterrados", nem os elétricos e quejandos têm condições para ser uma verdadeira alternativa.

                  Calculo que daqui a mais uma ou duas décadas, se tanto, o paradigma se altere por completo, mas será sempre gradual e geracional. Vou contar-vos um caso que ilustra bem a mudança:

                  Tinha uns vizinhos (já falecidos) de quem gostava muito. Nunca foram à escola, nem aprenderam a ler ou a escrever e o seu meio de transporte era uma carroça (em miúdo andei ainda muitas vezes nela).
                  Os filhos (hoje já entradotes) tiveram a possibilidade de ir à escola e depois de sair de casa acabaram por adaptar-se ao modelo vigente e todos andam de carro (diesel, gasolina...) e há muito que esqueceram a carroça.
                  Recentemente, um neto desses velhotes (bem mais novo que eu) apareceu lá na terra, todo feliz da vida (trabalha numa empresa do lado de lá da fronteira na área da eletricidade), é eng.º eletrotécnico e vinha montado num Leaf com semanas.

                  Tudo isto é real e ocorreu em cerca de 40 anos, ou seja, duas gerações.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    Há não muitos anos atrás, num inquérito semelhante, as respostas da maioria da população é que os cavalos nunca seriam substituídos por motores/carros de combustão...

                    São muito poucos os que têm capacidade de ver além do seu próprio "mundo".
                    Vais comprar algum eléctrico?

                    Comentário


                      #40
                      Gosto muito do som de um belo gasolinas, mas é um facto que quando os eléctricos se tornarem fáceis de carregar em pouco tempo, optarei por um. Carros autónomos nunca, enquanto eu for vivo e for permitido hei-de conduzir sempre o meu carro.

                      Comentário


                        #41
                        Li algures um artigo (salvo erro foi na Futurism") que a China, para alem de já terem uma autoestrada com uma via dedicada a carregamento por indução dos veículos eléctricos compatíveis, estão a desenvolver (sim... a China a desenvolver!) um sistema de troca rápida de baterias... ou seja, muito semelhante ao que a Renault/Nissan pensou há uns anos atrás (espera afinal estão a copiar..)! O carro entra no "posto de combustível/carregamento" e em menos de 5min troca a bateria descarregada por uma carregada.
                        Para quem não sabe, na China/certas cidades grandes, os eléctricos já são uma realidade... até porque aquilo lá funciona por emissão de licenças/matrículas anuais... e os governos regionais de certas cidades já não estão a emitir essas ditas licenças/matrículas para carros a combustão, não só pelas questões de poluição, mas para impulsionar a industria local.. que começou a produzir carros 100% eléctricos!
                        Eles têm uma grande facilidade de saltar certos passos tecnológicos... e enquanto nos andamos por cá a brincar aos eléctricos, e viajar na maionese de onde se carrega, como se carrega, o que vamos fazer... e não fazemos nada ou quase nada, eles daqui a uns aninhos vão estar a inundar o mercado Europeu com carros eléctricos e com as suas soluções! E mais uma vez a nossa economia a cair e a deles a crescer...
                        Tal e qual como no século passado, passamos de andar a pé/bicicleta ou de carroças para se andar nos primeiros carros a combustão, estamos actualmente a viver uma nova revolução.. não a nível de como passámos a andar, mas sim no forma de energia que nos faz deslocar... e sim como é normal os veículos a combustão irão predominar nas estradas durante bem mais de uma década, mas os eléctricos começaram a ganhar o seu terreno e com o desenvolvimento de baterias e carregamentos irão dominar, tal como os a combustão dominaram no século passado!

                        Comentário


                          #42
                          Eu espero muito sinceramente cons€guir dar o salto dos diesel para os 100% eléctrico, acredito que os meios termos vai servir só para gastar dinheiro.
                          Já conduzi eléctricos e já fim alguns (poucos) quilómetros num smart eléctrico e estou rendido. Silencio, agilidade e como faço poucos km por dia serve perfeitamente.
                          P.S posso por a carregar no trabalho

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Noobalhao Ver Post
                            Eu espero muito sinceramente cons€guir dar o salto dos diesel para os 100% eléctrico, acredito que os meios termos vai servir só para gastar dinheiro.
                            Já conduzi eléctricos e já fim alguns (poucos) quilómetros num smart eléctrico e estou rendido. Silencio, agilidade e como faço poucos km por dia serve perfeitamente.
                            P.S posso por a carregar no trabalho
                            Do motor, porque convenhamos que +140Kg sobre os 975Kg originais não acrescentam agilidade nenhuma

                            Comentário


                              #44
                              Aqui deste lado a opinião é a mesma.

                              Apresentem-me um eléctrico que faça 600/700 kms de autonomia e que demore tanto tempo como eu demoro a atestar um carro a gasolina/gasóleo e terão aqui um futuro comprador.

                              Já para não falar que as cidades não estão preparadas nem de perto nem de longe para uma massificação de eléctricos. Havia de ser lindo os grandes centros urbanos com prédio de mais de 10 andares tudo à carga à noite.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                Do motor, porque convenhamos que +140Kg sobre os 975Kg originais não acrescentam agilidade nenhuma
                                Com agilidade, quero dizer que nao empato o transito, que o semáforo fica ver e rapidamente começo a andar, etc.
                                Não que o carro seja bom para track day

                                Comentário


                                  #46
                                  E se houver alternativa ao carregamento?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Noobalhao Ver Post
                                    Com agilidade, quero dizer que nao empato o transito, que o semáforo fica ver e rapidamente começo a andar, etc.
                                    Não que o carro seja bom para track day
                                    Ah ok, não sabia que menos peso era aplicável a track days....a próxima vez que tiveres um tangente a um semáforo, peão ou qualquer outra coisa, lembra-te que +140Kg podem fazer a diferença, até fora de pista

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                      Acho que vocês exageram nesta questão dos carregamentos.
                                      Experimentem somar quanto tempo perdem por ano a deslocar-se ou a parar de propósito na bomba de gasolina para abastecer o depósito.
                                      Depois experimentem fazer o exercício para a utilização de um eléctrico, sabendo que podem chegar a casa e ligar o cabo para carregar...
                                      Qual é a percentagem de proprietários de automóveis que tem uma garagem?
                                      E nas muitas situações em que existem 2 carros em casa, alguém se vai levantar a meio da noite para ir mudar os carros de lugar para carregar o segundo?

                                      Há ainda um caminho a percorrer, seja pelas infra-estruturas ou por um carregamento extremamente rápido de baterias.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Drive4Fun Ver Post
                                        E se houver alternativa ao carregamento?

                                        O carro muda de baterias quando o condutor pretende. Mas fisicamente o condutor não tem que fazer nada, a não ser escolher essa opção certo?

                                        Em todo o caso, quando as baterias estiverem todas descarregadas, haverá sempre uma altura que teremos que as carregar todas e isso demorará mais tempo.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Vi isto hoje e lembrei-me deste tópico

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X