Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Por que é que Portugal se apaixonou pelo Seat Ibiza?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Tipo isto?:





    Saudades da Eurosport dos anos 90 / inicios 2000

    Horas e horas de tractor pulling, formula offroad e trial...

    Comentário


      #92
      Ora, porque era um carro apetecivel. Eu tive um GT Tdi sport de 1999, tinha vidros elétricos, airbags, ar condicionado, bancos desportivos, jantes 16", pneus baixo perfil, tinha embaladeiras, farois de nevoeiro, pintura metalizada, tecto de abrir elétrico... etc etc e gastava 5/6l aos 100km... de 1999, o que havia que se comparasse a isto?! As gerações seguintes já não conseguiram destaque como confortáveis e bonitos, o 6L foi o famoso TDI 130 e o "açu" que lhe deram tanta fama, após isso... nada, ninguém quer um ibiza porque não tem nada de apetecivel. Mesmo assim, os preços usados de um ibiza tdi130 ou de um leon tdi150 são os mesmos de à 8 anos atrás e com tendencia a subir.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
        Saudades da Eurosport dos anos 90 / inicios 2000

        Horas e horas de tractor pulling, formula offroad e trial...
        Podes crer! E o hillclimbing de carros na Islândia e de motos noutros lugares, que moca que aquilo era! Agora é só ténis no Verão e ski no Inverno...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

          Muita gente gosta mais da estética que do motor.
          Claramente, e é bom que haja essa opção para quem não quer saber de perfomance. Exemplos disso são os BMW 14d, A140 etc.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Podes crer! E o hillclimbing de carros na Islândia e de motos noutros lugares, que moca que aquilo era! Agora é só ténis no Verão e ski no Inverno...
            o TDF.
            No entanto o canal que passa mais ese género é o D. Channel.

            BTW, qual o número de CO2 desse tratores

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por JoaoPereiraa Ver Post
              Claramente, e é bom que haja essa opção para quem não quer saber de perfomance. Exemplos disso são os BMW 14d, A140 etc.
              Sim exactamente.

              E o ponto onde queria chegar é que não foi só os motores diesel mas sim todo o conjunto mesmo que com motores gasolina base durante vários anos a serem dos piores do segmento ( embora fiáveis diga-se de passagem ).

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                200cv... estás a brincar, com turbo e apenas repro passavam esses valores, isso era no inicio em que o pessoal ainda andava as apalpadelas, atualmente a roda está inventada no que diz respeito a mexer nestes motores.

                Para chegar aos 400cv é que já ti tinha que levar o que indiquei, Turbo, injetores, cams, linha, ic e uma repro, e com internos de origem (existe um video de uma famosa casa a mostrar especificamente isso)
                Ainda existem agums 6L em PT com essa potência, normalmente para arranques.

                Ainda me lembro quando a moda era os CUP, depois 6L e agora é mais Mercedes Classe A AMG 1.5DCI com repro para os 110cv

                Estes blocos apenas com turbo e repro já faziam uma potência jeitosa, a associar ou baixo peso e efeito kick conhecido era o fim do mundo.
                Nao estou a brincar, eu proprio ja os reprogramei. Nao e assim com duas tretas, podes meter o turbo de um navio que chega a um ponto em que o ar simplesmente nao entra nos cilindros porque as valvulas nao tem passagem suficiente.

                Por isso e que ja de origem podes ter a certeza que um Cupra ja vem com arvores de cames bem mais agressivas do que um PD130. E tudo uma questao de ar e sem ele nao vais queimar mais combustivel, so vais fazer mesmo mais fumo. Alias ate no motor stock ves isto facilmente, e precisamente pela restricao na cabeca do motor que tens montes de binario ate as 2500 ou pouco mais e depois e sempre a cair, a pressao gerada pelo turbo e a mesma ate as 4000 mas nao entra mais ar.

                Havia e continua a haver e muitos bancos de ensaio mentirosos, a ler uma pressao atmosferica baixissima para fazer uma correccao de umas dezenas de cavalos no final por exemplo, os truques sao todos conhecidos. Num banco de ensaio bem calibrado vi um PD130 a passar dos 200cv, e com muito dinheiro gasto nele (houve muita gente nessa tarde a sair de la desiludida, inclusive o dono de um Civic VTI que tambem com bastante material colorido e cromado em cima so conseguiu os 160 que era suposto ter de origem ). Ha muitos a debitar mais, eu sei que sim, mas quem os tem nem admite o que ja gastou neles para nao parecer mal, para alem de que isto de turbos grandes e muito engracado mas a partir de um ponto tens um Diesel que so atinge binario maximo as 4000 para ter essas potencias.
                Editado pela última vez por SRLA; 26 February 2018, 21:32.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                  Nao estou a brincar, eu proprio ja os reprogramei. Nao e assim com duas tretas, podes meter o turbo de um navio que chega a um ponto em que o ar simplesmente nao entra nos cilindros porque as valvulas nao tem passagem suficiente.

                  Por isso e que ja de origem podes ter a certeza que um Cupra ja vem com arvores de cames bem mais agressivas do que um PD130. E tudo uma questao de ar e sem ele nao vais queimar mais combustivel, so vais fazer mesmo mais fumo. Alias ate no motor stock ves isto facilmente, e precisamente pela restricao na cabeca do motor que tens montes de binario ate as 2500 ou pouco mais e depois e sempre a cair, a pressao gerada pelo turbo e a mesma ate as 4000 mas nao entra mais ar.

                  Havia e continua a haver e muitos bancos de ensaio mentirosos, a ler uma pressao atmosferica baixissima para fazer uma correccao de umas dezenas de cavalos no final por exemplo, os truques sao todos conhecidos. Num banco de ensaio bem calibrado vi um PD130 a passar dos 200cv, e com muito dinheiro gasto nele. Ha muitos a debitar mais, eu sei que sim, mas quem os tem nem admite o que ja gastou neles para nao parecer mal, para alem de que isto de turbos grandes e muito engracado mas a partir de um ponto tens um Diesel que so atinge binario maximo as 4000 para ter essas potencias.
                  Em maha se tiver em condiçôes mede sempre bem, mas o facto é que existem xipadores e xipadores e existem bancos e bancos, neste momento quem quer obter 200cv fiaveis no. 1.9 tdi sabe com quem tem de falar e onde ir, não é preciso um turbo de uma camião para ae se conseguir 200cv nem tão pouco gastar rios de dinheiro, isso era no tempo do falecido polini. Basta uma repro em condiçoes e metes mais 40cv em cima, e sem mexer nada do motor, zero!! Vais ao tol á secção das reprogramaçoes e facilmente vez lá esse tdis, xipados pela MB, vilauto, pits,etc já pessoal cm bastante conhecimento sobre o assunto e com mapas bem bonitos

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    O AX era segmento A.

                    O Ibiza era segmento B.

                    Segmento A para " concorrer " com o AX era o Seat Marbella.
                    Viva, permite-me discordar, o AX também era segmento B até porque o seu sucessor o Saxo e depois o C3 sao segmentos B.
                    Agora que o Ibiza era maior isso é verdade, até foi possivelmente dos primeiros a crescer, hoje em dia um Polo tem o tamanho de um Golf III

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                      Basta uma repro em condiçoes e metes mais 40cv em cima, e sem mexer nada do motor, zero!!
                      Nada contra, mas de 130+40 para 200 ainda vai mais um bocadinho. E esses 30 sao muito mais dificeis do que os primeiros 40, ate podes ver o binario ali nas 2000 a subir e subir e parece que nem tem fim mas as 4000 sobe um bocadinho. Se estiveres a ler o sinal MAF ao mesmo tempo que fazes o teste consegues ver claramente que a pressao do turbo mantem-se la em cima mas a partir ali das 3000rpm a massa de ar cai com uma curva quase exactamente igual a de binario.

                      A dificuldade numa repro e manteres o motor "civilizado", a curva de binario "limpa" e nao so a fundo mas a cargas parciais tambem. Fazer potencia maxima nao tem assim assim grande ciencia, e injectar o maximo possivel (e isto e limitado pelo sistema de injeccao) e pressao de turbo com forca para teres ar para queimar. A fazer isto rapidamente chegas as limitacoes fisicas do motor.

                      Se me falares num dos ultimos de 150 ja e mais realista, e claro com os 2.0 modernos que ja andam nos 180 stock 200 nao e nada. Mas todos estes, como referi, tem mais diferencas do que apenas software e turbo.

                      Para quem gostar de ler sobre essas coisas, acontece que o ar comeca a ter um comportamente muito diferente quando e obrigado a atingir velocidades sonicas ou supersonicas. E e isto que acontece quando tentas passar uma grande quantidade de ar em pouco tempo por uma area de passagem pequena, como nas valvulas de admissao de um motor. Por isso e que motores com mais performance tem valvulas maiores ou com mais abertura, a maior area de passagem permite baixar a velocidade do ar para o mesmo caudal, ou ter mais caudal para uma dada velocidade de passagem.
                      Editado pela última vez por SRLA; 26 February 2018, 22:37.

                      Comentário


                        Mesmo a calhar para este tema TDI, vi à umas horas este artigo

                        https://www.razaoautomovel.com/2018/...udi-r8-v12-tdi

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                          Mesmo a calhar para este tema TDI, vi à umas horas este artigo

                          https://www.razaoautomovel.com/2018/...udi-r8-v12-tdi

                          Tenho a certeza de que se esse R8 tivesse saído, era bem provável que fosse o R8 mais bem sucedido aqui...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                            Ora bem, todos sabeis que desde alguns tempos para cá é possível ver em abundância o espécime Ibiza da família Seat espalhando enormes quantidades de fumo negro pelas nossas estradas.

                            A questão é a seguinte: porquê o Seat Ibiza?


                            De forma séria, qual é que acreditam ser a razão de Portugal ter aderido a um carro assim?
                            Mas onde estão as provas que se apaixonou? Está ou esteve alguma vez no número um de vendas? Não creio.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                              6L 1.9tdi 130cv caixa longa. Mamou muito carrão por essa estrada fora, isto com pouco investimento, turbo, injetores e repro então sò de M5 para cima e dependia do ano do M5. Com poucos custos tinhas uma autentica fisga.

                              A mamar R8 desde 2009:

                              https://www.youtube.com/watch?v=3v31FQWt_tA

                              M5

                              https://www.youtube.com/watch?v=b2qJmgAOwpQ

                              A fama veio daqui, atualmente não sei qual é a moda entre os street racers, já não estou muito ligado á picaria.
                              O Polini era muito famoso na altura e sei que vergou uns quantos carros. Até pode ter vergado alguns M3 e M5 que eu continuaria a preferir estes dois últimos a "uma" Ibiza com 1000cv.

                              O dinheiro que ele enterrou no Ibiza se ele investisse num carro realmente decente a meu ver era dinheiro muito mais bem empregue. Mas pronto, era o gosto do homem e há que respeitar.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                O Polini era muito famoso na altura e sei que vergou uns quantos carros. Até pode ter vergado alguns M3 e M5 que eu continuaria a preferir estes dois últimos a "uma" Ibiza com 1000cv.

                                O dinheiro que ele enterrou no Ibiza se ele investisse num carro realmente decente a meu ver era dinheiro muito mais bem empregue. Mas pronto, era o gosto do homem e há que respeitar.
                                e no fim foi um m3 que o "vergou"

                                Comentário


                                  Ouvi dizer que ele morreu num e até ia devagar...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                    Mas onde estão as provas que se apaixonou? Está ou esteve alguma vez no número um de vendas? Não creio.
                                    Não interpretaste da maneira correta a informação do 1º post...
                                    Sou-te sincero: 1º era para pôr no título algo do género: ("Porque é que os Xuneiros em Portugal gostam tanto do Ibiza?");
                                    Mas creio que isso poderia ferir os sentimentos de alguns pelo que decidi trocar pelo título atual.
                                    Penso ter-me expressado bem no 1º post... prova disso é que grande parte da malta compreendeu...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                      Ouvi dizer que ele morreu num e até ia devagar...
                                      Verdade... O pioneiro dos ibiza 6l armado até aos dentes. Os tempos agora sao outros.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                        6L 1.9tdi 130cv caixa longa. Mamou muito carrão por essa estrada fora, isto com pouco investimento, turbo, injetores e repro então sò de M5 para cima e dependia do ano do M5. Com poucos custos tinhas uma autentica fisga.

                                        A mamar R8 desde 2009:

                                        https://www.youtube.com/watch?v=3v31FQWt_tA

                                        M5

                                        https://www.youtube.com/watch?v=b2qJmgAOwpQ

                                        A fama veio daqui, atualmente não sei qual é a moda entre os street racers, já não estou muito ligado á picaria.
                                        Pois.. Também não entendi este post.
                                        Vi os vídeos e no primeiro o Ibiza perde com um M3 e46. No segundo perde com um M5 e39.

                                        Ganhou a quem? Outros Ibizas e Civics??

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                                          Não interpretaste da maneira correta a informação do 1º post...
                                          Sou-te sincero: 1º era para pôr no título algo do género: ("Porque é que os Xuneiros em Portugal gostam tanto do Ibiza?");
                                          Mas creio que isso poderia ferir os sentimentos de alguns pelo que decidi trocar pelo título atual.
                                          Penso ter-me expressado bem no 1º post... prova disso é que grande parte da malta compreendeu...
                                          Eu percebi perfeitamente o que querias dizer. Mas está errado.
                                          Portugal não se apaixonou pelo Ibiza, um pequeno segmento de clientes é que se apaixonou por algumas versões de um modelo.
                                          E nem foram os xuneiros, porque desde o final dos anos 90 que o segmento jovem, na altura com capacidade económica, percebeu que tinha ali o exemplo do que podia ser o veículo que queriam/podiam tendo em conta a realidade do nosso país.
                                          Nas duas gerações do Ibiza com o 1.9, qualquer dos conhecidos quer no liceu quer na universidade pelo menos equacionavam ter um, porque andava bem e gastava pouco.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X