Anúncio

Collapse
No announcement yet.

fiata punto 1.2 - 69cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Eu acho que ficam. Sintéticos ou não, têm de lidar com milhares de arranques. Ciclos de funcionamento a frio, etc.

    Aliás, isto é uma não discussão. Basta olhar com atenção o manual da Fiat por exemplo que tem um apêndice chamado "utilização severa do veículo" onde diz que o ciclo de manutenção deve ser antecipado.
    E considera utilização severa o uso citadino e deslocações curtas
    Só que para efeitos de garantia basta respeitar a manutenção normal e é isso que o pessoal quer. Mas acham que os carros de aluguer não tiveram utilização severa?







    https://i.imgur.com/OrEd9qb.png



    De acordo com o que está aí, um carro que faça deslocações curtas tem de mudar todos os anos e aos 10mil. Como qualquer carro velho!
    Isto é o manual do Panda. o Punto será idêntico
    Editado pela última vez por tiagoadcosta; 03 April 2018, 15:58.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
      O Post do ExCon serve para te convencer?
      É mesmo assim! O carro não vai dar problemas ao primeiro comprador com estes planos de manutenção. Mas a durabilidade a longo prazo está a ser afectada, não há dúvidas.
      Lamento mas não serve, com todo o respeito pelo user, é que prefiro acreditar no que a marca prescreve, do que em justificações que terão pouca base de sustentação, a não ser o diz que disse.

      Mas é apenas a minha ideia e opinião.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
        Lamento mas não serve, com todo o respeito pelo user, é que prefiro acreditar no que a marca prescreve, do que em justificações que terão pouca base de sustentação, a não ser o diz que disse.

        Mas é apenas a minha ideia e opinião.
        Ok então lê o excerto do manual que eu postei acima

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
          Ok então lê o excerto do manual que eu postei acima
          No manual acredito, pois é a marca a dizer, agora na justificação de que é por causa das frotas... já é conversa de café.

          Obrigado pela publicação das páginas do manual. Já agora é referente a que Fiat?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
            No manual acredito, pois é a marca a dizer, agora na justificação de que é por causa das frotas... já é conversa de café.

            Obrigado pela publicação das páginas do manual. Já agora é referente a que Fiat?

            Pode até ser em parte um mito urbano, mas lembro-me de ter visto uma apresentação de um carro, já nem me lembro bem qual, em que o responsável de marketing referia precisamente o alargamento dos espaços entre revisões como uma das "armas" para atacar o mercado frotista....como não sou profissional deste mercado, vale o que vale....

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
              No manual acredito, pois é a marca a dizer, agora na justificação de que é por causa das frotas... já é conversa de café.

              Obrigado pela publicação das páginas do manual. Já agora é referente a que Fiat?
              Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
              Pode até ser em parte um mito urbano, mas lembro-me de ter visto uma apresentação de um carro, já nem me lembro bem qual, em que o responsável de marketing referia precisamente o alargamento dos espaços entre revisões como uma das "armas" para atacar o mercado frotista....como não sou profissional deste mercado, vale o que vale....
              Do que não há dúvidas é que as marcas projectam os carros para satisfazer as necessidades do primeiro dono. E na grande maioria dos carros, e especialmente neste segmento, o dono vai ter o carro poucos anos.
              Já não há marcas a projectar os carros para durar dezenas de anos como antes.
              Isto é o manual do Panda da geração actual. Abrange os motores 1.2 e Twinair. O do Punto será em princípio idêntico neste capítulo.
              Pode ser descarregado grátis aqui:

              https://carmanuals2.com/fiat/panda-2...ietario-105207

              Comentário


                #37
                Ok aí concordo com o ter sido utilização severa.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                  De acordo com o que está aí, um carro que faça deslocações curtas tem de mudar todos os anos e aos 10mil. Como qualquer carro velho!
                  Isto é o manual do Panda. o Punto será idêntico
                  O meu punto comprado novo, desde que saiu do stand que troca oleo e filtro de 10 em 10.000 km e não é raro ser trocado duas vezes por ano e só uso o selénia que é mais caro.
                  O motor está impecável.

                  Todos os meus carros sempre trocaram de 10.000 em 10.000km, diga ou não o manual que o óleo aguenta mais ou não.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                    O meu punto comprado novo, desde que saiu do stand que troca oleo e filtro de 10 em 10.000 km e não é raro ser trocado duas vezes por ano e só uso o selénia que é mais caro.
                    O motor está impecável.

                    Todos os meus carros sempre trocaram de 10.000 em 10.000km, diga ou não o manual que o óleo aguenta mais ou não.
                    Eu também tento sempre trocar por volta dos 10 ou ao ano. Parece-me o mais sensato!
                    Isto sempre com carros velhos.
                    Um comprado novo então é mesmo para fazer uma muda após a rodagem e depois seguir com as mudas anuais ou a cada 10mil.

                    Comentário


                      #40
                      filtros e manutenções à parte, esse motor é muito fraco, isso toda a gente sabe. em termos de potência e desenvoltura é um citadino, anda bem em cidade e em estrada nacional, nada mais. se o metem na AE ele c@g@-se todo quando apanha uma subida qualquer. é um motor fiável, com cerca de 3 dezenas de anos de atividade sem grandes males e com peças bastante em conta, mas é só isso.

                      ando com um 1.6 sem turbo e é um martírio, imagino esse 1.2, que só conduzi num punto de 2011 em estrada, fiz-lhe 150kms em 3 dias e não fez maus consumos, cerca de 6,5lts, penso que até 6.2lts. é um motor honesto. apanhei hoje 5% de inclinação, cheguei a dar 170 e andei várias vezes a 160 e 150 em AE durante cerca de 120kms seguidos, mas nessa subida o carro chegou a ir aos 80km/h porque simplesmente morre. tenho apanhado uma subida de 12% 3 vezes por semana e o carro a subir chega a baixar aos 30km/h. com esse 1.2 acho que andava para trás...

                      Comentário


                        #41
                        Esse 1.2 serve para muita gente.
                        Nem todos andam na AE todos os dias ou a subir VCIs na zona do Dragão.
                        É dos poucos motores antigos a serem vendidos em viaturas novas.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                          filtros e manutenções à parte, esse motor é muito fraco, isso toda a gente sabe. em termos de potência e desenvoltura é um citadino, anda bem em cidade e em estrada nacional, nada mais. se o metem na AE ele c@g@-se todo quando apanha uma subida qualquer. é um motor fiável, com cerca de 3 dezenas de anos de atividade sem grandes males e com peças bastante em conta, mas é só isso.

                          ando com um 1.6 sem turbo e é um martírio, imagino esse 1.2, que só conduzi num punto de 2011 em estrada, fiz-lhe 150kms em 3 dias e não fez maus consumos, cerca de 6,5lts, penso que até 6.2lts. é um motor honesto. apanhei hoje 5% de inclinação, cheguei a dar 170 e andei várias vezes a 160 e 150 em AE durante cerca de 120kms seguidos, mas nessa subida o carro chegou a ir aos 80km/h porque simplesmente morre. tenho apanhado uma subida de 12% 3 vezes por semana e o carro a subir chega a baixar aos 30km/h. com esse 1.2 acho que andava para trás...
                          Lá está, depende do que se quer do carro.
                          A experiência que eu tenho do 1.2 é no Punto mk1. Com apenas 60cv. Concordo com quase tudo o que dizes. Não creio que seja assim tão mau em AE. Mas sim AE requer antecipação. É imperativo acelerar bem antes de começar a subir se quisermos manter o ritmo. Caso contrário vem por aí abaixo e lá temos de recorrer à caixa. A direito responde bastante bem. Lembro-me que a velocidade ideal de cruzeiro para ele era os 140 de ponteiro. Dificilmente eu conseguia manter os 120 pois com bastante facilidade ele trepava para os 140 sem grande carga de acelerador.

                          Mas pelo que já li, a versão actual EURO6, apesar de no papel ter mais 9cv, é ainda menos disponível que as anteriores.
                          Acho que o trunfo destes carros com o 1.2 é mesmo a suavidade e baixo custo de manutenção.
                          São basicamente carros dos anos 90, mas com segurança e conforto de um carro moderno.
                          Não há cá volantes bimassa, nem bombas de embreagem, nem turbos. Nem rodas sobredimensionadas. É uma filosofia humilde, de máxima economia.
                          A manutenção de um carro destes é a mesma ou inferior àquela dos seus antecessores. Mesmo que sigamos um plano de manutenção mais cauteloso que o oficial.

                          Acho impressionante quando oiço aquelas campanhas na rádio dos Ibiza FR com jantes de 17" ou 18" por 15mil € ou algo do género.
                          O pessoal compra o carro e depois quando for hora de trocar os pneus quase tem de o vender

                          Comentário


                            #43
                            um rapazola que tinha carro e carta há uns 2 anos, com um megane coupe tuning, comprou (ou os pais) um mazda 3. o vendedor disse-lhe que as jantes de 17+ ficavam mais condizentes com o carro. quando lhe disse que ele ia pagar quase 150€ por cada pneu se metesse novos, ele até ficou vermelho! mesmo hoje em dia são mais de 100€. para os pais e ele, trabalhadores fabris, era 1 salário. eu ganhava mais de 1000€ e já só metia 2 de cada vez, imagino eles!

                            Comentário


                              #44
                              Pois é! O pessoal ilude-se facilmente quando está a escolher. "São só mais x €. Mais vale logo escolher as maiores. Até fica mais seguro"
                              Eu tenho o Panda encomendado e escolhi jantes de 14" em vez das 15 opcionais. É que nas de 14" há 3 medidas averbadas a custar cerca de 40€ cada pneu. E nas de 15" há uma única medida a custar 80!
                              É o suficiente para encher o depósito 3x só!

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X