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Portagens - classe 2 - é desta que isto fica congruente com a restante Europa ?

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    #31
    Originalmente Colocado por sadner Ver Post
    30% de desconto com via verde.

    Sem via verde o portageiro não consegue distinguir uma mota de um carro. Mas consegue distinguir modelos iguais com classes diferentes, consoante o ano
    Realmente é para rir ou chorar neste caso

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
      Neste momento o Pajero paga classe 2 tendo abertura no capot para o intercooler ou não...
      Exacto
      Isso era antigamente mas corrigiram.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
        Realmente é para rir ou chorar neste caso
        No caso das motas era mais curioso. Pelos menos quando fui portageiro, há uns 13 anos.

        A mota despoleta uma classificação automática de classe 2, seleccionando o portageiro Classe 1. Depois anota a incongruência numa filha que seguia junta com o registo das contas para o cofre. Ou seja, há muito que poderia ter sido incluída a classe 5 nas vias manuais.

        Hoje em dia não sei como funciona...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
          Não sei porquê a ironia... é uma das razões para pagar portagens, sim.
          O problema é o estado das mesmas e não estou a falar apenas do piso degradado... daí a ironia.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
            O problema é o estado das mesmas e não estou a falar apenas do piso degradado... daí a ironia.
            Qual é o estado das mesmas? Naturalmente há excepções mas até diria que temos um padrão de auto-estradas melhor que o normal. Há algumas muito más principalmente as ex-SCUT (p.ex. A29) mas em geral são boas diria eu.

            Comentário


              #36
              Tens por Ex. a A8... aquele piso é algo inconcebível, tens a A22 lá em baixo, a A2 apesar do piso não estar mau, para escoar a água da chuva é horrível... há coisa de 2 meses atrás ia eu a 110 e tive um aquaplaning com direito a acender as luzinhas todas do carro (e não era nenhuma curva!!).
              De certeza que há mais... estas são apenas as que utilizo regularmente.
              Depois temos os nuestros hermanos que não pagam nada nas suas "autoestradas"... é certo que estão em pior estado que as nossas, mas pelo menos não pagam! É que convínhamos... as portagens são bem caras, principalmente as das ex-scut onde a via-verde até fica maluca sempre a apitar com mais 1€... 50cent... mais 20cent.... e no fim de meia dúzia de km's a conta já vai alta.
              Se é para pagar há que ter o piso imaculado (quando há acidentes nem limpam o raio da via em condições), e não ir os milhões que ganham por ano para os bolsos/regalias de alguns... Olha o ex. da Ponte 25 Abril... todos os dias factura milhares e lá vai o estado dar "uma ajuda" para reparações...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                Uma Vectra C 1.9 CDTI que é mais pesada e polui mais do que um Mokka 1.6 CDTi paga classe 1, o Mokka que tem 1.13 m no primeiro eixo de modo a cumprir com as regras da UE para a protecção dos peões paga classe 2.

                No que é que 3 cm influenciam no desgaste da estrada?
                Peso bruto. Nao interessam as medidas. Directamente relacionado com o desgaste das mesmas.

                Comentário


                  #38
                  Mas alguém é capaz de me elucidar como se processa a classificação dos veículos pelo resto da Europa?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por strecht Ver Post
                    Mas alguém é capaz de me elucidar como se processa a classificação dos veículos pelo resto da Europa?
                    Cada país tem o seu método...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por strecht Ver Post
                      Mas alguém é capaz de me elucidar como se processa a classificação dos veículos pelo resto da Europa?
                      penso que nos outros países a distinção é feita sobre o peso da viatura, só nós aqui é que usamos a medida mais estúpida de sempre, medida do eixo, agora claro isto é uma mina de ouro, e alterar o sistema por causa dos novos modelos que foram surgindo no mercado que não se enquadram com este sistema está a ser um problema...

                      Comentário


                        #41
                        Acho que os suvs deviam pagar todos classe 2, se poluem mais que um clio ou megane devido ao maior peso e maior cx acho bem que paguem mais de portagens

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Error0001 Ver Post
                          Acho que os suvs deviam pagar todos classe 2, se poluem mais que um clio ou megane devido ao maior peso e maior cx acho bem que paguem mais de portagens
                          Argumento sem sentido nenhum....

                          O que é mais poluente? Um SUV de 2018 ou um clio de 2000?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Error0001 Ver Post
                            Acho que os suvs deviam pagar todos classe 2, se poluem mais que um clio ou megane devido ao maior peso e maior cx acho bem que paguem mais de portagens
                            só asneiras, o que é que as emissões são chamadas para aqui...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Error0001 Ver Post
                              Acho que os suvs deviam pagar todos classe 2, se poluem mais que um clio ou megane devido ao maior peso e maior cx acho bem que paguem mais de portagens
                              Estão a pagar pela utilização de um serviço, não pela poluição. Para isso já pagam isv e isp

                              Comentário


                                #45
                                Nunca é demais para por a pagar "essas donzelas" que vêm para aí de lisboa a pavonear-se nos seus suvs de 2 toneladas

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Error0001 Ver Post
                                  Nunca é demais para por a pagar "essas donzelas" que vêm para aí de lisboa a pavonear-se nos seus suvs de 2 toneladas
                                  não tens noção absolutamente nenhuma das barbaridades que estás a dizer pois não???...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                    Tens por Ex. a A8... aquele piso é algo inconcebível, tens a A22 lá em baixo, a A2 apesar do piso não estar mau, para escoar a água da chuva é horrível... há coisa de 2 meses atrás ia eu a 110 e tive um aquaplaning com direito a acender as luzinhas todas do carro (e não era nenhuma curva!!).
                                    De certeza que há mais... estas são apenas as que utilizo regularmente.
                                    Depois temos os nuestros hermanos que não pagam nada nas suas "autoestradas"... é certo que estão em pior estado que as nossas, mas pelo menos não pagam! É que convínhamos... as portagens são bem caras, principalmente as das ex-scut onde a via-verde até fica maluca sempre a apitar com mais 1€... 50cent... mais 20cent.... e no fim de meia dúzia de km's a conta já vai alta.
                                    Se é para pagar há que ter o piso imaculado (quando há acidentes nem limpam o raio da via em condições), e não ir os milhões que ganham por ano para os bolsos/regalias de alguns... Olha o ex. da Ponte 25 Abril... todos os dias factura milhares e lá vai o estado dar "uma ajuda" para reparações...
                                    Claro que os espanhóis pagam as Autopistas. Fazem-no de outra maneira, mas pagam.

                                    Na Holanda, não há cobrança directa de portagem ao utilizador. Mas o imposto de circulação é bem mais caro do que cá, variando por província e incidindo sobre o peso do carro e tendo ainda uma componente ambiental associada. Por exemplo, quando vim para a Holanda, pensei em trazer o A5 Coupé que possuía na altura. Quando percebi que o imposto anual rondaria os €2000, desisti da ideia e vendi o carro.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Vai ser bonito qdo aumentarem os preços das portagens para acabar com a discriminação dos suv ligeiros.

                                      As concessionárias ainda vão sair a ganhar.

                                      Quem quiser aproveite que a Lusoponte está à venda.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Error0001 Ver Post
                                        Nunca é demais para por a pagar "essas donzelas" que vêm para aí de lisboa a pavonear-se nos seus suvs de 2 toneladas
                                        O que vale é que a estupidez não é contagiosa.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                          Vai ser bonito qdo aumentarem os preços das portagens para acabar com a discriminação dos suv ligeiros.

                                          As concessionárias ainda vão sair a ganhar.

                                          Quem quiser aproveite que a Lusoponte está à venda.
                                          Mas aumentar porquê? A percentagem de carros classe 2 quando os contratos foram feitos seria residual, a que propósito as concessionárias podem pretender que passe a ser um percentagm elevada (ainda por cima sem o correspondente estrago no pavimento) por força da evolução do design dos carros?

                                          Estariam era a ser beneficiados se nada for alterado!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Pelo mesmo motivo desta discussão da alteração das classes já durar há vários anos sem qq avanço por bloqueio das concessionárias.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                              penso que nos outros países a distinção é feita sobre o peso da viatura, só nós aqui é que usamos a medida mais estúpida de sempre, medida do eixo, agora claro isto é uma mina de ouro, e alterar o sistema por causa dos novos modelos que foram surgindo no mercado que não se enquadram com este sistema está a ser um problema...
                                              pelo que vi em espanha são 3 categorias:
                                              1- motas/ligeiros até3.500kg com 2 eixos sem rodados duplo podendo levar reboque só de um eixo e sem rodado duplo.
                                              2- camiões e autocarros de 2 ou 3 eixos com reboque de 1 eixo/ligeiros de 2 eixos com reboque de rodado duplo
                                              3-camiões com 4 ou mais eixos com ou sem reboque/ligeiros com reboque com 2 eixos ou mais e rodado duplo

                                              em frança é ligeiramente semelhante a Portugal mas existe classe especifica para motociclos e baseiam-se na altura total da viatura e seu reboque. por exemplo um ligeiro com um atrelado tendo um barco em que tudo fica abaixo de 2m é classe 1, mas se passar dos 2 metros ainda que seja só o veiculo ligeiro já é classe 2

                                              a meu ver acho que seja em que pais for, não se vai agradar a todos e alguém irá sentir-se injustiçado comparativamente a outro.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Error0001 Ver Post
                                                Acho que os suvs deviam pagar todos classe 2, se poluem mais que um clio ou megane devido ao maior peso e maior cx acho bem que paguem mais de portagens
                                                O meu SUV polui menos do que um Clio ou um Mégane, por isso acho que me deviam pagar para eu andar nas Auto-Estradas!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                                  Tens por Ex. a A8... aquele piso é algo inconcebível, tens a A22 lá em baixo, a A2 apesar do piso não estar mau, para escoar a água da chuva é horrível... há coisa de 2 meses atrás ia eu a 110 e tive um aquaplaning com direito a acender as luzinhas todas do carro (e não era nenhuma curva!!).
                                                  De certeza que há mais... estas são apenas as que utilizo regularmente.
                                                  Depois temos os nuestros hermanos que não pagam nada nas suas "autoestradas"... é certo que estão em pior estado que as nossas, mas pelo menos não pagam! É que convínhamos... as portagens são bem caras, principalmente as das ex-scut onde a via-verde até fica maluca sempre a apitar com mais 1€... 50cent... mais 20cent.... e no fim de meia dúzia de km's a conta já vai alta.
                                                  Se é para pagar há que ter o piso imaculado (quando há acidentes nem limpam o raio da via em condições), e não ir os milhões que ganham por ano para os bolsos/regalias de alguns... Olha o ex. da Ponte 25 Abril... todos os dias factura milhares e lá vai o estado dar "uma ajuda" para reparações...
                                                  A A8 entre o Bombarral e Lisboa deve ser a pior A.E. de país! Até deviam ter vergonha de fazer pagar portagens naquilo, ainda por cima está sempre em obras. Por outro lado a A8 entre as Caldas da Rainha e Leiria é excelente, o piso é muito bom mesmo a chover torrencialmente o alcatrão drena bastante bem e rápido a água.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                    Exacto
                                                    Isso era antigamente mas corrigiram.
                                                    O carro deve ter aumentado de altura com o uso. As molas devem ser especiais e em vez de pasmarem, estiram...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                      não tens noção absolutamente nenhuma das barbaridades que estás a dizer pois não???...

                                                      Não alimentes o clone...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                        Exacto
                                                        Isso era antigamente mas corrigiram.
                                                        Ou seja, a passar numa Vasco da Gama todos os dias, o intercooler fica estupidamente caro!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                                          Tens por Ex. a A8... aquele piso é algo inconcebível, tens a A22 lá em baixo, a A2 apesar do piso não estar mau, para escoar a água da chuva é horrível... há coisa de 2 meses atrás ia eu a 110 e tive um aquaplaning com direito a acender as luzinhas todas do carro (e não era nenhuma curva!!).
                                                          De certeza que há mais... estas são apenas as que utilizo regularmente.
                                                          Depois temos os nuestros hermanos que não pagam nada nas suas "autoestradas"... é certo que estão em pior estado que as nossas, mas pelo menos não pagam! É que convínhamos... as portagens são bem caras, principalmente as das ex-scut onde a via-verde até fica maluca sempre a apitar com mais 1€... 50cent... mais 20cent.... e no fim de meia dúzia de km's a conta já vai alta.
                                                          Se é para pagar há que ter o piso imaculado (quando há acidentes nem limpam o raio da via em condições), e não ir os milhões que ganham por ano para os bolsos/regalias de alguns... Olha o ex. da Ponte 25 Abril... todos os dias factura milhares e lá vai o estado dar "uma ajuda" para reparações...
                                                          Na A8 e A22 eu percebo o que dizes mas há uma questão técnica aí. Os pisos são mais desconfortáveis mas mais duráveis. Não sei o suficiente para dizer qual é o melhor a utilizar em cada caso mas claro que para o utilizador normal esses pisos são desconfortáveis.

                                                          Na A2 não passo vezes suficientes para opinar mas acredito que sim.

                                                          Sobre o resto vê abaixo...


                                                          Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                                                          Claro que os espanhóis pagam as Autopistas. Fazem-no de outra maneira, mas pagam.
                                                          É óbvio. Parece que toda a gente se esquece disto. A diferença é que o nosso estado não teve vontade/dinheiro para investir diretamente em AEs por isso concessionou a privados. Não estou a argumentar qual dos dois modelos é melhor (eu até acho que é o nosso) mas o essencial é que de uma forma ou de outra tudo se paga.


                                                          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                          Mas aumentar porquê? A percentagem de carros classe 2 quando os contratos foram feitos seria residual, a que propósito as concessionárias podem pretender que passe a ser um percentagm elevada (ainda por cima sem o correspondente estrago no pavimento) por força da evolução do design dos carros?

                                                          Estariam era a ser beneficiados se nada for alterado!
                                                          Então vamos fazer o argumento ao contrário... Imagina que em vez de terem surgido os SUVs, o que tinha acontecido é que tinham inventado uma nova forma de fazer camiões em que passavam a classificar-se todos como Classe 1 em vez de Classe 4. Pelo teu argumento, acharias justo que as concessionárias das AEs viessem dizer que quando fizeram os contratos os camiões eram Classe 4 e por isso agora têm é de alterar as regras para eles continuarem a ganhar o mesmo.

                                                          Não pode ser!!!

                                                          As concessionárias assumiram o risco do negócio para o bem e para o mal. Quando há crise económica sofrem com a descida de tráfego (e muitas AEs ficaram basicamente falidas com a crise) mas se assim é, não podemos não querer o contrário também. Não há sol na eira e chuva no nabal ao mesmo tempo.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Classe 2

                                                            Classe 2
                                                            Ficheiros anexados

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                                                              #60
                                                              é engraçado que o pessoal tem azia com tudo; é com as emissões é com as classes das portagens, tudo serve para destilar a dor de cotovelo e falar mal do vizinho, em vez de se unirem cada um puxa para seu lado.

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