Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Obsolescência programada nos automóveis ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    com ou sem obsolescência programada, o facto é que cada vez vejo menos carros avariados a meio de uma viagem.
    não faz assim tantos anos a caminho do algarve, logo à saída da ponte encostavam uns quantos, depois pela AE ou nacional era uma catrefada.
    haviam uns que resolviam e seguiam viagem, mas geralmente metade da bagageira estava ocupada com ferramentas, agua, óleo, fusíveis e até correias.

    hoje em dia o pack viagem deve ser o portátil e cabo obd

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
      com ou sem obsolescência programada, o facto é que cada vez vejo menos carros avariados a meio de uma viagem.
      não faz assim tantos anos a caminho do algarve, logo à saída da ponte encostavam uns quantos, depois pela AE ou nacional era uma catrefada.
      haviam uns que resolviam e seguiam viagem, mas geralmente metade da bagageira estava ocupada com ferramentas, agua, óleo, fusíveis e até correias.

      hoje em dia o pack viagem deve ser o portátil e cabo obd
      Portatil e cabo OBD!? Isso é tão 2005... Agora é o smartphone, com o torque ou outra aplicação qq e o adaptador bluetooth.

      Comentário


        #33
        Um taxista diz-me que após os mercedes atmosféricos todos os outros carros que teve nenhum durava para lá dos 300k km.

        Comentário


          #34
          Para variar estão a confundir dois conceitos distintos

          Durabilidade

          A peça X é feita do material Y e é expectável que dure Z kms, para ser produzida com um custo K.

          Obsolescência programada

          A peça X é desenhada de forma propositada de modo a que falhe após Z kms, para que seja trocada a um custo K

          Especialmente grave em componentes electrónicos programados para apenas fazerem um número de ciclos determinado, após os quais deixam de trabalhar sem que nada tenha falhado.

          Comentário


            #35
            Descobri que para o meu carro (um Peugeot 307 que fez o ano passado 10 anos) a ultima atualização de mapas do gps é de 2016/2017. Sendo um sistema lançado em 2002 ou 2003 parece ser um caso de obsolescencia programada. O software propriamente dito teve a ultima atualização em 2007 ou 2008...
            Claro que é normal as marcas pararem de dar suporte porque a tecnologia evolui a uma velocidade demasiado rápida mas hoje em dia os carros tem tanta tecnologia que quando se compra um, estes sistemas ficam desatualizados rapidamente.
            E ao lançarem novas versões, a mesma normalmente nem pode ser instalada no modelo atual a não ser que se troque uma serie de componentes a custos proibitivos.
            É um pouco semelhante ao suporte a novas versões de android pelos fabricantes de telemóveis, mas enquanto eu não me importo de trocar de telemóvel de 2 em 2 anos, de carro já não é bem assim

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Matt84 Ver Post
              Descobri que para o meu carro (um Peugeot 307 que fez o ano passado 10 anos) a ultima atualização de mapas do gps é de 2016/2017. Sendo um sistema lançado em 2002 ou 2003 parece ser um caso de obsolescencia programada. O software propriamente dito teve a ultima atualização em 2007 ou 2008...
              Claro que é normal as marcas pararem de dar suporte porque a tecnologia evolui a uma velocidade demasiado rápida mas hoje em dia os carros tem tanta tecnologia que quando se compra um, estes sistemas ficam desatualizados rapidamente.
              E ao lançarem novas versões, a mesma normalmente nem pode ser instalada no modelo atual a não ser que se troque uma serie de componentes a custos proibitivos.
              É um pouco semelhante ao suporte a novas versões de android pelos fabricantes de telemóveis, mas enquanto eu não me importo de trocar de telemóvel de 2 em 2 anos, de carro já não é bem assim
              Isso acho "discutível", pois ter equipas a desenvolver software e actualizações para modelos antigos e com pouca expressão tem um custo.
              Acho até bastante aceitável que um carro tenha actualizações de GPS p/ 10 anos

              Para além disso, nada disso inutiliza o carro, quando muito permanece como era quando foi comprado.
              O que é grave para mim, não é não oferecerem mais melhorias, mas sim programarem falhas.

              Comentário


                #37
                Claro, eu percebo isso até porque trabalho na área de desenvolvimento de software.
                Claro que o carro não fica inutilizado por isso mas provavelmente o GPS deixa de ter uso porque qualquer telemóvel com Google maps ou waze é mais fiável e rápido de usar.
                Quanto a falhas programadas, acho que todas as tecnologias de redunção de emissões (mais nos diesel) tem uma vida algo limitada e com custos que a dada altura deixam de compensar a reparação, desde o FAP, EGR e afins. Não admira que muitas pessoas as removam para continuar a usar o carro.
                No meu caso disseram-me que o óleo da caixa automática também era vitalicio e que se fosse preciso trocar o carro avisava, mas em boa altura o troquei pois ficou com um funcionamento bem melhor. Se o continuasse a usar, sem duvida que daqui a uns anos teria um custo de reparação que facilmente faria com que mandasse abater o carro ou vender para peças

                Comentário


                  #38
                  Na minha opinião eu penso que com a correta manutenção os carros continuam a durar bem vejamos os táxis até os Dacia duram uns 400/500mil km´s sem problemas de maior e um carro normal de lazer com manutenção adequada dura facilmente 20 anos

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Matt84 Ver Post
                    Claro, eu percebo isso até porque trabalho na área de desenvolvimento de software.
                    Claro que o carro não fica inutilizado por isso mas provavelmente o GPS deixa de ter uso porque qualquer telemóvel com Google maps ou waze é mais fiável e rápido de usar.
                    Quanto a falhas programadas, acho que todas as tecnologias de redunção de emissões (mais nos diesel) tem uma vida algo limitada e com custos que a dada altura deixam de compensar a reparação, desde o FAP, EGR e afins. Não admira que muitas pessoas as removam para continuar a usar o carro.
                    No meu caso disseram-me que o óleo da caixa automática também era vitalicio e que se fosse preciso trocar o carro avisava, mas em boa altura o troquei pois ficou com um funcionamento bem melhor. Se o continuasse a usar, sem duvida que daqui a uns anos teria um custo de reparação que facilmente faria com que mandasse abater o carro ou vender para peças
                    Isso até em carros de 2018

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
                      Há aqui a um ponto que ninguém está a tocar.

                      O que interessa a um fabricante é vender novo, com o menor ciclo de tempo possível.

                      A taxa média de renovação automóvel na Europa está abaixo de 4 anos, o que coloca a seguinte questão:

                      - Porque motivo vão os fabricantes procurar fazer os produtos o mais fiáveis e duráveis possível para durarem bastante tempo, se de 4 em 4 anos conseguem vender um novo?

                      O que interessa neste momento é equipar ao máximo os carros de tudo e mais alguma coisa pelo preço mais reduzido possível, de forma à troca continuar a ser cativante.

                      É por isso que tivemos uma ascensão brutal do renting nos últimos 10 anos. Já ninguém pensa num carro para durar, pensa num carro para servir e trocar, puro electrodoméstico .

                      A esmagadora maioria das marcas emprega esta filosofia de negócio, são raros os casos que procuram resistir e eu neste momento não consigo pensar em praticamente nenhuma marca que o faça.
                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                      Para variar estão a confundir dois conceitos distintos

                      Durabilidade

                      A peça X é feita do material Y e é expectável que dure Z kms, para ser produzida com um custo K.

                      Obsolescência programada

                      A peça X é desenhada de forma propositada de modo a que falhe após Z kms, para que seja trocada a um custo K

                      Especialmente grave em componentes electrónicos programados para apenas fazerem um número de ciclos determinado, após os quais deixam de trabalhar sem que nada tenha falhado.

                      Dois excelentes posts que explicam muito bem o assunto deste tópico.
                      Já agora deixo aqui outro vídeo sobre isto, do rapaz do canal Engineering Explained. Quem perceber bem Inglês vale a pena seguir os vídeos dele.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                        Isso até em carros de 2018
                        Por isso isso é que o melhor é ter interface de ligação do smartphone com o carro e usar as aplicações do telemóvel como se fossem nativas no sistema do carro. Dá-se uso ao hardware do carro e as apps estão sempre actualizadas.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                          Portatil e cabo OBD!? Isso é tão 2005... Agora é o smartphone, com o torque ou outra aplicação qq e o adaptador bluetooth.
                          é tão 2005 só se for para ti, pois para coisas básicas sim um dongle bluettooth e uma app como a toque serve, agora para algo mais avantajado, necessitas de software proprietário e cabo USB OBD para ligar um pc ao carro que mete a app android a um canto...

                          Comentário


                            #43
                            Um exemplo de obsolescência programada actual são as correias de distribuição...ou apenas pura coincidência e receio delas partirem.

                            No meu 106 a gasolina, a primeira e a segunda correia duraram 9 anos sem partir.
                            Quanto à terceira correia (trocada no início do ano), já me chamaram a atenção para a duração de 5 anos.

                            Já no que toca a actualizações, se hoje são os mapas do GPS e os carplays e Android auto, antigamente era os formatos físicos de reprodução de áudio.
                            Desde auto rádios só com modo rádio, com leitor de cartuchos, depois as cassetes, depois os CDs,...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                              Um exemplo de obsolescência programada actual são as correias de distribuição...ou apenas pura coincidência e receio delas partirem.

                              No meu 106 a gasolina, a primeira e a segunda correia duraram 9 anos sem partir.
                              Quanto à terceira correia (trocada no início do ano), já me chamaram a atenção para a duração de 5 anos.

                              Já no que toca a actualizações, se hoje são os mapas do GPS e os carplays e Android auto, antigamente era os formatos físicos de reprodução de áudio.
                              Desde auto rádios só com modo rádio, com leitor de cartuchos, depois as cassetes, depois os CDs,...
                              as correias são algo de desgaste não é algo que tenha haver obsolescência programada , tal como pneus, e outros componentes, tem duração de um determinado tempo ou km's, claro que se forem feitas as trocas consoante o que o fabricante indica não tem que haver preocupação alguma de partirem, existe essa preocupação quando há desleixo do dono que não fez a troca da mesma na altura certa...

                              quanto aos auto-rádios, é a evolução, com o tempo ficam desactualizados no que toca a funcionalidades, depois para teres acesso as novas funcionalidades tens de comprar uma unidade afthermarket para poder usufruir das mesmas, já que de origem já não fazem para o modelo mais antigo só para o mais recente, isso também não tem nada haver com
                              obsolescência programada ...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                Teorias da conspiracao, programa da Julia de 4a feira à tarde
                                obsolescência programada não é uma conspiração.. é um facto, e começou com as lâmpadas incandescentes há perto de 100 anos. Podiam ser feitas para durar 6 anos, mas foram feitas para durar 1 ano e praticamente ao mesmo preço.

                                não quer dizer, obviamente, que todos os produtos tenham obsolescência programada. Quanto aos carros não faço ideia.. mas às vezes parece lol.

                                Comentário


                                  #46
                                  Não é so os carros - os telemoveis, tablets etc.

                                  Por exemplo, podendo ser teorias da conspiração, muita gente diz que quando está para sair uma versão nova de determinado telemovel, eles fazem um update nos modelos anteriores para os porem mais lentos para forçar as pessoas a comprarem o novo.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Vulpix Ver Post
                                    Não é so os carros - os telemoveis, tablets etc.

                                    Por exemplo, podendo ser teorias da conspiração, muita gente diz que quando está para sair uma versão nova de determinado telemovel, eles fazem um update nos modelos anteriores para os porem mais lentos para forçar as pessoas a comprarem o novo.
                                    tens noção que um carro tem uma esperança média de vida 10 anos, até pode durar muitos mais, dependendo de quem o quiser manter, já telemóveis e tablet's, pc's, como é evidente desactualiza-se e tem uma vida mais curta derivado a limitações na sua constituição, deixam de ter capacidade de acompanhar as novas tendências e tem de ser substituídos, não tem nada haver com obsolescência programada...

                                    quanto ao fazerem updates para tornar os telemóveis mais lentos para obrigar a efectuar a troca, não é de todo verdade, o meu smartphone actual já tem 4 anos e a caminho dos 5, e já não tem suporte do fabricante á 2 anos, e continua para as curvas, mas daqui a mais 1 ou 2 anos naturalmente por razões que já referi vou ter de o reformar e comprar um mais actual, até lá continua a servir perfeitamente...

                                    acho que estão a querer obsolescência programada em tudo e mais alguma coisa, quando na realidade este termo é atribuído a algo que foi construído e ao fim de x tempo berrou e sem recuperação possível ou dispendiosa a ponto de não compensar reparar e ter de comprar outro equipamento novo...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Obsolescência programada é a decisão do produtor de propositadamente desenvolver, fabricar, distribuir e vender um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto....

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                        quanto ao fazerem updates para tornar os telemóveis mais lentos para obrigar a efectuar a troca, não é de todo verdade, o meu smartphone actual já tem 4 anos e a caminho dos 5, e já não tem suporte do fabricante á 2 anos, e continua para as curvas, mas daqui a mais 1 ou 2 anos naturalmente por razões que já referi vou ter de o reformar e comprar um mais actual, até lá continua a servir perfeitamente...
                                        Isso na realidade aconteçe, talvez não propositadamente em todos os casos, mas por vezes isso acontece. Eu não tenho formação académica em engenharia ou mais proriamente em software mas o que entendo do assunto é o seguinte:

                                        O mais comum, é por exemplo quando sai uma modelo novo (um iphone por exemplo) o que acontece é que este update é feito muitas vezes a pensar no novo hardware disponível mas também é aplicado ao hardware anterior o que pode levar a que o telemovel fique mais lento.

                                        Ainda bem recentemente deu-se este caso: https://www.youtube.com/watch?v=KvrffRnxD6k

                                        Resumindo, a apple intencionalmente diminuiu a preformance do modelo antigo. Apenas quando confrontados com dados factuais que provavam isso eles admitiram que o fizeram mas foi "para aumentar a vida da bateria diminuimos a preformace". Por consequencia, não devem ter sido poucas as pessoas que repararam que o telefone estava 'mais lento' o que da um empurrãozinho na vontade de comprares o novo.

                                        Isso de tu reparares ou não depende do telemovel em questão e também do uso que lhe dás. Por exemplo, se for so fazer chamadas e browsing aqui e ali, o mais provavel é não reparares, mesmo que a performance do mesmo tenha diminuido.
                                        Editado pela última vez por Vulpix; 17 May 2018, 21:08.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                          as correias são algo de desgaste não é algo que tenha haver obsolescência programada , tal como pneus, e outros componentes, tem duração de um determinado tempo ou km's, claro que se forem feitas as trocas consoante o que o fabricante indica não tem que haver preocupação alguma de partirem, existe essa preocupação quando há desleixo do dono que não fez a troca da mesma na altura certa...

                                          quanto aos auto-rádios, é a evolução, com o tempo ficam desactualizados no que toca a funcionalidades, depois para teres acesso as novas funcionalidades tens de comprar uma unidade afthermarket para poder usufruir das mesmas, já que de origem já não fazem para o modelo mais antigo só para o mais recente, isso também não tem nada haver com
                                          obsolescência programada ...
                                          Peças de desgaste não deixam de ser produtos para consumo. E aqui estamos a falar de uma tendência geral para o mesmo.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                            Peças de desgaste não deixam de ser produtos para consumo. E aqui estamos a falar de uma tendência geral para o mesmo.
                                            não tem nada haver peças de desgaste já sabes á partida que a dada altura tens de a trocar, outra coisa é obsolescência programada que é o fabricante cria algo que tenha um determinado tempo de vida útil sem ninguém saber de modo a que quando berrar obrigar a comprar novo dispositivo para substituição, são duas coisas totalmente distintas...
                                            Editado pela última vez por bigturbo; 17 May 2018, 22:23.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Vulpix Ver Post
                                              Isso na realidade aconteçe, talvez não propositadamente em todos os casos, mas por vezes isso acontece. Eu não tenho formação académica em engenharia ou mais proriamente em software mas o que entendo do assunto é o seguinte:

                                              O mais comum, é por exemplo quando sai uma modelo novo (um iphone por exemplo) o que acontece é que este update é feito muitas vezes a pensar no novo hardware disponível mas também é aplicado ao hardware anterior o que pode levar a que o telemovel fique mais lento.

                                              Ainda bem recentemente deu-se este caso: https://www.youtube.com/watch?v=KvrffRnxD6k

                                              Resumindo, a apple intencionalmente diminuiu a preformance do modelo antigo. Apenas quando confrontados com dados factuais que provavam isso eles admitiram que o fizeram mas foi "para aumentar a vida da bateria diminuimos a preformace". Por consequencia, não devem ter sido poucas as pessoas que repararam que o telefone estava 'mais lento' o que da um empurrãozinho na vontade de comprares o novo.

                                              Isso de tu reparares ou não depende do telemovel em questão e também do uso que lhe dás. Por exemplo, se for so fazer chamadas e browsing aqui e ali, o mais provavel é não reparares, mesmo que a performance do mesmo tenha diminuido.
                                              eu recordo-me dessa situação da Apple isso deu que falar, em todo caso não é algo generalizado, simplesmente é como eu disse á velocidade que as coisas evoluem, nunca se está actualizado e os aparelhos já existentes não tem capacidade de acompanhar por muitos anos porque a sua constituição a nível de hardware começa a limita-los para conseguir competir com as gerações mais novas e respectivas modas, o que os torna de certo modo obsoletos, não avariam nem morrem, servem para o básico e principal, chamadas e sms, tudo o resto já não acompanha, deviam dar mais tempo de intervalo no lançamento de novos equipamentos tecnológicos, uma pessoa nem se chega a gozar das coisas, a lançarem coisas novas num espaço de 6 meses a 1 ano consecutivamente...

                                              Comentário


                                                #53

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Tendo em conta o quão fiáveis os carros são hoje em dia, acho que o que vocês afirmam, não é verdade.

                                                  Mas digo-vos uma coisa, para mim não faz sentido, pois o objetivo de uma empresa é fazer lucro e fazer um carro para a vida inteira é = prejuízo.


                                                  A única explicação é as empresas não precisarem de fazer a viatura obsoleta e que o consumidor trata disso por ela (o consumismo do ser humano), por outro lado, os 5 a 10% dos consumidores que mantêm o carro por largos anos vão demonstrar o quão fiável é a marca e quão bom pode ser para as vendas da marca, basta olhar para o aconteceu com a Fiat só devido a alguns problemas elétricos nos inícios dos 2000 e, ainda hoje, é considerada pela generalidade das pessoas como uma marca de lixo.

                                                  Agora claro, com maiores complexidades vêm maiores probabilidades de falha, estas coisas estão ligadas, a partir do momento em que se mete um turbo num motor, o conjunto torna-se menos fiável, daí não se retira que tenha obsolescência programada.

                                                  Para mim, verdadeiramente obsoletos são carros como o Punto I, Clio I, Corsa B, Saxo, 106, em caso de acidente K.O., isto sim são carros que estão obsoletos e, nem sequer considero que seja programado, simplesmente a evolução na componente de segurança evoluiu imenso.

                                                  O mesmo acontece para um sistema de GPS, não se pode querer que um sistema de GPS de 2005 ainda hoje tenha atualizações, é completamente inconcebível a nível de custos de manutenção.

                                                  Agora o meu Focus está a chegar aos 100.000kms e não teve um único problema, o Merc dos meus pais também e o Focus do meu irmão embora ainda só tenha 50.000km também está bem, quantos carros antes dos anos 90/2000 passavam 100.000km ou 5 anos sem dar qualquer problema?


                                                  Agora 90% das pessoas quer sempre ter um carro novo, e como 50% consegue, ou porque tem dinheiro ou porque se endivida para o fazer, as marcas nem sequer precisam de ganham má fama de o carro que estão a vender é só para durar x anos, vale mais mostrar que os carros que ela produz são fiáveis.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Não é isso a Obsolescência.

                                                    Mas sim casos como este:
                                                    "Un caso de obsolescencia programada en la automoción lo protagonizó una marca muy famosa hace pocos años. Esta compañía desarrolló un sistema de frenos ultra-eficaz, gestionado por un módulo electrónico capaz de repartir la potencia de frenada exacta y de manera independiente para cada rueda. Hasta aquí, una maravilla.El “fallo” era que la unidad de mando estaba programada para bloquearse tras un número determinado de ciclos de frenado. Tras rebasar esa cifra, todo podía funcionar a la perfección, pero no lo hacía mientras no se cambiase el grupo hidráulico completo… con el módulo de mando incluido, claro.
                                                    Este ejemplo es un caso evidente de obsolescencia programada por parte de los fabricantes de automóviles, y no es el único."

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Faz-me lembrar a conversa há uns anos, com um técnico de marca de elevadores conhecida, em que mesmo foi chamado para reparar elevador...

                                                      No caso verificou se estava tudo nos conformes e após isso (sem troca de nada) fez reset ao ciclo... e lá voltou a funcionar.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X