O meu Astra é de 2006 e a bateria ainda é de origem, tem a luz verde e ainda não dá sinais de estar fraca...
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Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver PostAproveito o desenterranço, para perguntar, como se deve fazer a manutenção da bateria. A do meu carro tem oito tampinhas se não me engano. Como vejo o nível de liquido que devo meter, e que tipo de liquido leva a bateria?
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O Corsa, sei que a primeira bateria durou perto 8 anos, levou a nova o ano passado mes antes de o comprar.
O Qashqai, neste campo é que me anda a dar dor de cabeça, a primeira foi 3 anos e meio, de um dia para o outro fiquei sem bateria. Esta ja anda a dar sinais, ja vai na 4 vez que quando vou meter o carro a trabalhar apaga-se tudo o que é electronico, e so volta a vida se desligar e voltar a ligar.
Ja a 307 que tivemos antes do QQ a bateria durou 7 anos e estava para as curvas.
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A do Mercedes 190 durou 12 anos, levou uma nova que já vai com quase 8 anos. E curiosamente esta é de marca chinesa, mas saiu boa! Tem o indicador, e lá indica verde.
Dos outros carros ainda são as de origem.
Ter o alternador em condições é meio caminho andado para uma boa duração da bateria. Os percursos curtos e o ligar/desligar muitas vezes encurtam a sua vida útil.
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Originalmente Colocado por Agent Ver PostComo já disseram, colocas água destilada de forma a cobrir as "placas" que estão lá dentro.
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Originalmente Colocado por HugoSantos Ver PostPor acaso tenho tido alguma preocupação com o estado da bateria da minha Mazda 5, que conta com 4 anos e 9 meses.
Por acaso sabem indicar-me qual a bateria indicada em V e Ah para uma Mazda 5 2.0CD (diesel)?
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Já agora, fica a seguir o que coloquei num outro tópico a explicar as duas "potências" indicadas nas baterias:
Em todo o caso e para o teu carro, os requisitos mínimos, é ter uma bateria com a capacidade de 70Ah e capacidade de arranque de 640A.
As baterias tem duas ordens de "grandeza"/potência e que são:
- Letra "Ah" que equivale à amperagem hora e que é indicada por dois digitos seguido das letras, exemplo: "44 Ah"
- Letras "A" que é a capacidade de arranque e que é indicada por três dígitos seguidos das letras, exemplo "600 A"
O problema é que muitas baterias não trazem a capacidade de arranque indicadas nas mesmas.
Sendo que o mais importante na hora de colocar o carro a trabalhar, será a capacidade de arranque (quanto maior melhor) e não a amperagem hora.
Sendo o teu motor o 1.9SDI, os requisitos mínimos são: 70Ah e 640A (como já tinha referido acima)
Agora acredito é que a tua capacidade de arranque possa estar enfraquecida.
Em todo o caso e na procura de baterias, tenta ver se as mesmas tem as duas ordens de grandeza.
É que poderá ter uma bateria com 74AH e 600A e outra com 70AH e 680A.
A mais adequada e que terá mais potência para colocar o carro a trabalhar, será a de 70Ah e 680A.
in: Bateria nova par automóvel. Importante a marca ou não?
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Originalmente Colocado por HugoSantos Ver PostEpá isso é muito acima do que encontrei agora mesmo no manual do carro ... fala em 12V-70Ah/5HR
Entendi a tua explicação para a capacidade de Arranque , agora o passar dos indicados 70Ah para 95Ah não causara problemas ?
Agfora o problema será é encontrar uma bateria com essa potência horária, bem como, com essa potência de arranque.
No entanto, podes sempre usar baterias que tenham menos potência horária e de arranque, mas com isso, poderás encurtar a curação de vida da bateria. Isto porque a dada altura (quando esta estiver mais enfraquecida), poderás ter mais dificulade em colocar o motor em marcha.
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Originalmente Colocado por HugoSantos Ver PostGrato pelo esclarecimento.
Tenho de ver preços para uma com essas caracteristicas, mas "cheira-me" que será cara, ainda há um mês gastei 62 Euros numa bateria 12v-63Ah e 610 para um Polo 1.2, no caso da Mazda deverá superar os 100 Euros.
Sim, é questão de procurar.
Mas de facto, com essas características será dificil de encontrar abaixo de 100€.
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Depende da utilização. Os percursos curtos encurtam muito a vida da bateria como foi dito. Exemplo do meu Corolla XLI, mesma marca (Modelo), mesma potencia. Uma durou de 2003 a 2006, fazia muitos percursos curtos, muito poucas viagens longas; a outra dura de 2006 ate agora, faz agora bastantes mais viagens longas. Acham que devia ver o nivel de aguá destilada? Espero que não expluda
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entre 4 a 6anos é o que tem acontecido aos carros la de casa, agora ando a fazer uma experiência(errada eu sei), ando com uma bateria de gasolina num diesel(uma que dava num mil num 1.9), já vai num ano e meio, a ver quanto tempo dura comprei na altura a mais barata possível para fazer uma experiência, um dia meti por uns dias e la anda desde então, de considerar que ando sempre de médios ligados e com gadget´s consumidores..Editado pela última vez por JBPinto; 29 February 2012, 17:33.
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Já tenho nos favoritos dois sites para consultar as baterias indicadas para os nossos charutos:
Tudor - WEB CATALOG
e
Battery Search - find batteries by vehicle type - VARTA Automotive
Espero que ajude.
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Estou curioso para saber quanto durará a minha com a paneleirice do S&S. E o mais engraçado é que segundo aquilo que li, a bateria terá de ser toda XPTO quando tiver que ser trocada.
Quanto a experiências passadas... A do Twingo durou 10 anos, a do AX idem, a do Polo durou 8 que foi o tempo que o tive, não sei se o novo dono já trocou ou não, a do 307 avariou de um segundo para o outro ao fim de pouco mais de 1 ano (destranquei o carro para tirar o casaco e quando carreguei no comando para trancar já não trancou mais, teve de vir a ACP ).Editado pela última vez por TommyPT; 01 March 2012, 01:11.
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Tudor Hightech(a melhor Tudor) 62Ah/640A = 98€
Tudor Technica (gama média) 62/540A = 78€
Aqui fica preços de referência para futuros interessados. Até agora a melhor cifra-se em 60€ de 71Ah/670A..
Btw, na loja, mostraram-me uma de 62/500A mas com a máquina acusava 594A. É possivel ou a máquina está viciada?
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