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Topico de homenagem ao 1.9 TDI, provavelmente o melhor motor de sempre!

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    #61
    Malta o LuisPedro é capaz de ter alguma razão, lembro-me da imprensa da época dizer que o JTD 150cv era mais desagradável de usar que o JTD 140cv, alguem aqui talvez possa confirmar.

    Desde que o meu 147 não fique estragado.....fixe é com 1.6 TS 120cv

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
      Não digas asneiras. O JTD era um motor super linear (esse 150 já era CR), o VP110 tinha o famoso kick.
      Daqui a bocado vens-me dizer que os diesel BMW também eram de kicks.


      Todos os JTD são CR.

      Comentário


        #63
        Os primeiros também? (estou a pensar no primeiro 2.4JTD 110cv)

        Comentário


          #64
          Eu associo o motor a estes:



          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
            Não digas asneiras. O JTD era um motor super linear (esse 150 já era CR), o VP110 tinha o famoso kick.
            Daqui a bocado vens-me dizer que os diesel BMW também eram de kicks.
            Asneiras?

            Kick vp 110? Quando puder coloco o gráfico do meu 110 vp...

            O 1.9 multijet 150cv no vectra é on/off, chega a ser incómodo o carro não andar até as 1800/1900rpm, depois parece um foguete, pagou a embraiagem e bimassa trocados aos 120.000km. DE LONGE o motor menos linear que alguma vez utilizei, segundo lugar para o o 1.3 mjet 90cv.

            Comentário


              #66
              É verdade.
              Antes do TDi houve este:



              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Eu acho que era mais pela injecção directa, aliados a carros relativamente leves e baixos consumos tambem.

              Os velhos 1.9TD de diversas marcas já chegavam aos 90cv e com cerca de 2.0 e 2.1 alguns tinham 110cv, mas claro foi novidade porque estar isso presente num diesel do segmento B e C com 110cv não era de todo comum .

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                Os primeiros também? (estou a pensar no primeiro 2.4JTD 110cv)


                O 2.4 JTD com potência mais baixa, era o do Marea (130cv).

                Os 2.4 com potência abaixo disso, ainda eram TD.

                Era versão que referes, de 110cv, é o 2.3 JTD (da Ducato)

                Sendo JTD é CR.. qualquer que seja.

                Comentário


                  #68
                  Mesmo no 325TDS tambem havia o C250 TURBODIESEL 150cv salvo erro.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Mesmo no 325TDS tambem havia o C250 TURBODIESEL 150cv salvo erro.


                    Surgiu dois anos mais tarde.

                    O 325 TDS é de 1993 e o C250 TD de 1995

                    Comentário


                      #70
                      Ok então é isso. Antes disso era os VAG 2.4 TD 120cv, PSA 1.5 TD 130cv ( 125 na altura dos anos 80 ) Mercedes 250 TD 120cv e o 524TD da BMW.

                      Ora depois com o 1.9 TDI foi uma espécie de downsizing, tal como já tinha acontecido com o 1.6TD 80cv ou mesmo com os 1.9 TD 90cv para substituir os velhos 2.5 TD 95cv da PSA entre outros.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Ok então é isso. Antes disso era os VAG 2.4 TD 120cv, PSA 1.5 TD 130cv ( 125 na altura dos anos 80 ) Mercedes 250 TD 120cv e o 524TD da BMW.

                        Ora depois com o 1.9 TDI foi uma espécie de downsizing, tal como já tinha acontecido com o 1.6TD 80cv ou mesmo com os 1.9 TD 90cv para substituir os velhos 2.5 TD 95cv da PSA entre outros.


                        O VAG era 2.5

                        Ainda tens o 2.5 VM de 115cv/125cv

                        Comentário


                          #72
                          Isso era o 2.5 TDI 115 e 140cv, mas tinhas um mais antigo 2.4 TD 120cv....do audi 80 talvez ?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            Surgiu dois anos mais tarde.

                            O 325 TDS é de 1993 e o C250 TD de 1995
                            Saiu ainda no final de 91 princípios de 92 no 525 tds.

                            Comentário


                              #74
                              nto se calhar tens razão, estive agora a confirmar e só encontro Audi 100 2.0 TD e 2.4D 82cv , nada de 2.4TD

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                Saiu ainda no final de 91 princípios de 92 no 525 tds.


                                Sim, no Série 5 foi antes.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  nto se calhar tens razão, estive agora a confirmar e só encontro Audi 100 2.0 TD e 2.4D 82cv , nada de 2.4TD
                                  E ainda houve o 2.0D

                                  O 2.5 já era de injecção directa.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Penso que a Ferrari queria pôr um destes no Ferrari 360 no primeiro diesel Ferrari da história, um pouco como acontece na Mercedes e Renault com o 1.5 dci.
                                    Infelizmente para os petrol heads nunca chegou a acontecer, porque a VW não queria estar associada a uma marca tão fraca como a Ferrari.

                                    Fora de brincadeiras, é um bom motor, mas cuidado com os fanatismos.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                      Então lês com palas nos olhos. Ser linear <> falta de baixas. Por essa lógica, qualquer diesel moderno te parece com falta de baixas, qualquer gasolinas atmosférico te parece com falta de baixas. Um V12 Aston Martin tem baixas muito melhores que qualquer motor pequeno a gasóleo, mas como é linear, também vais dizer que não tem baixas.
                                      Não, não leio. Falta de baixas. Coisa que o 1.9tdi nunca teve (pelo contrário, tinha baixas excelentes e perdia em altas, já a velocidades proibitivas). Continuo a dizer que muitos chamam motores lineares ao que eu gosto de chamar motores com falta de força a baixa rotação.
                                      E sim, a maioria dos diesel modernos tem falta de força a baixa rotação.

                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Estás a falar de quais?

                                      O 2.0 TD 110cv da PSA de preguiçoso não tem rigorosamente nada. E o 19 TD 90 tambem não. Mas esse tinha era outro problema.

                                      Mas sei que o que dizes acontecia em alguns casos sim. Lembro-me do 2.0 HDI 90cv apesar de muito fiável e linear, não tinha energia que a concorrência de 90cv tinha ( TDI 90 por ex ) . Ao contrário do HDI 110.

                                      Já ouvi falar mal tambem do 1.8 TD 90cv da Ford e do 1.9 TD sem intercooler 75cv da PSA e tambem da VW ( golf III GTD por ex ) , que parece que eram muito fiáveis mas pouco enérgicos.

                                      Há mais casos ?
                                      Falo especificamente do 2.2 da nissan, do 2.2 da opel e do 2.4JTD da fiat com 134cv (cujo motor estava numa lybra que estive a equacionar).

                                      Comentário


                                        #79
                                        com um 1.9tdi de 150cv ainda hoje fiz cerca de 100kms (metade de montanha com descidas e subidas de 10 e 12%) e mesmo devagarinho cheguei lá num instante.

                                        Comentário


                                          #80
                                          com um 1.9tdi de 110cv com 330.000 km ainda faço médias de 5L/100km, que sonho de motor...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                            Tudo o que não se quer num motor diesel... basta ver como são as baixas. Para altas temos carros a gasolina.
                                            Ai os 1.9 JTD de 16v não têm baixas... Está bem.
                                            Um 1.9 JTD 170 está a fazer 330Nm às 2000, enquanto que um PD150 está a fazer 320 às 1900.

                                            Diz-me assim: se calhar os PD parecem ter mais baixas porque têm escalonamentos mais baixos que um escalonamento mais alto, típico das caixas dos 1.9 JTD.
                                            Mas enfim, discutir qual é o diesel mais potente é uma perda de tempo, no fim do dia está-se a discutir sobre tractores

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                              Ai os 1.9 JTD de 16v não têm baixas... Está bem.
                                              Um 1.9 JTD 170 está a fazer 330Nm às 2000, enquanto que um PD150 está a fazer 320 às 1900.

                                              Diz-me assim: se calhar os PD parecem ter mais baixas porque têm escalonamentos mais baixos que um escalonamento mais alto, típico das caixas dos 1.9 JTD.
                                              Mas enfim, discutir qual é o diesel mais potente é uma perda de tempo, no fim do dia está-se a discutir sobre tractores
                                              É exactamente isso que estás a fazer.
                                              O JTD de 120cv ainda tinha boa resposta em baixas, coisa que se foi perdendo com o tempo.
                                              Falas de valores de binário às 2000rpm, mas tenta acelerar às 1400rpm ou 1500rpm num e noutro e vês a diferença.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                É exactamente isso que estás a fazer.
                                                O JTD de 120cv ainda tinha boa resposta em baixas, coisa que se foi perdendo com o tempo.
                                                Falas de valores de binário às 2000rpm, mas tenta acelerar às 1400rpm ou 1500rpm num e noutro e vês a diferença.
                                                E, no entanto, denigres os BMW por serem lineares, quando a maior parte dos motores deles (todos, não só diesel) têm binário máximo entre as 1500 e as 2500 ou 3000 rpm. Mas esses não prestam, são lineares = têm falta de força em baixas.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  E voltando ainda mais atrás, tivemos este portento da Volvo, que chegou a ser o diesel mais rápido do mundo (150cv?)

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Edit: 122cv

                                                    Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                                    E voltando ainda mais atrás, tivemos este portento da Volvo, que chegou a ser o diesel mais rápido do mundo (150cv?)

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      A única associação possível a essa sigla é fumo (muito fumo) e 150cv chegam para os +200cv "anunciados"....fui

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                        Ai os 1.9 JTD de 16v não têm baixas... Está bem.
                                                        Um 1.9 JTD 170 está a fazer 330Nm às 2000, enquanto que um PD150 está a fazer 320 às 1900.

                                                        Diz-me assim: se calhar os PD parecem ter mais baixas porque têm escalonamentos mais baixos que um escalonamento mais alto, típico das caixas dos 1.9 JTD.
                                                        Mas enfim, discutir qual é o diesel mais potente é uma perda de tempo, no fim do dia está-se a discutir sobre tractores

                                                        Um 1.9 jtdm 150 saudável, que mediu 165, nem 220 de binário tinha às 2000 rpm...




                                                        Tenho os dois motores em casa, gosto de ambos, 560.000km feitos em dois 1.9 multijet 150cv e 315.000 feitos no 1.9 tdi vp 110, portanto deixem-se de dizer baboseiras sem sentido.

                                                        1.9 tdi vp - extremamente linear, muita força em baixas, mais instantâneo na resposta.
                                                        1.9 multijet 150 - on/off, baixas ridículas, respira melhor em altas.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Fogo até o meu velho 2.0 HDI 110 tinha 250NM às 1750 RPM

                                                          Mas é sempre complicado manter discussões saudáveis aqui no fórum, quando o assunto é TDI ou premiums ou carros japoneses....

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Só para contrarar

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                                              Edit: 122cv


                                                              Sendo que esse motor, era oriunda da VW.


                                                              Sendo que de 1986 a 1991 existiu a versão de 130cv (em alguns mercados)... depois é que passou para 122cv
                                                              Editado pela última vez por nto; 20 July 2018, 14:09.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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