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O fim da SIVA
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https://www.jornaldenegocios.pt/empr...quesPrincipais
Não há ainda acordo nenhum.
Não sabia é que o Pereira Coutinho tinha 80% da sag e havia 10% de acções próprias. Pensava que o free float era maior. Melhor assim.
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"(...)Agora, prepara-se para vender a SIVA (subsidiária que representa as marcas do grupo Volkswagen) à Porsche Salzburg, sem receber um euro por isso, noticia o Jornal Económico. A Porsche Salzburg, detida pelo construtor Volkswagen vai assumir a dívida da empresa que, no terceiro trimestre de 2018, ultrapassava os 148 milhões de euros.
O negócio, que deverá estar completo no primeiro trimestre de 2019, arrastou-se devido à complexidade. Por um lado, a dívida financeira que a Porsche vai assumir está em três entidades diferentes controladas por João Pereira Coutinho: a SGC, a SAG GEST e a própria SIVA. Por outro, era preciso negociar a reestruturação da dívida com os quatro bancos credores: Millennium bcp, Caixa Geral de Depósitos, BPI e Novo Banco.(...)"
Pereira Coutinho: negócio milionário não lhe dá 1€
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Dona da SIVA dispara 9% com acordo que viabiliza venda à Porsche Salzburg
As ações da dona da SIVA, responsável pela comercialização em Portugal dos carros Volkswagen, Audi, entre outros, estão a disparar quase 9% na bolsa de Lisboa, isto depois da notícia sobre o acordo com os quatro bancos credores para uma reestruturação da dívida do grupo SAG, o que vai viabilizar a venda da distribuidora de automóveis de João Pereira Coutinho à Porsche Salzburg.
Os títulos da SAG Gest valorizam 8,89% para os 5,88 cêntimos, com mais de 18 mil papéis negociados, um volume de liquidez inferior à média diária de cerca de 55 mil ações trocadas nos últimos 12 meses.O Jornal Económico adianta esta sexta-feira que BCP, Caixa Geral de Depósitos, BPI e Novo Banco, os quatro bancos credores de três entidades controladas por João Pereira Coutinho (SGC, SAG Gest e a própria SIVA), chegaram a um acordo de princípio com a Porsche Salzburgo, que implica a reestruturação da dívida com um haircut.
Com isto, a venda da SIVA à maior distribuidora de automóveis na Europa, detida a 100% pela Volkswagen, deverá ficar concluída ainda durante o primeiro trimestre deste ano. Pereira Coutinho não vai receber qualquer verba pela venda.Será a Porsche Salzburg a assumir a dívida bancária da empresa que, de acordo com o último relatório e contas da SAG Gest, atingia quase 150 milhões de euros. Além da SIVA, aquela entidade vai ficar também com a concessionária Soauto.
Nesta notícia (da ECO Economia Online) saliento dois aspetos: por um lado, o fato de ter sido necessário haver um haircut para alguém ter avançado coma a compra da SIVA. Só não sabemos qual a dimensão desse haircut. Por outro, o fato da SIVA ter sido comprada pela maior distribuidora de automóveis da Europa. Será que, finalmente, vamos começar a ter uma política de preços mais agressiva por parte das marcas do grupo VW em Portugal?
Editado pela última vez por PauloRaposo; 18 January 2019, 13:11.
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Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver PostDona da SIVA dispara 9% com acordo que viabiliza venda à Porsche Salzburg
As ações da dona da SIVA, responsável pela comercialização em Portugal dos carros Volkswagen, Audi, entre outros, estão a disparar quase 9% na bolsa de Lisboa, isto depois da notícia sobre o acordo com os quatro bancos credores para uma reestruturação da dívida do grupo SAG, o que vai viabilizar a venda da distribuidora de automóveis de João Pereira Coutinho à Porsche Salzburg.
Os títulos da SAG Gest valorizam 8,89% para os 5,88 cêntimos, com mais de 18 mil papéis negociados, um volume de liquidez inferior à média diária de cerca de 55 mil ações trocadas nos últimos 12 meses.O Jornal Económico adianta esta sexta-feira que BCP, Caixa Geral de Depósitos, BPI e Novo Banco, os quatro bancos credores de três entidades controladas por João Pereira Coutinho (SGC, SAG Gest e a própria SIVA), chegaram a um acordo de princípio com a Porsche Salzburgo, que implica a reestruturação da dívida com um haircut.
Com isto, a venda da SIVA à maior distribuidora de automóveis na Europa, detida a 100% pela Volkswagen, deverá ficar concluída ainda durante o primeiro trimestre deste ano. Pereira Coutinho não vai receber qualquer verba pela venda.Será a Porsche Salzburg a assumir a dívida bancária da empresa que, de acordo com o último relatório e contas da SAG Gest, atingia quase 150 milhões de euros. Além da SIVA, aquela entidade vai ficar também com a concessionária Soauto.
Nesta notícia (da ECO Economia Online) saliento dois aspetos: por um lado, o fato de ter sido necessário haver um haircut para alguém ter avançado coma a compra da SIVA. Só não sabemos qual a dimensão desse haircut. Por outro, o fato da SIVA ter sido comprada pela maior distribuidora de automóveis da Europa. Será que, finalmente, vamos começar a ter uma política de preços mais agressiva por parte das marcas do grupo VW em Portugal?
Em termos de preços eles até têm aproveitado segmento empresas: consegues comprar um Golf, carro ou carrinha, 1.6 TDI Confortline, por EUR 24.990,00. E um Arteon 2.0 TDI 150cv DSG elegance por EUR 34.990,00.
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver Postjá fecharam a "loja" ?
Mas parece que os austríacos andam já por aí. Meio a conhecer, meio a mandar.
Ou seja, a verdade deve estar algures no meio.
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Originalmente Colocado por LATMGB Ver PostA informação que tive na semana passada, sem ser de conhecimento de causa directo, é que o acordo ainda não está assinado porque uma das condições era a renegociação (um termo mais elegante é a reestruturação) da dívida à banca.
Mas parece que os austríacos andam já por aí. Meio a conhecer, meio a mandar.
Ou seja, a verdade deve estar algures no meio.
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"(...)O acordo com a banca prevê um perdão de dívida bancária de no mínimo 116 milhões de euros, dos quais 16 milhões de euros no acordo extrajudicial de recuperação da SAG e 100 milhões no acordo relativo à SIVA.
Na SAG os bancos irão perdoar 16 milhões de euros (o BCP perdoa 10 milhões, o Novo Banco 5,3 milhões e o BPI 466 mil euros), ficando com 57 milhões a receber (um milhão por ano até 2029, ano em que serão reembolsados de 47 milhões de euros).
Para a SIVA está previsto um perdão bancário mínimo de 100 milhões de euros, mas que poderá ser maior se tal for necessário para a empresa ficar com uma situação patrimonial positiva. O acordo da SIVA envolve o BCP, Novo Banco, BPI e ainda a Caixa Geral de Depósitos. Para já os quatro bancos (aos quais a SIVA deve 147 milhões de euros) acordaram perdoar 100 milhões de créditos e diferir para mais tarde o pagamento de outros 20 milhões de euros. O passivo total da SIVA ronda os 166 milhões de euros.
No que respeita ao grupo SAG está também prevista a anulação total de créditos subordinados no valor de 253 milhões de euros, aqui se incluindo créditos que os acionistas têm sobre a SAG e que as próprias subsidiárias da SAG têm na casa-mãe, não sendo claro no comunicado que o grupo emitiu se a banca tem alguma exposição a estes créditos.
Certo é que além do perdão de dívida na SIVA e na SAG os bancos portugueses acordaram ainda emitir garantias bancárias para permitir no imediato que a distribuidora da Volkswagen em Portugal (e de outras marcas do grupo alemão, como a Audi) continue a importar e a vender carros no mercado nacional."
Pereira Coutinho entrega o seu império automóvel à Porsche por um euro
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Todos se dão ao luxo de perdoar o que depois o contribuinte paga.
Daqui a nada aparecem os tolos da direita vs esquerda.
De um lado os tolos da retórica fácil de abominar o lucro e o indivualismo. Do outro os tolos que acham o estado o mal de todos os pecados.
Pelo caminho mais um empresário super crítico do estado provedor, homem cultivador do self made man Mas que no final é mais uma vez o cidadão comum a financiar as brincadeiras de entidades privadas.
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Originalmente Colocado por carloseduardo Ver PostTodos se dão ao luxo de perdoar o que depois o contribuinte paga.
Daqui a nada aparecem os tolos da direita vs esquerda.
De um lado os tolos da retórica fácil de abominar o lucro e o indivualismo. Do outro os tolos que acham o estado o mal de todos os pecados.
Pelo caminho mais um empresário super crítico do estado provedor, homem cultivador do self made man Mas que no final é mais uma vez o cidadão comum a financiar as brincadeiras de entidades privadas.
Foi o caso dos donos da SIVA, anos a fio na mama do Estado a troco de favores.
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"(...)No final de abril, a Porsche assinou acordos com a SIVA, subsidiária do principal grupo automóvel português SAG-SGPS SA, para adquirir o negócio de importação da Volkswagen, Volkswagen Veículos Comerciais, Audi, ŠKODA, Bentley e Lamborghini, e a rede de retalho detida pelo importador e composta por 11 concessionários em Lisboa e no Porto será adquirida pela PHS, acrescenta-se no comunicado.
(...)No comunicado, a SAG informa que, no início de 2018, “e com o objetivo de permitir a continuidade das operações do Grupo SAG, o Conselho de Administração da SAG Gest começou a desenvolver, em conjunto com as marcas representadas, pela subsidiária SIVA, um plano de reposicionamento do seu negócio de forma a inverter a situação e garantir a sustentabilidade de todo o grupo”.
Em 2018, o volume de vendas das marcas distribuídas pela SIVA foi de 20.349 veículos, uma queda de 32,6% face às 30.171 unidades em 2017. Correspondeu a uma quota de 8,4% no mercado de veículos ligeiros de passageiros, abaixo dos 12,8% em 2017, e de 7,6% no mercado de veículos ligeiros (veículos de passageiros e comercias ligeiros), que compara com a quota de mercado de 11,6% do ano anterior.
No comunicado ao mercado, a SAG explica que como resposta à situação em que o grupo SAG se encontra, a administração ajustou os planos de compras com as diversas marcas do Grupo VW, “reduzindo o volume de encomendas e solicitando a redução dos prazos de recebimento dos apoios comerciais das marcas”.
A SAG fechou 2018 com um prejuízo de 176,9 milhões de euros e capitais próprios negativos em 169,2 milhões de euros.
No final de dezembro, a dívida líquida consolidada do grupo era 129,1 milhões de euros, mais quatro milhões de euros do que no final do ano anterior.(...)"
Porsche vai manter 650 trabalhadores da SIVA
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostLá por volta de 98/99, num dia em que me queixava de um Golf IV cheio de ruídos no interior, responderam-me "Isto é tudo plástico portanto tem de ranger". É que nem tentavam disfarçar a total falta de respeito pelos clientes e pelo produto com que trabalhavam! "Espetáculo" como diz o Mendes.
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostEstive para comprar um Audi, em lugar do Giulia...
Ainda bem que não o fiz... ir fazer as revisões à Porsche deve ficar um balúrdio.
Tinhas que passar a ir só uma vez por ano à oficina para as revisões e manutenção de rotina, ainda bem que ficaste na alfa é que depois podias até sentir-te mal por estranhar
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