Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O calor e as avarias

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por manelov Ver Post
    Referia-me a autonomia. Com o AC a refrescar ar a 46ºC, não sei qual o efeito.
    O sistema consome mais a fazer calor do que a fazer frio, para uma autonomia restante de 200 kms, no meu LEAF com 39ºC exteriores e 24ºC interiores, tem uma diferença de autonomia de 13 kms.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Tranquilo porque não têm motores térmicos.
      Boa resposta.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
        O sistema consome mais a fazer calor do que a fazer frio, para uma autonomia restante de 200 kms, no meu LEAF com 39ºC exteriores e 24ºC interiores, tem uma diferença de autonomia de 13 kms.
        39 não é calor extremo, 45 é que é de valor

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
          39 não é calor extremo, 45 é que é de valor
          São as condições que encontrei hoje, mais não posso fazer.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
            Boa resposta.
            Têm baterias de litio que adoram calor... (not)

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
              provavelmente se ligares um leitor obd vês a temp. a variar ao longo do teu percurso.

              basicamente esse sistema (que a maioria dos carros com manómetro usa) é a versão mais semelhante à de não ter manómetro da atualidade.
              o facto do ponteiro ficar estático nos 90º não quer dizer que o carro esteja sempre nessa temperatura, foi um método que os fabricantes arranjaram para descansar o utilizador comum em vez de olharem para um ponteiro "bailarino" causando alguma impressão.

              não me recordo do nome técnico do tipo de leitura e apresentação no manómetro, mas é algo tipo wideband e narrow band das sondas lambda.
              Não!
              E não é manómetro, é termómetro.
              O sensor da temperatura está apenas num ponto e é onde faz essa leitura. Mas vais ter outras temperaturas ao longo de todo o sistema de refrigeração. Mas naquele ponto a temperatura mantém-se sempre nos 90 graus. Não é nada para descanso do utilizador.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                O sistema consome mais a fazer calor do que a fazer frio, para uma autonomia restante de 200 kms, no meu LEAF com 39ºC exteriores e 24ºC interiores, tem uma diferença de autonomia de 13 kms.
                Muito bom. Pensei que o AC tivesse mais peso.

                Comentário


                  #38
                  Estás enganado, é mesmo software que controla a operação do indicador de temperatura. Faz uma espécie de média e só altera ao fim de algum tempo acima ou abaixo do valor padrão.

                  Comentário


                    #39
                    As avarias com calor são 99,99% causadas por burrice/desconhecimento dos donos.

                    É sistemas de refrigeração que nunca foram revistos, alguns com mais de 10 anos ainda têm o anticongelante de origem, outros levam com água da torneira, outros com misturas indevidas, outros com fugas, outros com sistemas eléctricos degradados, outros nem termostato têm, outros nem a ventoinha dispara, etc.

                    Acho que estarmos a generalizar fabricantes com base neste post não faz grande sentido.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                      Estás enganado, é mesmo software que controla a operação do indicador de temperatura. Faz uma espécie de média e só altera ao fim de algum tempo acima ou abaixo do valor padrão.
                      É para mim?
                      Diz que sim...

                      Comentário


                        #41
                        Uma thread para dizer que os franceses são os que avariam mais.....

                        Muitos nem a revisão anual fazem, muito menos terem cuidados antes de arrancar com a viatura.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                          Não!
                          E não é manómetro, é termómetro.
                          O sensor da temperatura está apenas num ponto e é onde faz essa leitura. Mas vais ter outras temperaturas ao longo de todo o sistema de refrigeração. Mas naquele ponto a temperatura mantém-se sempre nos 90 graus. Não é nada para descanso do utilizador.
                          não é manómetro
                          podes ter um termómetro sem indicação da temperatura (caso de muitos carros modernos) e depois o termómetro com indicação via manómetro seja ele digital ou analógico……...penso eu de que.
                          e não, não se mantem nos 90 apesar do ponteiro estar estático naquele ponto dos 90º
                          por acaso até tenho um carro com manómetro analógico que tal como a maioria fixa nos 90º, mas depois no menu tenho um digital que indica a real estando normalmente a oscilar entre os 86º e os 93º se não estou em erro.

                          assim de cabeça alguns alfas têm só o analógico e é de funcionamento a acompanhar a temperatura, não fica estático nos 90º sendo o local de monta

                          aliás, nos manómetros fixos facilmente comprovas isso deixando o carro a trabalhar em que chega a um ponto dispara a ventoinha mas sem nunca veres o ponteiro a sair dos 90º e bem podes meter o termómetro de medição no ponto do circuito que te apetecer que a temperatura nunca fixa nos 90º ao longo de um qualquer percurso que faças com o carro.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                            O último problema que tive num carro, foi indiretamente causado pelo calor.
                            Devido ao calor levava o AC no máximo. O consumo de electricidade era muito alto devido à ventoinha do arrefecimento e da ventilação. Acontece que o alternador estava a carregar pouco e não chegava para o consumo.
                            A bateria acabou por descarregar e a ventoínha de arrefecimento deixou de ligar. Enquanto foi na estrada a deslocação do ar arrefecia o radiador. Assim que parou no 1º semáforo acendeu logo a luz da temperatura.

                            Felizmente a despesa ficou só pela reparação de alternador. Podia ter sido muito pior.
                            Ontem fiquei sem bateria por causa disso mesmo, consumo excessivo e bateria com 17 anos. Já foi trocada, pronta para mais 5 anos.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                              não é manómetro
                              podes ter um termómetro sem indicação da temperatura (caso de muitos carros modernos) e depois o termómetro com indicação via manómetro seja ele digital ou analógico……...penso eu de que.
                              e não, não se mantem nos 90 apesar do ponteiro estar estático naquele ponto dos 90º
                              por acaso até tenho um carro com manómetro analógico que tal como a maioria fixa nos 90º, mas depois no menu tenho um digital que indica a real estando normalmente a oscilar entre os 86º e os 93º se não estou em erro.

                              assim de cabeça alguns alfas têm só o analógico e é de funcionamento a acompanhar a temperatura, não fica estático nos 90º sendo o local de monta

                              aliás, nos manómetros fixos facilmente comprovas isso deixando o carro a trabalhar em que chega a um ponto dispara a ventoinha mas sem nunca veres o ponteiro a sair dos 90º e bem podes meter o termómetro de medição no ponto do circuito que te apetecer que a temperatura nunca fixa nos 90º ao longo de um qualquer percurso que faças com o carro.
                              Não, não é manómetro!

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                Como se portarão os carros elétricos com este calor?
                                Virados ao contrário dá para assar frangos, principalmente o leaf 2.

                                Comentário


                                  #46
                                  Manómetro é para medir apenas pressões, e não temperaturas.

                                  Mas é uma expressão utilizada por muita gente, mas não está correcta.

                                  Aliás temos manómetros, odómetros, termómetros, velocímetros, taquímetros, e talvez haja mais que não sei.

                                  Comentário


                                    #47
                                    ok, que seja termómetro
                                    mas para lá da semântica, a intenção do meu comentário dá para entender?!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Só referi o temómetro e manómetro apenas para esclarecer, já que eu tambem não sabia e desde há uns anos por acaso referiram isso aqui no forum

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        Estes carros que avariam com calor normalmente estão cheios de problemas no circuito de refrigeração, que não se fazem notar com o tempo fresco.
                                        É mais que certinho.
                                        O que este tempo faz é deixar de mascarar esses problemas.

                                        Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                        provavelmente se ligares um leitor obd vês a temp. a variar ao longo do teu percurso.

                                        basicamente esse sistema (que a maioria dos carros com manómetro usa) é a versão mais semelhante à de não ter manómetro da atualidade.
                                        o facto do ponteiro ficar estático nos 90º não quer dizer que o carro esteja sempre nessa temperatura, foi um método que os fabricantes arranjaram para descansar o utilizador comum em vez de olharem para um ponteiro "bailarino" causando alguma impressão.

                                        não me recordo do nome técnico do tipo de leitura e apresentação no manómetro, mas é algo tipo wideband e narrow band das sondas lambda.
                                        É isto.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                          Não!
                                          E não é manómetro, é termómetro.
                                          O sensor da temperatura está apenas num ponto e é onde faz essa leitura. Mas vais ter outras temperaturas ao longo de todo o sistema de refrigeração. Mas naquele ponto a temperatura mantém-se sempre nos 90 graus. Não é nada para descanso do utilizador.
                                          Basta comprovar num VAG de 2000 por exemplo, marca 90, ligas a maquina, e esta a 89, 91...

                                          Tal como as rotaçoes, o facto de marcar 900rpm no quadrante, nao quer dizer que o motor, esteja sempre, as 900rpm e pequenas oscilaçoes sao normais e nao afectam a leitura do ponteiro, num dos meus carros, chego a ter oscilaçoes de 20-30rpm, e o ponteiro nao mexe.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                            Como se portarão os carros elétricos com este calor?
                                            Por aqui tudo normal. Entre ontem e hoje fiz 500km AC sempre ligado claro tectos panorâmicos nunca mais.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                              Virados ao contrário dá para assar frangos, principalmente o leaf 2.
                                              Virados ao contrario? O meu nao é electrico, nem é preciso estar a trabalhar, para ao sol, no tejadilho, dar para assar umas bifanas e ainda coze o pao

                                              Comentário


                                                #53
                                                O meu volvo o ponteiro da temperatura mexe entre os 88 e os 92 sensivelmente.

                                                A ventoinha tem trabalhado bem.

                                                Mesmo quando o líquido de refrigeração não está a 90 graus, por vezes ela dispara mal ligo o carro, se a temperatura exterior for de 30 graus ou mais.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Quanto ao tópico, hoje também vi alguns carros encostados. Um polo, um Megane e um Mercedes classe E.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Eu tenho um vag e o termómetro analógico (vulgo ponteiro) não está sempre nos 90º. Por vezes baixa ligeiramente. Nunca ultrapassou.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Na minha Transit o manómetro/termômetro/whatever também é desses que fica trancado no meio, no torque vejo oscilações dos 85 aos 98 e o ponteiro sempre no meio. Quanto ao desempenho nestas temperaturas é exatamente o mesmo que se tivessem 20°, só noto a bateria a esforçar mais por causa do AC que força as ventoinhas a estarem sempre a bombar. G12 é caro mas nestas alturas sente-se que não foi dinheiro mal gasto [emoji6]

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Verdade. Também uso G13 e mudado de 3 em 3 anos.
                                                        Última grande viagem, 1600km seguidos com ac e sem problemas
                                                        Editado pela última vez por orion; 05 August 2018, 18:49.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                                                          O meu volvo o ponteiro da temperatura mexe entre os 88 e os 92 sensivelmente.

                                                          A ventoinha tem trabalhado bem.

                                                          Mesmo quando o líquido de refrigeração não está a 90 graus, por vezes ela dispara mal ligo o carro, se a temperatura exterior for de 30 graus ou mais.
                                                          Não conheço carros assim. O que conheço é carros que ligam logo a ventoínha quando ligas o AC...mas não é por estar 30 ou mais graus, é porque o AC está ligado ao ligar o carro e este vai ter de começar imediatamente a dar-lhe forte e feio.
                                                          Se com essa mesma temperatura ligarem o carro sem estar ligado o AC, a ventoínha não liga.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Se vocês ouvissem o barulho do meu IS220d quando a ventoinha está a bombar a 100% com o AC ligado é que se assustavam.
                                                            Parece um avião

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                              É para mim?
                                                              Diz que sim...
                                                              Simmmmmmmmmm....................

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X