Originalmente Colocado por manelov
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O calor e as avarias
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Originalmente Colocado por zezoca Ver Postprovavelmente se ligares um leitor obd vês a temp. a variar ao longo do teu percurso.
basicamente esse sistema (que a maioria dos carros com manómetro usa) é a versão mais semelhante à de não ter manómetro da atualidade.
o facto do ponteiro ficar estático nos 90º não quer dizer que o carro esteja sempre nessa temperatura, foi um método que os fabricantes arranjaram para descansar o utilizador comum em vez de olharem para um ponteiro "bailarino" causando alguma impressão.
não me recordo do nome técnico do tipo de leitura e apresentação no manómetro, mas é algo tipo wideband e narrow band das sondas lambda.
E não é manómetro, é termómetro.
O sensor da temperatura está apenas num ponto e é onde faz essa leitura. Mas vais ter outras temperaturas ao longo de todo o sistema de refrigeração. Mas naquele ponto a temperatura mantém-se sempre nos 90 graus. Não é nada para descanso do utilizador.
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As avarias com calor são 99,99% causadas por burrice/desconhecimento dos donos.
É sistemas de refrigeração que nunca foram revistos, alguns com mais de 10 anos ainda têm o anticongelante de origem, outros levam com água da torneira, outros com misturas indevidas, outros com fugas, outros com sistemas eléctricos degradados, outros nem termostato têm, outros nem a ventoinha dispara, etc.
Acho que estarmos a generalizar fabricantes com base neste post não faz grande sentido.
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostNão!
E não é manómetro, é termómetro.
O sensor da temperatura está apenas num ponto e é onde faz essa leitura. Mas vais ter outras temperaturas ao longo de todo o sistema de refrigeração. Mas naquele ponto a temperatura mantém-se sempre nos 90 graus. Não é nada para descanso do utilizador.
podes ter um termómetro sem indicação da temperatura (caso de muitos carros modernos) e depois o termómetro com indicação via manómetro seja ele digital ou analógico……...penso eu de que.
e não, não se mantem nos 90 apesar do ponteiro estar estático naquele ponto dos 90º
por acaso até tenho um carro com manómetro analógico que tal como a maioria fixa nos 90º, mas depois no menu tenho um digital que indica a real estando normalmente a oscilar entre os 86º e os 93º se não estou em erro.
assim de cabeça alguns alfas têm só o analógico e é de funcionamento a acompanhar a temperatura, não fica estático nos 90º sendo o local de monta
aliás, nos manómetros fixos facilmente comprovas isso deixando o carro a trabalhar em que chega a um ponto dispara a ventoinha mas sem nunca veres o ponteiro a sair dos 90º e bem podes meter o termómetro de medição no ponto do circuito que te apetecer que a temperatura nunca fixa nos 90º ao longo de um qualquer percurso que faças com o carro.
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Originalmente Colocado por manelov Ver PostO último problema que tive num carro, foi indiretamente causado pelo calor.
Devido ao calor levava o AC no máximo. O consumo de electricidade era muito alto devido à ventoinha do arrefecimento e da ventilação. Acontece que o alternador estava a carregar pouco e não chegava para o consumo.
A bateria acabou por descarregar e a ventoínha de arrefecimento deixou de ligar. Enquanto foi na estrada a deslocação do ar arrefecia o radiador. Assim que parou no 1º semáforo acendeu logo a luz da temperatura.
Felizmente a despesa ficou só pela reparação de alternador. Podia ter sido muito pior.
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Originalmente Colocado por zezoca Ver Postnão é manómetro
podes ter um termómetro sem indicação da temperatura (caso de muitos carros modernos) e depois o termómetro com indicação via manómetro seja ele digital ou analógico……...penso eu de que.
e não, não se mantem nos 90 apesar do ponteiro estar estático naquele ponto dos 90º
por acaso até tenho um carro com manómetro analógico que tal como a maioria fixa nos 90º, mas depois no menu tenho um digital que indica a real estando normalmente a oscilar entre os 86º e os 93º se não estou em erro.
assim de cabeça alguns alfas têm só o analógico e é de funcionamento a acompanhar a temperatura, não fica estático nos 90º sendo o local de monta
aliás, nos manómetros fixos facilmente comprovas isso deixando o carro a trabalhar em que chega a um ponto dispara a ventoinha mas sem nunca veres o ponteiro a sair dos 90º e bem podes meter o termómetro de medição no ponto do circuito que te apetecer que a temperatura nunca fixa nos 90º ao longo de um qualquer percurso que faças com o carro.
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Originalmente Colocado por eu Ver PostEstes carros que avariam com calor normalmente estão cheios de problemas no circuito de refrigeração, que não se fazem notar com o tempo fresco.
O que este tempo faz é deixar de mascarar esses problemas.
Originalmente Colocado por zezoca Ver Postprovavelmente se ligares um leitor obd vês a temp. a variar ao longo do teu percurso.
basicamente esse sistema (que a maioria dos carros com manómetro usa) é a versão mais semelhante à de não ter manómetro da atualidade.
o facto do ponteiro ficar estático nos 90º não quer dizer que o carro esteja sempre nessa temperatura, foi um método que os fabricantes arranjaram para descansar o utilizador comum em vez de olharem para um ponteiro "bailarino" causando alguma impressão.
não me recordo do nome técnico do tipo de leitura e apresentação no manómetro, mas é algo tipo wideband e narrow band das sondas lambda.
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostNão!
E não é manómetro, é termómetro.
O sensor da temperatura está apenas num ponto e é onde faz essa leitura. Mas vais ter outras temperaturas ao longo de todo o sistema de refrigeração. Mas naquele ponto a temperatura mantém-se sempre nos 90 graus. Não é nada para descanso do utilizador.
Tal como as rotaçoes, o facto de marcar 900rpm no quadrante, nao quer dizer que o motor, esteja sempre, as 900rpm e pequenas oscilaçoes sao normais e nao afectam a leitura do ponteiro, num dos meus carros, chego a ter oscilaçoes de 20-30rpm, e o ponteiro nao mexe.
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Na minha Transit o manómetro/termômetro/whatever também é desses que fica trancado no meio, no torque vejo oscilações dos 85 aos 98 e o ponteiro sempre no meio. Quanto ao desempenho nestas temperaturas é exatamente o mesmo que se tivessem 20°, só noto a bateria a esforçar mais por causa do AC que força as ventoinhas a estarem sempre a bombar. G12 é caro mas nestas alturas sente-se que não foi dinheiro mal gasto [emoji6]
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Originalmente Colocado por MicroMC Ver PostO meu volvo o ponteiro da temperatura mexe entre os 88 e os 92 sensivelmente.
A ventoinha tem trabalhado bem.
Mesmo quando o líquido de refrigeração não está a 90 graus, por vezes ela dispara mal ligo o carro, se a temperatura exterior for de 30 graus ou mais.
Se com essa mesma temperatura ligarem o carro sem estar ligado o AC, a ventoínha não liga.
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