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Pode um ‘elétrico’ poluir mais do que um carro convencional? Estudo revela que sim

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    #31
    Originalmente Colocado por MainstreamBias Ver Post
    Queres la ver que esta nova moda dos electricos é para o bem do planeta e das árvores, ursos polares, cangurus, etc

    Como se todo o processo que envolve os VEs nao causasse danos ao ambiente...só santos por aqui. Por este andar S Pedro vai ter que fazer obras para alargar as portas do céu
    Eu acho piada é pessoas como tu acharem que quem compra VEs é só para salvar o problema, eu estou a lixar-me para o que polui mais e ando com o que é melhor para a minha carteira e sem duvidas que para a utilização que um dos carros cá em casa faz seria um veiculo eléctrico, mas como não havia VEs do agrado da condutora e a autonomia ainda não é a ideal lá veio um HSD e poupo dinheiro relativamente ao diesel que ele veio substituir.
    Como a oferta e autonomia desses veículos está a aumentar tenho a certeza que o seu substituto já será eléctrico.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
      Eu acho piada é pessoas como tu acharem que quem compra VEs é só para salvar o problema, eu estou a lixar-me para o que polui mais e ando com o que é melhor para a minha carteira e sem duvidas que para a utilização que um dos carros cá em casa faz seria um veiculo eléctrico, mas como não havia VEs do agrado da condutora e a autonomia ainda não é a ideal lá veio um HSD e poupo dinheiro relativamente ao diesel que ele veio substituir.
      Como a oferta e autonomia desses veículos está a aumentar tenho a certeza que o seu substituto já será eléctrico.
      É onde consegue pegar, ambiente, e mesmo assim, só desinformação, porque em termos económicos, não vão lá.

      Comentário


        #33
        Mais um estudo:


        Estações de gasolina libertam 10 vezes mais gases tóxicos do que se supunha

        Comentário


          #34
          Vergonha é o que é. Toda a gente deveria ser obrigada a entregar para abate o seu fumarento a gasolina ou a gasolio e ter um hybrid. É uma questã de educação embiental, se não forem tomadas as medidas é o planeta que sofre

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Aesthetic Ver Post
            Vergonha é o que é. Toda a gente deveria ser obrigada a entregar para abate o seu fumarento a gasolina ou a gasolio e ter um hybrid. É uma questã de educação embiental, se não forem tomadas as medidas é o planeta que sofre
            Por essa ordem de ideias essa conversa é válida substituindo "fumarento" para híbrido e "hybrid" para eléctrico...

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              #36
              Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
              Por essa ordem de ideias essa conversa é válida substituindo "fumarento" para híbrido e "hybrid" para eléctrico...

              Não porque os 100% electricos não têm a conjugaçã acologica e autonomia de uma hybrid. Um electrico a 100% é bom para a cidade e dar uma voltas, mas como está dependente de carregar e da autonomia não serve para viagens longas. Um hybrid é o melhor que se pode encontrar seja para a cidade seja para viagens longas

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                #37
                Há muito tempo que se sabe que se analisarmos o ciclo de vida das baterias desde a extração do minério até à reciclagem das mesmas, as baterias atuais todas elas são um cancro ambiental, obviamente o lobby dos elétricos tenta disfarçar, desconversar sobre o assunto, mas isto já se sabe há muito tempo, e existem vários estudos de diversas Universidades.

                Não é por mero acaso que há varias décadas se investiga e tenta desesperadamente encontrar novas soluções para as baterias.

                Quanto aos CI, claro que existe impacto ecológico no seu fabrico, mas esses também existem na construção do VE nalguns casos em que recorrem a alta tecnologia/materiais para a construção da carroceria até são piores, o que desequilibra muito a balança é a quantidade de baterias, não reconhecer isto, é de uma desonestidade intelectual gritante.

                Comentário


                  #38
                  Cada vez que alguém coloca em causa a poluição gerada por veículos eléctricos surgem logo uma pilha de users que ficam logo todos picados....dass....tratem-se. Ou critiquem de forma construtiva.

                  Comentário


                    #39
                    Para além de cagadas na gramática só dizes parvoíces, lmao @Aesthetic

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Aesthetic Ver Post
                      Vergonha é o que é. Toda a gente deveria ser obrigada a entregar para abate o seu fumarento a gasolina ou a gasolio e ter um hybrid. É uma questã de educação embiental, se não forem tomadas as medidas é o planeta que sofre
                      Já cá faltavam os fundamentalistas....

                      Daqui a nada é obrigar tudo a andar de transportes públicos e ai de alguém que compre alguma coisa importada de um país que não tenha das melhores práticas em termos de poluição.......

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                        Há muito tempo que se sabe que se analisarmos o ciclo de vida das baterias desde a extração do minério até à reciclagem das mesmas, as baterias atuais todas elas são um cancro ambiental, obviamente o lobby dos elétricos tenta disfarçar, desconversar sobre o assunto, mas isto já se sabe há muito tempo, e existem vários estudos de diversas Universidades.

                        Não é por mero acaso que há varias décadas se investiga e tenta desesperadamente encontrar novas soluções para as baterias.

                        Quanto aos CI, claro que existe impacto ecológico no seu fabrico, mas esses também existem na construção do VE nalguns casos em que recorrem a alta tecnologia/materiais para a construção da carroceria até são piores, o que desequilibra muito a balança é a quantidade de baterias, não reconhecer isto, é de uma desonestidade intelectual gritante.
                        É.

                        E eu até admito que de facto nas cidades torna-se complicado as questões da poluição que afecta directamente os pulmões das pessoas.

                        Ir atrás de um autocarro com uns 15 anos é um sufoco !

                        Mas depois surgem os fundamentalistas e enfim, vale a pena discutir alguma coisa com essa gente...

                        Comentário


                          #42
                          Bem, este tópico é um autêntico chorrilho de asneiras, impressionante.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                            Há muito tempo que se sabe que se analisarmos o ciclo de vida das baterias desde a extração do minério até à reciclagem das mesmas, as baterias atuais todas elas são um cancro ambiental, obviamente o lobby dos elétricos tenta disfarçar, desconversar sobre o assunto, mas isto já se sabe há muito tempo, e existem vários estudos de diversas Universidades.

                            Não é por mero acaso que há varias décadas se investiga e tenta desesperadamente encontrar novas soluções para as baterias.

                            Quanto aos CI, claro que existe impacto ecológico no seu fabrico, mas esses também existem na construção do VE nalguns casos em que recorrem a alta tecnologia/materiais para a construção da carroceria até são piores, o que desequilibra muito a balança é a quantidade de baterias, não reconhecer isto, é de uma desonestidade intelectual gritante.
                            Perdoa-me a frontalidade, falta de honestidade intelectual estás a ter tu ao cuspir essas afirmações para o ar sem as sustentares com factos.

                            Lê e aprende, se quiseres: https://www.ucsusa.org/clean-vehicle...s#.W8inaaeZPOQ

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
                              Lê e aprende
                              Isso dá muito trabalho.

                              É mais simples debitar palpites e acusar os outros de serem uns ignorantes e uns fanáticos.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                Há muito tempo que se sabe que se analisarmos o ciclo de vida das baterias desde a extração do minério até à reciclagem das mesmas, as baterias atuais todas elas são um cancro ambiental, obviamente o lobby dos elétricos tenta disfarçar, desconversar sobre o assunto, mas isto já se sabe há muito tempo, e existem vários estudos de diversas Universidades.

                                Não é por mero acaso que há varias décadas se investiga e tenta desesperadamente encontrar novas soluções para as baterias.

                                Quanto aos CI, claro que existe impacto ecológico no seu fabrico, mas esses também existem na construção do VE nalguns casos em que recorrem a alta tecnologia/materiais para a construção da carroceria até são piores, o que desequilibra muito a balança é a quantidade de baterias, não reconhecer isto, é de uma desonestidade intelectual gritante.
                                Sim porque os combustíveis nascem nas bombas e do escape do carros sai perfume, ambos são poluentes, temos é de escolher qual o mais poluente, eu gosto muito dos que criticam o que fazer com as baterias quando chegarem ao fim da vida util, mas depois vejo quando sai um telemovel novo filas para serem os primeiros a comprar, aqui as baterias já não são problema...

                                Tirando a BMW que utiliza fibra de carbono, que sinceramente não sei se é mais poluente ou não, diz quais os outros carros que recorrem a materiais na carroçaria mais poluentes em relação a um ICE?

                                Infelizmente os fundamentalistas existem dos dois lados, assim como existe estudos para todos os gostos, mas como alguém os tem de pagar o resultado sai sempre enviesado para ou lado ou para o outro, depois cada a cada um ter espírito critico, ou não, para analisar.

                                Comentário


                                  #46
                                  O argumento velho e desgastado de que as baterias são um bicho papão que vai parar às lixeiras e infiltrar os lençóis freáticos é totalmente falso. E é ridículo. Estou farto de demonstrar que uma bateria de um VE tem muita vida para além do automóvel e que ainda vale muito dinheiro quando já não serve para o carro.

                                  Os trolls do costume não querem saber, não querem aprender, não querem ver para além das suas próprias convicções. Irrita-me profundamente a total falta de análise crítica e honestidade necessárias para perceber que não é nessas mentiras que vão conseguir justificar o ódio que têm por determinada tecnologia.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                    Tirando a BMW que utiliza fibra de carbono, que sinceramente não sei se é mais poluente ou não, diz quais os outros carros que recorrem a materiais na carroçaria mais poluentes em relação a um ICE?
                                    Quanto a isto:

                                    https://www.bmw-lao.la/en/topics/fas...inability.html
                                    https://www.youtube.com/watch?v=-mNrHcFEohA
                                    https://www.alternative-energies.net...ewable-energy/

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                      Há muito tempo que se sabe que se analisarmos o ciclo de vida das baterias desde a extração do minério até à reciclagem das mesmas, as baterias atuais todas elas são um cancro ambiental, obviamente o lobby dos elétricos tenta disfarçar, desconversar sobre o assunto, mas isto já se sabe há muito tempo, e existem vários estudos de diversas Universidades.

                                      Não é por mero acaso que há varias décadas se investiga e tenta desesperadamente encontrar novas soluções para as baterias.

                                      Quanto aos CI, claro que existe impacto ecológico no seu fabrico, mas esses também existem na construção do VE nalguns casos em que recorrem a alta tecnologia/materiais para a construção da carroceria até são piores, o que desequilibra muito a balança é a quantidade de baterias, não reconhecer isto, é de uma desonestidade intelectual gritante.
                                      Também é intelectualmente desonesto ignorar tudo o que envolve as peças de manutenção de um carro, extração de petróleo e o seu impacto ambiental e os riscos que se corre...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Cada vez que alguém coloca em causa a poluição gerada por veículos eléctricos surgem logo uma pilha de users que ficam logo todos picados....dass....tratem-se. Ou critiquem de forma construtiva.
                                        Colocar em causa é o que?

                                        Falar em aterros? Isso é só desconversar...

                                        Ignorar níveis de poluição do ICE? Também desconversar...

                                        Coloquem em causa a vontade, mas com cabeça, simples.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
                                          O argumento velho e desgastado de que as baterias são um bicho papão que vai parar às lixeiras e infiltrar os lençóis freáticos é totalmente falso. E é ridículo. Estou farto de demonstrar que uma bateria de um VE tem muita vida para além do automóvel e que ainda vale muito dinheiro quando já não serve para o carro.

                                          Os trolls do costume não querem saber, não querem aprender, não querem ver para além das suas próprias convicções. Irrita-me profundamente a total falta de análise crítica e honestidade necessárias para perceber que não é nessas mentiras que vão conseguir justificar o ódio que têm por determinada tecnologia.
                                          Para além de ser falso é mesmo não usar o cérebro:

                                          Essa conversa das lixeiras e lençóis freáticos provém da facilidade com que se atira pilhas fora para o contentor do lixo, pilhas de comandados, baterias de telemóveis ou portáteis sem fazer reciclagem nenhuma.

                                          Ora, uma bateria de um carro, que pesa várias centenas de kg, não vai ser tirada em casa, metida debaixo do braço até ao caixote do lixo mais próximo...

                                          Irá ser retirada na marca, porque não há mais ninguém que mexe em tais componentes, e as marcas tem programas de reciclagem, diria que todas as que vendem EV o têm. E sim, podem ser recicladas, não é uma futurologia, é uma realidade, e há marcas que já vendem baterias reutilizadas a baixo preço (comparadas com novas). Se não, são usadas para armazenamento energético, no Japão há planos para tais baterias alimentarem as iluminações pública e serem carregadas por painéis solares.

                                          Enfim, conversa de baterias na lixeira que já cheira mal, desinformação e sem lógica nenhuma.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                            Sim porque os combustíveis nascem nas bombas e do escape do carros sai perfume, ambos são poluentes, temos é de escolher qual o mais poluente, eu gosto muito dos que criticam o que fazer com as baterias quando chegarem ao fim da vida util, mas depois vejo quando sai um telemovel novo filas para serem os primeiros a comprar, aqui as baterias já não são problema...

                                            Tirando a BMW que utiliza fibra de carbono, que sinceramente não sei se é mais poluente ou não, diz quais os outros carros que recorrem a materiais na carroçaria mais poluentes em relação a um ICE?

                                            Infelizmente os fundamentalistas existem dos dois lados, assim como existe estudos para todos os gostos, mas como alguém os tem de pagar o resultado sai sempre enviesado para ou lado ou para o outro, depois cada a cada um ter espírito critico, ou não, para analisar.

                                            Para além do BMW i8, que desde a plataforma à carroceria tem vários materiais hi-tech, que gostava que explicassem como os reciclam.

                                            Todos os VE, utilizam em todo a sua conceção o máximo de materiais mais leves que o aço, dai a utilização nestes veículos, de vários tipos de "plásticos" para obter um peso menor.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                              Para além de ser falso é mesmo não usar o cérebro:

                                              Essa conversa das lixeiras e lençóis freáticos provém da facilidade com que se atira pilhas fora para o contentor do lixo, pilhas de comandados, baterias de telemóveis ou portáteis sem fazer reciclagem nenhuma.

                                              Ora, uma bateria de um carro, que pesa várias centenas de kg, não vai ser tirada em casa, metida debaixo do braço até ao caixote do lixo mais próximo...

                                              Irá ser retirada na marca, porque não há mais ninguém que mexe em tais componentes, e as marcas tem programas de reciclagem, diria que todas as que vendem EV o têm. E sim, podem ser recicladas, não é uma futurologia, é uma realidade, e há marcas que já vendem baterias reutilizadas a baixo preço (comparadas com novas). Se não, são usadas para armazenamento energético, no Japão há planos para tais baterias alimentarem as iluminações pública e serem carregadas por painéis solares.

                                              Enfim, conversa de baterias na lixeira que já cheira mal, desinformação e sem lógica nenhuma.

                                              Isso é tudo ignorância ou é só vontade de desconversar como é costume nos teus posts.

                                              A reciclagem das baterias, tem vários impactos ecológicos, mas é o menor problema no ciclo de vida da bateria, simplesmente porque tem interesse económico o reaproveitamento desses materiais, logo essa reciclagem vai ser feita, pois tem alta viabilidade económica, convinha ler artigos científicos credíveis sobre os assuntos antes de comentar.

                                              Também podem ler artigos de jornalistas afetos ao lobby, artigos de supostas Universidades Brasileiras, artigos de vendedores de automóveis e depois virem para aqui debitar a vossa ignorância, convencidos que sabem tudo. )

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Aesthetic Ver Post
                                                Não porque os 100% electricos não têm a conjugaçã acologica e autonomia de uma hybrid. Um electrico a 100% é bom para a cidade e dar uma voltas, mas como está dependente de carregar e da autonomia não serve para viagens longas. Um hybrid é o melhor que se pode encontrar seja para a cidade seja para viagens longas
                                                Que conjugação ecológica? Poluem o mesmo que os outros e ainda levam baterias. Poderia dizer (se fizesse o papel de mau) que um híbrido é o pior dos dois mundos...
                                                Esses fundamentalismos são do piorio.
                                                Há quem faça viagens longas num eléctrico, por isso não é por aí...

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                                                  #54
                                                  Mas vale a pena falar com pseudo defensores de Ecologia, que são muito defensores dos VE, discutem muito e todos os que não concordarem com eles, não entendem nada de ecologia, mas falei ali em cima no "ciclo de vida de um produto (bateria)" e são tão ecologistas mas nem sabem o que significa ou como é calculado o ciclo de vida.
                                                  Editado pela última vez por Rodal; 18 October 2018, 17:53.

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                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                    Mas vale a pena falar com pseudo defensores de Ecologia, que são muito defensores dos VE, discutem muito e todos os que não concordarem com eles, não entendem nada de ecologia, mas falei ali em cima no "ciclo de vida de um produto (bateria)" e são tão ecologistas mas nem sabem o que significa ou como é calculado o ciclo de vida.
                                                    Há muito "defensor do VE" que pouco tem de ecologista. Erro do costume, meter tudo dentro do mesmo saco.

                                                    Ninguém compra um VE só porque é mais green.

                                                    No entanto, continuamos na mesma conversa e ainda não puseste aqui nada para validar essa teoria de que o fabrico dos VEs é do piorio... Leste ao menos o artigo que postei, nem que fosse na diagonal?


                                                    Sent from my iPhone using Tapatalk

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                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                      Para além de ser falso é mesmo não usar o cérebro:

                                                      Essa conversa das lixeiras e lençóis freáticos provém da facilidade com que se atira pilhas fora para o contentor do lixo, pilhas de comandados, baterias de telemóveis ou portáteis sem fazer reciclagem nenhuma.

                                                      Ora, uma bateria de um carro, que pesa várias centenas de kg, não vai ser tirada em casa, metida debaixo do braço até ao caixote do lixo mais próximo...

                                                      Irá ser retirada na marca, porque não há mais ninguém que mexe em tais componentes, e as marcas tem programas de reciclagem, diria que todas as que vendem EV o têm. E sim, podem ser recicladas, não é uma futurologia, é uma realidade, e há marcas que já vendem baterias reutilizadas a baixo preço (comparadas com novas). Se não, são usadas para armazenamento energético, no Japão há planos para tais baterias alimentarem as iluminações pública e serem carregadas por painéis solares.

                                                      Enfim, conversa de baterias na lixeira que já cheira mal, desinformação e sem lógica nenhuma.
                                                      Tens informação concreta sobre isso ou é apenas uma suposição?

                                                      É que do seu já li, as baterias reutilizadas do leaf, por exemplo, são desmembradas as células e construídos powerbanks para armazenamento de energia em casa. Mas nem por isso ficam mais baratas por kwh, ficam mais baratas sim, porque têm muito menos capacidade.

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                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
                                                        Há muito "defensor do VE" que pouco tem de ecologista. Erro do costume, meter tudo dentro do mesmo saco.

                                                        Ninguém compra um VE só porque é mais green.

                                                        No entanto, continuamos na mesma conversa e ainda não puseste aqui nada para validar essa teoria de que o fabrico dos VEs é do piorio... Leste ao menos o artigo que postei, nem que fosse na diagonal?


                                                        Sent from my iPhone using Tapatalk

                                                        O artigo que tu colocaste diz precisamente o mesmo que eu disse, no processo de fabrico as baterias penalizam muito os VE em comparação com os CI.

                                                        Quanto ao artigo não podes tirar conclusão nenhuma dele, quando se fala que analisaram VE versus Gasolina em 2015, qual foi o VE e qual foi o veiculo a Gasolina, é que nos States se comparares uma qualquer pickup a gasolina, muito popular por lá, com 5000cm3 ou mais e baixo rendimento, ao extrapolares para veículos Europeus, dá uma valente burrada.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                          Isso é tudo ignorância ou é só vontade de desconversar como é costume nos teus posts.

                                                          A reciclagem das baterias, tem vários impactos ecológicos, mas é o menor problema no ciclo de vida da bateria, simplesmente porque tem interesse económico o reaproveitamento desses materiais, logo essa reciclagem vai ser feita, pois tem alta viabilidade económica, convinha ler artigos científicos credíveis sobre os assuntos antes de comentar.

                                                          Também podem ler artigos de jornalistas afetos ao lobby, artigos de supostas Universidades Brasileiras, artigos de vendedores de automóveis e depois virem para aqui debitar a vossa ignorância, convencidos que sabem tudo. )
                                                          Chamas-me ignorante e depois acabas por concordar comigo e mandar ler artigos científicos... Nota-se quem desconversa.

                                                          Afinal, há ou não há reciclagem e aproveitamento de baterias usadas que esta longe de ser a invenção de atirar para lixeiras como se fosse algo que um proprietário fizesse na boa? Se sim, então, desculpa a frontalidade, deixem-se de tretas de fundamentalistas....

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                            Mas vale a pena falar com pseudo defensores de Ecologia, que são muito defensores dos VE, discutem muito e todos os que não concordarem com eles, não entendem nada de ecologia, mas falei ali em cima no "ciclo de vida de um produto (bateria)" e são tão ecologistas mas nem sabem o que significa ou como é calculado o ciclo de vida.
                                                            Ha varios tipos de justificações, mas poucos dizem a verdadeira razao pela qual compram um VE. Para alem dos pseudo-ecologicos temos os que dizem que se estão a lixar para o que polui mais e a unica preocupação é o melhor para a carteira, que é outro argumento dificil ee acreditar, pois não são e dificilmente serão mais economicos do que o CI mais economico, pelo andar da carruagem o preço do custo do produto vai ajustar-se à procura e à necessidade, já começam os aumentos nos custos da energia electrica, amanhã qua do uma esmagadora maioria das pessoas tiver uma dependencia do carregamento de energia eléctrica nos seus carros essa subida sera muito mais acentuada.

                                                            Gostava de ver os compradores de VEs a serem honestos e dizerem sem complexos a verdade: "Comprei um VE para parecer moderno, hi-tec e eco-cool". Assumam de uma vez
                                                            Editado pela última vez por MainstreamBias; 18 October 2018, 18:39.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                              Tens informação concreta sobre isso ou é apenas uma suposição?

                                                              É que do seu já li, as baterias reutilizadas do leaf, por exemplo, são desmembradas as células e construídos powerbanks para armazenamento de energia em casa. Mas nem por isso ficam mais baratas por kwh, ficam mais baratas sim, porque têm muito menos capacidade.
                                                              Tento ao máximo não fazer afirmações que não consigo sustentar:

                                                              Baterias reutilizadas:

                                                              https://www.google.pt/amp/s/mobile.r.../idUSKBN1H30DD

                                                              Caso das iluminações no Japão:

                                                              https://www.extremetech.com/extreme/...-street-lights

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