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Pode um ‘elétrico’ poluir mais do que um carro convencional? Estudo revela que sim
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Originalmente Colocado por MainstreamBias Ver PostOutro artigo bastante esclarecedor no que toca a este assunto:
Electric shock – Tesla cars in Hong Kong more polluting than petrol models, report claims
Investment research firm says the government is ‘harming rather than helping the environment’ by subsidising the ‘green’ vehicles
https://www.scmp.com/news/hong-kong/...more-pollutingEditado pela última vez por marcopns; 22 October 2018, 19:58.
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Originalmente Colocado por marcopns Ver PostImportante que percebam que as emissões na produção de eletricidade existem, haja ou nao carros elétricos. É fundamental que os países evoluam nos metodos de produção de eletricidade.
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Originalmente Colocado por nelsondac89 Ver PostPior é não entenderem os custos todos da logística e produção do gasóleo e gasolina...
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostAinda não entenderem que dá para carregar um EV de forma renovável, logo adeus questão da poluição pela queima de carvão, ao contrário de combustível fóssil que terá sempre poluição e bem grande agregada.
Mesmo nós, portugueses, temos energia renovavel mas pagamos mais por ela. Claro que aprecio as medidas, mas nem tudo é um mar de rosas.
Por outro lado, as preocupações com a natureza devem se sobrepor as preocupações economicas... e voltamos a ter um pau de 2 bicos bem afiados...
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Originalmente Colocado por marcopns Ver PostImportante que percebam que as emissões na produção de eletricidade existem, haja ou nao carros elétricos. É fundamental que os países evoluam nos metodos de produção de eletricidade.
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Qual seria a emissão do BMW se tivesse em conta este pequeno percalço?
https://www.cnn.com/2018/10/23/us/ta...rnd/index.html
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Interessante ....
A capital da Noruega, Oslo, é apontada como o paraíso dos automóveis elétricos, mas o crescimento das vendas foi tão rápido que se está a transformar num inferno.Fartos de tanta poluição de origem automóvel no centro de Oslo, as autoridades norueguesas decidiram, no início do século, seguir uma política de incentivo à compra de carros elétricos. Apostaram desde logo na instalação de postos públicos de recarga, incluindo a construção do maior parque de carregadores rápidos do mundo, com 28 postos, disponíveis para os automóveis elétricos recarregarem as suas baterias “à borla.” Depois, abriram os cordões à bolsa, no que aos incentivos fiscais diz respeito. Quem comprasse um carro elétrico passava a não pagar IVA, nem nenhuma taxa de propriedade ou de circulação associada ao uso do automóvel. Além disso, também não pagava estacionamento nos parquímetros da cidade, nem portagens nos vários túneis. Até as travessias em “ferryboat” passaram a ser de borla e, para terminar, as faixas “BUS” puderam passar a ser usadas também pelos veículos elétricos.
Realidade superou expetativas
A ideia era manter estes incentivos em prática até se chegar a um parque rolante de 50 000 veículos elétricos no país, ou até ao final de 2017, aquilo que ocorresse primeiro.
Mas o resultado superou largamente as expetativas e o que aconteceu foi uma explosão nas vendas, com a barreira dos 50 000 a ser ultrapassada ainda em 2015. Mesmo assim, o governo decidiu manter os incentivos por mais dois anos e hoje quase 40% do total do mercado automóvel na Noruega é composto por automóveis elétricos ou híbridos “plug-in.”As emissões locais de poluentes diminuíram e o país começou a ser apontado por muito defensores do automóvel elétrico como um exemplo a seguir: o paraíso dos automóveis elétricos na europa, dizem alguns interessados. Em termos de parque rolante, somando elétricos e híbridos “plug-in”, de passageiros e comerciais, apenas a China lhe fica à frente, com 600 000 automóveis, empatando em segundo lugar com a Holanda, nos 500 000 e superando os EUA, que ficam ligeiramente abaixo desse número. Claro que, num país de apenas 5,2 milhões de habitantes, estes valores são circunstanciais. A China tem como objetivo chegar aos cinco milhões de veículos eletrificados já em 2020 e ninguém duvida que o consiga. Mas, ainda assim, os quase 40% de carros elétricos vendidos na Noruega em 2016, são uma parcela incrivelmente alta, quando comparada com os 0,2% que se registam no mercado automóvel mundial. Para completar o cenário ideal, os dados oficiais das autoridades norueguesas dizem que 98% da energia elétrica consumida no país vem de fontes renováveis, neste caso de centrais hidroelétricas. Tudo perfeito, portanto.Os quase 40% de elétricos vendidos na Noruega em 2016, são uma parcela incrivelmente alta, quando comparada com os 0,2% a nível mundial
Quem paga a conta?
Só que ninguém estava à espera do que aconteceu depois. As vendas dos automóveis elétricos foram, em grande parte, para ocupar o lugar de segundo carro da família. Os consumidores não fizeram uma substituição sistemática de modelos com motor a combustão por modelos elétricos. Em muitos casos, acrescentaram mais um automóvel à sua frota pessoal. Mas o pior ainda estava para vir. Com a desregulamentação da circulação dos veículos, Oslo passou a ter as faixas “BUS” cheias de carros elétricos e os transportes públicos, tradicionalmente muito eficientes nos países nórdicos, sofreram com isso. Depois veio a questão do estacionamento que, ao deixar de ser pago pelos automóveis elétricos, passou a monopolizar os lugares disponíveis, que rapidamente se provou não serem suficientes para todos, nascendo o fenómeno do parqueamento desordenado, mais comum nos países do sul da europa. Até as empresas que exploram os “ferryboats” se começaram a queixar de que, com tantos automóveis elétricos a usar os seus serviços sem pagar, não conseguiam rentabilizar o negócio. Isto para não falar das reclamações de quem decidia continuar a comprar um carro com motor de combustão, mais barato, mas que se mantém obrigado a pagar mais 50% de impostos do que os compradores dos elétricos, independentemente de estes serem dos mais caros ou dos mais baratos.
Marcha-atrás
O governo percebeu o erro de ter dado demasiados incentivos de uma só vez e decidiu recuar, anunciando, para 2018, um plano de retorno progressivo das taxas de circulação e de cobrança de IVA para os carros elétricos, que em 2020 poderão voltar a pagar tanto quanto os carros com motor de combustão. Quanto à cobrança de estacionamentos, portagens, ferryboats e túneis, vão ficar à descrição das entidades que prestam esses serviços, nomeadamente as autoridades autárquicas. E, claro, a recarga das baterias dos automóveis elétricos em postos públicos, também vai passar a ser paga.
Um especialista da área dos automóveis elétricos, que trabalhou em duas marcas alemães disse-me que “são precisos três coisas para os automóveis elétricos serem um sucesso: infraestrutura, incentivos fiscais e condutores com poder de compra.” A Noruega tinha tudo isto e o sucesso foi maior do que alguém poderia imaginar, ao ponto de se tornar negativo.
Conclusão
Mas a suprema ironia desta história é que a riqueza da Noruega vem, em grande parte, dos poços de petróleo e de gaz natural que o país tem na sua zona económica do Mar do Norte e que são responsáveis por uma subida de 80% nas emissões poluentes do país desde 1990. Aliás, o país é um de apenas dois na europa, que continua a ver subir o seu volume global de emissões, devido à indústria do petróleo. É a exportação destes recursos que permite ao estado dar-se ao luxo de oferecer incentivos aos compradores de carros elétricos e ter como objetivo, para 2025, que o mercado de automóveis novos seja apenas de carros elétricos, banindo a venda de carros com motor de combustão. De uma forma irónica, pode dizer-se que acaba por ser o petróleo a “alimentar” o sucesso dos automóveis elétricos na Noruega.
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Desconfio sempre de fontes destas...
(...)
Marcha-atrás (RO 1945)
(...)
Conclusão
Mas a suprema ironia desta história é que a riqueza da Noruega vem, em grande parte, dos poços de petróleo e de gaz (RO 1911) natural que o país tem na sua zona económica do Mar do Norte e que são responsáveis por uma subida de 80% nas emissões poluentes do país desde 1990. Aliás, o país é um de apenas dois na europa (AO 2072), que continua a ver subir o seu volume global de emissões, devido à indústria do petróleo. É a exportação destes recursos que permite ao estado dar-se ao luxo de oferecer incentivos aos compradores de carros elétricos (AO90) e ter como objetivo (AO90), para 2025, que o mercado de automóveis novos seja apenas de carros elétricos, banindo a venda de carros com motor de combustão. De uma forma irónica, pode dizer-se que acaba por ser o petróleo a “alimentar” o sucesso dos automóveis elétricos na Noruega.
E o descrito no artigo também não tem nada a ver com carros eléctricos. Tem a ver com políticas de incentivos fiscais e outros, e tanto se pode ter esse tipo de resultados com incentivos à utilização de carros a diesel, como bicicletas, trotinetas, camisolas de manga-à-cava, baldes de massa, ou clerasil.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostEssa história é o perfeito paradigma dos eléctricos: eles não resolvem problema de poluição nenhum, falando a nível global, apenas o mudam de sítio. Mas o mundo continua a ser só um e é de todos.
Não estamos lá, mas para lá caminhamos.
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostDesconfio sempre de fontes destas...
Quanto ao tema... está off-topic. Não tem nada a ver com um carro eléctrico poluir mais que um ICE.
E o descrito no artigo também não tem nada a ver com carros eléctricos. Tem a ver com políticas de incentivos fiscais e outros, e tanto se pode ter esse tipo de resultados com incentivos à utilização de carros a diesel, como bicicletas, trotinetas, camisolas de manga-à-cava, baldes de massa, ou clerasil.
Put a price on carbon to fund EV incentives – Norwegian EV policy success
https://wpstatic.idium.no/elbil.no/2016/08/EVS30-Norwegian-EV-policy-paper.pdf
Poluiçao massiva na Noruega devido as baterias dos carros electricos fabricadas na Russia.
https://www.reddit.com/r/teslamotors...of_production/
https://translate.google.com/transla...lig-1.14405311
Editado pela última vez por M207; 26 February 2019, 19:33.
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Originalmente Colocado por M207 Ver PostO titulo não mente....colocar um preço no Carbono para financiar os incentivos do VE
Put a price on carbon to fund EV incentives – Norwegian EV policy success
https://wpstatic.idium.no/elbil.no/2016/08/EVS30-Norwegian-EV-policy-paper.pdf
Poluiçao massiva na Noruega devido as baterias dos carros electricos fabricadas na Russia.
https://www.reddit.com/r/teslamotors...of_production/
https://translate.google.com/transla...lig-1.14405311
Tens cada uma...
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostEssa história é o perfeito paradigma dos eléctricos: eles não resolvem problema de poluição nenhum, falando a nível global, apenas o mudam de sítio. Mas o mundo continua a ser só um e é de todos.
1º
Nenhuma solução de mobilidade resolve a poluição, nem andar a pé.
2º
Se algumas vez ouviram dizer que os eléctricos salvam o planeta, isso é marketing.
3º Mas não resolvendo tudo, mitigam alguns problemas:
- Tiram poluição das zonas em si mais poluídas, mudam a concentração de poluentes, e esse "apenas mudar de sítio" pode ter efeitos benéficos para a saúde das pessoas.
- São mais eficientes no uso da energia, especialmente em tráfego urbano
- Parte da energia utilizada pode vir de fontes renováveis
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostColoca um preço no tabaco e no álcool para financiar a saúde.
Tens cada uma...
https://www.wired.co.uk/article/lith...ronment-impact
https://www.scmp.com/news/china/soci...-car-batteries
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Sim, porque a exploração de petróleo, transporte, refinação, etc. é completamente limpo.
Tens uns argumentos giros. Mas é apenas isso: giros (dá para rir).
https://en.wikipedia.org/wiki/Gas_flare
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostEssa história é o perfeito paradigma dos eléctricos: eles não resolvem problema de poluição nenhum, falando a nível global, apenas o mudam de sítio. Mas o mundo continua a ser só um e é de todos.
Como a poluição não vai parar na fronteira no futuro vai ser necessário criar um genero de redoma nas cidades com aparelhos de filtragem e purificação do ar, tudo isto aumentando ainda mais a necessidade energetica que para a satisfazer serão criadas mais centrais termoelectricas no exterior que a medio prazo aumentarão mais ainda a poluição e por isso os mecanismos de purificação e filtragem do ar terão que ser duplicados criando uma ainda maior necessidade de energia e para a satisfazer e para isso...
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostEssa história é o perfeito paradigma dos eléctricos: eles não resolvem problema de poluição nenhum, falando a nível global, apenas o mudam de sítio.
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Originalmente Colocado por Omega Ver Post
Então este pessoal é tão eco-green-flower, mas mantém o papa-fuel em casa?
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostÉ como o mito de que os eléctricos são "a" solução verde!!
Se são a solução, possivelmente, porque menor poluição que EV, dificilmente tens.
Agora, é um mito dizeres que tiras a poluição de um lado, isso é mesmo limitar o discurso. Não só resolve um grande problema como a energia pode bem vir de fontes renováveis, como a maioria em Portugal. Portanto, não tiras, diminuis.
Mesmo vindo de centrais a carvão, e mais ecológico andar de EV.
Repetir pela milésima vez: https://youtu.be/6RhtiPefVzM
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Originalmente Colocado por whereagles Ver PostNão é isso que os modelos de análise de ciclo de vida mais recentes dizem. Com mix totalmente a carvão é ligeiramente mais poluente o EV.
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