Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que acham que vai acontecer aos combustíveis fosséis, nomeadamente à Gasolina?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O que acham que vai acontecer aos combustíveis fosséis, nomeadamente à Gasolina?

    Nesta altura em que há literalmente uma agenda em movimento, com a abolição dos motores a combustão até 2035 por parte dos construtores (uns mais cedo do que outros), o que acham que irá acontecer à gasolina? Será abolida? Será este movimento demasiado precoce, e eventualmente muitos irão reverter as suas políticas?

    Vejo pouco interesse nos combustíveis sintéticos, apesar do grande investimento que a Porsche fez nos últimos anos, e que vai contra aquilo que é o rumo que a própria VW tem tomado nos últimos 2 anos, mas a verdade é que os combustíveis sintéticos poderiam ser uma alternativa viável, e que seria uma boa forma de os mais carenciados não verem as suas vidas de pernas para o ar, quando não conseguirem uma alternativa ao seu velho carro a combustão. Assim sendo, os sintéticos seriam efetivamente uma opção amiga do ambiente e que iria ajudar aqueles que efetivamente sentiriam mais o impacto da transição que nos querem impôr.


    #2
    Vai continuar a existir, os carros a gasolina que se venderem até 2035 vão continuar a precisar de ser abastecidos. O problema vai ser ali por volta de 2040-2045.

    Comentário


      #3
      A realidade vai fazer o seu papel e deixar claro (...) que os combustíveis fósseis ainda estarão em uso intenso durante mais algumas gerações.

      Comentário


        #4
        Ainda ontem falava com alguém Investigador obviamente na área, que me disse que não previa que os elétricos sequer se democratizassem na nossa geração, quando mais erradicar os combustíveis fósseis por completo.

        Comentário


          #5
          E para mim, não deixa de ser no mínimo caricato que com uma crise energética acentuada, nos tentem levar a consumir ainda mais eletricidade e estar cada vez mais dependentes dela.

          Espero que os combustíveis fosséis possam ser melhorados, e como tal, os sintéticos tenham uma parte importante neste processo, pois parecem-me ser uma excelente forma de controlar o carbono, ao mesmo tempo que não asfixiam os mais necessitados e com menos possibilidades de trocar o seu velhinho por um VE.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
            A realidade vai fazer o seu papel e deixar claro (...) que os combustíveis fósseis ainda estarão em uso intenso durante mais algumas gerações.
            Com a maior parte das marcas na Europa a deixarem de lançar carros a gasolina em 2030, e com os governos a dificultarem cada vez mais o acesso de carros com motor a combustão aos centros das cidades, isso parece-me dificil.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Karma Ver Post

              Com a maior parte das marcas na Europa a deixarem de lançar carros a gasolina em 2030, e com os governos a dificultarem cada vez mais o acesso de carros com motor a combustão aos centros das cidades, isso parece-me dificil.
              Nada impede que revertam essa decisão até lá. 7 anos dá para muita coisa. Há 7 anos atrás, poucos foram os construtores a anunciar o fim dos motores a combustão nas suas linhas de montagem. Veremos...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DavidN88 Ver Post

                Nada impede que revertam essa decisão até lá. 7 anos dá para muita coisa. Há 7 anos atrás, poucos foram os construtores a anunciar o fim dos motores a combustão nas suas linhas de montagem. Veremos...
                Os chineses já estão a entrar em força com carros eléctricos a preços cada vez mais competitivos. Com os carros cada vez mais a serem comprados com recurso a uma mensalidade, o risco de algo correr mal passa para a marca, o que vai fazer com que cada vez mais pessoas arrisquem num carro chinês. Ora as marcas europeias não têm nem tempo nem dinheiro para andarem com experiências sob pena de irem para o buraco caso as coisas corram mal e fiquem para trás na corrida dos carros electricos. 7 anos é pouco tempo no mundo automóvel, arrisco dizer que a maior parte das marcas já estão a começar a desenhar os carros que irão lançar em 2030.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post

                  Com a maior parte das marcas na Europa a deixarem de lançar carros a gasolina em 2030, e com os governos a dificultarem cada vez mais o acesso de carros com motor a combustão aos centros das cidades, isso parece-me dificil.
                  Daí que eu diga que a realidade vai fazer o seu papel... Continuando a haver oferta abundante de combustíveis fósseis, o facto de dificultarem cada vez mais o acesso aos carros locomovidos a combustão interna esbarrará, por assim dizer, de frente com a impossibilidade de manterem os ritmos produtivos sem os motores a combustão, pois a implementação eléctrica não é (será...) suficientemente rápida para suprir as necessidades. Quando se aperceberem disso mesmo inflectirão essa decisão... penso eu...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DavidN88 Ver Post

                    Nada impede que revertam essa decisão até lá. 7 anos dá para muita coisa. Há 7 anos atrás, poucos foram os construtores a anunciar o fim dos motores a combustão nas suas linhas de montagem. Veremos...
                    É o que me parece que irá ter lugar...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                      Daí que eu diga que a realidade vai fazer o seu papel... Continuando a haver oferta abundante de combustíveis fósseis, o facto de dificultarem cada vez mais o acesso aos carros locomovidos a combustão interna esbarrará, por assim dizer, de frente com a impossibilidade de manterem os ritmos produtivos sem os motores a combustão, pois a implementação eléctrica não é (será...) suficientemente rápida para suprir as necessidades. Quando se aperceberem disso mesmo inflectirão essa decisão... penso eu...
                      A minha maior dificuldade em aceitar esta transição, é precisamente pelas baterias. Um carro a combustão pode estar 10 anos esquecido numa garagem, que com uns mimos, volta a trabalhar por tempo indeterminado. E nos elétricos como é/será? A questão da reciclagem das baterias? Não estou a ver umas baterias a terem a mesma capacidade de carga durante 300, 400 mil. É isto é uma realidade bem Portuguesa, porque basta verem o parque automóvel em Portugal para ter noção da quantidade de veículos em circulação com +300 mil.
                      Não me parece de todo que os VE consigam uma evolução colossal em tão pouco tempo.

                      Basta ver o que um Tesla com 6 anos tem como autonomia, e o que tem um modelo de 2021/2022.

                      Continuo muito céptico.




                      Enviado do meu Redmi K30 Pro através do Tapatalk

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                        Daí que eu diga que a realidade vai fazer o seu papel... Continuando a haver oferta abundante de combustíveis fósseis, o facto de dificultarem cada vez mais o acesso aos carros locomovidos a combustão interna esbarrará, por assim dizer, de frente com a impossibilidade de manterem os ritmos produtivos sem os motores a combustão, pois a implementação eléctrica não é (será...) suficientemente rápida para suprir as necessidades. Quando se aperceberem disso mesmo inflectirão essa decisão... penso eu...
                        Os passos já estão dados, a única coisa que pode alterar é a velocidade com que as coisas são feitas. Não esquecer que Portugal é praticamente irrelevante no contexto do mercado automóvel europeu e que outros países mais relevantes já estão bem mais avançados no que toca à construção de postos de abastecimento para os carros electricos. A Alemanha conta em ter 1 milhão de postos em 2030, França quer ter 350 mil, Holanda 400 mil, etc.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DavidN88 Ver Post
                          A minha maior dificuldade em aceitar esta transição, é precisamente pelas baterias. Um carro a combustão pode estar 10 anos esquecido numa garagem, que com uns mimos, volta a trabalhar por tempo indeterminado. E nos elétricos como é/será? A questão da reciclagem das baterias? Não estou a ver umas baterias a terem a mesma capacidade de carga durante 300, 400 mil. É isto é uma realidade bem Portuguesa, porque basta verem o parque automóvel em Portugal para ter noção da quantidade de veículos em circulação com +300 mil.
                          Não me parece de todo que os VE consigam uma evolução colossal em tão pouco tempo.

                          Basta ver o que um Tesla com 6 anos tem como autonomia, e o que tem um modelo de 2021/2022.

                          Continuo muito céptico.




                          Enviado do meu Redmi K30 Pro através do Tapatalk
                          Eu continuo a manter algum cepticismo relativamente à solução eléctrica, sobretudo a curto prazo! Mas também estou em crer que a verdadeira "(r)evolução" nas baterias ainda está para chegar, acompanhada por outra, pelo menos tão importante, que é a dos combustíveis sintéticos que recuperarão uma boa parte do veículos de CI, usados e novos! "Chocarão uns com os outros"? Não creio, embora à primeira vista sejamos tentados a acreditar numa certa competição que, pessoalmente, não acredito que se concretize num futuro a médio/ longo prazo. Creio mesmo, convictamente, que daqui a uma década ou duas coexistam várias tecnologias energéticas, não só mas também e, se quisermos, também com especializações por cada tipo de combustível!

                          E, sim, os fósseis ainda por cá andarão muitos e longos anos, também nessa época de sã coexistência...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DavidN88 Ver Post
                            A minha maior dificuldade em aceitar esta transição, é precisamente pelas baterias. Um carro a combustão pode estar 10 anos esquecido numa garagem, que com uns mimos, volta a trabalhar por tempo indeterminado. E nos elétricos como é/será? A questão da reciclagem das baterias? Não estou a ver umas baterias a terem a mesma capacidade de carga durante 300, 400 mil. É isto é uma realidade bem Portuguesa, porque basta verem o parque automóvel em Portugal para ter noção da quantidade de veículos em circulação com +300 mil.
                            Não me parece de todo que os VE consigam uma evolução colossal em tão pouco tempo.

                            Basta ver o que um Tesla com 6 anos tem como autonomia, e o que tem um modelo de 2021/2022.

                            Continuo muito céptico.




                            Enviado do meu Redmi K30 Pro através do Tapatalk
                            Continuas a olhar para o mercado português como se os seus problemas fossem relevantes para o mercado europeu. 25% dos carros na Europa eram comprados com recurso a leasing/renting com tendencia a aumentar, pondo assim para segundo plano quaisquer problemas com a fiabilidade dos carros.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post

                              Os passos já estão dados, a única coisa que pode alterar é a velocidade com que as coisas são feitas. Não esquecer que Portugal é praticamente irrelevante no contexto do mercado automóvel europeu e que outros países mais relevantes já estão bem mais avançados no que toca à construção de postos de abastecimento para os carros electricos. A Alemanha conta em ter 1 milhão de postos em 2030, França quer ter 350 mil, Holanda 400 mil, etc.
                              Claro!

                              E, sim, não penso, sequer, em Portugal para este efeito, evidentemente.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

                                Eu continuo a manter algum cepticismo relativamente à solução eléctrica, sobretudo a curto prazo! Mas também estou em crer que a verdadeira "(r)evolução" nas baterias ainda está para chegar, acompanhada por outra, pelo menos tão importante, que é a dos combustíveis sintéticos que recuperarão uma boa parte do veículos de CI, usados e novos! "Chocarão uns com os outros"? Não creio, embora à primeira vista sejamos tentados a acreditar numa certa competição que, pessoalmente, não acredito que se concretize num futuro a médio/ longo prazo. Creio mesmo, convictamente, que daqui a uma década ou duas coexistam várias tecnologias energéticas, não só mas também e, se quisermos, também com especializações por cada tipo de combustível!

                                E, sim, os fósseis ainda por cá andarão muitos e longos anos, também nessa época de sã coexistência...
                                Ninguém disse que nao iriam coexistir, mas a diminuição do número de automóveis que usam motores a combustão é mais do que previsível a partir de 2030.

                                Comentário


                                  #17
                                  Vai acontecer o mesmo que à palha e às carroças puxadas por cavalos entre fins do século XIX e princípios do século XX.

                                  Nesse tempo:
                                  «A "carroça sem cavalos" é uma tecnologia por provar, demasiado sensível e extremamente cara para quem não for milionário ou membro da realeza.
                                  E como se pode acreditar que se vai conseguir uma rede capaz de fornecer petróleo (ou lá o que é...) às "carroças sem cavalos"? Se demorou séculos a ser criada uma rede de abastecimento de forragem para os cavalos que puxam as carroças, certamente demorará muitos anos até termos uma rede abrangente e fiável de abastecimento de petróleo (?) para as "carroças sem cavalos".»

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho "interessante", que num forum automóvel, supostamente pessoas minimamente informadas, com a evolução e vantagens de um carro eléctrico, alguém pense que a coisa, vai reverter...

                                    E digam, que nunca vomos andar todos de elétrico, basta ver a Noruega e o crescimento enorme da venda de carro elétrico em Portugal.

                                    Penso que estão a confundir, o que gostavam que acontecesse, com o que vai mesmo acontecer.

                                    Já agora, um conselho:
                                    Aceitem a mudança, pois assim, podem preparar-se melhor para ela e não vão ser apanhados na "curva" e depois culpar o governo...

                                    Quanto aos combustíveis fósseis, não vão acabar tão cedo, pois existe muita coisa que precisa desses combustíveis, grandes barcos, aviões, determinadas indústrias, etc.

                                    Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                      Acho "interessante", que num forum automóvel, supostamente pessoas minimamente informadas, com a evolução e vantagens de um carro eléctrico, alguém pense que a coisa, vai reverter...

                                      E digam, que nunca vomos andar todos de elétrico, basta ver a Noruega e o crescimento enorme da venda de carro elétrico em Portugal.

                                      Penso que estão a confundir, o que gostavam que acontecesse, com o que vai mesmo acontecer.

                                      Já agora, um conselho:
                                      Aceitem a mudança, pois assim, podem preparar-se melhor para ela e não vão ser apanhados na "curva" e depois culpar o governo...

                                      Quanto aos combustíveis fósseis, não vão acabar tão cedo, pois existe muita coisa que precisa desses combustíveis, grandes barcos, aviões, determinadas indústrias, etc.

                                      Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk
                                      Creio que ainda não chegamos ao ponto em que vão haver elétricos carregados de km's à venda, pois aí sim, vamos perceber a longevidade de um elétrico.

                                      Por mim, não me vejo a comprar um VE tão cedo, não só pela vertente financeira, que para mim é verdadeiramente proibitiva, mas também pela vertente de entusiasta de automóveis.
                                      Já fiz alguns milhares à boleia de um Model S, e tirando o efeito jeitoso de um launch control, acho entediante fazer viagens de AE a 100/120 para não ficar à bica com a carga.
                                      20mil € atualmente compram o quê? Um Zoe?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                        Acho "interessante", que num forum automóvel, supostamente pessoas minimamente informadas, com a evolução e vantagens de um carro eléctrico, alguém pense que a coisa, vai reverter...

                                        E digam, que nunca vomos andar todos de elétrico, basta ver a Noruega e o crescimento enorme da venda de carro elétrico em Portugal.

                                        Penso que estão a confundir, o que gostavam que acontecesse, com o que vai mesmo acontecer.

                                        Já agora, um conselho:
                                        Aceitem a mudança, pois assim, podem preparar-se melhor para ela e não vão ser apanhados na "curva" e depois culpar o governo...

                                        Quanto aos combustíveis fósseis, não vão acabar tão cedo, pois existe muita coisa que precisa desses combustíveis, grandes barcos, aviões, determinadas indústrias, etc.

                                        Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk
                                        É isso, a aceitação do mercado ditará o tempo a que isso ocorrerá, e só não é mais rapido porque as marcas não têm muito interesse nisso.

                                        Em pouco mais de 4 anos anos vi toda a gente que me rodeia a sair do comentario de que o elétrico é só para ir ao pão, para o comentário de que o seu proximo carro será EV.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                          É isso, a aceitação do mercado ditará o tempo a que isso ocorrerá, e só não é mais rapido porque as marcas não têm muito interesse nisso.

                                          Em pouco mais de 4 anos anos vi toda a gente que me rodeia a sair do comentario de que o elétrico é só para ir ao pão, para o comentário de que o seu proximo carro será EV.
                                          E isso diz o quê mesmo? No meu meio é precisamente o oposto...Aliás, tenho 3 colegas que são os únicos com VE, e a última aquisição de um deles, foi um C4S. Vale o que vale.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DavidN88 Ver Post

                                            E isso diz o quê mesmo? No meu meio é precisamente o oposto...Aliás, tenho 3 colegas que são os únicos com VE, e a última aquisição de um deles, foi um C4S. Vale o que vale.
                                            Diz o que diz, não é nenhuma estatistica oficial mas para mim representa uma mudança, eu vejo isso porque tenho um EV e eles falam isso comigo, se tivesse um CI não era tema de conversa, obviamente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Vão continuar a existir, mas deverão ser banidos na europa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                Vão continuar a existir, mas deverão ser banidos na europa.
                                                Quanto aos combustiveis, vão continuar a existir, mas quanto mais EV se vender mais pequena se torna a maquina de produzir esses mesmos combustiveis, o que os irá tornar mais caros, duvido que isso seja pela mudança nos automoveis ligeiros, mas quando se começar a mexer nos pesados, maquinas e barcos aí é que a coisa vai ficar dificil.
                                                A aviação na minha opinião terá os e-fuels, pois duvido muito de aviões cheios de hidrogénio.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  vai ser banida a venda na europa, não a circulação.. penso que isso vai demorar muito tempo ainda

                                                  em todo o caso os veículos elétricos são uma parte relativamente pequena do problema das emissões. o principal (40%) é eletricidade a carvão

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                    Vão continuar a existir, mas deverão ser banidos na europa.
                                                    A lógica dos loucos que nos lideram em Bruxelas.... Como se em termos percentuais, a Europa contasse para alguma coisa nas emissões de carbono! Enfim.

                                                    Enviado do meu Redmi K30 Pro através do Tapatalk

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A gasolina vai ser sempre precisa p os cocktails molotovs nas manifestações.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E para as grandes colecções dos magnatas! 😂

                                                        Enviado do meu Redmi K30 Pro através do Tapatalk

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DavidN88 Ver Post
                                                          A lógica dos loucos que nos lideram em Bruxelas.... Como se em termos percentuais, a Europa contasse para alguma coisa nas emissões de carbono! Enfim.

                                                          Enviado do meu Redmi K30 Pro através do Tapatalk
                                                          Acho que aqui estás equivocado, o problema que a Europa quer resolver no imediato é tirar carros com escape dos grandes centros urbanos, isso é conseguido com a mudança para os EVs, a descarbonização é um tema muito diferente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                                            Acho que aqui estás equivocado, o problema que a Europa quer resolver no imediato é tirar carros com escape dos grandes centros urbanos, isso é conseguido com a mudança para os EVs, a descarbonização é um tema muito diferente.
                                                            Se fose tirar os carros com escape dos grandes centros urbanos, não era mais fácil vedar o acesso? Para isso, os grandes construtores Europeus, teriam de ser praticamente empurrados para os VE? Claro que este tipo de decisões são tomadas em função daquilo que os Gestores/Investidores acham que será o futuro, embora hajam sempre pressões políticas (ainda para mais no mercado Alemão).

                                                            Aliás, a EU quer cortar as emissões de carros/carrinhas de forma total até 2035. A mim parece-me que são demasiado optimistas, ainda para mais, se esta adesão não se verificar noutras regiões do globo, e os desiquilibrios que se possam verificar nessa altura.

                                                            Embora claro, tudo isto seja especulação, misturada com uma dose generosa de futurologia.


                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X