Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trocar E46 por E39

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
    A questão é mesmo essa, tudo vai das referências que cada um de nós tem. Actualmente a maior parte das pessoas vem da era Turbo diesel com super injecção xpto, que fazem milagres: os carros acabam por ter bastante binário em baixas rotações o que torna a utilização bastante agradável (com sensação de força) e consumos relativamente reduzidos.

    Os motores a gasolina, não turbinados da década de 90 já tinham catalisador e penso que de uma forma geral já todos andavam a injecção electrónica. A injecção veio tornar os motores mais eficientes, com claras vantagens para o consumo, mas o caracter "nervoso" que os carburadores davam acabou por se perder. Na verdade, os motores a gasolina , com excepção dos big V8 ou outros modelos inacessíveis, eram irremediavelmente pouco nervosos até uma gama de rotação 70 a 80 % do regime máximo. Se pensarmos bem, esses últimos 20 a 30 % da faixa de rotação são utilizados de forma bastante esporádica, a não ser que o carro se destine à competição ou a qualquer outro acelera... é aqui que considero a grande diferença do 528i para o 320d. Acresce que o binário nestes 6 cilindros não turbinados será inferior a um 4 cilindros com a mesma cilindrada. Onde o 528i ganha, efectivamente, é no caracter aveludado do motor. claro que um 6 em linha, pelo desenho do seu ciclo, é um motor muito menos ruidoso e com menos vibrações, ou seja mais equilibrado que um 4 cilindros...

    Não obstante todas as considerações já aqui apresentadas, como de resto já havia escrito atrás, o BMW e39 é dono de uma silhueta invejável e segundo li, excelente qualidade de materiais e construção.

    Seja qual for a decisão, deixo votos de muita sorte ao volante da máquina.
    Ideias à parte, muita gente pensa que um atmosférico a gasolina não anda porque nem uma caixa de velocidades sabem usar....pensam que às 2000 RPM tem de ter o mesmo pico de binário que um turbodiesel e não pode ser...

    Comentário


      #62
      Trocar E46 por E39

      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
      O binário máximo às 1.250 ou 1.500 também depende de que binário falamos. Eu também conheço os 25i e 28i e sei bem das diferenças.
      Não conheço o 28i, mas o 25i conheço bem. Acredito que seja mais rápido a subir rotação e a desenrascar-se melhor em baixas.

      Para mim um motor com 250 a 300 nm desde as 1500rpm é suficiente para uma condução tranquila. Depende obviamente do modelo em questão, mas para arrastar algo em torno dos 1200-1300kg chega perfeitamente.

      Já me aconteceu passar para a Maria carros com motores com potências de respeito e ela dizer que não andam nada ou que demoram a responder. Lá vem a questão do reduzir, puxar pela rotação, etc.

      Mas o mais fácil é ter o motor ali sempre disponível, carrega-se e ele lá vai.

      Da imenso gozo explorar motores a gasolina atmosféricos, também os tenho, mas para uma condução despreocupada prefiro um motor turbinado. E não falo de turbo diesel que eu não gosto de motores a gasóleo.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
        Não conheço o 28i, mas o 25i conheço bem. Acredito que seja mais rápido a subir rotação e a desenrascar-se melhor em baixas.

        Para mim um motor com 250 a 300 nm desde as 1500rpm é suficiente para uma condução tranquila. Depende obviamente do modelo em questão, mas para arrastar algo em torno dos 1200-1300kg chega perfeitamente.

        Já me aconteceu passar para a Maria carros com motores com potências de respeito e ela dizer que não andam nada ou que demoram a responder. Lá vem a questão do reduzir, puxar pela rotação, etc.

        Mas o mais fácil é ter o motor ali sempre disponível, carrega-se e ele lá vai.

        Da imenso gozo explorar motores a gasolina atmosféricos, também os tenho, mas para uma condução despreocupada prefiro um motor turbinado. E não falo de turbo diesel que eu não gosto de motores a gasóleo.
        Isso tem tudo que ver com saber usar a caixa de velocidades e saber conduzir um carro a gasolina.

        E o binario que importa é na roda...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          6x4 ou 6x6?
          4x2

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
            Era tudo aceitável até dizeres que o rover 1.4 de 90 cv tinha muita genica. .
            Motor 1.4cc 16v tinha caixa curta aquilo principalmente a subir...

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Rools Ver Post
              Motor 1.4cc 16v tinha caixa curta aquilo principalmente a subir...
              E nao era preciso levar a rotaçao quase ao redline, aquilo cantava nas 3500 rpm raramente chegava as 4000 rpm
              Mas ja estava mal nivel chaparia depois pintar ja nao compensava arranjar entao foi para abate mas deixou saudades

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                Isso tem tudo que ver com saber usar a caixa de velocidades e saber conduzir um carro a gasolina.

                E o binario que importa é na roda...
                A questão é essa, as pessoas conduzem atmosféricos a gasolina da mesma forma como conduzem turbodiesel, não há milagres assim.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                  A questão é essa, as pessoas conduzem atmosféricos a gasolina da mesma forma como conduzem turbodiesel, não há milagres assim.
                  Exacto. Em certa medida equivale a um apressado andar com um diesel só entre as 4000 e 5000 RPM...Coisa esperta

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Exacto. Em certa medida equivale a um apressado andar com um diesel só entre as 4000 e 5000 RPM...Coisa esperta
                    Bom, eu tenho vários diesel e não preciso de ir além das 3400/3500 para andar de forma apressada... das 4000 às 5000, não é propriamente a melhor faixa para andar depressa.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                      Bom, eu tenho vários diesel e não preciso de ir além das 3400/3500 para andar de forma apressada... das 4000 às 5000, não é propriamente a melhor faixa para andar depressa.
                      Pois, tal como num gasolina é um erro usar somente entre as 1500 e 3000 RPM quando falamos de motores atmosféricos, era aí que eu queria chegar

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Pois, tal como num gasolina é um erro usar somente entre as 1500 e 3000 RPM quando falamos de motores atmosféricos, era aí que eu queria chegar
                        A questão é que se usares mais rotação também usas mais gasolina e nestes motores os valores disparam de forma significativa, os diesel continuam a ser relativamente contidos mesmo em ritmo despachado. Daí também haver alguma contenção na rotação ao conduzir gasolina.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Pois, tal como num gasolina é um erro usar somente entre as 1500 e 3000 RPM quando falamos de motores atmosféricos, era aí que eu queria chegar
                          Bom, isto é verdade para um gasolina aspirado.... Acredita que no meu CLS 55 AMG poucos carros acompanham o animal se andares entre as 1500 e as 3000....

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                            A questão é que se usares mais rotação também usas mais gasolina e nestes motores os valores disparam de forma significativa, os diesel continuam a ser relativamente contidos mesmo em ritmo despachado. Daí também haver alguma contenção na rotação ao conduzir gasolina.
                            Por definição um motor a gasolina é menos eficiente que um motor diesel, o que justifica menor consumo para o mesmo trabalho.

                            Atenção que não estou para aqui a dizer que não gosto de carros a gasolina.. lembro-me do meu S2000, o tão aclamado 2.0 da Honda devorador de rotações, que basicamente até às 4500/5000 era pouco mais do que um mero aspirante a gritar por rotação... só depois dessas rotações é que o motor começava a mostrar o seu carácter... convenhamos, o S2000 foi um óptimo produto e tem o seu espaço no mundo automóvel, mas quem anda nas estradas constantemente a puxar pelo motor da 5500 às 9000 rpm? ao fim de algum tempo deixa de ser user friendly...

                            ..é só a minha opinião e vale o que vale...

                            Bom mesmo... o model S 100D que experimentei outro dia: binário máximo desde as 0 rpm, resposta ao acelerador imediata... que máquina amigos!!!

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                              Por definição um motor a gasolina é menos eficiente que um motor diesel, o que justifica menor consumo para o mesmo trabalho.

                              Atenção que não estou para aqui a dizer que não gosto de carros a gasolina.. lembro-me do meu S2000, o tão aclamado 2.0 da Honda devorador de rotações, que basicamente até às 4500/5000 era pouco mais do que um mero aspirante a gritar por rotação... só depois dessas rotações é que o motor começava a mostrar o seu carácter... convenhamos, o S2000 foi um óptimo produto e tem o seu espaço no mundo automóvel, mas quem anda nas estradas constantemente a puxar pelo motor da 5500 às 9000 rpm? ao fim de algum tempo deixa de ser user friendly...

                              ..é só a minha opinião e vale o que vale...

                              Bom mesmo... o model S 100D que experimentei outro dia: binário máximo desde as 0 rpm, resposta ao acelerador imediata... que máquina amigos!!!
                              A minha opinião é muito semelhante à tua.

                              Os meus dois primeiros carros tinham motor Honda e o redline só começava nas 7.200 rpm e dava gozo puxar por eles no início, com o tempo passou a ser algo esporádico, com o tempo passei a querer algo que respondesse a um leve movimento do pé, sem ter de andar a meter duas ou três abaixo. É daquelas coisas que dá gozo uma vez ou outra pelo próprio gozo mas quando é por necessidade cansa.

                              Os meus planos eram que o carro actual fosse um gasolina (a GPL) mas as circunstâncias penderam para o diesel e ainda bem que assim foi, não só pelos consumos mas também pela disponibilidade. O "sumo" está muito mais acessível do que num gasolina atmosférico.

                              Se uma caixa automática já ajuda um diesel a ter resposta disponível, um eléctrico então é fantástico nesse aspecto, não há lags de turbo nem trocas de caixa, é resposta sempre pronta.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                A questão é que se usares mais rotação também usas mais gasolina e nestes motores os valores disparam de forma significativa, os diesel continuam a ser relativamente contidos mesmo em ritmo despachado. Daí também haver alguma contenção na rotação ao conduzir gasolina.
                                É. Vai daí que é por isso que eu só uso GPL O melhor dos 2 mundos.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                                  Bom, isto é verdade para um gasolina aspirado.... Acredita que no meu CLS 55 AMG poucos carros acompanham o animal se andares entre as 1500 e as 3000....
                                  Olha pois, obrigado

                                  Eu referia-me a motores mais pequenos né

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                    A minha opinião é muito semelhante à tua.

                                    Os meus dois primeiros carros tinham motor Honda e o redline só começava nas 7.200 rpm e dava gozo puxar por eles no início, com o tempo passou a ser algo esporádico, com o tempo passei a querer algo que respondesse a um leve movimento do pé, sem ter de andar a meter duas ou três abaixo. É daquelas coisas que dá gozo uma vez ou outra pelo próprio gozo mas quando é por necessidade cansa.

                                    Os meus planos eram que o carro actual fosse um gasolina (a GPL) mas as circunstâncias penderam para o diesel e ainda bem que assim foi, não só pelos consumos mas também pela disponibilidade. O "sumo" está muito mais acessível do que num gasolina atmosférico.

                                    Se uma caixa automática já ajuda um diesel a ter resposta disponível, um eléctrico então é fantástico nesse aspecto, não há lags de turbo nem trocas de caixa, é resposta sempre pronta.
                                    Isso resolvia-se com um motor turbo a gasolina. Tenho 2 e são das coisas que mais gosto dão conduzir de forma relaxada.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                      A minha opinião é muito semelhante à tua.

                                      Os meus dois primeiros carros tinham motor Honda e o redline só começava nas 7.200 rpm e dava gozo puxar por eles no início, com o tempo passou a ser algo esporádico, com o tempo passei a querer algo que respondesse a um leve movimento do pé, sem ter de andar a meter duas ou três abaixo. É daquelas coisas que dá gozo uma vez ou outra pelo próprio gozo mas quando é por necessidade cansa.

                                      Os meus planos eram que o carro actual fosse um gasolina (a GPL) mas as circunstâncias penderam para o diesel e ainda bem que assim foi, não só pelos consumos mas também pela disponibilidade. O "sumo" está muito mais acessível do que num gasolina atmosférico.

                                      Se uma caixa automática já ajuda um diesel a ter resposta disponível, um eléctrico então é fantástico nesse aspecto, não há lags de turbo nem trocas de caixa, é resposta sempre pronta.
                                      Se calhar passaste de um 1.4 ou 1,6 ainda por cima honda para um 2.0 diesel.... aqui estás a falar de um 2,8 ...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                        Se uma caixa automática já ajuda um diesel a ter resposta disponível, um eléctrico então é fantástico nesse aspecto, não há lags de turbo nem trocas de caixa, é resposta sempre pronta.
                                        Os elétricos por outro lado são tão desprovidos de tudo aquilo que entusiasma .....

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                          Se calhar passaste de um 1.4 ou 1,6 ainda por cima honda para um 2.0 diesel.... aqui estás a falar de um 2,8 ...
                                          E um 2,8 bastante redondo.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            É. Vai daí que é por isso que eu só uso GPL O melhor dos 2 mundos.
                                            Já usei e era o que previa para o carro actual mas acabou por não calhar.
                                            Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                                            Isso resolvia-se com um motor turbo a gasolina. Tenho 2 e são das coisas que mais gosto dão conduzir de forma relaxada.
                                            Sim, aí ficam outra coisa mas ainda assim em termos de consumos a coisa tende a disparar, o que não acontece tanto no diesel. Neste momento não me vejo a voltar para um motor atmosférico (salvo se for híbrido, com ajuda de motores eléctricos).
                                            Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                            Se calhar passaste de um 1.4 ou 1,6 ainda por cima honda para um 2.0 diesel.... aqui estás a falar de um 2,8 ...
                                            Penso que a conversa nos últimos posts estava a referir-se a casos gerais e com cilindradas mais habituais por cá

                                            De resto, sim, tens razão, é totalmente diferente. Conduzi um 520i e um 523i, pelo que imagino que o 528i deva ter uma boa disponibilidade bastante boa.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                              Os elétricos por outro lado são tão desprovidos de tudo aquilo que entusiasma .....
                                              O que me vão transmitindo é que são divertidos de conduzir pela resposta pronta, que fazem os convencionais parecer antiquados. De resto, acredito que que um bom motor a gasolina e uma boa caixa de velocidades dêem outro gozo.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                                O que me vão transmitindo é que são divertidos de conduzir pela resposta pronta, que fazem os convencionais parecer antiquados. De resto, acredito que que um bom motor a gasolina e uma boa caixa de velocidades dêem outro gozo.
                                                No limite acho que os eléctricos podem é perder um pouco a piada se estivermos a falar de condução mais empenhada, com saudades de ouvir o motor a roncar. Aí sim.

                                                De resto é como os comboios eléctricos vs diesel....um é moderno e o outro parece totalmente arcaico, barulhento e fumarento.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                                  O que me vão transmitindo é que são divertidos de conduzir pela resposta pronta, que fazem os convencionais parecer antiquados. De resto, acredito que que um bom motor a gasolina e uma boa caixa de velocidades dêem outro gozo.
                                                  Na minha modesta opinião, falta a resposta visceral e orgânica dos motores de explosão.

                                                  Por exemplo já conduzi o Tesla X P100D que tem uns 700 cv e com o mesmo porte o Maserati Levante a gasolina de 350 cv (metade).

                                                  O Maserati é globalmente muito mais interessante, já tem muito boa resposta (3,0 biturbo) apesar de não ao mesmo nível do Tesla e depois todo o acompanhamento vocal associado é fantástico.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Como poderão ler num tópico dedicado ao test drive que fiz a um model S 100D, o carro e o conceito surpreenderam-me por completo e pela positiva.

                                                    Achei o carro do ponto de vista dinâmico completamente agarrado à estrada, e depôs a resposta daquelas suoerbobines eléctricas são estonteantes e imediatas...
                                                    Arrisco-me a dizer que se a pessoa não tiver o mínimo de preparação, corre o risco sério de ficar enjoado tais os Gs que sofremos em aceleração..

                                                    Concordo que um motor a gasolina superpotente tem o seu encanto... O meu cls 55 amg, com 476 cv é um carro soberbo na disponibilidade do motor... Mas por exemplo apenas com tracção traseira é impossível fazer um arranque limpo... Há sempre muitas perdas por perda de aderencia daí o carro fazer "apenas" uns 4,7 S dos 0-100... O model S faz bem menos que isso sem derrapar nada... Não existem perdas porque o mecanismo é muito mais simples e directo é dessa forma a electrónica controla de forma perfeita o aproveitamento do impulso dos motores...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      É. Vai daí que é por isso que eu só uso GPL O melhor dos 2 mundos.
                                                      usas como eu o pior e o melhor dois dois mundos: gpl para não pesar tanto ao fim do mês (eu poupo uns 20 ou 25€!) lol e o pior, que é um carro sem turbo.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Confirmo na íntegra! A aceleração é coisa que só está ao alcance de motas acima dos 150cv.

                                                        O P100 D é algo que só experimentando. A facilidade com que chega para lá dos 200, a enorme estabilidade e robustez que apresenta (não sei onde está a tal tão falada má qualidade de construção) aliados aquele tecto panorâmico e à nova lógica de interação do carro com o utilizador (o Tesla aprende a realidade do utilizador) tornam este carro num must have. Hajam 150€k.

                                                        Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                                                        Como poderão ler num tópico dedicado ao test drive que fiz a um model S 100D, o carro e o conceito surpreenderam-me por completo e pela positiva.

                                                        Achei o carro do ponto de vista dinâmico completamente agarrado à estrada, e depôs a resposta daquelas suoerbobines eléctricas são estonteantes e imediatas...
                                                        Arrisco-me a dizer que se a pessoa não tiver o mínimo de preparação, corre o risco sério de ficar enjoado tais os Gs que sofremos em aceleração..

                                                        Concordo que um motor a gasolina superpotente tem o seu encanto... O meu cls 55 amg, com 476 cv é um carro soberbo na disponibilidade do motor... Mas por exemplo apenas com tracção traseira é impossível fazer um arranque limpo... Há sempre muitas perdas por perda de aderencia daí o carro fazer "apenas" uns 4,7 S dos 0-100... O model S faz bem menos que isso sem derrapar nada... Não existem perdas porque o mecanismo é muito mais simples e directo é dessa forma a electrónica controla de forma perfeita o aproveitamento do impulso dos motores...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                          Na minha modesta opinião, falta a resposta visceral e orgânica dos motores de explosão.

                                                          Por exemplo já conduzi o Tesla X P100D que tem uns 700 cv e com o mesmo porte o Maserati Levante a gasolina de 350 cv (metade).

                                                          O Maserati é globalmente muito mais interessante, já tem muito boa resposta (3,0 biturbo) apesar de não ao mesmo nível do Tesla e depois todo o acompanhamento vocal associado é fantástico.
                                                          Sim mas aí falas de um motor a gasolina fantástico.

                                                          Ora, eu mesmo num mero 0.9 90cv do meu Sandero gosto de ouvir o motor. Ou mesmo que seja um Clio 1.2

                                                          Já se for um motor diesel de 3 cilindros e baixa cilindrada valha-me deus. Nissan Leaf nas horas ehe.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                            usas como eu o pior e o melhor dois dois mundos: gpl para não pesar tanto ao fim do mês (eu poupo uns 20 ou 25€!) lol e o pior, que é um carro sem turbo.
                                                            O meu tem turbo mas olha que se não tivesse, não me importava na mesma.

                                                            De qualquer forma já fiz as contas e por ano. Estava a poupar cerca de 1500 euros por ano e agora poupo à volta de 2600 ! É muita fruta. Ao fim de 5 anos o que poupei face a gasolina dá para comprar 1 carro novo !

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Negócio sem lógica. Se é para realizar algum dinheiro com o negócio, não faz sentido optar por um 528i com mais de 20 anos e 200 mil km! Podes estar a entrar num poço sem fundo e rapidamente se vai, o hipotético, lucro do negócio.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X