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Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostO binário máximo às 1.250 ou 1.500 também depende de que binário falamos. Eu também conheço os 25i e 28i e sei bem das diferenças.
Para mim um motor com 250 a 300 nm desde as 1500rpm é suficiente para uma condução tranquila. Depende obviamente do modelo em questão, mas para arrastar algo em torno dos 1200-1300kg chega perfeitamente.
Já me aconteceu passar para a Maria carros com motores com potências de respeito e ela dizer que não andam nada ou que demoram a responder. Lá vem a questão do reduzir, puxar pela rotação, etc.
Mas o mais fácil é ter o motor ali sempre disponível, carrega-se e ele lá vai.
Da imenso gozo explorar motores a gasolina atmosféricos, também os tenho, mas para uma condução despreocupada prefiro um motor turbinado. E não falo de turbo diesel que eu não gosto de motores a gasóleo.
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Originalmente Colocado por MicroMC Ver PostNão conheço o 28i, mas o 25i conheço bem. Acredito que seja mais rápido a subir rotação e a desenrascar-se melhor em baixas.
Para mim um motor com 250 a 300 nm desde as 1500rpm é suficiente para uma condução tranquila. Depende obviamente do modelo em questão, mas para arrastar algo em torno dos 1200-1300kg chega perfeitamente.
Já me aconteceu passar para a Maria carros com motores com potências de respeito e ela dizer que não andam nada ou que demoram a responder. Lá vem a questão do reduzir, puxar pela rotação, etc.
Mas o mais fácil é ter o motor ali sempre disponível, carrega-se e ele lá vai.
Da imenso gozo explorar motores a gasolina atmosféricos, também os tenho, mas para uma condução despreocupada prefiro um motor turbinado. E não falo de turbo diesel que eu não gosto de motores a gasóleo.
E o binario que importa é na roda...
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Originalmente Colocado por Rools Ver PostMotor 1.4cc 16v tinha caixa curta aquilo principalmente a subir...
Mas ja estava mal nivel chaparia depois pintar ja nao compensava arranjar entao foi para abate mas deixou saudades
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Originalmente Colocado por johndeamon Ver PostIsso tem tudo que ver com saber usar a caixa de velocidades e saber conduzir um carro a gasolina.
E o binario que importa é na roda...
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostExacto. Em certa medida equivale a um apressado andar com um diesel só entre as 4000 e 5000 RPM...Coisa esperta
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Originalmente Colocado por CarLegends Ver PostBom, eu tenho vários diesel e não preciso de ir além das 3400/3500 para andar de forma apressada... das 4000 às 5000, não é propriamente a melhor faixa para andar depressa.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostPois, tal como num gasolina é um erro usar somente entre as 1500 e 3000 RPM quando falamos de motores atmosféricos, era aí que eu queria chegar
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostPois, tal como num gasolina é um erro usar somente entre as 1500 e 3000 RPM quando falamos de motores atmosféricos, era aí que eu queria chegar
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Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver PostA questão é que se usares mais rotação também usas mais gasolina e nestes motores os valores disparam de forma significativa, os diesel continuam a ser relativamente contidos mesmo em ritmo despachado. Daí também haver alguma contenção na rotação ao conduzir gasolina.
Atenção que não estou para aqui a dizer que não gosto de carros a gasolina.. lembro-me do meu S2000, o tão aclamado 2.0 da Honda devorador de rotações, que basicamente até às 4500/5000 era pouco mais do que um mero aspirante a gritar por rotação... só depois dessas rotações é que o motor começava a mostrar o seu carácter... convenhamos, o S2000 foi um óptimo produto e tem o seu espaço no mundo automóvel, mas quem anda nas estradas constantemente a puxar pelo motor da 5500 às 9000 rpm? ao fim de algum tempo deixa de ser user friendly...
..é só a minha opinião e vale o que vale...
Bom mesmo... o model S 100D que experimentei outro dia: binário máximo desde as 0 rpm, resposta ao acelerador imediata... que máquina amigos!!!
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Originalmente Colocado por CarLegends Ver PostPor definição um motor a gasolina é menos eficiente que um motor diesel, o que justifica menor consumo para o mesmo trabalho.
Atenção que não estou para aqui a dizer que não gosto de carros a gasolina.. lembro-me do meu S2000, o tão aclamado 2.0 da Honda devorador de rotações, que basicamente até às 4500/5000 era pouco mais do que um mero aspirante a gritar por rotação... só depois dessas rotações é que o motor começava a mostrar o seu carácter... convenhamos, o S2000 foi um óptimo produto e tem o seu espaço no mundo automóvel, mas quem anda nas estradas constantemente a puxar pelo motor da 5500 às 9000 rpm? ao fim de algum tempo deixa de ser user friendly...
..é só a minha opinião e vale o que vale...
Bom mesmo... o model S 100D que experimentei outro dia: binário máximo desde as 0 rpm, resposta ao acelerador imediata... que máquina amigos!!!
Os meus dois primeiros carros tinham motor Honda e o redline só começava nas 7.200 rpm e dava gozo puxar por eles no início, com o tempo passou a ser algo esporádico, com o tempo passei a querer algo que respondesse a um leve movimento do pé, sem ter de andar a meter duas ou três abaixo. É daquelas coisas que dá gozo uma vez ou outra pelo próprio gozo mas quando é por necessidade cansa.
Os meus planos eram que o carro actual fosse um gasolina (a GPL) mas as circunstâncias penderam para o diesel e ainda bem que assim foi, não só pelos consumos mas também pela disponibilidade. O "sumo" está muito mais acessível do que num gasolina atmosférico.
Se uma caixa automática já ajuda um diesel a ter resposta disponível, um eléctrico então é fantástico nesse aspecto, não há lags de turbo nem trocas de caixa, é resposta sempre pronta.
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Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver PostA questão é que se usares mais rotação também usas mais gasolina e nestes motores os valores disparam de forma significativa, os diesel continuam a ser relativamente contidos mesmo em ritmo despachado. Daí também haver alguma contenção na rotação ao conduzir gasolina.
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Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver PostA minha opinião é muito semelhante à tua.
Os meus dois primeiros carros tinham motor Honda e o redline só começava nas 7.200 rpm e dava gozo puxar por eles no início, com o tempo passou a ser algo esporádico, com o tempo passei a querer algo que respondesse a um leve movimento do pé, sem ter de andar a meter duas ou três abaixo. É daquelas coisas que dá gozo uma vez ou outra pelo próprio gozo mas quando é por necessidade cansa.
Os meus planos eram que o carro actual fosse um gasolina (a GPL) mas as circunstâncias penderam para o diesel e ainda bem que assim foi, não só pelos consumos mas também pela disponibilidade. O "sumo" está muito mais acessível do que num gasolina atmosférico.
Se uma caixa automática já ajuda um diesel a ter resposta disponível, um eléctrico então é fantástico nesse aspecto, não há lags de turbo nem trocas de caixa, é resposta sempre pronta.
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Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver PostA minha opinião é muito semelhante à tua.
Os meus dois primeiros carros tinham motor Honda e o redline só começava nas 7.200 rpm e dava gozo puxar por eles no início, com o tempo passou a ser algo esporádico, com o tempo passei a querer algo que respondesse a um leve movimento do pé, sem ter de andar a meter duas ou três abaixo. É daquelas coisas que dá gozo uma vez ou outra pelo próprio gozo mas quando é por necessidade cansa.
Os meus planos eram que o carro actual fosse um gasolina (a GPL) mas as circunstâncias penderam para o diesel e ainda bem que assim foi, não só pelos consumos mas também pela disponibilidade. O "sumo" está muito mais acessível do que num gasolina atmosférico.
Se uma caixa automática já ajuda um diesel a ter resposta disponível, um eléctrico então é fantástico nesse aspecto, não há lags de turbo nem trocas de caixa, é resposta sempre pronta.
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Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver PostSe uma caixa automática já ajuda um diesel a ter resposta disponível, um eléctrico então é fantástico nesse aspecto, não há lags de turbo nem trocas de caixa, é resposta sempre pronta.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostÉ. Vai daí que é por isso que eu só uso GPL O melhor dos 2 mundos.
Originalmente Colocado por MicroMC Ver PostIsso resolvia-se com um motor turbo a gasolina. Tenho 2 e são das coisas que mais gosto dão conduzir de forma relaxada.
Originalmente Colocado por johndeamon Ver PostSe calhar passaste de um 1.4 ou 1,6 ainda por cima honda para um 2.0 diesel.... aqui estás a falar de um 2,8 ...
De resto, sim, tens razão, é totalmente diferente. Conduzi um 520i e um 523i, pelo que imagino que o 528i deva ter uma boa disponibilidade bastante boa.
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Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostOs elétricos por outro lado são tão desprovidos de tudo aquilo que entusiasma .....
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Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver PostO que me vão transmitindo é que são divertidos de conduzir pela resposta pronta, que fazem os convencionais parecer antiquados. De resto, acredito que que um bom motor a gasolina e uma boa caixa de velocidades dêem outro gozo.
De resto é como os comboios eléctricos vs diesel....um é moderno e o outro parece totalmente arcaico, barulhento e fumarento.
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Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver PostO que me vão transmitindo é que são divertidos de conduzir pela resposta pronta, que fazem os convencionais parecer antiquados. De resto, acredito que que um bom motor a gasolina e uma boa caixa de velocidades dêem outro gozo.
Por exemplo já conduzi o Tesla X P100D que tem uns 700 cv e com o mesmo porte o Maserati Levante a gasolina de 350 cv (metade).
O Maserati é globalmente muito mais interessante, já tem muito boa resposta (3,0 biturbo) apesar de não ao mesmo nível do Tesla e depois todo o acompanhamento vocal associado é fantástico.
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Como poderão ler num tópico dedicado ao test drive que fiz a um model S 100D, o carro e o conceito surpreenderam-me por completo e pela positiva.
Achei o carro do ponto de vista dinâmico completamente agarrado à estrada, e depôs a resposta daquelas suoerbobines eléctricas são estonteantes e imediatas...
Arrisco-me a dizer que se a pessoa não tiver o mínimo de preparação, corre o risco sério de ficar enjoado tais os Gs que sofremos em aceleração..
Concordo que um motor a gasolina superpotente tem o seu encanto... O meu cls 55 amg, com 476 cv é um carro soberbo na disponibilidade do motor... Mas por exemplo apenas com tracção traseira é impossível fazer um arranque limpo... Há sempre muitas perdas por perda de aderencia daí o carro fazer "apenas" uns 4,7 S dos 0-100... O model S faz bem menos que isso sem derrapar nada... Não existem perdas porque o mecanismo é muito mais simples e directo é dessa forma a electrónica controla de forma perfeita o aproveitamento do impulso dos motores...
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Confirmo na íntegra! A aceleração é coisa que só está ao alcance de motas acima dos 150cv.
O P100 D é algo que só experimentando. A facilidade com que chega para lá dos 200, a enorme estabilidade e robustez que apresenta (não sei onde está a tal tão falada má qualidade de construção) aliados aquele tecto panorâmico e à nova lógica de interação do carro com o utilizador (o Tesla aprende a realidade do utilizador) tornam este carro num must have. Hajam 150€k.
Originalmente Colocado por CarLegends Ver PostComo poderão ler num tópico dedicado ao test drive que fiz a um model S 100D, o carro e o conceito surpreenderam-me por completo e pela positiva.
Achei o carro do ponto de vista dinâmico completamente agarrado à estrada, e depôs a resposta daquelas suoerbobines eléctricas são estonteantes e imediatas...
Arrisco-me a dizer que se a pessoa não tiver o mínimo de preparação, corre o risco sério de ficar enjoado tais os Gs que sofremos em aceleração..
Concordo que um motor a gasolina superpotente tem o seu encanto... O meu cls 55 amg, com 476 cv é um carro soberbo na disponibilidade do motor... Mas por exemplo apenas com tracção traseira é impossível fazer um arranque limpo... Há sempre muitas perdas por perda de aderencia daí o carro fazer "apenas" uns 4,7 S dos 0-100... O model S faz bem menos que isso sem derrapar nada... Não existem perdas porque o mecanismo é muito mais simples e directo é dessa forma a electrónica controla de forma perfeita o aproveitamento do impulso dos motores...
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Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostNa minha modesta opinião, falta a resposta visceral e orgânica dos motores de explosão.
Por exemplo já conduzi o Tesla X P100D que tem uns 700 cv e com o mesmo porte o Maserati Levante a gasolina de 350 cv (metade).
O Maserati é globalmente muito mais interessante, já tem muito boa resposta (3,0 biturbo) apesar de não ao mesmo nível do Tesla e depois todo o acompanhamento vocal associado é fantástico.
Ora, eu mesmo num mero 0.9 90cv do meu Sandero gosto de ouvir o motor. Ou mesmo que seja um Clio 1.2
Já se for um motor diesel de 3 cilindros e baixa cilindrada valha-me deus. Nissan Leaf nas horas ehe.
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Postusas como eu o pior e o melhor dois dois mundos: gpl para não pesar tanto ao fim do mês (eu poupo uns 20 ou 25€!) lol e o pior, que é um carro sem turbo.
De qualquer forma já fiz as contas e por ano. Estava a poupar cerca de 1500 euros por ano e agora poupo à volta de 2600 ! É muita fruta. Ao fim de 5 anos o que poupei face a gasolina dá para comprar 1 carro novo !
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