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Porque é que há pessoas que arrancam em 2ª?

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    #31
    Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
    Deve ter parado com a segunda engrenada e depois arrancou sem reparar que a mudança engrenada era a segunda e não a primeira.

    Ora nem mais. As vezes paro o carro em 2a, e normalmente engato logo a 1a enquanto espero por um sinal verde (raramente fico em ponto morto... não sei explicar porquê ).

    EDIT: É p'ra ter um pé esquerdo mais musculado.
    Editado pela última vez por QRod; 26 November 2018, 20:28.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
      quando pára, imediatamente colocar em ponto morto [emoji16]
      Ponto morto? Já percebo porque as pessoas demoram tanto tempo a arrancar nos semáforos.

      Se sei que vou arranjar em menos de 10 ou 15 segundos meto logo a primeira.

      Comentário


        #33
        10 segundos para meter a 1ª?

        Ate com caixa auto ponho em N

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
          é óbvio! eles não percebem nada!

          Nada não digo, fui apenas mal interpretado, nada de especial

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por lukiluke Ver Post
            Pelo que Sei o Porsche Cayenne e o bmw 535d arranca em 2° Mesmo no Meu ex Serie 1 arrancava em 2° e como era de 6 velocidades passava de 4 para 6 ,cumps !

            Não conheço nenhum desses. Os que tive ate hoje com caixa automatica arrancavam sempre desde a 1ª a passavam por todas sempre independentemente da aceleração, inclinação da estrada, etc

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
              Não conheço nenhum desses. Os que tive ate hoje com caixa automatica arrancavam sempre desde a 1ª a passavam por todas sempre independentemente da aceleração, inclinação da estrada, etc
              Estes Carros que citei teem um Binario alto è por isso ...o Serie 1 era Manual ,mas a 1° era tao curta que Eu arrancava em 2°(nao nas subidas claro )Cumps.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                Ponto morto? Já percebo porque as pessoas demoram tanto tempo a arrancar nos semáforos.

                Se sei que vou arranjar em menos de 10 ou 15 segundos meto logo a primeira.
                Também tens essa opção, mas para isso tens de criar o hábito de sair de 2ª quando páras, e não ficar ali simplesmente parado da forma que chegaste ao estado de paragem. Coisa que ele não tem.
                De qualquer forma, ter de manter o pedal da embraiagem constantemente pressionado é criar stress desnecessário no material e em ti (mola, pé e perna, etc).
                A não ser que sejas o 1º da fila e distraído quanto aos semáforos, ninguém se atrasa por estar em ponto morto - enquanto os carros da frente arrancam, tens mais que tempo para meter as mudanças que quiseres.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
                  10 segundos para meter a 1ª?

                  Ate com caixa auto ponho em N
                  Já na minha caixa auto (1ª que tenho) nunca coloco em N em semáforos... Só o faço se perceber que há um encravamento ou acidente e que vou ficar algum tempo imobilizado (para poder largar o travão de pé e relaxar).
                  Porquê? Não me debrucei muito no assunto, simplesmente li que era melhor e que poupava melhor o material assim (do que pôr em N ou P).

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
                    10 segundos para meter a 1ª?

                    Ate com caixa auto ponho em N
                    Não, não demoro mais de um segundo a por a primeira.
                    Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                    Também tens essa opção, mas para isso tens de criar o hábito de sair de 2ª quando páras, e não ficar ali simplesmente parado da forma que chegaste ao estado de paragem. Coisa que ele não tem.
                    De qualquer forma, ter de manter o pedal da embraiagem constantemente pressionado é criar stress desnecessário no material e em ti (mola, pé e perna, etc).
                    A não ser que sejas o 1º da fila e distraído quanto aos semáforos, ninguém se atrasa por estar em ponto morto - enquanto os carros da frente arrancam, tens mais que tempo para meter as mudanças que quiseres.
                    Não me custa muito estar 10 segundos a pressionar a embraiagem. O desgaste na mola é desprezável.

                    Acho muito pior estar no para arranca, que obriga a fazer ponto dezenas de vezes. Isso sim, desgasta até o próprio disco da embraiagem. Por isso é que eu até tento ir devagarinho para evitar parar.

                    Comentário


                      #40
                      Se carro estiver a descer é so deixar deslizar e engrenar directamente a velocidade que pretendemos fazer essa descida

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                        O desgaste na mola é desprezável.
                        Como é que criar stress e fadiga desnecessária no material é desprezável?
                        Vocês devem ter os bolsos fundos.

                        Comentário


                          #42
                          Depende muito do carro e da estrada (mormente o seu declive).

                          Com um carro que tive, chegava a "arrancar" em 3ª, isto porque é a descer pelo que retirando o pé do travão o carro ganha embalo e quando largava a embraiagem, a 3ª "pegava" já numa rotação que permitia a locomoção do carro sem o mínimo esforço.

                          Carros com caixa auto arrancam muita vez em 2ª.

                          O que interessa é não esforçar em demasia o conjunto, pelo que desde que se salvaguarde esta questão não há problema nenhum

                          Cump.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                            Ponto morto? Já percebo porque as pessoas demoram tanto tempo a arrancar nos semáforos.

                            Se sei que vou arranjar em menos de 10 ou 15 segundos meto logo a primeira.
                            Olha que eu acho que isso não é boa prática. Eu pelo menos engato a 1ª quando o sinal dos peões fica vermelho ( quando há, claro )

                            Acho que causa desgaste à transmissão estar com o pedal de embraiagem no fundo. Mas posso estar enganado.

                            Comentário


                              #44
                              Caixa manual: logo que pare um bocadinho ponho em ponto-morto. Sou comodista, não tenho paciência para ficar ali a carregar no pedal, sou um gajo que só faz o esforço estritamente necessário.

                              Caixa automática: Sim, elas tendem a arrancar em segunda, até mesmo as robotizas (as que têm embraiagem no lugar do conversor de binário). Quando necessário fazem "patinar" a segunda.
                              Editado pela última vez por Jbranco; 27 November 2018, 11:07. Razão: Ortografia

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                Como é que criar stress e fadiga desnecessária no material é desprezável?
                                Vocês devem ter os bolsos fundos.
                                O meu carro tem 26 anos e há de ir para a sucata antes de a mola alguma vez se estragar. Nem que eu passasse uma hora por dia com o pedal pressionado...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Olha que eu acho que isso não é boa prática. Eu pelo menos engato a 1ª quando o sinal dos peões fica vermelho ( quando há, claro )

                                  Acho que causa desgaste à transmissão estar com o pedal de embraiagem no fundo. Mas posso estar enganado.
                                  Fazes o mesmo que eu, portanto.

                                  Não estou a ver qual é o desgaste, o motor fica desligado da transmissão.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                    Fazes o mesmo que eu, portanto.

                                    Não estou a ver qual é o desgaste, o motor fica desligado da transmissão.
                                    Pois, mas, olha que até aqui no forum já me disseram que causa desgaste.

                                    Mas vamos aguardar que alguém confirme ou corrija

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                      Caixa manual: logo que pare um bocadinho ponho em ponto-morto. Sou comodista, não tenho paciência para ficar ali a carregar no pedal, sou um gajo que sé faz o esforço estritamente necessário.

                                      Caixa automática: Sim, elas tendem a arrancar em segunda, até mesmo as robotizas (as que têm embraiagem no lugar do conversor de binário). Quando necessário fazem "patinar" a segunda.
                                      Tal e qual

                                      Comentário


                                        #49
                                        Sempre ouvi dizer que ter a embraiagem pressionada, causa desgaste na mesma.

                                        Quanto ao arranque depende um bocado dos carros, mas normalmente arranco em 1ª, há carros auto que em plano arrancam em 2ª habitualmente.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                          Sempre ouvi dizer que ter a embraiagem pressionada, causa desgaste na mesma.

                                          Quanto ao arranque depende um bocado dos carros, mas normalmente arranco em 1ª, há carros auto que em plano arrancam em 2ª habitualmente.
                                          Desgasta o rolamento de encosto. Mas penso que isso deva ser coisa do passado, nos carros mais modernos não tenho ouvida referida essa questão. Mas nos carros de há 30 ou 40 anos era preciso ter cuidado.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Mas pronto de qq forma fala-se de caixas auto que arrancam em 2ª mas já estão mais que testadas e programadas de fábrica, devidamente ajustadas.

                                            O autor do tópico fala de condutores que talvez na sua maioria ao arrancar em 2ª está a comprar quotas de vendedores de transmissões

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                              Desgasta o rolamento de encosto. Mas penso que isso deva ser coisa do passado, nos carros mais modernos não tenho ouvida referida essa questão. Mas nos carros de há 30 ou 40 anos era preciso ter cuidado.
                                              Desgasta tal e qual antigamente, o rolamento de encosto está lá na mesma, a diferença é que provavelmente o bi massa berra antes do rolamento.

                                              Sobre o tópico, eu arranco quase sempre em segunda no Wrangler.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                Desgasta tal e qual antigamente, o rolamento de encosto está lá na mesma, a diferença é que provavelmente o bi massa berra antes do rolamento.

                                                Sobre o tópico, eu arranco quase sempre em segunda no Wrangler.
                                                Não digo que não tenhas razão. Mas repara: Nas caixas robotizadas do tipo DSG ou PDK quando estamos parados, se nada fizermos, elas ficam engatadas. Ora, tendo essas caixas embraiagem, sou levado a pensar que também têm de ter rolamento de encosto... É esse o meu racional. Mas se calhar estou a seguir uma lógica da batata.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                  Desgasta tal e qual antigamente, o rolamento de encosto está lá na mesma, a diferença é que provavelmente o bi massa berra antes do rolamento.

                                                  Sobre o tópico, eu arranco quase sempre em segunda no Wrangler.
                                                  Desgasta como, porquê?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    Não digo que não tenhas razão. Mas repara: Nas caixas robotizadas do tipo DSG ou PDK quando estamos parados, se nada fizermos, elas ficam engatadas. Ora, tendo essas caixas embraiagem, sou levado a pensar que também têm de ter rolamento de encosto... É esse o meu racional. Mas se calhar estou a seguir uma lógica da batata.
                                                    A questão é que têm embraiagem dupla, logo a questão do rolamento...

                                                    Ok, esquece, eu é que ia dizer uma lógica da batata portanto mais vale ficar calado hahahaha

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      LOL
                                                      As vezes eu esqueço de meter 1ª antes de arrancar e quando vejo já é tarde e toca jogo de pés para não deixar aquilo morrer no meio do trânsito

                                                      Quando quando terminei a percurso de teste para o exame de habilitação a instrutura disse que eu havia arrancado em 2ª em um cruzamento. Como o carro não morreu estava tudo certo e fui aprovado

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                        Desgasta como, porquê?
                                                        Porque quando o pedal está pressionado o rolamento esta a rodar, logo como peça móvel, sofre desgaste.

                                                        Aqui esta um explicação mais aprimorada.

                                                        https://www.drivespark.com/four-whee...49-025052.html

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Não digo que não tenhas razão. Mas repara: Nas caixas robotizadas do tipo DSG ou PDK quando estamos parados, se nada fizermos, elas ficam engatadas. Ora, tendo essas caixas embraiagem, sou levado a pensar que também têm de ter rolamento de encosto... É esse o meu racional. Mas se calhar estou a seguir uma lógica da batata.
                                                          O problema é o mesmo, quando paras um carro automático, deves colocar em neutro. Senão o que esta a rodar é o rolamento. A lógica é da batata mas é a mesma.

                                                          O que um gajo assim já ansião como tu nota, é que hoje berram menos, porque se há coisa que evoluiu muito nos últimos anos, foram os materiais e os lubrificantes, logo os rolamentos são muito mais resistentes e duráveis.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                            Porque quando o pedal está pressionado o rolamento esta a rodar, logo como peça móvel, sofre desgaste.

                                                            Aqui esta um explicação mais aprimorada.

                                                            https://www.drivespark.com/four-whee...49-025052.html
                                                            OK, obrigado, depois leio.

                                                            Mas a utilização normal do carro, em que chegamos a mudar de mudança dezenas de vezes por dia, não dá muito mais pancada na transmissão do que o simples facto de pressionar a embraiagem durante 10 segundos?

                                                            Em ponto morto não há desgaste de outras peças também?

                                                            Aliás, desengatar implica que largo a embraiagem e depois tenho de voltar a pressionar o pedal da embraiagem quando quiser meter a primeira, não causará isso um desgaste adicional em relação a meter diretamente a primeira após o carro parar?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                              OK, obrigado, depois leio.

                                                              Mas a utilização normal do carro, em que chegamos a mudar de mudança dezenas de vezes por dia, não dá muito mais pancada na transmissão do que o simples facto de pressionar a embraiagem durante 10 segundos?

                                                              Em ponto morto não há desgaste de outras peças também?

                                                              Aliás, desengatar implica que largo a embraiagem e depois tenho de voltar a pressionar o pedal da embraiagem quando quiser meter a primeira, não causará isso um desgaste adicional em relação a meter diretamente a primeira após o carro parar?
                                                              Antes demais não é motivo para preocupação, é apenas uma boa pratica. Não é por se fazer isso que automaticamente tens de trocar a embraiagem mais cedo.

                                                              A embraiagem está na sua posição de menor desgaste quando não estas a ser usada.

                                                              Este video acho que explica bem.

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