Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aumento de distância para o trabalho. Manter o que tenho ou adquirir outra viatura?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Tive um E12 com o 1.4 VVTI mas de Junho de 2002, deve ter sido dos primeiros vendidos. Nunca vi nenhum mais antigo, matrícula TR.

    Comprei em 2010 com 98.000km, vendi em 2015 pelo sucessor híbrido. Fiz-lhe nestes 5 anos, 70.000 e qualquer coisa km.

    Problemas que tive:

    1- motor esguicho limpa para-brisas

    E foi só.

    Manutenção que lhe fiz:

    Embraiagem aos 150.000km.
    Mudanças de óleo a cada 10.000km.

    E mais nada também.

    A nível de consumos, acabei os 5 anos com média de 7.1. Mas fiz depósitos com médias abaixo dos 6.5L. Abaixo dos 6, diria que é difícil, podes fazer 100-200km com médias abaixo dos 6, mas um depósitos inteiro... mesmo assim para um carro que fazia misto com mais predominação de urbano, nem acho de todo mau.

    Carro curva bem. Nunca tive 1 babadela, 1 problema ou barulho de suspensão.

    Defeitos mais normais no modelo:

    - Boa qualidade de construção para a altura, mas os materiais tem tendência a criar barulhos não parasitas, mas ao toque. O apoio de braço não é difícil ganhar folgas, quartelas das portas que os plásticos fazem barulho se apoiarmos um braço...

    - Manete tem tendência a descascar o plástico “cromado”.

    - o meu tinha consumo de óleo. Longe de gastar 1L a cada 10.000km, mas 200-300ml a cada 10.000km gastava. Tentava manter o óleo sempre perto do máximo para não haver desgaste da corrente.

    - não esquecer dos recalls dos airbags. A Toyota ainda recentemente fez mais uma chamada para trocar o airbag do lado do passageiro por um mais actualizado (já é o segundo recall em airbags) e o insuflador do lado do condutor. 1 manhã e lógica a borla.

    - as luzes do interior para mim estão mal feitas. O plafonier está no centro (mais para trás) do carro, o que acaba por não dar nem muito luz na zona da frente, nem de trás. Convém comprar um Led forte porque é frustrante de noite quer arrumar alguma coisa e não ter luz suficiente. Na parte da frente, a Toyota meteu luzes de leitura de mapas que só ligando manualmente, tudo bem. Problema: elas não desligam sem trancar o carro mesmo passado X minutos. O que me aconteceu: mulher esqueceu-se de desligar uma das luzes, como não trancamos o carro na garagem, ficou a luz ligada a noite toda. No dia seguinte, adeus bateria (que já não devia de estar muito boa).

    - não é a coisa mais espaçosa, se tiveres mais que 1.80, quem se sentar atrás, não ficará com muito espaço. A mala até que não é ma.

    - o para-brisas (original) é a coisa mais reflectiva que já vi, em dias de sol, há um espelhar do tablier já avançado.

    - pneus, usa uma medida cara, 195/60R15.

    Quando a dinâmica e motor em si:

    - Curva bem, não da grande feeling, a suspensão não é a mais mole do segmento, mas também não é a mais afinada para dinamismo. Cumpre bem.

    - O motor, gostava imenso da disponibilidade abaixo rotação, a caixa é longa q.b (120 = 3500rpm) o que da para andar em cidade em terceira, sem grande necessidade de reduções sem ser em subidas mais fortes. A terceira as 2700rpm (mais coisa menos coisa) já rolamos a 60km/h, a segunda corta acima dos 100km/h. Contudo, não é o motor mais energético em altas, mesmo com o VTEC made by Toyota (que está mais virado para consumos, um I-VTEC digamos). O binario de 130nm está disponível a partir das 3700rpm e os 97cv a partir das 6000rpm. Bastante boa insonorizacao e o motor não é muito barulhento.

    - roda bastante bem nos 130-140, com médias de 7 e pouco, em AE.

    Dicas:

    - o CB é antiquado, normal para um carro de inícios de 2000, faz média de consumo e velocidade e consumos instantâneos. A média de combustível não é de todo muito fiável, tanto média 0.5 a menos, como a mais. Pega em 120-130€ e mete um rádio Android com o look original, que das outras vida ao interior com BT, Waze, etc.

    - mete óleo 5W30. Muito do consumo de óleo, também foi resultante de uso de 10W40 na própria Toyota, que fugia das normas pedidas. Eu que ainda faço a revisão (óleo e filtros) ao meu ex-Corolla, uso Motul 8100, 5W30 com norma ACEA A5 que é o pedido, a Toyota no manual recomendava salvo erro BP Visco 7000.


    No final, foi um dos carros que mais gostei de ter, mesmo tendo trocado segmentos C mais recentes por um E12 já com uns anos. Para um carro para condução pacata, confortável, que da perfeitamente para fazer uma viagem tranquilamente, fiável e até económico. Uma boa compra e para mim, dos melhores segmentos C da altura.
    Acho que já debatemos isto no passado...

    A Toyota tentou de tudo para eles não beberem óleo, todavia não era devido a um único problema, mas sim a uma conjugação deles. No capítulo dos óleos começaram com 5w30, depois 10w40, e havia ainda que tentasse a solução intermédia do 5w40.

    Também é normal partirem a gaveta de arrumação sob os comandos do AC, e descolarem as quartelas das portas. Do E11 para o E12 houve um decréscimo de qualidade nos materiais, mas um refresh no design interior e exterior.

    Continuo a considerar o E12 como uma óptima solução "budget" hoje em dia. Há uns 2 ou 3 anos trocámos o C200 diesel da minha mãe, por uma Corolla E12 SW 1.4 d4d, entrou com 223 mil e já tem quase 280 mil km. Até agora levou um sensor de água do filtro de gasóleo.

    Relativamente aos pneus, montei recentemente 2 pares de Bridgestone T005, com preços entre os 75 e 80€ por pneu. Pior que o preço é a falta de variedade.

    Muita atenção também ao desligar das luzes, porque os faróis não desligam com a ignição . Até a minha mãe se habituar, ainda foram 3 ou 4 cargas de bateria...

    Comentário


      Aumento de distância para o trabalho. Manter o que tenho ou adquirir outra viatura?

      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
      Acho que já debatemos isto no passado...

      A Toyota tentou de tudo para eles não beberem óleo, todavia não era devido a um único problema, mas sim a uma conjugação deles. No capítulo dos óleos começaram com 5w30, depois 10w40, e havia ainda que tentasse a solução intermédia do 5w40.

      Também é normal partirem a gaveta de arrumação sob os comandos do AC, e descolarem as quartelas das portas. Do E11 para o E12 houve um decréscimo de qualidade nos materiais, mas um refresh no design interior e exterior.

      Continuo a considerar o E12 como uma óptima solução "budget" hoje em dia. Há uns 2 ou 3 anos trocámos o C200 diesel da minha mãe, por uma Corolla E12 SW 1.4 d4d, entrou com 223 mil e já tem quase 280 mil km. Até agora levou um sensor de água do filtro de gasóleo.

      Relativamente aos pneus, montei recentemente 2 pares de Bridgestone T005, com preços entre os 75 e 80€ por pneu. Pior que o preço é a falta de variedade.

      Muita atenção também ao desligar das luzes, porque os faróis não desligam com a ignição . Até a minha mãe se habituar, ainda foram 3 ou 4 cargas de bateria...
      Sim, não era um so problema no capítulo do óleo. Eu passei de 10W40 para 5W30, o consumo de óleo manteve-se praticamente igual, mas a suavidade do motor foi notável.

      Sim, quartelas da porta também se descolavam, bem lembrado, e a gaveta por cima do AC. As quartelas, no meu Ex, rangiam se apoia-se o braço entre a quartela e o vidro, já no apoio de braço da porta onde ficavam os comandos para os vidros, não rangia nem fazia barulhos. Se calhar tirar as quartelas, mudar as molas, resolvia. O meu, descolou o tecido da porta ao pé dos comandos dos vidros. Em principio era só colocar o tecido esticado e voltar a colar.

      O meu também começou a criar folga a gaveta do porta-luvas. Chega bem, contudo.

      Quanto aos pneus, o tempo que o tive andou de energy saver (já não me lembro se eram os +). O meu conhecido que ficou com ele, meteu uns Goodyear Efficient Grip Performance, em 2016, e até agora estão impecáveis e com bastante aderência.

      Quanto as luzes também é bem lembrado.
      Editado pela última vez por Carmaniaco90; 31 August 2020, 10:03.

      Comentário


        Excelente relato, meus senhores. Estou muito agradecido.

        No esquecimento das luzes, o 106 só tem o avisador sonoro dos faróis acesos mal abro a porta do condutor. Fora isso, se descuidar, adeus bateria, o mesmo para o unico plafonier do interior.

        CB, só sei o que é isso nos carros dos outros. Contas à mão já nem faço, porque já conheço as médias de cor e salteado. Muitos anos com o mesmo carro.

        Apoio de braço idem aspas. O ranger do material faz parte da idade e uso. Desde que seja confortável, siga.

        Materiais fofinhos? Só conheço textura rija e textura rija. É rijo, mas não há rachadelas e com spray repelente de pó manhoso e um pano ou papel de cozinha até brilha.

        Android auto? Só conheço aux/cd/usb do meu Kenwood.

        E....o que é o AC? Deve ser aquilo que faz fresquinho nos carros dos outros.... Espero que neste, esteja a bombar, dado que é electrónico.


        Quanto ao motor, se o meu com 50 burros ainda não vacilou, esse também tem que andar. Manutenção não faltará.



        A ter novidades, dado o que falei antes, só penso em contar com novidades daqui a um mês.

        Comentário


          Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
          Excelente relato, meus senhores. Estou muito agradecido.

          No esquecimento das luzes, o 106 só tem o avisador sonoro dos faróis acesos mal abro a porta do condutor. Fora isso, se descuidar, adeus bateria, o mesmo para o unico plafonier do interior.

          CB, só sei o que é isso nos carros dos outros. Contas à mão já nem faço, porque já conheço as médias de cor e salteado. Muitos anos com o mesmo carro.

          Apoio de braço idem aspas. O ranger do material faz parte da idade e uso. Desde que seja confortável, siga.

          Materiais fofinhos? Só conheço textura rija e textura rija. É rijo, mas não há rachadelas e com spray repelente de pó manhoso e um pano ou papel de cozinha até brilha.

          Android auto? Só conheço aux/cd/usb do meu Kenwood.

          E....o que é o AC? Deve ser aquilo que faz fresquinho nos carros dos outros.... Espero que neste, esteja a bombar, dado que é electrónico.


          Quanto ao motor, se o meu com 50 burros ainda não vacilou, esse também tem que andar. Manutenção não faltará.



          A ter novidades, dado o que falei antes, só penso em contar com novidades daqui a um mês.
          Se vais passar de um 106 para um E12, vais sem dúvida notar uma diferença para melhor. São projectos com 10 anos de diferença, e um segmento acima.

          Comentário


            Com 10 anos de diferença numa altura em que os carros melhoraram de forma muito significativa em habitabilidade, insonorização, etc, e além disso eu diria que são 2 segmentos acima, já que o 106/AX/Saxo na prática eram segmento A, no meu entender, com as versões base a serem uma espécie do que é hoje a Dacia, ou seja carros muito acessíveis e simples.

            Comentário


              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Com 10 anos de diferença numa altura em que os carros melhoraram de forma muito significativa em habitabilidade, insonorização, etc, e além disso eu diria que são 2 segmentos acima, já que o 106/AX/Saxo na prática eram segmento A, no meu entender, com as versões base a serem uma espécie do que é hoje a Dacia, ou seja carros muito acessíveis e simples.
              Quase não existiam segmentos A, com excepção do Panda I, Twingo (?) e pouco mais. Só mais tarde aparece o Lupo/Arosa

              O trio que referes, era B, tal como o Punto, o Clio, o Corsa, Fiesta, Polo, etc.

              O Corolla E12, foi a "europeização" do Corolla. Enquanto o E11 era feio e resistente, o E12 já prestava mais atenção ao design interior e exterior, perdendo alguma coisa na resistência dos materiais.

              Comentário


                E11 ainda vejo alguns de vez em quando. Mais depressa apanho um lift back que uma station wagon.
                Eram tão bonitos como qualquer carro japonês da época, mas práticos e espaçosos, com o equipamento essencial da altura a um bom nível e sem pedir balúrdios.

                Lembro do Nissan Almera ser dos primeiros a ter um aspecto europeizado, com aquele tejadilho "surf tail".

                Comentário


                  Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                  E11 ainda vejo alguns de vez em quando. Mais depressa apanho um lift back que uma station wagon.
                  Eram tão bonitos como qualquer carro japonês da época, mas práticos e espaçosos, com o equipamento essencial da altura a um bom nível e sem pedir balúrdios.

                  Lembro do Nissan Almera ser dos primeiros a ter um aspecto europeizado, com aquele tejadilho "surf tail".
                  Epá, não... e eu tive um sedan. Lancer, Civic, Primera, Carisma, Accord, tudo isto era mais bonito.

                  Os interiores são austeros e resistentes.

                  O meu e11 tinha computador de bordo, ar condicionado (bom), leitor de CD (nunca usei), 4 vidros eléctricos, JLL, 2 airbags.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                    Quase não existiam segmentos A, com excepção do Panda I, Twingo (?) e pouco mais. Só mais tarde aparece o Lupo/Arosa

                    O trio que referes, era B, tal como o Punto, o Clio, o Corsa, Fiesta, Polo, etc.

                    O Corolla E12, foi a "europeização" do Corolla. Enquanto o E11 era feio e resistente, o E12 já prestava mais atenção ao design interior e exterior, perdendo alguma coisa na resistência dos materiais.
                    Oficialmente era B, o A era mais o Seat Marbella, Panda, certo, mas o 106 e AX aproximavam-se mais do A que do B, dá-me ideia.
                    Daí dizer que é quase 2 segmentos acima.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Oficialmente era B, o A era mais o Seat Marbella, Panda, certo, mas o 106 e AX aproximavam-se mais do A que do B, dá-me ideia.
                      Daí dizer que é quase 2 segmentos acima.
                      O 106 e Saxo andavam ali no limbo entre A e B. Tanto a Citroen como a Peugeot só lançaram os verdadeiros "B" uns anos depois, primeiro a Peugeot com o 206 e depois a Citroen com o C2.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X