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Plano de manutençao/revisoes do Dacia Duster 1.3 130cv

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    Plano de manutençao/revisoes do Dacia Duster 1.3 130cv

    Bom dia. Comprei um Duster 1.3 gasolina de 130cv, de 2019, 4x2. Alguem me consegue arranjar um link ou um PDF para eu saber os periodos de manutençao e revisoes desse motor?. Obrigado

    #2
    Não vem no manual? O PSoares deve ter à mão..

    Comentário


      #3
      Nao me deram o manual

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ASA Ver Post
        Nao me deram o manual
        Fui ao site da Dacia e encontrei o manual:
        https://cdn.group.renault.com/dac/pt...424523dda8.pdf

        A seguir vou ao Google ver a tabela de manutenção.

        Comentário


          #5
          Encontrei:
          DACIA DUSTER (HM_)
          1.3 TCe 130
          kW: 96

          Correia dos acessórios
          todos 150.000 km / 6 anos

          Filtro de ar
          todos 60.000 km / 4 anos

          Velas de ignição
          todos 60.000 km / 4 anos

          Líquido de travões
          todos 120.000 km / 3 anos

          Liquido de refrigeração do motor
          todos 150.000 km / 5 anos

          Óleo do motor e filtro de óleo
          30.000 km / 2 anos

          Filtro do habitáculo
          30.000 km / 2 anos​

          Comentário


            #6
            Voltamos aquela questão:

            O fabricante até pode recomendar isso, mas 30.000 kms não serão demasiados kms para mudar o óleo do motor ?

            Comentário


              #7
              Muito obrigado eblase, pela boa ajuda. Seria possivel saber onde encontrou a isso? O link?
              Editado pela última vez por ASA; 26 March 2023, 17:39.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                Voltamos aquela questão:

                O fabricante até pode recomendar isso, mas 30.000 kms não serão demasiados kms para mudar o óleo do motor ?
                Esse problema nao tenho, pois nao ando mais 10 mil por ano e nem isso ás vezes...Cumptos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                  Voltamos aquela questão:

                  O fabricante até pode recomendar isso, mas 30.000 kms não serão demasiados kms para mudar o óleo do motor ?
                  Sim é. Se fosse meu era fazer metade que detesto abrir motores e muito menos os meus 😂
                  Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                  Muito obrigado eblase, pela boa ajuda. Seria possivel saber onde encontrou a isso? O link?
                  Solera
                  https://workshop.autodata-group.com/login

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Encontrei:
                    Gostava de saber por ex. a especificaçao do oleo do motor, da valvulina da caixa de velocidades,do liquido de travoes, do liquido de arrefecimento, etc. Coisas que eu poderia fazer na garagem.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ASA Ver Post

                      Gostava de saber por ex. a especificaçao do oleo do motor, da valvulina da caixa de velocidades,do liquido de travoes, do liquido de arrefecimento, etc. Coisas que eu poderia fazer na garagem.
                      Sempre actualizado:
                      https://workshop.autodata-group.com/login
                      Ou
                      https://www.workshop-data.com/login

                      Ou qualquer site de lubrificantes embora nem sempre estão actuais.

                      Comentário


                        #12
                        Ora boas.

                        Eu tenho um 1.3 TCe 150 4x4 .

                        Motor,RN17 5W30

                        0W20 RN17 FE,

                        Leva 5.5 litros com o veículo nivelado,se estiver em cima de rampas como eu faço conta com 5.75 litros.

                        Mudas oficiais a cada 24 meses,ou 30kkm.

                        Idealmente 15kkm,um ano.

                        Também podes usar qualquer óleo com normas MB,respetivamente a MB 229.52 e MB 229.71.

                        Fluído de travões DOT 4 classe 6,conta com 1.5 litros para a muda completa.

                        36 meses,ou 120kkm.

                        Lubrificante de caixa SAE 75 W / 75W80 API GL4,a tua a TL4 leva 1.9 litros mas o ideal é fazer o nivel por debordamento do óleo.

                        5 anos,ou 150kkm.

                        Pessoalmente,a cada 2/3 anos,ou 40/60kkm.

                        Anticongelante conta com capacidade de 6.5 litros no total.

                        A norma do mesmo é RN Type D amarelo.

                        Muda a cada 5 anos,ou 150kkm.

                        Pessoalmente,controlar o PH do mesmo,ou a condução galvânica do mesmo.

                        Podes sempre lavar o circuito e utilizar um G12+ por exemplo.

                        Correia acessórios muda-se a cada 6 anos,ou 150kkm.

                        É das "elásticas" não tem tensor.

                        Caixa de transferência 300ml de 75w90/80w90 API GL5.

                        Diferencial traseiro 0.8 Litros de 75w90/80w90 API GL5.

                        No caso do teu visto de 2wd não tem.

                        Nos 4x4 como o meu a caixa é uma TL8 tem uma capacidade de 2.1 L.

                        SAE 75W / 75W80 API GL4.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Não vem no manual? O PSoares deve ter à mão..
                          Já vi😅

                          Comentário


                            #14
                            Deixa-me ir fazer o jantar e tratar de uns mails do trabalho e já te coloco mais info aqui.

                            Comentário


                              #15
                              Velas NGK 90912 (mas podes escolher a marca que quiseres) ,60kkm,5 anos.

                              Correia de acessórios fica nas principais marcas...INA,Gates,Continental,Dayco... .

                              Para a mudares precisas do acessório para tirar a correia da polie da cambota e para meter idem.

                              Se o fizeres com a ajuda de uma chave de fenda cuidado para não danificares a nova correia.

                              Comentário


                                #16
                                Para te facilitar a mudança de óleo podes sempre adquirir um destes bujões de descarga automáticos para o cárter.

                                A medida da rosca é M16×1.5 .

                                Comentário


                                  #17
                                  Apertos...

                                  Parafuso de bujão do cárter 50Nm,mas 35Nm chegam bem,50 é muito apertado a anilha já está mais do que esmagada.

                                  Velas 24Nm.

                                  Parafuso de descarga da caixa 22Nm.

                                  Filtro de óleo 25 Nm + 0.5 ,está marcado no mesmo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Oh PSoares. Você é uma maquina! Era mesmo dessa infos que eu ando à procura! Esse bujão então, 5***** Obrigado

                                    Comentário


                                      #19
                                      De nada,tens PM

                                      Comentário


                                        #20
                                        Falta a medida da anilha dos carteres.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Conheço esse motor, mas não no Duster.
                                          Num carro tão leve, mesmo com arquitetura desfavorável, deve andar qb!

                                          Não me entendam mal! Não é ter desportividade alguma, mas num carro que pesa cerca de 1200 kg, ter 130 cv e 240 nm já se deve mexer bem...

                                          Comentário


                                          • Vipauer
                                            Vipauer commented
                                            Editing a comment
                                            Posso dizer que num Megane IV versão carro anda muito bem...e consome pouco.

                                          #22
                                          Essa mangueira de drenagem é interessante, é de dificil acesso o dreno no carter neste motor?

                                          Comentário


                                            #23
                                            Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                            Essa mangueira de drenagem é interessante, é de dificil acesso o dreno no carter neste motor?
                                            Está à vista. Aquela adaptação é para ser ainda mais rápido dado que é o próprio a fazer a manutenção.

                                            Comentário


                                              #24
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              Falta a medida da anilha dos carteres.
                                              M16×2mm×3mm😅

                                              Comentário


                                                #25
                                                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                Conheço esse motor, mas não no Duster.
                                                Num carro tão leve, mesmo com arquitetura desfavorável, deve andar qb!

                                                Não me entendam mal! Não é ter desportividade alguma, mas num carro que pesa cerca de 1200 kg, ter 130 cv e 240 nm já se deve mexer bem...
                                                Andar anda e até bem...o problema são os consumos.

                                                Em nacional e cidade faço melhores consumos do que em AE.

                                                Circuito misto anda nos 7/7.5 litros em AE à volta dos 9,isto no caso do meu 4×4 mesmo que não seja permamente.

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  Aqui estão os meus últimos consumos.


                                                  Apagar
                                                  Editado pela última vez por PSoares; 28 March 2023, 18:30.

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Filtro.png Só uma duvida. Li algures que tem filtro de gasolina.


                                                    Estou farto de espreitar e nao consigo localizá-lo. O PSoares sabe-me dizer onde fica, visto ter um igual? E nas revisoes que fizeram antes as dos 60 mil e 90 mil, eu tenho as faturas, nao consta que lhe tenham mudado esse filtro.Ob
                                                    Ficheiros anexados
                                                    Editado pela última vez por ASA; 28 March 2023, 18:52.

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                                                      Só uma duvida. Li algures que tem filtro de gasolina.

                                                      https://www.oscaro.pt/pt/filtro-de-c...boa6sCiQNqcuJA

                                                      Estou farto de espreitar e nao consigo localizá-lo. O PSoares sabe-me dizer onde fica, visto ter um igual? E nas revisoes que fizeram antes as dos 60 mil e 90 mil, eu tenho as faturas, nao consta que lhe tenham mudado esse filtro.Ob
                                                      O filtro de gasolina encontra-se no corpo da bomba de combustivel dentro do depósito de combustivel.

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Só se muda o filtro ( geralmente é a bomba completa) se houver algum sintoma de falha na alimentação de combustivel.

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                                                          Filtro.png Só uma duvida. Li algures que tem filtro de gasolina.


                                                          Estou farto de espreitar e nao consigo localizá-lo. O PSoares sabe-me dizer onde fica, visto ter um igual? E nas revisoes que fizeram antes as dos 60 mil e 90 mil, eu tenho as faturas, nao consta que lhe tenham mudado esse filtro.Ob
                                                          Qualquer dúvida vê a PM que mandei e está à vontade.

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                                                          AD fim dos posts Desktop

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