Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ultrapassar pela direita em AE - Perigo !

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    podes crer. é o trajecto que faço...

    Comentário


      #62
      citação:Originalmente colocada por monicamelo

      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

      Vocês têm consciência de que o CE apenas contempla uma (e única) situação onde é possível ultrapassar pela direita, não sabem [?]

      Quando o veículo que vai à nossa frente, vai virar à esquerda, se chega ao eixo da via (coisa rara...) e deixa espaço suficiente para que o veículo que vem atrás possa... Ultrapassar. Certo?
      ;) ;)

      Comentário


        #63
        citação:Originalmente colocada por xicos perto

        Uma ultrapassagem é considerada como tal, qdo temos que fazer um desvio do carro que nos precede.
        Um exemplo:

        A situação A é considerada uma ultrapassagem, na situação B não.
        Poderia ainda haver uma situação C, no caso de o condutor da viatura simbolizada com rectangulo verde fazer o desvio pela direita e regressar a esquerda, que tambem seria considerada uma ultrapassgem.

        Mas, claro que como andamos centenas nas estrada e nem todos tem a mesma maneira de ver as coisas, o ideal é olhar sempre e varias vezes para os espelhos e jogar a defesa, é preferivel não mudar de faixa de rodagem do que arriscar um choque, o que é exactamente o contrario do que se vê por essas estradas fora.
        Mtas vezes vamos perto do carro da frente em trafego compacto e mesmo assim de vez em quando aparece alguem que se mete, isso é arriscar uma batidela por trás.
        Mais uma conclusão destas ... então quer dizer que se numa prova de Fórmula 1 o carro A passar para a frente do carro B numa recta sem que o A viesse colado atrás do B, na mesma linha imaginária, então nunca seria uma ultrapassagem... mas a verdade é que a ultrapassagem ("passar além de; transpor; exceder os limites de; passar para a frente do veículo, pessoa, etc. que se desloca no mesmo sentido.") está lá.


        O que acontece é que no teu croqui existem duas infracções: a do veículo vermelho que não circula à esquerda (e que numa AE é considerada uma infracção grave, salvo erro) e o marmanjo do veículo verde que ultrapassa pela direita.

        Comentário


          #64
          citação:Originalmente colocada por monicamelo

          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

          Vocês têm consciência de que o CE apenas contempla uma (e única) situação onde é possível ultrapassar pela direita, não sabem [?]

          Quando o veículo que vai à nossa frente, vai virar à esquerda, se chega ao eixo da via (coisa rara...) e deixa espaço suficiente para que o veículo que vem atrás possa... Ultrapassar. Certo?
          O código da estrada contempla 3 situações em que se pode ultrapassar pela direita.

          Comentário


            #65
            citação:Originalmente colocada por MGomes

            citação:Originalmente colocada por arct

            ...é um facto..essas "ultrapassagens" são realmente um perigo...

            infelizmente ainda se veem bastantes casos desses...
            Mais triste é ver as pessoas circular constantemente na faixa do meio e na da esquerda.
            Não estou a dizer que foi o caso aqui relatado.

            Mas o facto é que as pessoas teimam em conduzir à inglês.
            E quem circula regularmente na A1, entre sobretudo o Carregado e Santarém percebe perfeitamente o que estou a dizer.

            O que eu acho é que até que se parta para uma atitude radical, a ultrapassagem pela direita, devem-se comtemplar outras etapas, nomeadamente: esperar que o veiculo acabe de ultrapassar e retome a faixa, avisar com avisos luminosos, esparar mais um pouco... E depois caso seja mesmo necessário, e com todas as precauções, realizar-se a manobra. Caso seja realmente de todo necesssário.

            Comentário


              #66
              citação:Originalmente colocada por gemeop

              concideram ultrapassar a direita quando em que situaçao, é que nao compreendo entao se o carro q vai na do meu lhe apetece ir a 50 nós temos de ir a 40 na faixa da direita so para nao ser considerado ultrapassagem? nao compreendo, desculpem mas ninguem é obrigado a ir a passo de caracol so pq o outro n faz nada..
              Chama-se lei e é para cumprir;)

              Se tiveres numa estrada de dois sentidos separados por traço contínuo, e no teu sentido tiveres uma árvore caída. Não podes pisar o traço contínuo para transpor o obstáculo até que um agente regulador de trânsito te dê essa indicação!

              Depois como é óbvio existe o bom senso e sensatez (que é o que falta a muita besta que teve a sorte de comprar a carta). Tal como na minha situação passavas o traço contínuo e ninguém te iria mandar parar por isso, na situação que descreves também ninguém o fazeria.

              Comentário


                #67
                citação:Originalmente colocada por joao

                citação:Originalmente colocada por gemeop

                concideram ultrapassar a direita quando em que situaçao, é que nao compreendo entao se o carro q vai na do meu lhe apetece ir a 50 nós temos de ir a 40 na faixa da direita so para nao ser considerado ultrapassagem? nao compreendo, desculpem mas ninguem é obrigado a ir a passo de caracol so pq o outro n faz nada..
                Chama-se lei e é para cumprir;)

                Se tiveres numa estrada de dois sentidos separados por traço contínuo, e no teu sentido tiveres uma árvore caída. Não podes pisar o traço contínuo para transpor o obstáculo até que um agente regulador de trânsito te dê essa indicação!

                Depois como é óbvio existe o bom senso e sensatez (que é o que falta a muita besta que teve a sorte de comprar a carta). Tal como na minha situação passavas o traço contínuo e ninguém te iria mandar parar por isso, na situação que descreves também ninguém o fazeria.
                [8][8][8]

                Comentário


                  #68
                  citação:Originalmente colocada por monicamelo

                  citação:Originalmente colocada por MGomes

                  citação:Originalmente colocada por arct

                  ...é um facto..essas "ultrapassagens" são realmente um perigo...

                  infelizmente ainda se veem bastantes casos desses...
                  Mais triste é ver as pessoas circular constantemente na faixa do meio e na da esquerda.
                  Não estou a dizer que foi o caso aqui relatado.

                  Mas o facto é que as pessoas teimam em conduzir à inglês.
                  E quem circula regularmente na A1, entre sobretudo o Carregado e Santarém percebe perfeitamente o que estou a dizer.

                  O que eu acho é que até que se parta para uma atitude radical, a ultrapassagem pela direita, devem-se comtemplar outras etapas, nomeadamente: esperar que o veiculo acabe de ultrapassar e retome a faixa, avisar com avisos luminosos, esparar mais um pouco... E depois caso seja mesmo necessário, e com todas as precauções, realizar-se a manobra. Caso seja realmente de todo necesssário.
                  Então e se eu for a cumprir o código, ie, vou a circular o mais à direita possivel, logo na faixa da direita que está desimpedida, e os carros que vão a circular na faixa do meio, e da esquerda, forem ficando para trás?
                  Sou eu que sou radical?



                  Comentário


                    #69
                    Verbo fazerer :D

                    Comentário


                      #70
                      citação:Originalmente colocada por Torres

                      Verbo fazerer :D
                      :D:D

                      Comentário


                        #71
                        citação:Originalmente colocada por Torres

                        Verbo fazerer :D
                        [}][}][}][}]

                        Comentário


                          #72
                          Moral da história, isto não é tão fácil como parece e poderia ser _sempre_ evitado com bom senso e civismo. Vou repetir-me mas aqui vai novamente:

                          Podemos até ter toda a razão do mundo, mas na estrada não estamos sozinhos e temos de estar sempre a contar com as asneiras/distrações dos outros condutores, e eles com as nossas, caso contrário, o nosso belo automóvel pode ir "cús" "#$%&/!

                          Comentário


                            #73
                            citação:Originalmente colocada por K2000

                            Moral da história, isto não é tão fácil como parece e poderia ser _sempre_ evitado com bom senso e civismo. Vou repetir-me mas aqui vai novamente:

                            Podemos até ter toda a razão do mundo, mas na estrada não estamos sozinhos e temos de estar sempre a contar com as asneiras/distrações dos outros condutores, e eles com as nossas, caso contrário, o nosso belo automóvel pode ir "cús" "#$%&/!
                            Exactamente.




                            Volto a repetir, nos meus posts acima não me referia de maneira nenhuma ao acidente relatado no primeiro post deste tópico, mas sim às situações que vejo no dia-a-dia.


                            Comentário


                              #74
                              deleted

                              Comentário


                                #75
                                citação:Originalmente colocada por -

                                Antes de tudo os meus pesames, a familia mais que todos devem estar a passar pelo inferno eh.

                                Quanto a isto:

                                citação:Originalmente colocada por Carlos.L



                                A pessoa era experiente, o carro bom.

                                Sorte danada. [8]
                                Se era experiente a sua postura não demonstrou tal, visto ter cometido uma serie de erros e "presunções".

                                - Ultrapassou e deixou-se ficar na fila da direita (é moda cá em Portugal)

                                - Não confirmou se viria algum carro atrás aquando a realização da manobra e retorno à faixa da esquerda (e pelo que dás a enteder também não sinalizou).

                                Acho que isto que aconteceu não tem nada a ver com falta de sorte, mas sim com excesso de confiança e desrespeito pelo codigo.

                                O facto de ter um "carro bom" também não faz milagres, que eu saiba o condutor é a peça chave.

                                Não estou a dizer que o que o outro condutor fez é correcto ou não (até porque duvido que a história quanto a esse esteja "toda" contada), agora o que o teu amigo fez foi bem bem bem pior e resultou no que resultou.

                                Mas diz-me uma coisa. Já alguma vez pegaste num carro, já leste um código de estrada, mesmo uma versão muito descatualizada?

                                Deixa-me ir um pouco mais longe. Leste o que escrevi no tópico de abertura?

                                É que é de loucos.

                                Se uma família não tivesse sofrido uma tragédia eu até era capaz de andar aqui na brincadeira com vocês.

                                Porra, lê o que escreveste e tenta reflectir sobre isso. Que insanidade aqui vai.

                                Há milhares de fóruns para dizer idiotices, e milhões de situações onde podes postar e acertar em alguma coisa.

                                Mas porra. Lê lá a porcaria que escreveste e depois se tiveres coragem vem aqui dizer alguma coisa.

                                Peço desculpa, mas assim não há pachorra.

                                Comentário


                                  #76
                                  Entendemos muito bem que isto não é assunto para brincadeira, mas tenta também perceber de onde saiu o erro original, aquele de iniciou os eventos que acabaram nessa tragédia. Aqui se queres que te diga, que o outro tenha ou não desrespeitado o código da estrada não interessa, porque quem sofreu as consequências foi o teu amigo, e esse infelizmente já cá não está para contar o sucedido, a verdade é que se ele tivesse tido mais cuidado, isso não teria acontecido, podes culpar quantas pessoas quiseres, mas ele pagou com a vida pelo erro dele.

                                  Comentário


                                    #77
                                    citação:Originalmente colocada por joao

                                    Eu não me vou prenunciar mais sobre o facto do que é ultrapassagem ou não! Quem defende coisas como o que "xicos perto" ou o "jcpr" disseram, só pode ser fruto de muita imaginação[8)]

                                    (...)
                                    E disse tudo! [^]
                                    Uma coisa é "ultrapassagem" outra é "execução da manobra de ultrapassagem".
                                    Gostava de ver um destes colegas a contestar uma coima por ultrapassagem pela direita... Com os argumentos que apresentam, voltavam para um escola de condução rapidinho!

                                    Obrigação de frequência de acções de formação rodoviária de x em x anos precisa-se! [|)]

                                    Comentário


                                      #78
                                      Este assunto já foi mais do que debatido num outro tópico onde constam recomendações da DGV, artigos do Código da Estrada e respectiva explicação é como seria de esperar não é permitido ultrapassar pela direita!

                                      A teoria do " é passar, não ultrapassar", desculpem lá meus amigos, mas isso do passar simplesm,ente não existe no Código!!!

                                      Infelizmente este caso demonstra perfeitamente porque é proibido ultrapassar pela direita. É claro que se originalmente o teu conhecido tivesse cumprido o Código e efectuasse uma correcta ultrapassagem possivelmente tal desgraça não teria acontecido, mas isso são suposições e não interessam...

                                      Moral desta triste história.... Cumpram o Código!!!!!!!

                                      1-Ultrapassar é pela esquerda!!

                                      2- Circular sempre pela faixa mais à direita, usando apenas as faixas da esquerda para ultrapassar e retornar de imediato à faixa mais à direita!

                                      Talvez assim se possam evitar este tipo de tragédias

                                      Comentário


                                        #79
                                        citação:Originalmente colocada por gemeop

                                        quero la saber, sempre que alguem estiver na faixa do meio e eu for normalmente na faixa da direita passo normalmente!
                                        [:0][8]

                                        Sem comentários possíveis![8)]

                                        Comentário


                                          #80
                                          citação:Originalmente colocada por Vânia Morais

                                          citação:Originalmente colocada por gemeop

                                          quero la saber, sempre que alguem estiver na faixa do meio e eu for normalmente na faixa da direita passo normalmente!
                                          [:0][8]

                                          Sem comentários possíveis![8)]
                                          O que se pode fazer a gente que pensa assim... realmente é impossível fazer um comentário sério!![8][8]

                                          Comentário


                                            #81
                                            grow up and adjust!

                                            Comentário


                                              #82
                                              citação:Originalmente colocada por nuno_leao

                                              citação:Originalmente colocada por Vânia Morais

                                              citação:Originalmente colocada por gemeop

                                              quero la saber, sempre que alguem estiver na faixa do meio e eu for normalmente na faixa da direita passo normalmente!
                                              [:0][8]

                                              Sem comentários possíveis![8)]
                                              O que se pode fazer a gente que pensa assim... realmente é impossível fazer um comentário sério!![8][8]
                                              Vocês desculpem lá, mas não estou a ver onde está o espanto nesta afirmação. Eu sempre que ando na A25 direcção Aveiro-Viseu, apanho várias subidas com 3 faixas e é muito raro aparecer alguém à direita (só os camiões), os poucos carros que vejo andam quase todos no meio. Eu entendo que não devo andar a saltar 2 faixas para lá e outras 2 para voltar à mão, considero isso mais perigoso do que continuar na faixa da direita, tendo sempre em mente que o indivíduo no preciso momento em vamos a passar/ultrapassar pode resolver encostar à direita (este fenómeno devia ser estudado; é que nem é antes nem depois de passarmos é no momento em estamos a passar/ultrapassar). Agora há aquelas pessoas que teimam em andar no meio, eu teimo em andar o mais à direita possível, é uma mania como outra qualquer.

                                              Comentário


                                                #83
                                                citação:Originalmente colocada por gemeop

                                                grow up and adjust!
                                                [8)][8)][8)][8)][8)]

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Lamento o sucedido.
                                                  Ultrapassar pela direita pode ser considerado perigoso.
                                                  O problema é que muitas vezes não existe outra hipotese, senão ultrapassar pela direita.
                                                  A generalidade dos condutores portugueses insiste em circular na faixa da esquerda.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    citação:Originalmente colocada por tonyV

                                                    citação:Originalmente colocada por nuno_leao

                                                    citação:Originalmente colocada por Vânia Morais

                                                    citação:Originalmente colocada por gemeop

                                                    quero la saber, sempre que alguem estiver na faixa do meio e eu for normalmente na faixa da direita passo normalmente!
                                                    [:0][8]

                                                    Sem comentários possíveis![8)]
                                                    O que se pode fazer a gente que pensa assim... realmente é impossível fazer um comentário sério!![8][8]
                                                    Vocês desculpem lá, mas não estou a ver onde está o espanto nesta afirmação. Eu sempre que ando na A25 direcção Aveiro-Viseu, apanho várias subidas com 3 faixas e é muito raro aparecer alguém à direita (só os camiões), os poucos carros que vejo andam quase todos no meio. Eu entendo que não devo andar a saltar 2 faixas para lá e outras 2 para voltar à mão, considero isso mais perigoso do que continuar na faixa da direita, tendo sempre em mente que o indivíduo no preciso momento em vamos a passar/ultrapassar pode resolver encostar à direita (este fenómeno devia ser estudado; é que nem é antes nem depois de passarmos é no momento em estamos a passar/ultrapassar). Agora há aquelas pessoas que teimam em andar no meio, eu teimo em andar o mais à direita possível, é uma mania como outra qualquer.
                                                    Se todos fossemos a pensar assim então vais valia queimar o Código da Estrada e cada um fazia o que lhe parecia bem... Eu acho o meu carro muito seguro então posso andar a 250km/h, como nas bermas não circulam carros eu acho por bem ultrapassar por aí, entre outras....
                                                    Se existem regras temos de segui-las e não andar a inventar e a fazer o que nos parece bem!

                                                    É claro que se toda a gente cumprisse o que está estipulado sobre circular na faixa mais à direita a questão nem se punha, mas esses também devem pensar que é mais seguro circular na faixa do meio ou na da esquerda....

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Não sei se sou só eu, ou se sou parvo, mas qdo ultrapasso alguém na AE não olho só para o carro que vem atrás de mim e para o que estou a ultrapassar, consigo visualizar bastante bem todos os carros que vêm atrás e a velocidade deles, para não ficar surpreendido qdo vejo algum já mto perto.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Eu não entendo esta gente, então quem "ultrapassa" pela direita está a cometer um crime abominável mas quem empata o trânsito indo na faixa do meio ou da esquerda sem necessidade nenhuma, coitadinho, está a cometer uma pequeníssima infracção? Não podemos ser hipócritas, tanto é mau um como outro, alias, quem vai no meio ou na esquerda é pior, é pior porque é aquele que provoca a segunda infracção, não vos entendo, esses dois pesos e duas medidas não vos ficam bem.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          o código da estrada está cheio de lacunas e esta é outra delas que, tal como a circulação nas rotundas, deveria ser rapidamente corrigida.
                                                          Para mim acima de tudo está o bom senso e esse diz-me que sempre que me deparar com uma situação dessas obviamente não vou atravessar 2 faixas para a esquerda e depois mais outras duas para regressar à da direita. Isso seria criar situações de risco/perigo sem necessidade alguma. Acho que mais facilmente as autoridades embirram com o infractor que vai na faixa do meio indevidamente do que à minha infracção que sucede em consequencia da primeira. É a minha opinião

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            citação:Originalmente colocada por Asterix

                                                            o código da estrada está cheio de lacunas e esta é outra delas que, tal como a circulação nas rotundas, deveria ser rapidamente corrigida.
                                                            Para mim acima de tudo está o bom senso e esse diz-me que sempre que me deparar com uma situação dessas obviamente não vou atravessar 2 faixas para a esquerda e depois mais outras duas para regressar à da direita. Isso seria criar situações de risco/perigo sem necessidade alguma. Acho que mais facilmente as autoridades embirram com o infractor que vai na faixa do meio indevidamente do que à minha infracção que sucede em consequencia da primeira. É a minha opinião
                                                            Exactamente, uma das infrações só acontece porque está a ser cometida uma outra antes disso, não o faço, mas entendo perfeitamente a irritação que esta gente provoca, o ideal é sinalizar ao condutor para voltar à sua faixa e não passar imediatamente, até porque nunca sabemos se voltam para a direita no preciso momento em que vamos a passar.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Asterix, o codigo da estrada não tem lacunas neste aspecto. está tudo no código. só tens de saber ler. são 3 artigos. 14, 15 e 42, julgo eu.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X