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    Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
    Que ajudas eletronicas tem o ST?

    Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk
    Controlo de tração + torque vectoring e controlo de estabilidade, sendo que existem vários níveis de actuação dos mesmos dependendo dos modos de condução e dos botões específicos.

    Comentário


      Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
      Notas alguma diferença nos consumos?
      Eu como venho de um carro de 2003 (Mitsubishi Space Star) sem modos diferentes de condução, sem s&s, sem control de estabilidade, ainda me faz confusão. Tenho conduzido sempre em modo eco, nem tenho mudado nada.
      O s&s de inicio começou a fazer confusão e a demorar mais ao arranque.


      A ajuda eletrica é ligada ao motor a combustão, tipo um motor de arranque mas mais potente e que ajuda nas baixas rotações e aceleração.

      Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

      Como ando smp em sport desde o inicio não te posso dizer mas duvido que seja nada por aí alem ( faço media de 6.6 lts 50% ciclo urbano fluido, 50% via rápida, condução mix eco/despachada, isto no Focus Active, que será um pouco mais pesado. A unica é que faço muitas vezes percursos curtos inf a 10 min pelo que o motor anda muito a frio, logo gasta mais nessas circunstâncias. Depois, quando te acostumas ao acelerador mais sensível, dás gás na medida do necessário na mesma, e quando precisas de mais resposta, ganhas sempre umas milésimas só pelo facto de encurtar o movimento do pé direito e ir buscar mais rápido o overboost quando precisamos de resposta mais pronta, pelo que só vejo vantagens nesse modo.

      Quanto ao desligar 1 cilindro, a mim parece-me mais coisa de marketing. Duvido que faça grande diferença e aquelas vibrações quando engata e desengata... mais a sonoridade de papareformas em versão discreta quando anda a 2 cil...

      Quando for à rev vou ver se tem maneira de fixar nesse modo de base para poupar dedo em botões mas calculo que me dirão que " não está previsto "

      Comentário


        Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
        Quanto ao desligar 1 cilindro, a mim parece-me mais coisa de marketing. Duvido que faça grande diferença e aquelas vibrações quando engata e desengata... mais a sonoridade de papareformas em versão discreta quando anda a 2 cil...
        Ele quando desliga 1 cilindro aparece alguma indicação no painel?
        É que não tenho notado nada, também pode ser por ir sempre com o radio ligado e não ouvir.


        Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

        Comentário


          Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
          Ele quando desliga 1 cilindro aparece alguma indicação no painel?
          É que não tenho notado nada, também pode ser por ir sempre com o radio ligado e não ouvir.


          Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk
          Não aparece nada. E nunca dei conta que tal aconteça.

          Comentário


            Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
            Ele quando desliga 1 cilindro aparece alguma indicação no painel?
            É que não tenho notado nada, também pode ser por ir sempre com o radio ligado e não ouvir.


            Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk
            Nope. A sonoridade ouve-se bem quando vais de janela aberta em ruas mais ou menos calmas e sem radio a bombar, claro

            As vibrações ao ligar/desligar o cilindro são especialmente percetíveis no volante e pedal e um pouco por todo lado a velocidade mais ou menos constante nas mudanças mais altas, estrada aberta, via rápida...

            Comentário


              Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
              Notas alguma diferença nos consumos?
              Eu como venho de um carro de 2003 (Mitsubishi Space Star) sem modos diferentes de condução, sem s&s, sem control de estabilidade, ainda me faz confusão. Tenho conduzido sempre em modo eco, nem tenho mudado nada.
              Não aprecio nada os modos ECO, não sei como gostas de utilizar o carro nesse modo

              Comentário


                Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                Não aprecio nada os modos ECO, não sei como gostas de utilizar o carro nesse modo
                Simplesmente não noto limitações.
                Se nota-se como à cerca de meio ano atrás que andei em um clio de aluguer aquilo é que não andava nada no modo eco, agora neste não noto limitações.

                Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                Nope. A sonoridade ouve-se bem quando vais de janela aberta em ruas mais ou menos calmas e sem radio a bombar, claro

                As vibrações ao ligar/desligar o cilindro são especialmente percetíveis no volante e pedal e um pouco por todo lado a velocidade mais ou menos constante nas mudanças mais altas, estrada aberta, via rápida...
                Então na auto-estrada em cruise-control deve fazer.
                Ainda não apanhei muita auto-estrada.
                Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk
                Editado pela última vez por MRFxpto; 07 February 2022, 12:12.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                  Simplesmente não noto limitações.
                  Se nota-se como à cerca de meio ano atrás que andei em um clio de aluguer aquilo é que não andava nada no modo eco, agora neste não noto limitações.

                  Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk
                  Eu nunca andei num Puma e confesso que raramente experimento o modo ECO nos carros que conduzo, mas do que já experimentei os carros ficam sempre mais "inertes" e menos responsivos e não gosto nada disso. Gosto de um acelerador facilmente doseável, mas nada que atrofie o carro.

                  Para mais este género de carros não são propriamente muito fortes logo à partida ....

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                    Eu nunca andei num Puma e confesso que raramente experimento o modo ECO nos carros que conduzo, mas do que já experimentei os carros ficam sempre mais "inertes" e menos responsivos e não gosto nada disso. Gosto de um acelerador facilmente doseável, mas nada que atrofie o carro.

                    Para mais este género de carros não são propriamente muito fortes logo à partida ....
                    Por isso é que fui para o Puma. Estava inclinado para o 2008 e Citroen C4 mas só experimentei o 2008 e descartei logo, nem experimentei o Citroën pois o motor é igual, experimentei um arona ainda foi pior, também experimentei o kauai e também descartei.
                    O puma fiz o teste drive num de 125cv e em modo eco e superou todos e não senti limitações, mas mesmo assim comprei a versão 155cv.

                    Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                      Eu mal ligo o carro carrego 3 vezes no botão dos modos para ligar o sport que desliga o S&S e o sistema de desliga um dos cilindros.

                      O sistema podia deixar escolher de base como o queremos.

                      Parece que vamos pilotar um avião. Entramos: botão ligar motor + botão modos 3 vezes + botão travão de mão, e eventualmente botão baixar vidro
                      Este aspecto é algo que eu detesto em todas as marcas.

                      Porque razão não podemos guardar as nossas definições pessoais para que as mesmas sejam sempre iguais quando usamos os carros???

                      Em vez disso temos que perder tempo a desactivar sempre as mesmas mariquices que não queremos/gostamos de usar...

                      É algo que me preocupa muito cada vez que penso num carro novo, já que o meu Clio é despido de mariquices.
                      Editado pela última vez por H83; 07 February 2022, 13:05.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                        Este aspecto é algo que eu detesto em todas as marcas.

                        Porque razão não podemos guardar as nossas definições pessoais para que as mesmas sejam sempre iguais quando usamos os carros???

                        Em vez disso temos que perder tempo a desactivar sempre as mesmas mariquices que não queremos/gostamos de usar...

                        É algo que me preocupa muito cada vez que penso num popó novo, já que o meu Clio é despido de mariquices.
                        Dá-te por contente de ainda ser possivel desligar… com o caminho que isto leva, já faltou mais para ser tudo "impossivel" de desligar.

                        Comentário


                          A minha experiencia com O MiTo 1.6 Mjet é que a diferença era ao nivel Dr Hekill Mr Jive. Não tinha eco, era só normal, dinamico e escorregadio.

                          O Sport chegava a ser desconfortável em cidade a baixas velocidades pq dava um boost repentino e brutal tipo tudo ou nada que tb devia comer pneu que era coisa fina, tendo em conta que vinha com 320 Nm, mas que funcionava mt bem já em velocidade em estrada aberta/AE sempre com reserva de potencia mas já sem se notar aquela brutalidade toda por andarmos em mudanças mais altas. Portanto em cidade era bom andar em modo normal e até parecia um atmosférico com mais cavalagem pelo que se adaptava mt bem aos percursos urbanos.

                          No Focus 125 ha mt menos diferença mas ainda se nota alguma coisa. Eu em cidade a pastar até andava em modo normal mas os bugs do sistema de desengate do cilindro é coisa que me enerva.

                          Talvez, como o meu é de primeiras fornadas ( 2019 ) esse sistema será mais tosco e entretanto já o afinaram melhor, ou então, se calhar estará defeituoso.

                          O motor 155 vem com vários elementos diferentes em relação ao 125, tal como turbo maior e seguramente mais elementos específicos á volta que tb poderão fazer com que o funcionamento geral seja diferente.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                            Eu em cidade a pastar até andava em modo normal mas os bugs do sistema de desengate do cilindro é coisa que me enerva.
                            Os Fiesta Ecoboost de 2020 vêm com esse sistema? É que lembro de ler qualquer coisa na net, mas me pareceu confuso se tem ou não. Se tiver, nunca notei o funcionamento

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                              Este aspecto é algo que eu detesto em todas as marcas.

                              Porque razão não podemos guardar as nossas definições pessoais para que as mesmas sejam sempre iguais quando usamos os carros???

                              Em vez disso temos que perder tempo a desactivar sempre as mesmas mariquices que não queremos/gostamos de usar...

                              É algo que me preocupa muito cada vez que penso num carro novo, já que o meu Clio é despido de mariquices.
                              Devem achar que são os nossos paizinhos e arrumam tudo de forma a não nos portamos mal da prox vez

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por freddypn Ver Post
                                Os Fiesta Ecoboost de 2020 vêm com esse sistema? É que lembro de ler qualquer coisa na net, mas me pareceu confuso se tem ou não. Se tiver, nunca notei o funcionamento
                                Pois, no Fiesta já não sei se vem

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por freddypn Ver Post
                                  Os Fiesta Ecoboost de 2020 vêm com esse sistema? É que lembro de ler qualquer coisa na net, mas me pareceu confuso se tem ou não. Se tiver, nunca notei o funcionamento
                                  Era opcinal. Nos fiestas e focus havia os ecoboost normais e os ecoboost mhev sendo estes últimos mais caros em cerca 1000€.
                                  Agora é quase tudo mhev, mas no fiesta ainda existe um sem isso o de 100cv, pelo menos é o único a aparecer no configurador dessa forma.

                                  Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk
                                  Editado pela última vez por MRFxpto; 07 February 2022, 15:31.

                                  Comentário


                                    A questão era com o sistema de desativação de cilindro. O meu Focus é pre MHEV mas com esse sistema do cilindro liga/desliga. Acho que isto veio no Focus Mk4 mas não sei no Fiesta-

                                    Na verdade, nem sei se o MHEV veio substituir esse sistema ou se acumula um com o outro

                                    Comentário


                                      Fiz uma pesquisa rápida e encontrei no Ford Owners Club:

                                      "The 200 PS 1.5 L Ecoboost engine of the Fiesta ST was actually the very first Ecoboost engine to feature cylinder deactivation.Since then, the new 95 PS Ecoboost engine that came out in November 2019 was equipped with that feature too (most likely to comply with WLTP regulations), as well as the new mild hybrid 125 PS engine that has recently been made available on the Fiesta."

                                      Portanto, o Fiesta também tem. Lá há users a reclamar do sistema. Eu nunca notei nada.

                                      P.S.: Penso que o motor ecoboost de 100cv foi atualizado e agora são 95cv. Engraçado que a Ford.pt não atualizou no site

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por freddypn Ver Post
                                        Fiz uma pesquisa rápida e encontrei no Ford Owners Club:

                                        "The 200 PS 1.5 L Ecoboost engine of the Fiesta ST was actually the very first Ecoboost engine to feature cylinder deactivation.Since then, the new 95 PS Ecoboost engine that came out in November 2019 was equipped with that feature too (most likely to comply with WLTP regulations), as well as the new mild hybrid 125 PS engine that has recently been made available on the Fiesta."

                                        Portanto, o Fiesta também tem. Lá há users a reclamar do sistema. Eu nunca notei nada.

                                        P.S.: Penso que o motor ecoboost de 100cv foi atualizado e agora são 95cv. Engraçado que a Ford.pt não atualizou no site

                                        Sim, o ST tem. Não tenho grande opinião sobre o sistema porque conduzo quase sempre em modo desportivo / pista.

                                        É percetível a mudança, especialmente com gasolina 95, mas nada de dramático... Mas, mais uma vez, só abasteci 95 octanas 3 ou 4 vezes.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por freddypn Ver Post
                                          Fiz uma pesquisa rápida e encontrei no Ford Owners Club:

                                          "The 200 PS 1.5 L Ecoboost engine of the Fiesta ST was actually the very first Ecoboost engine to feature cylinder deactivation.Since then, the new 95 PS Ecoboost engine that came out in November 2019 was equipped with that feature too (most likely to comply with WLTP regulations), as well as the new mild hybrid 125 PS engine that has recently been made available on the Fiesta."

                                          Portanto, o Fiesta também tem. Lá há users a reclamar do sistema. Eu nunca notei nada.

                                          P.S.: Penso que o motor ecoboost de 100cv foi atualizado e agora são 95cv. Engraçado que a Ford.pt não atualizou no site



                                          Isso dos sites das marcas em Portugal, é o habitual.

                                          Há mais casos e de outras marcas, em que também não estão "em dia".

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                            A questão era com o sistema de desativação de cilindro. O meu Focus é pre MHEV mas com esse sistema do cilindro liga/desliga. Acho que isto veio no Focus Mk4 mas não sei no Fiesta-

                                            Na verdade, nem sei se o MHEV veio substituir esse sistema ou se acumula um com o outro
                                            Mas o teu focus não é mhev?

                                            Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                                              Mas o teu focus não é mhev?

                                              Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk
                                              Nope. como disse é das primeiras fornadas prod 2019 que estreou o tal sistema manhoso do corta cilindro

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                                Daí dizer que tens essa opção de desativar no CB, no submenu das "opções", seguido de "configurações".
                                                Há Fiestas da mesma geração que têm o canhão de desativação no porta-luvas. No meu caso a desativação é só pelo CB.
                                                Já encontrei é no painel de instrumentos mas no submenu de "veiculo" das "configurações". [emoji106]

                                                Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

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                                                  Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                                  Este aspecto é algo que eu detesto em todas as marcas.

                                                  Porque razão não podemos guardar as nossas definições pessoais para que as mesmas sejam sempre iguais quando usamos os carros???
                                                  Algumas coisas já dá.
                                                  @ARMIC no teu não tem a função "mykey"? Isso tem a haver em memorizar algumas funções, não sei é se os modos de condução estão incluídos, ainda ando a experimentar isto.

                                                  Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

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                                                    Penso que sim, se é o sistema de mãos livres para entrar etc. Eu não ligo mt a esses sistemas. Até dá jeito não ter que buscar a chave ao bolso para fechar e abrir mas tb não é um drama não ter.

                                                    Cheguei na altura a perguntar por tl se dava para alterar isso dos modos na maquina mas assim por alto disseram que não sabiam ao certo mas que não devia estar previsto, Quando for á rev pergunto in situ, talvez entretanto já consigam dar respostas a isso, mas regra geral não gostam mt de nos deixar aos clientes escolher configurações do que quer que seja embora não deva ser complicado para quem saiba mexer na maquina.

                                                    Isto tb não é drama nenhum, mas acaba por ser um bocado irritante ter que andar a premir a cada vez que se liga o carro N botões e ainda o dos modos 3 vezes.

                                                    Certamente dava jeito poder-se configurar no CB

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                                                      Eu no meu Fiesta mhev não noto praticamente diferença no modo eco, em que supostamente, ativa a desativação de cilindro, e eu sou muito suscetível às vibrações.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                                        Penso que sim, se é o sistema de mãos livres para entrar etc. Eu não ligo mt a esses sistemas. Até dá jeito não ter que buscar a chave ao bolso para fechar e abrir mas tb não é um drama não ter.

                                                        Cheguei na altura a perguntar por tl se dava para alterar isso dos modos na maquina mas assim por alto disseram que não sabiam ao certo mas que não devia estar previsto, Quando for á rev pergunto in situ, talvez entretanto já consigam dar respostas a isso, mas regra geral não gostam mt de nos deixar aos clientes escolher configurações do que quer que seja embora não deva ser complicado para quem saiba mexer na maquina.

                                                        Isto tb não é drama nenhum, mas acaba por ser um bocado irritante ter que andar a premir a cada vez que se liga o carro N botões e ainda o dos modos 3 vezes.

                                                        Certamente dava jeito poder-se configurar no CB
                                                        Não, o "mykey" não é de mãos livres. Mas também estive a ver melhor e não é o que te interessa.
                                                        É um sistema de programar umas das chaves com opções de poderes limitalar a utilização de certas funcionalidades da viatura como um limite de velocidade, a utilização obrigatória de assistentes de condução e até podendo limitar o volumes do som do rádio, para quem utilizar essa chaves.
                                                        Não ademira que nem na marca saibam, sobre o desligar o airbag do passageiro o vendedor disse que só na oficina era possível e o cumulo foi que teria que assinar um termo de responsabilidade, depois liguei para a assistência a nível nacional da ford e também não me souberam dar resposta. Depois descubri essa funcionalidade de desligar o airbag no painel de instrumentos.

                                                        Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

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                                                          Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                                                          Não, o "mykey" não é de mãos livres. Mas também estive a ver melhor e não é o que te interessa.
                                                          É um sistema de programar umas das chaves com opções de poderes limitalar a utilização de certas funcionalidades da viatura como um limite de velocidade, a utilização obrigatória de assistentes de condução e até podendo limitar o volumes do som do rádio, para quem utilizar essa chaves.
                                                          Não ademira que nem na marca saibam, sobre o desligar o airbag do passageiro o vendedor disse que só na oficina era possível e o cumulo foi que teria que assinar um termo de responsabilidade, depois liguei para a assistência a nível nacional da ford e também não me souberam dar resposta. Depois descubri essa funcionalidade de desligar o airbag no painel de instrumentos.

                                                          Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk
                                                          Sim, tb encontrei isso ai qnd andava á procura da questão dos modos de condução

                                                          Sim tenho isso que memoriza as personalizações nas chaves

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                                                            @ARMIC também encontrei no painel de instrumentos uma opção "desligando motor autom."

                                                            Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

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                                                              Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                                                              @ARMIC também encontrei no painel de instrumentos uma opção "desligando motor autom."

                                                              Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk
                                                              Eu não volto lá, fiquei com medo. Da ultima que me meti bem lá para dentro, quase que não consegui sair

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