Anúncio

Collapse
No announcement yet.

IUC - AT quer cobrar valor (possivelmente) errado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    IUC - AT quer cobrar valor (possivelmente) errado

    Adquiri um 116d F20 LCI (2019) este ano, em Março, chegou o DUA e tudo nos conformes. No ponto V.1 do cartão (caracteristicas/gases do escape) tem o valor .093 (g/kwh?).

    Para minha surpresa, a AT está a incluir o carro no escalão +140CO2/km, perfazendo 190,41€ de imposto.

    O carro tem jantes 16 averbadas (as que vinham aquando do registo em 2019) e as restantes medidas possiveis nas observaçoes.

    Contactei a AT e dizem-me que na DAV o que está averbado é o que está a ser reclamado da parte deles (obviamente que não fazem prova do documento).

    Já pesquisei tudo e mais alguma coisa e este modelo, mesmo com as jantes 19 + caixa automatica teria no máximo as emissoes de 97g. No entanto, este carro já tem adblue e não encontro informação acerca disto (F20 LCI + caixa automatica + adblue).

    A resposta, curta e sucinta, cita que o carro em questão por ser de 2019 e a diesel, tem lá esse valor na DAV. Aquilo que me parece, é que me estão a querer cobrar os valores homologados para o F40 que tem efetivamente o intervalo entre os 120 e os +140g de CO2.

    Poderão modelo diferentes, embora com o mesmo motor, terem emissões tão dispares? Ou será uma classica trapalhada burocratica à portuguesa?

    Voltei a insistir e aguardo resposta. Pelo sim, pelo não, já marquei atendimento presencial para tentar esclarecer isto.
    Editado pela última vez por carlosfst; 03 May 2023, 19:53.

    #2
    A DAV pode ter sido mal preenchida.

    Tem o Certificado de Homologação da viatura (vulgo COC)?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por 996 Ver Post
      A DAV pode ter sido mal preenchida.

      Tem o Certificado de Homologação da viatura (vulgo COC)?
      Não.

      O carro é nacional. Foi um processo de compra normal da BMW para mim.

      A AT já despachou a responsabilidade e remeteram para que me desloque ao IMT.

      No caso da DAV ter sido mal preenchida, como é que faço prova das emissoes? Suponho que o IMT terá em sua posse uma lista com os valores homologados pelo fabricante e a partir daí crie as DAV.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post

        Não.

        O carro é nacional. Foi um processo de compra normal da BMW para mim.

        A AT já despachou a responsabilidade e remeteram para que me desloque ao IMT.

        No caso da DAV ter sido mal preenchida, como é que faço prova das emissoes? Suponho que o IMT terá em sua posse uma lista com os valores homologados pelo fabricante e a partir daí crie as DAV.

        Estás a complicar sem necessidade de nenhuma, simplesmente, vais há BMW pedes um comprovativo da parte deles com tudo o que precisas e vais ao IMT e vês que trapalhada fizeram, nada mais simples, que levar logo um documento passado pela origem, já não podem contra argumentar uma balela qualquer...

        Comentário


          #5
          Isso cheira-me a confusão NEDC/WLTP, mas adiante.

          volta outra vez à AT e vê quanto é que o carro pagou o ano passado. O IMT tb sabe, mas mais vale apareceres lá com o trabalho feito...
          Com isso, vês logo se é problema só teu ou se é algo que vem desde novo.
          Se é só teu, nem precisas de ir à BMW, o IMT corrige na hora, alguém clicou no sitio errado

          Se já vem desde novo, tens uma tourada grande porque o IMT vai dizer que a culpa é da BMW e, muito provavelmente, vice-versa. Tenta arranjar os documentos todos na BMW antes de ir ao IMT.

          Comentário


            #6
            Questionei a AT sobre os anos anteriores, e responderam que o carro sempre pagou 190 euros, desde que foi matriculado.

            Na BMW, bastante prestaveis por sinal, indicaram-me que posso pedir o CoC na AutoInforma. Já submeti o pedido, agora é aguardar.

            Comentário


              #7


              Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
              Questionei a AT sobre os anos anteriores, e responderam que o carro sempre pagou 190 euros, desde que foi matriculado.

              Na BMW, bastante prestaveis por sinal, indicaram-me que posso pedir o CoC na AutoInforma. Já submeti o pedido, agora é aguardar.
              Tem custos a emissão do CoC?



              Editado pela última vez por ffar00; 05 May 2023, 14:37.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ffar00 Ver Post



                Tem custos a emissão do CoC?


                Se a viatura for nacional, não tem custos associados.

                Comentário


                  #9
                  Update.

                  O CoC já chegou e confirma-se os valores + 140g/CO2

                  Com o WLTP, o valor homologado no NEDC era de 116g/km (combinado) e passou para 148.

                  Não poderiam simplesmente meter este valor logo no certficado de matricula? Raios os parta

                  Espero que este tópico seja util. Pelos vistos, nem a própria BMW tem esta resposta para dar aos seus clientes.

                  Comentário


                    #10
                    Estou a achar esses 148 muito para um 1.6, atendendo que os 520d nem aos 130g chegam com as jantes originais de 17.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                      Estou a achar esses 148 muito para um 1.6, atendendo que os 520d nem aos 130g chegam com as jantes originais de 17.
                      nao chegam aos 130? Qual é o valor que estás a considerar? Se for combinado, é quase impossível. Os +140g estão em praticamente todos os modelos à venda da marca, até mesmo no F40 com o mesmo motor.

                      Existem uma série de valores homologados conforme o ciclo e o valor mais baixo que tenho é 133, mas o que conta para a AT é o combinado.

                      não digo que o 20d não possa ser mais eficiente, mas é preciso saber a que ciclo te referes.


                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post

                        nao chegam aos 130? Qual é o valor que estás a considerar? Se for combinado, é quase impossível. Os +140g estão em praticamente todos os modelos à venda da marca, até mesmo no F40 com o mesmo motor.

                        Existem uma série de valores homologados conforme o ciclo e o valor mais baixo que tenho é 133, mas o que conta para a AT é o combinado.

                        não digo que o 20d não possa ser mais eficiente, mas é preciso saber a que ciclo te referes.

                        Estou a guiar-me pelo valor que aparece no configurador da BMW que presumo eu seja o que é considerado para o IUC, mas é perguntar ao user LinoMarques que valor ele paga de IUC e qual o valor de co2 que é considerado para tal no 520d dele.

                        Comentário


                          #13
                          Eu tenho uma c220d de 2020.
                          Paguei ano passado 260€ de IUC. Achei sinceramente muito. AT atribuiu 149g/CO2 Método de cálculo NEDC....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post

                            Estou a guiar-me pelo valor que aparece no configurador da BMW que presumo eu seja o que é considerado para o IUC, mas é perguntar ao user LinoMarques que valor ele paga de IUC e qual o valor de co2 que é considerado para tal no 520d dele.
                            A AT não usa o valor do configurador da marca O que conta é o que está no CoC.

                            o carro do Lino é de que ano? É ciclo WLTP ou NEDC?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SMOL25 Ver Post
                              Eu tenho uma c220d de 2020.
                              Paguei ano passado 260€ de IUC. Achei sinceramente muito. AT atribuiu 149g/CO2 Método de cálculo NEDC....
                              E se simulares para o WLTP, quanto fica?

                              essa questão é que me parece pertinente: se tens um carro matriculado após 2017 deveria ser calculado o novo ciclo e não o antigo. O critério usado deve ser conforme o indivíduo que está entre a cadeira e o teclado. Que é, obviamente, errado e deveria ser uniforme.


                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post

                                E se simulares para o WLTP, quanto fica?

                                essa questão é que me parece pertinente: se tens um carro matriculado após 2017 deveria ser calculado o novo ciclo e não o antigo. O critério usado deve ser conforme o indivíduo que está entre a cadeira e o teclado. Que é, obviamente, errado e deveria ser uniforme.

                                Fui um simulador e está a dar o mesmo valor em WLTP. Acho estranho emissões tão altas num carro já com os filtro e adblue....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SMOL25 Ver Post
                                  Fui um simulador e está a dar o mesmo valor em WLTP. Acho estranho emissões tão altas num carro já com os filtro e adblue....
                                  No teu caso, como já tem emissões +140g no NEDC, o novo ciclo não seria favorável em nada.


                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post

                                    A AT não usa o valor do configurador da marca O que conta é o que está no CoC.

                                    o carro do Lino é de que ano? É ciclo WLTP ou NEDC?
                                    É a primeira vez que sei que o que o configurador da marca diz não é o que é considerado para IUC. No caso do carro aqui de casa, de 2021 o que o configurador da marca anuncia é o mesmo que é considerado pela AT para o IUC.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post

                                      É a primeira vez que sei que o que o configurador da marca diz não é o que é considerado para IUC. No caso do carro aqui de casa, de 2021 o que o configurador da marca anuncia é o mesmo que é considerado pela AT para o IUC.
                                      Acho que isso seria um pouco ingénuo acreditar que a AT/IMT se baseiam no valor dum configurador.

                                      Os condiguradores devem (ou deveriam) reger-se pelo CoC de cada modelo, que é para isso que serve.

                                      Até porque os configuradores são os primeiros a fazer o disclaimer que a informação dos mesmos pode não corresponder à realidade.

                                      se fores ao site da bmw, o valor para o 520d atualmente é um intervalo entre os 120 e os 140.

                                      Vou apostar que se tiveres acesso ao CoC desse carro, vai bater ao lado dessa estimativa.

                                      A confusão que gerou este tópico foi o valor no CdM de 0.093g/kWh o qual procurei converter para g/km sem grande sucesso, daí o pedido do CoC. Isto a somar ao facto de sempre me ter regido pelo ciclo anterior para este modelo “pouco poluente”.

                                      Seria interessante alguém com um F40 116d dizer quanto paga de IUC.


                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X