Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Excesso de velocidade - inibição de conduzir

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Excesso de velocidade - inibição de conduzir

    Boa tarde pessoal.

    Desta vez calhou ao meu pai, excesso de velocidade infração grave. Ele pagou a multa o ano passado quando a recebeu, e agora recebeu uma carta.

    Isto significa que ele tem que entregar a carta? Porque em nenhum local indica onde entregar.

    Há uns anos ele recebeu uma carta, a dizer qualquer coisa como "inibição de conduzir durante 30 dias, tem que entregar a carta no --, no pazo de x dias".




    Ficheiros anexados

    #2
    Já consegui perceber, ele não precisa de entregar carta, ficou com pena suspensa, e sem obrigatoriedade de entregar a carta, no entanto se for apanhado nos próximos 6 meses, ai sim vai ter de entregar a carta, e perdeu 2 pontos...
    Editado pela última vez por bigturbo; 20 May 2023, 17:59.

    Comentário


      #3
      Agora fiquei confuso... Já conseguiste perceber o teor da notificação do teu pai?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
        Já consegui perceber, ele não precisa de entregar carta, ficou com pena suspensa, e sem obrigatoriedade de entregar a carta, no entanto se for apanhado nos próximos 6 meses, ai sim vai ter de entregar a carta, e perdeu 2 pontos...
        Ah ok. Nós estávamos a achar estranho não mencionar onde entregar, nem mencionar que tinha de entregar.
        Obrigado!
        Editado pela última vez por awkwardess; 20 May 2023, 20:31.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
          Agora fiquei confuso... Já conseguiste perceber o teor da notificação do teu pai?
          No assunto diz: Notificação da decisão por carta registada.

          Mas como a carta não indica que é para entregar a carta de condução, ficámos confusos.

          Em principio é o que o PeLeve indicou.
          Editado pela última vez por awkwardess; 20 May 2023, 20:32.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por awkwardess Ver Post

            No assunto diz: Notificação da decisão por carta registada.

            Mas como a carta não indica que é para entregar a carta de condução, ficámos confusos.

            Em principio é o que o PeLeve indicou.
            Sim, é como já foi dito. O teu pai não precisa de entregar carta, pois a inibição de conduzir ficou suspensa por seis meses, sem obrigatoriedade de entregar a carta. Se houver outra multa a penalização ora suspensa é aplicada e a carta terá que ser entregue, independentemente de outra medida punitiva que seja aplicada posteriormente!

            Comentário


            • awkwardess
              awkwardess commented
              Editing a comment
              Obrigado pela ajuda! Já lhe disse.

            #7
            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

            Sim, é como já foi dito. O teu pai não precisa de entregar carta, pois a inibição de conduzir ficou suspensa por seis meses, sem obrigatoriedade de entregar a carta. Se houver outra multa a penalização ora suspensa é aplicada e a carta terá que ser entregue, independentemente de outra medida punitiva que seja aplicada posteriormente!
            Pode não acontecer assim. Houve um ano que apanhei 3 infrações graves (1 telemóvel e 2 velocidade) e a sanção acessória foi frequentar um curso da PRP. Isto para as duas infrações graves a seguir ao telemóvel, que foi a primeira. Caso não fizesse o curso teria de entregar a carta.

            Acho que depende sempre de quem está a olhar para os processos.

            Comentário


              #8
              Ora ainda bem que falamos disto.... No ano passado apanhei uma grave, paguei a multa e há uma semana recebi uma carta com pena suspensa de um ano e menos 2 pontos e obrigatoriedade de frequentar o tal curso, senão ficaria sem carta 2 meses. Até aqui tudo nice, não fosse o facto de em janeiro ter cometido uma muito grave... (ambas por velocidade em localidades). O que posso esperar? Vou-me inscrever no curso claro, mas quando a decisão da multa deste ano chegar não vou ter hipótese e fico sem carta por largos meses, certo?

              Comentário


                #9
                estava na notificação e é muito simples de perceber. como disseram acima, tem a pena suspensa por 6 meses e se cometer outra dessa natureza nesse período tem que entregar a carta. só nessa situação. não é difícil de interpretar.

                o meu pai há uns 4 ou 5 anos por uma multa de radar no final do marão teve que fazer um curso desses se quisesse manter a carta. aquilo era uma chachada. era aos sábados à tarde e só lá estavam tipos do género de trolhas e mânfios. o gnr estava lá a ensinar regras básicas e regras sociais e a fazer render o tempo. o meu pai até reclamou que aquilo era pura perda de tempo e se era assim que rentabilizavam os recursos deles. ainda foram 3 ou 4 sábados perdidos...

                Comentário


                  #10
                  As pequenas burocracias que são desconhecidas para a maioria de nós, até à altura em que nos sai a rifa. Perda de tempo e má alocação de recursos do estado ... pessoal que têm de tratar dos processos, espaço físico ocupado, GNR que ministra o "curso", etc.

                  E falo da inutilidade dum "curso" desse tipo, não estou a por em causa a existência de infrações e penalizações.

                  Comentário


                    #11
                    Originalmente Colocado por DMA Ver Post
                    As pequenas burocracias que são desconhecidas para a maioria de nós, até à altura em que nos sai a rifa. Perda de tempo e má alocação de recursos do estado ... pessoal que têm de tratar dos processos, espaço físico ocupado, GNR que ministra o "curso", etc.

                    E falo da inutilidade dum "curso" desse tipo, não estou a por em causa a existência de infrações e penalizações.
                    Não acredites em todos os comentários que aparecem....
                    o curso tem de ser pago e nada tem a ver com gnr ou psp, é com a prp.

                    Comentário


                      #12
                      Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                      Ora ainda bem que falamos disto.... No ano passado apanhei uma grave, paguei a multa e há uma semana recebi uma carta com pena suspensa de um ano e menos 2 pontos e obrigatoriedade de frequentar o tal curso, senão ficaria sem carta 2 meses. Até aqui tudo nice, não fosse o facto de em janeiro ter cometido uma muito grave... (ambas por velocidade em localidades). O que posso esperar? Vou-me inscrever no curso claro, mas quando a decisão da multa deste ano chegar não vou ter hipótese e fico sem carta por largos meses, certo?

                      Basicamente já foste, um ano, e já foste flagrado nessa janela, vais ficar sem carta durante uns meses, tem de começar a ter mais cuidado, pois isto anda cada vez mais controlado, e já nem precisam de lá estar as autoridades, estão as máquinas a fazer o trabalho, entra logo para o sistema e pronto, ficar sem carta nunca foi tão fácil neste momento.

                      Comentário


                        #13
                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post

                        o meu pai há uns 4 ou 5 anos por uma multa de radar no final do marão teve que fazer um curso desses se quisesse manter a carta. aquilo era uma chachada. era aos sábados à tarde e só lá estavam tipos do género de trolhas e mânfios. o gnr estava lá a ensinar regras básicas e regras sociais e a fazer render o tempo. o meu pai até reclamou que aquilo era pura perda de tempo e se era assim que rentabilizavam os recursos deles. ainda foram 3 ou 4 sábados perdidos...
                        Nesse curso o teu pai pertencia ao grupo dos trolhas ou dos manfios? E se ele achou perda de tempo e ainda por cima pagou para essa mesma perda, porque raio não entregou a carta e cumpriu a inibição sem prejuizo de "perda de tempo nesses 3 ou 4 sábados"??

                        Tens mesmo a certeza que o curso é ministrado por gnr's?!

                        Comentário


                          #14
                          o meu pai sempre foi bancário a vida toda, não foi trolha nem mânfio. quanto ao GNR, se era ou não, pensei que seria um. ou seria um formador pago à hora? ele foi com boas intenções e veio de lá a saber "menos" do que quando lá chegou. aquilo parecia um jardim infantil cheio de tipos com maus hábitos e a não perceberem que eram apenas crianças grandes.

                          Comentário


                            #15
                            Estou a pensar em chegar lá e perguntar

                            "então onde vamos acelerar? Se isto é uma formação sobre velocidade e pago 175 euros eu espero no mínimo um kart com motor a 2 tempos."

                            Comentário


                              #16
                              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                              Estou a pensar em chegar lá e perguntar

                              "então onde vamos acelerar? Se isto é uma formação sobre velocidade e pago 175 euros eu espero no mínimo um kart com motor a 2 tempos."
                              Quando tive de fazer isso, um dos "colegas" disse algo parecido. Aquilo era as 19:00, e ele a dizer que teve de vir a 200km/h para lá chegar a tempo.


                              Por acaso, quando me calhou a mim, o curso era da PRP, como já tinha dito acima, e a fulana era psicóloga. O "perfil" médio do pessoal que lá estava era pessoal de um extrato social um pouco mais elevado. Estava o CEO de uma grande construtora, estava um outro que tinha uma empresa de informática, uma diretora comercial de outra empresa, eu, que era o mais pé rapado , e mais um outro. O "curso" em si era, digamos... interessante. Primeira aula, deixou-nos falar a vontade, deu-nos a corda toda, e as outras duas eram para nos dar cabo da cabeça. Falar de tempos de reação, m/s, etc. Tive dois cursos desses no espaço de poucos meses, "graças" a duas multas de excesso de velocidade em dias muito seguidos e provavelmente não tiveram tempo de cruzar informações. Senão provavelmente teria de ficar sem carta.​

                              Comentário


                                #17
                                Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                Estou a pensar em chegar lá e perguntar

                                "então onde vamos acelerar? Se isto é uma formação sobre velocidade e pago 175 euros eu espero no mínimo um kart com motor a 2 tempos."
                                onde leste que a formação é sobre velocidade??
                                https://prp.pt/portfolio-items/condu...traordenacoes/

                                Comentário


                                  #18
                                  Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                  No ano passado apanhei uma grave, paguei a multa e há uma semana recebi uma carta com pena suspensa de um ano e menos 2 pontos e obrigatoriedade de frequentar o tal curso, senão ficaria sem carta 2 meses. Até aqui tudo nice, não fosse o facto de em janeiro ter cometido uma muito grave... (ambas por velocidade em localidades). O que posso esperar?
                                  Epá... nem sei o q dizer !!! Pena suspensa 1 ano e mesmo assim cometes outra infração e mais grave ??? Pensavas o quê? Que tinhas pago a 1ª e ficava por aí?

                                  Comentário


                                    #19
                                    Originalmente Colocado por PugGT Ver Post

                                    Epá... nem sei o q dizer !!! Pena suspensa 1 ano e mesmo assim cometes outra infração e mais grave ??? Pensavas o quê? Que tinhas pago a 1ª e ficava por aí?
                                    Há que dizer que eu mereço, porque normalmente ando acima da velocidade limite. Foram muitos anos a prevaricar. Neste caso e apesar de ir levar a minha mãe a uma consulta e estava atrasado, não há hipótese. Se não fosse pelos meus pais que estão velhos vivem sozinhos a 80 km e têm muitas muitas mazelas nem me importava de cumprir pena de meio ano sem carta. Assim vai ser mais lixado.

                                    Comentário


                                      #20
                                      Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post

                                      Há que dizer que eu mereço, porque normalmente ando acima da velocidade limite. Foram muitos anos a prevaricar. Neste caso e apesar de ir levar a minha mãe a uma consulta e estava atrasado, não há hipótese. Se não fosse pelos meus pais que estão velhos vivem sozinhos a 80 km e têm muitas muitas mazelas nem me importava de cumprir pena de meio ano sem carta. Assim vai ser mais lixado.
                                      Assim por acaso, nenhum deles ainda tem a carta ativa?

                                      Comentário


                                        #21
                                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post

                                        Assim por acaso, nenhum deles ainda tem a carta ativa?
                                        Têm os dois, mas não seria justo pedir-lhes isso porque eles precisam da carta. O meu pai já velhinho tem alguns dos melhores momentos da vida quando dá a sua voltinha de carro e tudo tem feito para que a carta tenha sido sempre renovada. A minha mãe precisa de conduzir para tratar das coisas dela, ir ao médico, etc.

                                        Tenho que amochar.

                                        Comentário


                                          #22
                                          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post

                                          Têm os dois, mas não seria justo pedir-lhes isso porque eles precisam da carta. O meu pai já velhinho tem alguns dos melhores momentos da vida quando dá a sua voltinha de carro e tudo tem feito para que a carta tenha sido sempre renovada. A minha mãe precisa de conduzir para tratar das coisas dela, ir ao médico, etc.

                                          Tenho que amochar.
                                          Pois, aí é pior. (Pior nada, melhor, é sinal que ainda estão ativos). Mas como falaste que andavas com eles para trás e para a frente, estava a assumir que já não conduzissem...

                                          Pode ser que tenhas sorte, mas como já faz algum intervalo entre uma e outra infração, vai-te preparando...

                                          Comentário


                                            #23
                                            Originalmente Colocado por darkwings Ver Post

                                            Quando tive de fazer isso, um dos "colegas" disse algo parecido. Aquilo era as 19:00, e ele a dizer que teve de vir a 200km/h para lá chegar a tempo.
                                            Pode ser brincadeira, mas quantos não vão a conduzir para as aulas de código?
                                            Ou estão nesses cursos, com carta apreendida, e aparecem de carro?

                                            Um colega meu teve num curso desses, alguém mandou uma piada parecida, e pouco faltou para sairem de lá todos com mega depressão tal a porrada psicológica que levaram.

                                            Comentário


                                              #24


                                              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                              Pode ser brincadeira, mas quantos não vão a conduzir para as aulas de código?
                                              Ou estão nesses cursos, com carta apreendida, e aparecem de carro?

                                              Um colega meu teve num curso desses, alguém mandou uma piada parecida, e pouco faltou para sairem de lá todos com mega depressão tal a porrada psicológica que levaram.
                                              Esses cursos pelo menos o que fiz é mesmo alternativa a ficares sem carta.

                                              Sim, uma pessoa uma porrada psicológica jeitosa. 😆 Era a tal cena, primeira aula ela dava-nos corda, para depois puxa-la bem puxada

                                              Comentário


                                                #25
                                                estou curioso com a porrada psicológica, o que disseram? "Olhe lá fotos de pessoas mortas por acidentes de transito?"

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  A fulana que apanhei era psicóloga e sabia onde mexer nas cabeças. Uma das cenas era os tempos de reação, e distancias de travagem. Primeiro, falávamos que os limites estavam completamente obsoletos, que os carros eram muito mais seguros que antigamente, com muito menos distancia de travagem. Depois, punha-nos a fazer contas. E descobríamos que não era bem assim. E que mesmo que os carros e as estradas fossem mais seguros, nós continuávamos a ter os mesmos tempos de reação de há 50 anos atras. Outro exercício, como uma diferença entre os 50km/h para os 60km/h poderia equivaler entre não bater ou mandar alguém para o hospital. Não me lembro de tudo, isto já foi há quase 10 anos, mas até que era interessante. Ou qual a diferença de tempos de viagem entre vir na AE a 180 ou vir a 120. Um simples sair mais cedo 30 ou 40min seria suficiente para colmatar essa diferença. Que por exemplo, o andar mais rápido para não dar o sono era uma falsa questão, pois o corpo facilmente se adapta, e dá o sono na mesma... Coisas deste género.

                                                  Quando o tal CEO disse que ia várias vezes por semana a Lisboa, e então no regresso, para não adormecer, que vinha de 180km/h para cima, ela amarrou as mãos a cabeça. Começámos a transformar os km/h para metros por segundo. Ela só disse, que um piscar de olhos mais demorado e o carro galgava 50m. E seria o suficiente para se matar ou matar alguém. Sugeriu-lhe arranjar um motorista, já que tinha poder financeiro para tal.

                                                  A pessoa em causa, que depois falámos cá fora um bocado, dormia em média 4 a 5 horas por dia, confidenciou que mesmo a essa velocidades, chegou a trespassar pelo sono. Depois disto, e soube por vias travessas, que arranjou um motorista para as viagens maiores.

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Agora alguns carros têm o tempo de reação por nós. Ainda que não de forma muito fiável é certo mas no futuro essa questão pode esbater-se um pouco.

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                      Agora alguns carros têm o tempo de reação por nós. Ainda que não de forma muito fiável é certo mas no futuro essa questão pode esbater-se um pouco.
                                                      Sim, mas em 2014 ainda mal se falava. Havia em alguns topo de gama e pouco mais. Mesmo assim, diminui o tempo de reação, mas não para zero. Mas é uma ajuda.

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                        A fulana que apanhei era psicóloga e sabia onde mexer nas cabeças.
                                                        Gostava de apanhar uma fulana assim

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                          A fulana que apanhei era psicóloga e sabia onde mexer nas cabeças.

                                                          Depois, punha-nos a fazer contas


                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X