Já alinhei sem calibrar assim como já calibrei sem alinhar
Basicamente se não for notório nenhum desvio de direcção, tanto pelo condutor como pelo IPO, não há necessidade de alinhamento, claro que para vender é sempre preciso alinhar
(eu peço explicitamente para não o fazer mesmo que seja oferta, quando não vejo necessidade de o fazer)
Calibração, deve ser feita aquando da muda de pneus, assim como se for notória vibração no volante, que se vai acentuando à medida que o pneu é gasto, já que o equilíbrio do conjunto sofre alteração.
Se andando com as rodas descalibradas afeta o alinhamento, eu tenho tendência a acreditar que sim, mal noto trepidações no volante faço logo a calibragem o quanto antes e fico atento se a direção está a desviar.
São operações distintas, mas que se houver necessidade de as fazer em conjunto, deve-se começar pela calibragem e só depois fazer o alinhamento.
De facto, se as rodas não estiverem equilibradas poderá influenciar negativamente o alinhamento. Com as rodas desequilibradas, a sua posição é aleatória no momento do alinhamento e, logo, estará eventualmente a considerar-se uma posição da roda que não é estável em andamento.
São operações distintas, mas que se houver necessidade de as fazer em conjunto, deve-se começar pela calibragem e só depois fazer o alinhamento.
De facto, se as rodas não estiverem equilibradas poderá influenciar negativamente o alinhamento. Com as rodas desequilibradas, a sua posição é aleatória no momento do alinhamento e, logo, estará eventualmente a considerar-se uma posição da roda que não é estável em andamento.
A equilibragem apenas vai corrigir a má distribuição de pesos num pneu. Um pneu tem diversas emendas de materiais e logo não é equilibrado a 100%.
Como o alinhamento é feito com o carro parado, penso não existir qualquer influência de uma operação sobre a outra.
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