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Híbridos Toyota vs Híbridos outras marcas
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Eu não percebo uma coisa, se a forma de acoplar os vários motores é tão diferente entre a Toyota, Honda, Kia, VW, etc.., como é que a Paice afirma que que todas essas marcas lhes pagam para usar os seus sistema hibridos:
Toyota & Ford Motors Hybrid Technology Licence | Paice LLC
É óbvio que não lhes devem estar a pagar pelo sistema completo, mas apenas por algumas partes que devem ser semelhantes às patentes que a Paice tinha registado. Isto são coisas que acontecem muito, não se pode deduzir daí que a Toyota tenha copiado. E mesmo que eventualmente tenha copiado ou inspirado na Paice, não foi certamente o sistema todo.Editado pela última vez por XlPower; 04 February 2019, 14:45.
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Originalmente Colocado por XlPower Ver Postnebuchadnezzar, continuo a aguardar de forma impaciente que digas de onde é que a Toyota copiou o seu sistema hibrido.
Pelos vistos vou ter que arranjar uma cadeirinha enquanto espero.
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Originalmente Colocado por Tekk Ver PostPelo que tenho visto/lido, e também experimentado, os sistemas híbridos nos plug-in (pelo menos nos 225xe/330e) comportam-se como híbridos convencionais atingindo um nível de carga mínimo. Isto é, um automóvel destes comporta-se como um HSD quando fica "sem carga", com as devidas diferenças da transmissão e ciclo de combustão - razões pelas quais, parece-me lógico, que nestes casos os HSD consigam ser mais poupados no consumo de combustível.
Já agora, li algures neste tópico que em AE um HSD consome tanto ou mais que um otto equivalente. Isto não corresponde à verdade. O sistema híbrido pouco faz nestas situações, mas sempre faz alguma coisa e, uma vez mais, a transmissão e ciclo de combustão ajudam bastante. É fácil fazer esta comparação, basta percorrer a mesma distância em AE com um otto do mesmo segmento que um HSD, com performances idênticas, à mesma velocidade, e ver quanto bebe. Usando o mais comum 1.8 HSD de terceira geração, com 136cv, pensem quanto poderá consumir um otto com essa potência...
Qualquer híbrido plug-in comporta-se como um híbrido convencional, quando a bateria atinge um nível baixo / esgotada.
Portanto há para aí um iluminado qualquer, que questiona sobre o interesse de comparar um híbrido com um plug-in...
Está-se mesmo a ver o que ele pesca do assunto.
Os BMW plug-in têm dois comportamentos, quando têm a bateria cheia, usam e abusam do modo EV e da carga da bateria em modo híbrido.
Normalmente têm uma autonomia 100% EV (teórica) para 50 Km e vão gerindo essa autonomia combinando-a com o motor térmico.
É quando são obtidos os melhores consumos, evidentemente.
Mesmo nesta fase, comportam-se em termos de regeneração, tal e qual como um híbrido convencional, aproveitando o máximo que conseguem, a energia das travagens e desacelerações.
Depois, entram no modo bateria esgotada e aí são tal e qual como um híbrido normal.
Normalmente a bateria anda pelos 1 - 2 Km de autonomia.
Aproveitam a energia dissipada para a bateria e gerem essa energia da melhor forma possível.
Nesta altura o motor térmico é muito mais solicitado e os consumos aumentam significativamente.
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostOra nem mais, mas parece que alguns não entendem dessa forma.
Qualquer híbrido plug-in comporta-se como um híbrido convencional, quando a bateria atinge um nível baixo / esgotada.
Portanto há para aí um iluminado qualquer, que questiona sobre o interesse de comparar um híbrido com um plug-in...
Está-se mesmo a ver o que ele pesca do assunto.
Os BMW plug-in têm dois comportamentos, quando têm a bateria cheia, usam e abusam do modo EV e da carga da bateria em modo híbrido.
Normalmente têm uma autonomia 100% EV (teórica) para 50 Km e vão gerindo essa autonomia combinando-a com o motor térmico.
É quando são obtidos os melhores consumos, evidentemente.
Mesmo nesta fase, comportam-se em termos de regeneração, tal e qual como um híbrido convencional, aproveitando o máximo que conseguem, a energia das travagens e desacelerações.
Depois, entram no modo bateria esgotada e aí são tal e qual como um híbrido normal.
Normalmente a bateria anda pelos 1 - 2 Km de autonomia.
Aproveitam a energia dissipada para a bateria e gerem essa energia da melhor forma possível.
Nesta altura o motor térmico é muito mais solicitado e os consumos aumentam significativamente.
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostEu não percebo uma coisa, se a forma de acoplar os vários motores é tão diferente entre a Toyota, Honda, Kia, VW, etc.., como é que a Paice afirma que que todas essas marcas lhes pagam para usar os seus sistema hibridos:
Toyota & Ford Motors Hybrid Technology Licence | Paice LLC
É óbvio que não lhes devem estar a pagar pelo sistema completo, mas apenas por algumas partes que devem ser semelhantes às patentes que a Paice tinha registado. Isto são coisas que acontecem muito, não se pode deduzir daí que a Toyota tenha copiado. E mesmo que eventualmente tenha copiado ou inspirado na Paice, não foi certamente o sistema todo.
Editado pela última vez por Fabulous; 04 February 2019, 15:36.
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Originalmente Colocado por Tekk Ver PostPelo que tenho visto/lido, e também experimentado, os sistemas híbridos nos plug-in (pelo menos nos 225xe/330e) comportam-se como híbridos convencionais atingindo um nível de carga mínimo. Isto é, um automóvel destes comporta-se como um HSD quando fica "sem carga", com as devidas diferenças da transmissão e ciclo de combustão - razões pelas quais, parece-me lógico, que nestes casos os HSD consigam ser mais poupados no consumo de combustível.
Já agora, li algures neste tópico que em AE um HSD consome tanto ou mais que um otto equivalente. Isto não corresponde à verdade. O sistema híbrido pouco faz nestas situações, mas sempre faz alguma coisa e, uma vez mais, a transmissão e ciclo de combustão ajudam bastante. É fácil fazer esta comparação, basta percorrer a mesma distância em AE com um otto do mesmo segmento que um HSD, com performances idênticas, à mesma velocidade, e ver quanto bebe. Usando o mais comum 1.8 HSD de terceira geração, com 136cv, pensem quanto poderá consumir um otto com essa potência...
Combinar os 2 pode ser dificil.
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostIsso é tudo correto na teoria mas na prática o HSD da Toyota é bem mais eficiente do que os sistemas das marcas supostamente de topo premium alemãs, para nem entrar no campo da fiabilidade bem superior da Toyota.
Os PHEV actuais são maioritariamente mecânicas adaptadas, usando motores desenhados para operar sem ajuda eléctrica. É uma boa forma de electrificar a gama para algumas marcas que não apostaram o que deviam nessas tecnologias e despachar stock de motorizações durante este período de transição. Pessoalmente sou totalmente a favor desta estratégia em detrimento da aposta continuada no diesel. Mas seria bem melhor os fabricantes terem trabalhado mais arduamente na electrificação do que fazerem tudo agora em cima do joelho.
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostIsso é tudo correto na teoria mas na prática o HSD da Toyota é bem mais eficiente do que os sistemas das marcas supostamente de topo premium alemãs, para nem entrar no campo da fiabilidade bem superior da Toyota.
Não falei do sistema da Toyota, não disse que era mais ou menos eficiente (mas tenho a minha opinião ).
Tu é que estás a questionar a fiabilidade e o "supostamente" premium alemão, eu também nunca disse nada em relação a isso. E nem dei a entender, sequer!
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Originalmente Colocado por rcontra Ver PostQueres comparação com um otto de prestações idênticas ou com potências idênticas?
Combinar os 2 pode ser dificil.
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostComo é que começou o universo? Como é que começou a vida? Ninguém sabe responder a isso.
https://youtu.be/TBikbn5XJhg
Sério, vale a pena ver. A música é 5 estrelas.
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
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Honda hibrido tb é bomOriginalmente Colocado por Marionog37 Ver PostBoas a todos! Neste momento, apesar de ter ponderado um SUV diesel, cheguei à conclusão de que pelos kms a fazer, tipo de percursos e desvalorização futura, a escolha será entre gasolina, híbrido ou híbrido plug-in.
O meu preferido nesta altura (mesmo sem ainda o ter visto ao vivo) é a Toyota Corolla touring sport, mas tenho algumas dúvidas sobre o sistema híbrido da Toyota que pedia a vossa ajuda para esclarecer.
Em quase todas as restantes marcas, o que se vê em termos de híbridos é a aposta em motores grandes, com turbo e muita potência (exemplo: bmw, mercedes, volvo, kia, tudo com potências acima de 150 cv e algumas 200 cv).
Pelo contrário, a Toyota parece apostar em motores atmosféricos de "baixa potência" (exemplo: atual Chr e Auris), a rondar os 120 cv. A que se deve esta opção? É a arquitetura do sistema híbrido da toyota que permite ter performance com menor potência? Ou os carros andam substancialmente menos do que as restantes opções híbridas?
Por exemplo, tenho um colega de trabalho que comprou há pouco tempo um 225xe e diz que quando carrega a fundo no acelerador cola ao banco. Mesmo num carro de cariz familiar, o carro tem mais de 200 cv. Tendo em conta isto, não será que um Toyota com 122 cv não saberá a pouco?
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Se alguém me souber esclarecer uma dúvida noob.
Um tipo que tenha um híbrido plug-in mas nunca carregue a bateria, se usar o carro como um híbrido "convencional" ele funciona de forma semelhante aos híbridos da Toyota "self charging" ou nunca consegue fazer essa gestão automática de forma tão eficaz (devido ao tamanho da bateria)?
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Originalmente Colocado por zedmamed Ver PostSe alguém me souber esclarecer uma dúvida noob.
Um tipo que tenha um híbrido plug-in mas nunca carregue a bateria, se usar o carro como um híbrido "convencional" ele funciona de forma semelhante aos híbridos da Toyota "self charging" ou nunca consegue fazer essa gestão automática de forma tão eficaz (devido ao tamanho da bateria)?
Eu penso que mesmo que não carregues, ela fique com uma percentagem de bateria e que a vá gerindo como um hibrido self charging. Obviamente que não podes esperar fazer os 30 ou mais kms em electrico que fazes com ela sendo carregada na ficha.
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Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostEu penso que mesmo que não carregues, ela fique com uma percentagem de bateria e que a vá gerindo como um hibrido self charging. Obviamente que não podes esperar fazer os 30 ou mais kms em electrico que fazes com ela sendo carregada na ficha.
Imagina alguem que compra o carro, carrega-o a 100% mas apenas o usa em modo híbrido de gestão automática.
Ele gere essa bateria de modo a não ter de voltar a carrega-la ou vai sempre acabar por ser necessário voltar a carregar na tomada.
Eu sei, é uma questão estranha, mas basicamente gostava de comprar a eficiência de um plug-in em modo híbrido com um híbrido "self-charging".
Curiosidade minha...
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Originalmente Colocado por zedmamed Ver PostNão era bem essa a minha questão.
Imagina alguem que compra o carro, carrega-o a 100% mas apenas o usa em modo híbrido de gestão automática.
Ele gere essa bateria de modo a não ter de voltar a carrega-la ou vai sempre acabar por ser necessário voltar a carregar na tomada.
Eu sei, é uma questão estranha, mas basicamente gostava de comprar a eficiência de um plug-in em modo híbrido com um híbrido "self-charging".
Curiosidade minha...
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Originalmente Colocado por zedmamed Ver PostNão era bem essa a minha questão.
Imagina alguem que compra o carro, carrega-o a 100% mas apenas o usa em modo híbrido de gestão automática.
Ele gere essa bateria de modo a não ter de voltar a carrega-la ou vai sempre acabar por ser necessário voltar a carregar na tomada.
Eu sei, é uma questão estranha, mas basicamente gostava de comprar a eficiência de um plug-in em modo híbrido com um híbrido "self-charging".
Curiosidade minha...
Acontece que muitos vão carregar a bateria através do motor a combustão que faz o papel de um gerador.
Não existe energia infinita, isso era bom.
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Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver PostVai acabar sempre por gastar a bateria, não consegues gerar energia suficiente para carregares a bateria a 100%, portanto vais ter de o ligar à tomada.
O Corolla do meu pai, raramente anda com a bateria a 100% vai oscilando bastante, raramente fica cheia e nunca vai a 0.
Era isto que gostava de saber se o modo híbrido dos plug-in consegue fazer.
Basicamente carregando a 100% 1x se ele consegue gerir de modo nunca deixar ir a 0%
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Originalmente Colocado por zedmamed Ver PostMas será necessário carrega-la a 100%?
O Corolla do meu pai, raramente anda com a bateria a 100% vai oscilando bastante, raramente fica cheia e nunca vai a 0.
Era isto que gostava de saber se o modo híbrido dos plug-in consegue fazer.
Basicamente carregando a 100% 1x se ele consegue gerir de modo nunca deixar ir a 0%
Tens que perceber é que a bateria do Corolla tem 1kw de capacidade e a de um Plug in pode ter 10 como 15, e obviamente não vai carregar como a mesma facilidade até quase aos 100% que a bateria do Corolla faz.
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Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostA bateria não vai a 0% fica sempre carga para usar em modo hibrido.
Tens que perceber é que a bateria do Corolla tem 1kw de capacidade e a de um Plug in pode ter 10 como 15, e obviamente não vai carregar como a mesma facilidade até quase aos 100% que a bateria do Corolla faz.
Em relação ao carregar a 100% já calculava que fosse muito difícil ou impossível.
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