Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual o melhor motor 1.5/1.6 turbo diesel da actualidade??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
    Ui, fui agora ver, parece que as coisas não são assim tão lineares quanto eu pensava...

    O 1.5 hdi é 16v.

    O 1.5 tdci é 8v.

    Realmente achava estranho um motor 1.5 de 16v com tanta força em baixas RPM... Agora percebo
    Este novo ecoblue 1.5tdci é 16v

    Comentário


      Originalmente Colocado por Freshpreto Ver Post
      Este novo ecoblue 1.5tdci é 16v


      Sim, de facto este 1.5 Ecoblue é 16V





      Editado pela última vez por nto; 02 April 2020, 23:35.

      Comentário


        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        Por acaso tenho dúvida... porque locais há que aparece indicação de 8V e outros de 16V...
        Pelo menos tenho visto nas revistas auto e falam em 16v.
        Será que usa o mesmo bloco que o 1.5 Hdi?

        Comentário


          Originalmente Colocado por Freshpreto Ver Post
          Pelo menos tenho visto nas revistas auto e falam em 16v.
          Será que usa o mesmo bloco que o 1.5 Hdi?


          Já corrigi entretanto... na apresentação do motor do vídeo acima, dá para ver que é de 16V... alteração que ocorreu agora com o Focus mk4.

          Quanto a usar... os motores forem feitos entre ambas as marcas...

          Mas talvez possa existir diferenças.
          Editado pela última vez por nto; 02 April 2020, 23:53.

          Comentário


            Originalmente Colocado por FilipeMarques88 Ver Post
            E em relação ao 1.6 Crdi de 136cv da kia.
            Alguém me pode falar dele sf?
            Competente e silencioso. Já meti 90 mil km em 3 anos no meu e até agora nada a apontar.
            Tenho o registo de 58 mil km no spritmonitor e vai com média global de 5.57L/100km. Maioritariamente Nacionais.
            Já fui à Suiça e vim, fazendo mais de 4000km em menos duma semana e se não me engano fez média de 5.9L/100km.

            Comentário


              Continuo a achar o 1.6 i-DTEC da Honda um proposta muito válida.

              Comentário


                Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                Continuo a achar o 1.6 i-DTEC da Honda um proposta muito válida.
                é provavelmente dos melhores motores diesel que já conduzi na sua gama, o 1.6jtd também é interessante apesar de ser um motor muito bruto de tudo ou nada

                Comentário


                  Passei recentemente de um 1.4 D-4D para um 1.5 DCI de 115cvs e a diferença em termos de utilizaçao foi da noite para o dia.

                  O 1.5 DCI é tão silencioso que grande parte das vezes sinto que estou a conduzir um carro com motor a gasolina. Claro que não é nenhum ferrari nem tem disparo de motor a gasolina, mas é muito consistente na utilizaçao, gosto muito sinceramente.

                  Não sei como anda a fiabilidade nos tempos que correm, mas a experiência de utilização é brutal. Pena a 6ª ser excessivamente longa que "mata" o motor em subidas mais inclinadas em AE (em 6ª as 3000RPM vai a 180 km/h).

                  Contrasta com o Auris que em 5ª (não tem 6ª) as 3000RPM vai a menos de 130 km/h

                  Comentário


                    Então qual sobe melhor na última relação ?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                      é provavelmente dos melhores motores diesel que já conduzi na sua gama, o 1.6jtd também é interessante apesar de ser um motor muito bruto de tudo ou nada
                      mais um aqui que gostou muito o 1.6 da honda, alem de andar muito bem em todos os regimes, ainda fazia muito bons consumos

                      Comentário


                        Js agora o que dizem do 1.6 ecomotive do grupo Vag?
                        Comparativamente com o 1.6Hdi Psa

                        Ando de olho num Seat Leon 2014/2015,mas o citroen c4 tambémr agrada

                        Comentário


                          O 1.6 HDI é muito melhor que o 1.6 TDI

                          Cumps

                          Comentário


                            A nível de performance, o 1.6 cdti 136cv surpreende. 1.5/1.6 diesel não vejo nada que se aproxime.

                            Depois há o 1.6 cdti biturbo, mas esse já não vale

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                              O 1.6 HDI é muito melhor que o 1.6 TDI

                              Cumps
                              Mas não há várias gerações de cada ?

                              Eu só conheço poucos, mas tive uns dias um Arona 1.6 tdi versão 116 cv e gostei.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                O 1.6 HDI é muito melhor que o 1.6 TDI

                                Cumps
                                Sim que o 1.6 hdi é o pináculo da fiabilidade.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                  Sim que o 1.6 hdi é o pináculo da fiabilidade.
                                  Sim e o TDI é mais fiável

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                    Mas não há várias gerações de cada ?

                                    Eu só conheço poucos, mas tive uns dias um Arona 1.6 tdi versão 116 cv e gostei.
                                    Há certas opiniões que deves dar um desconto

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                      Então qual sobe melhor na última relação ?
                                      Por essa perspetiva sem dúvida o Auris.
                                      Mas colocando ambos em 5ª velocidade ganha o Qashqai, quer em aceleração, recuperações e velocidade máxima, e a caixa é mais longa.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                        Sim e o TDI é mais fiável

                                        Cumps
                                        Se me disseres que a 1ª geração do 1.6 tdi era uma merd*, estás certo e olha que tive um, mas quando foi revisto passou a ficar bastante melhor, enquanto que os Hdi entre EGR, injectores a babarem-se, turbos a consumir óleo, enfim basta andar pelos tópicos deles no fórum para se perceber que a nivel de fiabilidade deixaram muito a desejar.

                                        Mas já sabemos essa tua aversão à Alemanha.

                                        Comentário


                                          Correndo o risco de me repetir, nos últimos tempos aluguei um Arona e um Megane, ambos durante alguns dias, ambos as versões de 116 cv e com ambos andei umas largas centenas de km (mais no Megane).

                                          Nos dois casos são motores muito económicos, honestos na resposta e andamentos que permitem e ligeiramente diferentes em termos de temperamento.

                                          Talvez por não ter (nem nunca ter tido) nenhum carro com um pequeno motor diesel, vendo isto com algum distanciamento, as diferenças não são muito significativas e genericamente todos têm vindo a melhorar nas suas versões mais recentes.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                            Se me disseres que a 1ª geração do 1.6 tdi era uma merd*, estás certo e olha que tive um, mas quando foi revisto passou a ficar bastante melhor, enquanto que os Hdi entre EGR, injectores a babarem-se, turbos a consumir óleo, enfim basta andar pelos tópicos deles no fórum para se perceber que a nivel de fiabilidade deixaram muito a desejar.

                                            Mas já sabemos essa tua aversão à Alemanha.
                                            Não basta nada andar aqui pelos tópicos para saber isso....
                                            Há tanto desconhecimento e pseudo mito que dói, fora estatísticas à martelada ao gosto de cada um.
                                            Alguns mecânicos até gozam " pois você viu na internet nao é " ....
                                            Para se saber algo minimamente bem e e....tem que ser em foruns da especialidade.
                                            Ou então em foruns de clássicos.

                                            Comentário


                                              Bem, eu tenho um 1.6 TDI montado num Golf 7 e vinha dizer que não tenho nada a apontar, mas já vi que aqui é melhor ficar calado
                                              Editado pela última vez por Fraga; 03 April 2020, 15:52.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                                Bem, eu tenho um 1.6 TDI montado num Golf 7 e vinha dizer que não tenho nada a apontar, mas já vi que aqui é melhor ficar calado
                                                É melhor, ainda vem alguém dizer que "ainda não tens, mas hás-de ter" .

                                                É isso e os problemas dos carros italianos, mas não, já não é assim, hoje em dia todos avariam. É isso e o problema das bielas dos 1.5dci, que já está resolvido.
                                                É isso e o problema do 2.0d da BMW e a corrente... espera, este ainda não está resolvido .
                                                Vou tentar outra vez. É isso e o problema do tensor da corrente do 1.6CDTI da Opel que... espera, este também ainda não está resolvido.

                                                Comentário


                                                  Tenho um c5 across com 1.5 130cv de 8 velocidades e tem bom andamento.

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    É muito complicado escolher o melhor pois depende muito do tipo de condução e do próprio condutor. Considerando segmento C, onde são maioritariamente utilizados estes blocos, dou o meu feedback baseado na experiência que tenho e feito milhares de quilómetros com os ditos:

                                                    Renault Mégane IV 1.5dci 110cv: bom em baixas, linear, mas o mais gastador.

                                                    VW Golf VII 1.6 TDI 115cv: motor mais forte que o 1.5dci, pior em baixas mas melhor em médios e altos regimes. Motor mais económico.

                                                    Opel Astra K 1.5 TD 122cv: o motor mais forte, principalmente nos médios regimes, fruto de um Binário máximo superior (300Nm), apesar de ser o único tri-cilindrico. Ponto mais positivo ainda para os baixos consumos, o melhor dos 3.

                                                    Destes 3 o ideal seria, o 1.5dci em baixas, 1.5 TD em médios e o 1.6 TDI em altos regimes. Pelo breve contacto que tive, talvez o 1.6 CDTI 136cv do Astra seja o melhor e o 1.5 Tdci do Focus esteja na média dos falados.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                      Se me disseres que a 1ª geração do 1.6 tdi era uma merd*, estás certo e olha que tive um, mas quando foi revisto passou a ficar bastante melhor, enquanto que os Hdi entre EGR, injectores a babarem-se, turbos a consumir óleo, enfim basta andar pelos tópicos deles no fórum para se perceber que a nivel de fiabilidade deixaram muito a desejar.

                                                      Mas já sabemos essa tua aversão à Alemanha.
                                                      Também te estás a referir aos problemas dos primeiros 1.6 hdi, tive uma volvo v40 d2 que vendi com 160000km sem nada a apontar, neste momento tenho uma 308sw de 2016 com 150000km sem queixas até à data.

                                                      Comentário


                                                        Tanta palha e ainda não arranjaram nada melhor que o 1.6Mjet que já não caminha para novo.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Qortu Ver Post
                                                          Tanta palha e ainda não arranjaram nada melhor que o 1.6Mjet que já não caminha para novo.
                                                          Engraçado mas verdade.

                                                          Então quando falam das "altas" do 1.6 TDI é porque nunca conduziram o 1.6 Multijet de 120cv.

                                                          Comentário


                                                            Os melhores seriam os 1.6 da Opel, mas acabaram com eles.

                                                            Comentário


                                                              Sempre ouvi falar muito bem do 1.6 MJet de 120cv mas nunca tive oportunidade de experimentar. Acredito que pelas relações de caixa e pelo maior valor de Binário máximo declarado seja um motor pujante para 1.6 diesel.
                                                              Mas sinceramente hoje em dia com a evolução dos pequenos motores turbo a gasolina, que de uma forma geral são mais agradáveis de conduzir do que os pequenos diesel, acabam por colmatar as maiores falhas dos diesel 1.5/1.6, pois são mais fortes em baixas e altas rotações, com maior flexibilidade o que acaba por se traduzir numa maior agradabilidade de condução.
                                                              Dependendo do motor 1.5/1.6 diesel, existe sempre algo que falta a cada um deles: ora são fracos a baixas rotações, ora têm fossos antes da entrada do turbo, ora são fracos em altas rotações e têm um regime de utilização mais limitado. É um aspecto que apenas acaba por ser suprimido com dupla sobrealimentação ou escolha por um motor 2.0.
                                                              Posto isto, o 1.6 CDTI bi-turbo deve ser engraçado.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X