Originalmente Colocado por LuisPedro
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Qual o melhor motor 1.5/1.6 turbo diesel da actualidade??
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Originalmente Colocado por Freshpreto Ver PostPelo menos tenho visto nas revistas auto e falam em 16v.
Será que usa o mesmo bloco que o 1.5 Hdi?
Já corrigi entretanto... na apresentação do motor do vídeo acima, dá para ver que é de 16V... alteração que ocorreu agora com o Focus mk4.
Quanto a usar... os motores forem feitos entre ambas as marcas...
Mas talvez possa existir diferenças.Editado pela última vez por nto; 02 April 2020, 23:53.
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Originalmente Colocado por FilipeMarques88 Ver PostE em relação ao 1.6 Crdi de 136cv da kia.
Alguém me pode falar dele sf?
Tenho o registo de 58 mil km no spritmonitor e vai com média global de 5.57L/100km. Maioritariamente Nacionais.
Já fui à Suiça e vim, fazendo mais de 4000km em menos duma semana e se não me engano fez média de 5.9L/100km.
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Passei recentemente de um 1.4 D-4D para um 1.5 DCI de 115cvs e a diferença em termos de utilizaçao foi da noite para o dia.
O 1.5 DCI é tão silencioso que grande parte das vezes sinto que estou a conduzir um carro com motor a gasolina. Claro que não é nenhum ferrari nem tem disparo de motor a gasolina, mas é muito consistente na utilizaçao, gosto muito sinceramente.
Não sei como anda a fiabilidade nos tempos que correm, mas a experiência de utilização é brutal. Pena a 6ª ser excessivamente longa que "mata" o motor em subidas mais inclinadas em AE (em 6ª as 3000RPM vai a 180 km/h).
Contrasta com o Auris que em 5ª (não tem 6ª) as 3000RPM vai a menos de 130 km/h
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Originalmente Colocado por curandeiro Ver Posté provavelmente dos melhores motores diesel que já conduzi na sua gama, o 1.6jtd também é interessante apesar de ser um motor muito bruto de tudo ou nada
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Originalmente Colocado por 1975 Ver PostSim e o TDI é mais fiável
Cumps
Mas já sabemos essa tua aversão à Alemanha.
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Correndo o risco de me repetir, nos últimos tempos aluguei um Arona e um Megane, ambos durante alguns dias, ambos as versões de 116 cv e com ambos andei umas largas centenas de km (mais no Megane).
Nos dois casos são motores muito económicos, honestos na resposta e andamentos que permitem e ligeiramente diferentes em termos de temperamento.
Talvez por não ter (nem nunca ter tido) nenhum carro com um pequeno motor diesel, vendo isto com algum distanciamento, as diferenças não são muito significativas e genericamente todos têm vindo a melhorar nas suas versões mais recentes.
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Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostSe me disseres que a 1ª geração do 1.6 tdi era uma merd*, estás certo e olha que tive um, mas quando foi revisto passou a ficar bastante melhor, enquanto que os Hdi entre EGR, injectores a babarem-se, turbos a consumir óleo, enfim basta andar pelos tópicos deles no fórum para se perceber que a nivel de fiabilidade deixaram muito a desejar.
Mas já sabemos essa tua aversão à Alemanha.
Há tanto desconhecimento e pseudo mito que dói, fora estatísticas à martelada ao gosto de cada um.
Alguns mecânicos até gozam " pois você viu na internet nao é " ....
Para se saber algo minimamente bem e e....tem que ser em foruns da especialidade.
Ou então em foruns de clássicos.
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Originalmente Colocado por Fraga Ver PostBem, eu tenho um 1.6 TDI montado num Golf 7 e vinha dizer que não tenho nada a apontar, mas já vi que aqui é melhor ficar calado
É isso e os problemas dos carros italianos, mas não, já não é assim, hoje em dia todos avariam. É isso e o problema das bielas dos 1.5dci, que já está resolvido.
É isso e o problema do 2.0d da BMW e a corrente... espera, este ainda não está resolvido .
Vou tentar outra vez. É isso e o problema do tensor da corrente do 1.6CDTI da Opel que... espera, este também ainda não está resolvido.
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É muito complicado escolher o melhor pois depende muito do tipo de condução e do próprio condutor. Considerando segmento C, onde são maioritariamente utilizados estes blocos, dou o meu feedback baseado na experiência que tenho e feito milhares de quilómetros com os ditos:
Renault Mégane IV 1.5dci 110cv: bom em baixas, linear, mas o mais gastador.
VW Golf VII 1.6 TDI 115cv: motor mais forte que o 1.5dci, pior em baixas mas melhor em médios e altos regimes. Motor mais económico.
Opel Astra K 1.5 TD 122cv: o motor mais forte, principalmente nos médios regimes, fruto de um Binário máximo superior (300Nm), apesar de ser o único tri-cilindrico. Ponto mais positivo ainda para os baixos consumos, o melhor dos 3.
Destes 3 o ideal seria, o 1.5dci em baixas, 1.5 TD em médios e o 1.6 TDI em altos regimes. Pelo breve contacto que tive, talvez o 1.6 CDTI 136cv do Astra seja o melhor e o 1.5 Tdci do Focus esteja na média dos falados.
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Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostSe me disseres que a 1ª geração do 1.6 tdi era uma merd*, estás certo e olha que tive um, mas quando foi revisto passou a ficar bastante melhor, enquanto que os Hdi entre EGR, injectores a babarem-se, turbos a consumir óleo, enfim basta andar pelos tópicos deles no fórum para se perceber que a nivel de fiabilidade deixaram muito a desejar.
Mas já sabemos essa tua aversão à Alemanha.
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Sempre ouvi falar muito bem do 1.6 MJet de 120cv mas nunca tive oportunidade de experimentar. Acredito que pelas relações de caixa e pelo maior valor de Binário máximo declarado seja um motor pujante para 1.6 diesel.
Mas sinceramente hoje em dia com a evolução dos pequenos motores turbo a gasolina, que de uma forma geral são mais agradáveis de conduzir do que os pequenos diesel, acabam por colmatar as maiores falhas dos diesel 1.5/1.6, pois são mais fortes em baixas e altas rotações, com maior flexibilidade o que acaba por se traduzir numa maior agradabilidade de condução.
Dependendo do motor 1.5/1.6 diesel, existe sempre algo que falta a cada um deles: ora são fracos a baixas rotações, ora têm fossos antes da entrada do turbo, ora são fracos em altas rotações e têm um regime de utilização mais limitado. É um aspecto que apenas acaba por ser suprimido com dupla sobrealimentação ou escolha por um motor 2.0.
Posto isto, o 1.6 CDTI bi-turbo deve ser engraçado.
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