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Originalmente Colocado por H83 Ver PostA traseira do CX-4 está horrível!!! O CX-30 está bem mais elegante com a excepção de todo aquele exagero plastificado a volta das rodas... No próximo restyling a Mazda tem que tirar metade dos plásticos do CX-30 e copiar a traseira do CX-30 para o 3 e assim resolve os maiores problemas dos 2 modelos.
Aliás a postura estilística é tão diferente que até podiam conviver os dois no mercado ocidental, mais que ainda tiveram que desencantar aquela designação 30 para não se sobrepor ao 4.
Na realidade o CX3 devia ser CX2, o CX30 passava para CX3 e depois vinha este CX4 e por aí fora.
Andam a beber demasiado sake e depois não atinam com isto e ainda estragam modelos lindinhos com carradas de plástico
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O problema é que o CX-4 ao ser baseado no CX-5 é enorme. É mais comprido até que o CX-5.
São mais (quase) 25 cm de comprimento e 5 cm de largura que o CX-30.
Na realidade faria mais sentido chamá-lo CX-6 e ser o SUV-(non)coupé do CX-5.
O CX-30 está muito melhor adaptado à realidade europeia.
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Bem, estou para trocar o Astra J 1.3 cdti da mulher e em cima da mesa com tecto máx de 35k tenho apenas 2 carritos, este CX-30 1.8D Excellence e um BMW 116d dos novos com cx Auto. Em termos de preço ficam semelhantes no longo prazo. Embora o BMW me saia mais caro uns 2 ou 3k, traz 5 anos de manutenção e IUC mais barato, bem como pneus (17" vs 18" no mazda).
Como já há uma BMW 320D F31 cá em casa, não ligamos muito ao espaço da mala e atrás para este carro.
Já experimentei os dois e o BMW com o seu 1.5 manco sai com mais vigor do que o CX-30. Mas o Mazda é tão mais bonito e distinto, silencioso e confortável. A nível de interior então dá 10 a zero ao BMW.
A nível de espaço a bordo acho que são semelhantes. Mas ao sair do banco do pendura no Mazda, por duas vezes bati com a cabeça no tejadilho. Tive que me curvar todo para sair sem bater com a cabeça (tenho 1,80m).
Não gostei nada foi da sensação de solidez das portas a fechar, do lado de fora a fechar a porta aquilo parece tudo oco por dentro, parece um Renault 5. É um bocado mau mesmo... :D Mas depois compensa pela excelente qualidade e design do dashboard.
Os plásticos das cavas das rodas, nem a mim nem à futura dona fizeram comichão, o carro ao vivo não transparece o exagero do plástico como nas fotos e é super sexy, porque assim parece mais fluido do que se tivesse maior altura visível dos paineis pintados. I guess...
Tem uma coisa fixe com o sistema keyless que se nos afastarmos do carro ele tranca as portas automaticamente.
O sistema de som de base é bastante bom, nem quero imaginar o Bose!
O sistema de ajuda a condução é muito chato, vibra o volante e empurra-o ligeiramente sempre que pisamos uma guia ou um separador central sem o pisca ligado.
O HUD pelos vistos não dá para desactivar, mas acho-o bem porreiro, durante o test-drive acho que nunca olhei para os mostradores.
A caixa manual é de facto muito precisa e dá gosto manusear. Só acho é que mais 20 cavalitos ali ficavam impecável. Mas para o seu propósito (commuter) serve perfeitamente. Eu estou habituado a 190cv/400Nm/1600Kg/ZF8 no meu commuter.
Gostei mesmo do Mazda, tanto que já vi quase os vídeos todos que há para ver no Youtube, sendo que o que mais respeito a opinião é o Thomas do Autogheful e o gajo do Savagegueese e eles adoraram o carro.
O meu medo é arriscar numa marca que não conheço e que é pequena a nível nacional. E no caso do BMW sei com o que posso contar.
As condições especiais que tenho acesso são 17% de desconto no BMW e 10% no Mazda (antes de impostos), vamos ver como avaliam a retoma também.
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Originalmente Colocado por fjlour Ver PostBem, estou para trocar o Astra J 1.3 cdti da mulher e em cima da mesa com tecto máx de 35k tenho apenas 2 carritos, este CX-30 1.8D Excellence e um BMW 116d dos novos com cx Auto. Em termos de preço ficam semelhantes no longo prazo. Embora o BMW me saia mais caro uns 2 ou 3k, traz 5 anos de manutenção e IUC mais barato, bem como pneus (17" vs 18" no mazda).
Como já há uma BMW 320D F31 cá em casa, não ligamos muito ao espaço da mala e atrás para este carro.
Já experimentei os dois e o BMW com o seu 1.5 manco sai com mais vigor do que o CX-30. Mas o Mazda é tão mais bonito e distinto, silencioso e confortável. A nível de interior então dá 10 a zero ao BMW.
A nível de espaço a bordo acho que são semelhantes. Mas ao sair do banco do pendura no Mazda, por duas vezes bati com a cabeça no tejadilho. Tive que me curvar todo para sair sem bater com a cabeça (tenho 1,80m).
Não gostei nada foi da sensação de solidez das portas a fechar, do lado de fora a fechar a porta aquilo parece tudo oco por dentro, parece um Renault 5. É um bocado mau mesmo... :D Mas depois compensa pela excelente qualidade e design do dashboard.
Os plásticos das cavas das rodas, nem a mim nem à futura dona fizeram comichão, o carro ao vivo não transparece o exagero do plástico como nas fotos e é super sexy, porque assim parece mais fluido do que se tivesse maior altura visível dos paineis pintados. I guess...
Tem uma coisa fixe com o sistema keyless que se nos afastarmos do carro ele tranca as portas automaticamente.
O sistema de som de base é bastante bom, nem quero imaginar o Bose!
O sistema de ajuda a condução é muito chato, vibra o volante e empurra-o ligeiramente sempre que pisamos uma guia ou um separador central sem o pisca ligado.
O HUD pelos vistos não dá para desactivar, mas acho-o bem porreiro, durante o test-drive acho que nunca olhei para os mostradores.
A caixa manual é de facto muito precisa e dá gosto manusear. Só acho é que mais 20 cavalitos ali ficavam impecável. Mas para o seu propósito (commuter) serve perfeitamente. Eu estou habituado a 190cv/400Nm/1600Kg/ZF8 no meu commuter.
Gostei mesmo do Mazda, tanto que já vi quase os vídeos todos que há para ver no Youtube, sendo que o que mais respeito a opinião é o Thomas do Autogheful e o gajo do Savagegueese e eles adoraram o carro.
O meu medo é arriscar numa marca que não conheço e que é pequena a nível nacional. E no caso do BMW sei com o que posso contar.
As condições especiais que tenho acesso são 17% de desconto no BMW e 10% no Mazda (antes de impostos), vamos ver como avaliam a retoma também.
Eu gosto bastante deste novo Série 1 mas também deste CX-30.
Estive esta semana num concessionário a ver o Mazda, e de facto ao sair dos lugares da frente notei exactamente o mesmo que tu, bati com a cabeça no cimo do pilar A, o que não estava à espera. De SUV não tem quase nada, é apenas um simples crossover, não mais que isso. Mas de resto gostei bastante do que vi, tem umas dimensões que acho muito equilibradas, e estas versões iniciais (tipo "first edition") parecem trazer bom equipamento.
Entre o Série 1 e este CX-30 é provável que optasse por este.
Mas também há que ter em conta que daqui a uns anos, na altura da venda, o BMW terá menor desvalorização. São opções...
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Originalmente Colocado por fjlour Ver PostBem, estou para trocar o Astra J 1.3 cdti da mulher e em cima da mesa com tecto máx de 35k tenho apenas 2 carritos, este CX-30 1.8D Excellence e um BMW 116d dos novos com cx Auto. Em termos de preço ficam semelhantes no longo prazo. Embora o BMW me saia mais caro uns 2 ou 3k, traz 5 anos de manutenção e IUC mais barato, bem como pneus (17" vs 18" no mazda).
Como já há uma BMW 320D F31 cá em casa, não ligamos muito ao espaço da mala e atrás para este carro.
Já experimentei os dois e o BMW com o seu 1.5 manco sai com mais vigor do que o CX-30. Mas o Mazda é tão mais bonito e distinto, silencioso e confortável. A nível de interior então dá 10 a zero ao BMW.
A nível de espaço a bordo acho que são semelhantes. Mas ao sair do banco do pendura no Mazda, por duas vezes bati com a cabeça no tejadilho. Tive que me curvar todo para sair sem bater com a cabeça (tenho 1,80m).
Não gostei nada foi da sensação de solidez das portas a fechar, do lado de fora a fechar a porta aquilo parece tudo oco por dentro, parece um Renault 5. É um bocado mau mesmo... :D Mas depois compensa pela excelente qualidade e design do dashboard.
Os plásticos das cavas das rodas, nem a mim nem à futura dona fizeram comichão, o carro ao vivo não transparece o exagero do plástico como nas fotos e é super sexy, porque assim parece mais fluido do que se tivesse maior altura visível dos paineis pintados. I guess...
Tem uma coisa fixe com o sistema keyless que se nos afastarmos do carro ele tranca as portas automaticamente.
O sistema de som de base é bastante bom, nem quero imaginar o Bose!
O sistema de ajuda a condução é muito chato, vibra o volante e empurra-o ligeiramente sempre que pisamos uma guia ou um separador central sem o pisca ligado.
O HUD pelos vistos não dá para desactivar, mas acho-o bem porreiro, durante o test-drive acho que nunca olhei para os mostradores.
A caixa manual é de facto muito precisa e dá gosto manusear. Só acho é que mais 20 cavalitos ali ficavam impecável. Mas para o seu propósito (commuter) serve perfeitamente. Eu estou habituado a 190cv/400Nm/1600Kg/ZF8 no meu commuter.
Gostei mesmo do Mazda, tanto que já vi quase os vídeos todos que há para ver no Youtube, sendo que o que mais respeito a opinião é o Thomas do Autogheful e o gajo do Savagegueese e eles adoraram o carro.
O meu medo é arriscar numa marca que não conheço e que é pequena a nível nacional. E no caso do BMW sei com o que posso contar.
As condições especiais que tenho acesso são 17% de desconto no BMW e 10% no Mazda (antes de impostos), vamos ver como avaliam a retoma também.
Eu tenho um CX-5 e também tem essa função e é facilmente desactivada. Estando desactivo, apenas sentes uma ligeira vibração.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostDei uma voltinha, muito recentemente, num com esse motor e caixa manual.
No papel, em acelerações, é tão molengão como os outros com mil turbo e potências similares.
Mas a percepção é diferente, porque temos uma caixa looooonga.
O que prejudica bastante nas reprises.
Isto porque apesar do binário simpático de mais de 200 Nm, ele só surge às 4000 rpm (atmosférico, né?), enquanto os pequenos mil turbo, com valores similares em Nm, atingem-nos às 2000 rpm.
Aí sim, a diferença de rendimento é notória.
É preciso mais rotação do que aquela a que estamos habituados num pequeno turbo, e o pessoal acho que se esqueceu de saber usar um motor atmosférico, ou uma manual.
No CX-30 se quiseres movimentar-te com ligeireza, tens de recorrer à caixa e usar mais rotação.
Sítios onde uma terceira bastava, acaba por ser melhor meter uma segunda.
De qualquer forma, faz parte da experiência e eu, pessoalmente, aprecio-a mais. Torna o carro bem mais interactivo.
Além disso, tens comandos com elevado grau de precisão e sendo atmosférico, o motor reage às mais pequenas variações de pressão no acelerador; a qualidade sonora é superior (apesar do muito bom isolamento acústico do carro) e a caixa, bem, é das melhores que experimentei até hoje.
Curso curto, tacto mecânico, mas sempre com uma acção muito oleada. É uma experiência táctil muito positiva.
DE resto, o carro destaca-se pelo interior.
É mesmo muito bom.
Acho que não tou a dizer nenhuma barbaridade quando o considero melhor montado do que em certos premium como o classe A.
O interior também é simples e fácil de usar, os comandos físicos são muito agradáveis no seu uso do ponto de vista táctil e o refinamento geral é muito elevado.
Curti imenso a criatura, tal como curti o Mazda3 que seria definitivamente a minha escolha — mais rasteirinho e leve.
Se gostaria de ter mais pujança? Sem dúvida.
Tou muito curioso para experimentar o Skyactiv-X. Talvez seja o "sweet spot" da criatura.
O que posso dizer é que gostei tanto que já está encomendado um. Fui no fim de semana experimentar o carro só para ver como era mas acabei a fazer a encomenda. O carro é muito fixe, e como dizes, a caixa manual é espectacular.
É um carro que quanto mais se anda mais se quer andar. A agilidade que tem em curva e a suavidade da condução surpreenderam-me e muito!
Isto tudo aliado a um preço simpático fez-me fazer a encomenda. Dentro de um mês já o devo ter
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Originalmente Colocado por Marionog37 Ver PostO que posso dizer é que gostei tanto que já está encomendado um. Fui no fim de semana experimentar o carro só para ver como era mas acabei a fazer a encomenda. O carro é muito fixe, e como dizes, a caixa manual é espectacular.
É um carro que quanto mais se anda mais se quer andar. A agilidade que tem em curva e a suavidade da condução surpreenderam-me e muito!
Isto tudo aliado a um preço simpático fez-me fazer a encomenda. Dentro de um mês já o devo ter
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Mais um test drive desta vez mais intensivo e a decisão ficou tomada. Depois do dilema da cor vermelho vs branco, acabou por ser encomendado um branco, já que o vermelho parece ser extremamente sensível (pintura pouco robusta) , e o branco é mais tolerante.
Teve que ser um diesel, que achei que podia ter melhor resposta abaixo das 2000rpm para um 1.76cc, mas é mesmo assim, a filosofia daquele carro é de uma extrema sensação de conforto e relaxamento na condução.
O carro para uma família com filhos pequenos é mais que adequado.
Para o nível de equipamento de série é pelo design interior e exterior, o preço é convidativo depois de uns descontos!
Agora é aguardar a entrega.
O carro é para a esposa mas eu estou mais empolgado que ela!
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Somente diesel, mais de 20.000 km anuais com condução muito expedita. Um skyactiv-G/X consegue ser poupado se conduzido de forma suave, pata na chapa, manda-se para os 10L à mesma.
Espero que o 1.8 diesel não dê stresses com o FAP, mas como não é para fazer cidade, é para fazer percursos diários de 70km em IC, não deve ser problemático.
O diesel sai muito suave de baixas, e tem mais turbo lag do que eu desejaria, mas para a esposa (dona do carro), não existe qualquer problema com isso! :D É que eu venho habituado ao 2.0 da BMW que sai parece um elétrico. Mas o Mazda gostei da linearidade e elasticidade das 2000rpm em diante, é um motor que gosta de subir além das 3000.
Aquilo ficava um mimo com uma eletrónicazinha com mais 30cv e uns 40/50Nm.
Pelo que li, aquele motor é dos turbo diesel com menor taxa de compressão do mundo, precisamente para minimizar a emissão de NOx. É portanto um motor bastante castrado!
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Parece que vem aí uma nova motorização para o CX-30 (e para o Mazda 3): um 2.0 Skyactive-G Mild-Hybrid, de 150cv. Este novo notor tem sistema de desativação dos cilindros para a ajudar a reduzir os consumos.
Assim, passam a existir 3 níveis de potência disponíveis: 122cv e 150cv, no 2.0 Skyactive-G Mild-Hybrid, e 180cv no Skyactive-X. Se bem que me parece que este "novo" motor de 150cv deverá substituir o de 122cv, uma vez que é uma reprogramação do 122cv.Editado pela última vez por PauloRaposo; 26 January 2020, 18:42.
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Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver PostParece que vem aí uma nova motorização para o CX-30 (e para o Mazda 3): um 2.0 Skyactive-G Mild-Hybrid, de 150cv. Este novo notor tem sistema de desativação dos cilindros para a ajudar a reduzir os consumos.
Assim, passam a existir 3 níveis de potência disponíveis: 122cv e 150cv, no 2.0 Skyactive-G Mild-Hybrid, e 180cv no Skyactive-X. Se bem que me parece que este "novo" motor de 150cv deverá substituir o de 122cv, uma vez que é uma reprogramação do 122cv.
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Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver PostParece que vem aí uma nova motorização para o CX-30 (e para o Mazda 3): um 2.0 Skyactive-G Mild-Hybrid, de 150cv. Este novo notor tem sistema de desativação dos cilindros para a ajudar a reduzir os consumos.
Assim, passam a existir 3 níveis de potência disponíveis: 122cv e 150cv, no 2.0 Skyactive-G Mild-Hybrid, e 180cv no Skyactive-X. Se bem que me parece que este "novo" motor de 150cv deverá substituir o de 122cv, uma vez que é uma reprogramação do 122cv.
Entretanto o meu CX30 já chegou e dei umas voltas. O carro tem uma condução muito fluída (em cidade muitas vezes parece um eléctrico). E para mim os 122 cv chegam e sobram. Quando se quer mais animação, é uma questão de "baixar uma" e o carro responde muito bem.
Em termos de chassis/dinâmica em curva, é fantástico!
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Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver PostParece que vem aí uma nova motorização para o CX-30 (e para o Mazda 3): um 2.0 Skyactive-G Mild-Hybrid, de 150cv. Este novo notor tem sistema de desativação dos cilindros para a ajudar a reduzir os consumos.
Assim, passam a existir 3 níveis de potência disponíveis: 122cv e 150cv, no 2.0 Skyactive-G Mild-Hybrid, e 180cv no Skyactive-X. Se bem que me parece que este "novo" motor de 150cv deverá substituir o de 122cv, uma vez que é uma reprogramação do 122cv.
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Originalmente Colocado por Marionog37 Ver PostO skyactive G 122 cv já tem esse sistema de desactivação de 2 cilindros. A confirmar-se essa nova versão então deve ser mesmo para substituir esta versão de 122 cv, o que acho estranho porque esta versão ainda tem muito pouco tempo.
Entretanto o meu CX30 já chegou e dei umas voltas. O carro tem uma condução muito fluída (em cidade muitas vezes parece um eléctrico). E para mim os 122 cv chegam e sobram. Quando se quer mais animação, é uma questão de "baixar uma" e o carro responde muito bem.
Em termos de chassis/dinâmica em curva, é fantástico!
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Originalmente Colocado por H83 Ver PostParece muito interessante esse motor mas se for para substituir directamente o de 122cv então deverá ser por causa das emissões que tão a dar cabo da cabeça aos construtores. Mas com esse motor o Skyactiv-X deixara de fazer sentido em Portugal.
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