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    #31
    Originalmente Colocado por CivicES5 Ver Post
    Em Inglês, Tonale soa semelhante a "toe nail".
    True !

    É como o Kona que aqui teve que vir com outro nome . É bom que arranjem ao Toenail nome alternativo para os países anglo-parlantes

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
      Opinião pouco popular: o F1 não tem um design absolutamente nada de especial.
      Há coisas que ou se percebem, ou não se percebem. E o F1, mesmo não sendo o carro mais bonito de sempre, porque nunca há-de o ser, tinha um design a anos-luz do que se faz actualmente.
      Por isso nem é uma questão de a tua opinião ser pouco popular: é mesmo a questão de estares errado.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
        Há coisas que ou se percebem, ou não se percebem. E o F1, mesmo não sendo o carro mais bonito de sempre, porque nunca há-de o ser, tinha um design a anos-luz do que se faz actualmente.
        Por isso nem é uma questão de a tua opinião ser pouco popular: é mesmo a questão de estares errado.
        Tinha? Em quê? Só se for no facto de ter 3 lugares, porque de resto não estou a ver onde inovou.
        A receita básica que seguiu já existia há 30 anos.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
          Tinha? Em quê? Só se for no facto de ter 3 lugares, porque de resto não estou a ver onde inovou.
          A receita básica que seguiu já existia há 30 anos.
          O que é inovar? O F1 é claramente o resultado de não existirem compromissos. Tudo foi levado ao extremo. A distribuição de pesos é a ideal; o peso total é excelente; a arquitectura é primorosa; a posição de condução central é de outro nível; o aproveitamento de cada pentelho de espaço vazio é uma delícia. É perfeito em todos os sentidos, mesmo que possam não o considerar bonito.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
            O que é inovar? O F1 é claramente o resultado de não existirem compromissos. Tudo foi levado ao extremo. A distribuição de pesos é a ideal; o peso total é excelente; a arquitectura é primorosa; a posição de condução central é de outro nível; o aproveitamento de cada pentelho de espaço vazio é uma delícia. É perfeito em todos os sentidos, mesmo que possam não o considerar bonito.
            Estávamos a discutir estética...

            Comentário


              #36
              Daí a minha pergunta: o que é inovar? O E-Type fê-lo. O Miura talvez. Não me parece que o Enzo, ou um Carrera GT, ou um Veyron, ou um Pagani, ou um LaFerrari, ou um 918, ou um P1, ou um EB110 o tenham feito, sejam mais ou menos bonitos.

              Comentário


                #37
                Pelo que percebi, a questão não era o F-1 em particular mas a opinião do seu designer para o comum dos formatos, e aí reafirmo, não vi nada nos links que pusesse em causa as proporções do Tonale.

                Quanto a mim, como SUV compacto, dificilmente poderia ter ficado melhor. Quase não existe overhang nem na traseira nem na dianteira e o perfil está equilíbradissimo entre capô e area habitável. De resto, como SUV compacto, é um hatch esticado para cima e com 2/3 dedos a mais de altura ao solo. O normal neste formato


                Editado pela última vez por ARMIC; 11 March 2019, 16:37.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                  Estávamos a discutir estética...
                  Não. Estavas a falar de Design :

                  Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                  Opinião pouco popular: o F1 não tem um design absolutamente nada de especial.

                  E a estética é apenas um fator do design.


                  No Forum mais antigo, há mais de 14 anos, havia um tópico magistral chamado "As diferenças entre Estética e Design", de autoria do Joel Sousa. As postagens inciais e toda a discussão com os demais designers que frequentavam o Fórum foi uma das melhores coisas que se passaram por aqui. Pena que tudo foi perdido
                  Editado pela última vez por FernandoZero; 11 March 2019, 16:40.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                    Quase não existe overhang nem na traseira nem na dianteira
                    Agora percebo.

                    Comentário


                      #40
                      Muito feio

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por FernandoZero Ver Post
                        Não. Estavas a falar de Design :




                        E a estética é apenas um fator do design.
                        Mencionei design, sim. Mas claramente referia-me à parte estética e não à parte da engenharia da coisa.
                        O F1 pode ter um "design" muito inteligente, relativamente às soluções de engenharia que foram aplicadas. Mas, para mim, não é nada demais esteticamente. Não me parece que o tipo que desenhou as coisas abaixo tenha algo a ensinar sobre proporções à equipa de design da Alfa.




                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                          Mencionei design, sim. Mas claramente referia-me à parte estética e não à parte da engenharia da coisa.
                          O F1 pode ter um "design" muito inteligente, relativamente às soluções de engenharia que foram aplicadas. Mas, para mim, não é nada demais esteticamente. Não me parece que o tipo que desenhou as coisas abaixo tenha algo a ensinar sobre proporções à equipa de design da Alfa.

                          Esse Senhor da foto é apenas o responsável por um dos F1 mais engenhosos de sempre, que foi banido logo após a sua 1ª corrida por ser tão bom. E que por acaso tinha um motor Alfa Romeo atrás E também é o responsável pelo F1 que venceu 15 das 16 corridas em que entrou.



                          Gordon Murray foi o responsável técnico do McLaren F1. Peter Stevens esteve encarregue do design exterior do carro.
                          Editado pela última vez por JRodrigues; 12 March 2019, 11:09.

                          Comentário


                            #43
                            Lembro-me bem de miúdo este Brabham AR ser o meu F-1 preferido.

                            Sendo que o design dos monolugares dão obviamente prioridade á aerodinâmica etudo o resto tem que se adaptar. Este era belíssimo.

                            Comentário


                              #44
                              Mas as proporções não estão relacionadas necessariamente à modelação estética. Toma aqui este exemplo do Voiture Minimum do Le Corbusier (1936), aqui em um protótipo estático executado pela Italdesign, conforme o projeto original (1987):



                              A estética pode até ser controversa, mas as boas proporções são demonstradas por uma prova geométrica.

                              Comentário


                                #45
                                Este aqui tb tinha boas proporções para a época


                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                  Mencionei design, sim. Mas claramente referia-me à parte estética e não à parte da engenharia da coisa.
                                  O F1 pode ter um "design" muito inteligente, relativamente às soluções de engenharia que foram aplicadas. Mas, para mim, não é nada demais esteticamente. Não me parece que o tipo que desenhou as coisas abaixo tenha algo a ensinar sobre proporções à equipa de design da Alfa.




                                  Por partes.
                                  A primeira imagem é um photoshop de uma publicação e não tem nada a ver com Gordon Murray.
                                  A segunda é um protótipo de demonstração ou de validação da sua solução para um pequeno citadino. Ou seja, poucas preocupações com o estilo.
                                  Essa preocupação ficaria para o construtor que decidisse lhe comprar o projecto (e não é apenas o carro, mas todo o sistema produtivo que o acompanharia), coisa que não chegou a acontecer.

                                  Relativamente ao F1, foi o Gordon Murray que o projectou e definiu o packaging (que acabaria por determinar as proporções), mas as linhas da carroçaria são do designer Peter Stevens, e apesar de não partilhar do WOW! IN YOUR FACE! dos exageros visuais dos dias de hoje, é uma forma extremamente bem conseguida, proporcionada, harmoniosa e coesa, que tem resistido notavelmente bem à passagem do tempo.

                                  Uma análise às questões mais estilísticas demoraria uma eternidade a escrever, mas a validade da solução de design encontrada e o quão boa é ficou provada quando este carro, cujo projecto tinha como premissa fazer o melhor "road car" de sempre, vingou com superioridade nas 24 horas de Le Mans.
                                  Um mix de dimensões compactas (ocupa menos espaço que um segmento C actual), baixo drag, mas aerodinamicamente estável, baixo peso e sem esquecer um filho-da-p*** de motor, revelam um caminho virtuoso que infelizmente a indústria decidiu seguir precisamente pelo outro lado.

                                  Relativamente ao sr. Gordon Murray, apesar de ter uma empresa chamada Gordon Murray Design, não é designer, mas sim engenheiro.
                                  Temos de compreender que a palavra design é usada num sentido mais lato que apenas o do styling, ou seja, refere-se a encontrar soluções para determinados problemas (essência do design, basicamente), e aí, ele continua a dar cartas.

                                  No entanto, também sou da opinião que seria mais fácil "vender" algumas das suas ideias a uma audiência mais geral e não apenas aos "capitães da indústria", se alguns dos seus protótipos viessem com roupagens mais sexy.
                                  Só temos é de compreender é que a pele de um carro é até o (relativamente) mais fácil de alterar. Basta pegar num mega-plataforma dos dias de hoje e ver quantos modelos distintos derivam dela para perceber isso.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por FernandoZero Ver Post
                                    Mas as proporções não estão relacionadas necessariamente à modelação estética. Toma aqui este exemplo do Voiture Minimum do Le Corbusier (1936), aqui em um protótipo estático executado pela Italdesign, conforme o projeto original (1987):



                                    A estética pode até ser controversa, mas as boas proporções são demonstradas por uma prova geométrica.
                                    Eu aqui até contestaria alguns dos argumentos da boa proporção, mesmo com o rigor geométrico de Le Corbusier a substanciá-lo.
                                    Arquitectos e carros é uma combinação que nunca vi dar bons resultados estéticos, por muito boas que sejam as ideias que definiram o projecto em primeiro lugar.
                                    Considerando a altura que esta máquina foi desenhada, faltou o contributo de um bom estilista para dar alguma "vida" a essa forma, como pudemos ver em outras "carochas" como os Tatra e Type 1.
                                    Os Voisin, sem dúvida, mostraram que era possível esse equilíbrio entre rigor e expressão visual.
                                    Ele desenhou casas como "máquinas para habitar", mas um carro não é simplesmente uma "máquina para conduzir".

                                    Comentário


                                      #48
                                      Isso parece um 2CV

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                        Isso parece um 2CV
                                        Era o concept apresentado no salão de Geneve no ano do senhor de 1947

                                        Comentário


                                          #50
                                          https://youtu.be/V8yYSVnDRbA

                                          Comentário


                                            #51
                                            Road shop

                                            Comentário


                                              #52

                                              Comentário


                                                #53
                                                A concorrência direta está danada. 5 anos a vender acima dos 100.000

                                                Worldwide sales[edit]

                                                2011 represented only a partial year of sales, amounting to 10% of total Land Rover sales worldwide. For 2012 and 2013, the Evoque achieved nearly 36% of total Land Rover sales.
                                                2011 22,710
                                                2012 108,598
                                                2013 124,292
                                                2014 125,364
                                                2015 108,620
                                                2016 112,461
                                                Total 602,044
                                                Editado pela última vez por ARMIC; 20 March 2019, 22:53.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                                  A concorrência direta está danada. 5 anos a vender acima dos 100.000

                                                  Worldwide sales[edit]

                                                  2011 represented only a partial year of sales, amounting to 10% of total Land Rover sales worldwide. For 2012 and 2013, the Evoque achieved nearly 36% of total Land Rover sales.
                                                  2011 22,710
                                                  2012 108,598
                                                  2013 124,292
                                                  2014 125,364
                                                  2015 108,620
                                                  2016 112,461
                                                  Total 602,044
                                                  Imagina se fizessem um Evoque SW...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                                                    Imagina se fizessem um Evoque SW...
                                                    6 coisos...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      O Evoque está completamente FORA do alcance do SUV Tonale, é um pouco vá caro o LR, como é um Jaguar, à data, e a Alfa Romeo pretende no imediato volume de venda.

                                                      Coloco-o a disputar potencial de venda com um Q3/Q5 da Audi, um XC40 da Volvo, a ver.

                                                      Comentário


                                                        #57

                                                        Comentário


                                                          #58



                                                          Alfa Romeo Tonale Le prime foto al Salone del Mobile

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                                                            #59

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                                                              #60
                                                              este é daqueles que não fica puto bem em verde

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                                                              AD fim dos posts Desktop

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