Anúncio
Collapse
No announcement yet.
SUV-C Alfa Romeo Tonale 2022
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
O Tonale já cá anda.
Resumo da primeira semana: destaque para a qualidade de construção. É o meu terceiro Alfa (147 e Mito) e a evolução é estrondosa, não há um barulho que seja, construção muito sólida, com materiais muito bons. Os bancos (em pele) muito confortáveis e com bom apoio lateral. Nestes dias de calor a ventilação dos bancos sabe que nem ginjas. Volante com muito boa pega e direcção muito directa, como é apanágio da Alfa. Na cidade tem sido 100% eléctrico.
Fui a Lx no fim de semana passado e, quando se esgota a bateria, o Tonale comporta-se como um hibrido normal, ou seja, desliga o motor térmico a baixas velocidades ou em descidas acentuadas, mesmo a alta velocidade. Os consumos são algo altos, aproximando-se dos 8 ou 9l/100, cumprindo os limites de 120 Km/h. Mas, como disse no post anterior, estas médias vão-se diluir visto que a esmagadora maioria dos percursos vão ser em elétrico.
Na opção Dynamic o carro é, realmente, muito despachado ainda que a subida de regime se faça de forma bastante suave e progressiva. Já na opção A (totalmente elétrico), o motor traseiro parece algo castrado, talvez para beneficiar a eficiência. Atenção, quando me refiro a castrado, quero dizer não ter a sensação de disparo imediato que costumam ter os motores a electrões, assemelhando-se a entrega de potência e binário a um motor térmico.
A suspensão é muito confortável na opção soft, filtrando muito bem as pequenas irregularidade da estrada. Já quando se acciona a opção Dynamic, fica bem mais dura a fazer-me lembrar a suspensão tipo Kart do Mito QV quando também em Dynamic.
- Likes 11
Comentário
-
Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
- Likes 1
Comentário
-
-
-
Actualização da coisa:
O Tonale Q4 já cá anda desde julho e até agora tudo tem corrido bem. No meu padrão mensal de viagens, isto é, deslocações diárias dentro da cidade 100% eléctricas (tenho que ser muito disciplinado para não cair na tentação de o colocar em Dynamic), idas quinzenais a casa dos meus sogros (100 km para cada lado) e mais umas voltinhas nas redondezas de Coimbra, gasto cerca de 35 litros mensais.
O carro em autoestrada com a bateria descarregada é algo comilão - afinal são duas toneladas - com médias entre os 7 e os 9 litros e tal a 120, consoante vá em Natural (funciona como um híbrido normal) ou Dynamic (motor térmico permanentemente ligado). Com o mesmo motor MA no Mito, fazia cerca de 6, a 120.
Contudo, as médias baixam drasticamente durante a semana de trabalho a andar apenas a electrões. Normalmente, termino um depósito com médias entre 1,5 e 2,5 L/100km. Neste momento, com 400 km efectuados, tenho o depósito com menos de 1/4 gasto e média de 1,8 l/100. Em dezembro fui a Milão e fui de carro para o aeroporto. De minha casa ao aeroporto de Lx são 200 km. Para baixo fui com bateria carregada (descarregou totalmente na zona de Aveiras) e para cima com bateria totalmente descarregada. No total fiz média de 7 litros e tal.
Em termos dinâmicos, o carro é interessante; em modo Q4 tem uma aceleração brutal, de colar ao banco e o comportamento em curva é muito honesto e agarrado ao chão. Mas nota-se que estamos perante uma carro bastante pesado. Há dias tive a oportunidade de conduzir um Stelvio de 280 Cavalos e, em termos de andamento, não notei grandes diferenças. Claro está que a curvar notam-se algumas diferenças, com vantagem para o Stelvio.
Em termos de qualidade de construção, continuo surpreendido com a evolução face ao 147 e ao Mito, notando uma clara melhoria na montagem dos plásticos. Algo que me assustou no início foram os plásticos da consola central na zona do túnel, muito duros, mas a verdade é que, dali, não vem um barulho que seja.
De resto e como há poucos Tonale é engraçado ver a reação dos transeuntes quando olho pelo retrovisor e os vejo virados para trás para ver o carro. Goste-se ou não, é um carro que não é indiferente. Ah! E as minhas filhas adoram o seu Alfa vermelho!
- Likes 7
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário