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O futuro da mobilidade será através do hidrogenio?
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Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver PostSó vende se for bonito, mas a beleza é das "coisas" mais relativas deste mundo e das mais faceis de manipular, temos o melhor exemplo o do mundo da moda em que as tendencias mudam duas vezes por ano
Para funcionar a longo prazo há que ser economicamente vantajoso, recursos abundantes e faceis de obter e ter autonomia e facilidade de carregamento, 3 pontos que os EVs a baterias não possuem
A sério?!
Então por favor contacta os tipos da tesloop.com, que tem uma porrada de Teslas com mais de 300.000 km (https://www.tesloop.com/blog/2019/2/...mileage-teslas) e explica-lhes que eles estão errados, que os EVs não são economicamente vantajosos e que não funcionam a longo prazo.
Eles vão agradecer a tua visão e acutilância.
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Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post[/B]
A sério?!
Então por favor contacta os tipos da tesloop.com, que tem uma porrada de Teslas com mais de 300.000 km (https://www.tesloop.com/blog/2019/2/...mileage-teslas) e explica-lhes que eles estão errados, que os EVs não são economicamente vantajosos e que não funcionam a longo prazo.
Eles vão agradecer a tua visão e acutilância.
Em 1º lugar, e já que falas em visão e acutilancia, para perceber melhor termos quantitativos do que falamos quanto é "uma porrada de teslas" ao certo?
Em 2º, em que ponto dos 3 que referi se insere esses tais 300.000 km da tal "porrada de teslas"?
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Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver PostEm 1º lugar, e já que falas em visão e acutilancia, para perceber melhor termos quantitativos do que falamos quanto é "uma porrada de teslas" ao certo?
Em 2º, em que ponto dos 3 que referi se insere esses tais 300.000 km da tal "porrada de teslas"?
Mais propaganda de baixa qualidade...
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Originalmente Colocado por pontopt Ver PostNa verdade, são 4 os pontos os enunciados:
- economicamente vantajoso: só com a maturação da tecnologia da pilha de combustível e com a disponibilização do hidrogénio em si é que podemos avaliar este ponto.
- recursos abundantes e faceis de obter: Nos BEV, em termos do recurso "energia", é fácil e abundante; Nos BEV, em termos do recurso "baterias/lítio", já não será tão fácil/abundante; Nos FCEV, o armazenamento da energia é mais difícil; Nos FCEV, a produção de pilhas de combustível também pode passar por falta de recursos tal como o lítio (mas neste ponto apenas é um palpite meu);
- autonomia: qualquer um tem este ponto resolvido
- facilidade de carregamento: os FCEV têm vantagem sobre o BEV na rapidez de carregamento, mas os BEV têm vantagem na facilidade (podem ser carregados em casa)
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Nem tudo no hidrogénio é bom, o que me faz duvidar da tecnologia:
- Processo altamente ineficiente devido a sucessivas transformações de energia;
- Duração limitada da célula (como uma bateria);
- Perdas de hidrogénio devido ao tamanho dos átomos (mesmo estando em repouso, o depósito vai perdendo hidrogénio com o tempo);
- Armazenamento caro (pressões elevadas, necessidade de arrefecimento, implementação de sistemas caros de monitorização de fuga);
- Dependência directa de fornecedores de H2;
Basta haver um salto na evolução das baterias (que segundo consta pelos últimos desenvolvimentos, irá acontecer), e o hidrogénio para carros ligeiros sai fora da equação...
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostNem tudo no hidrogénio é bom, o que me faz duvidar da tecnologia:
- Processo altamente ineficiente devido a sucessivas transformações de energia;
- Duração limitada da célula (como uma bateria);
- Perdas de hidrogénio devido ao tamanho dos átomos (mesmo estando em repouso, o depósito vai perdendo hidrogénio com o tempo);
- Armazenamento caro (pressões elevadas, necessidade de arrefecimento, implementação de sistemas caros de monitorização de fuga);
- Dependência directa de fornecedores de H2;
Basta haver um salto na evolução das baterias (que segundo consta pelos últimos desenvolvimentos, irá acontecer), e o hidrogénio para carros ligeiros sai fora da equação...
Uma pessoa queira um carro a hidrogénio vai sempre ter de esperar por uma rede de abastecimento satisfatória.
Essa rede de abastecimento vai ter de ser construída quando inicialmente não haverá quase carros para abastecer. Não sei quem é que vai investir nisso.
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Originalmente Colocado por M207 Ver Post500 Taxis a hidrogénio em Paris
https://www.motor24.pt/motores/ecolo...FwAmEaQEPMWPAI
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Originalmente Colocado por eu Ver PostPodias parar logo neste facto. Basta isto para relegar o hidrogénio para segundo plano, apenas para situações de nicho.
Mas o hidrogénio nem isso...
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"(...)Più metano, meno benzina
Un sensibile miglioramento è stato ottenuto anche sui consumi e le emissioni di CO2 della Volkswagen Golf 1.5 TGI che scendono rispettivamente a un minimo di 4,1 kg/100 km e 113 g/km. Il merito è attribuibile al funzionamento a ciclo Miller del motore, anche con l’alimentazione a gas metano, al rapporto di compressione elevato (12,5:1) e alla maggiore pressione fornita dalla turbina a geometria variabile.
La terza bombola di metano che porta la capacità totale a quota 115 litri (17,3 kg) prende il posto del precedente serbatoio della benzina, sostituito da un serbatoio di riserva da 9 litri di benzina."
Volkswagen Golf 1.5 TGI, 130 CV a metano e prezzo da 25.800 euro
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostMesmo... Deita vapor de água... Aldraboes. Vou a correr comprar um Clean Diesel da VW.
Felizmente não costuma durar muito na atmosfera, dando origem àquilo que comummente chamamos de chuva.
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"Os veículos eléctricos são o futuro e esta realidade é hoje de tal forma evidente que nem os amantes dos motores a gasolina (como nós) ousam contestar. Contudo, uma coisa é o automóvel eléctrico e outra, totalmente diferente, é o eléctrico alimentado por bateria. Sobretudo, porque este acumulador gera poluição ao fabricar e ao reciclar e porque, entretanto, provoca constrangimentos à rede eléctrica.
Há um outro tipo de veículo eléctrico que consegue ter as vantagens dos eléctricos a bateria, mas sem os inconvenientes.
Referimo-nos aos carros a fuel cell, ou célula de combustível, essencialmente modelos que em vez de se movimentarem com a electricidade que retiram da rede, produzem-na a bordo. Também possuem uma pequena bateria, mas apenas de cerca de 1,6 kWh – muito mais pequena do que as de 40, 60 ou 100 kWh montadas nos veículos alimentados a partir de acumulador –, que serve exclusivamente para a fase de arranque e para assegurar os picos de potência.
Toda a energia eléctrica que movimenta o carro provém da fuel cell. Na realidade, uma série de fuel cells montadas em série, que realizam a operação inversa à electrólise da água. Em vez de se fornecer energia para separar o hidrogénio do oxigénio, as células de combustível produzem energia eléctrica ao juntar o H2 que existe no tanque ao oxigénio retirado do que ar, gerando no processo água. E pura. Este é o princípio de funcionamento do Toyota Mirai, o mais vendido dos automóveis a célula de combustível a hidrogénio, que abastece numa questão de minutos (entre 3 e 5) 5 kg de hidrogénio, o que depois lhe dá para percorrer 550 km (segundo o método NEDC, ou seja, cerca de 450 km de autonomia em condições mais próximas da realidade). E sem ter de se ligar à rede e sem emitir qualquer emissão nociva.
O que vai acontecer em Portugal?
A Toyota Caetano Portugal, representante histórica da Toyota no nosso país e que em Gaia tem a primeira fábrica da marca japonesa em solo europeu, produz há muito autocarros, tendo montado 550 unidades em 2017 e prevendo 600 para este ano. Para 2021, o objectivo é atingir 2.000 unidades, entre chassis e veículos completos, o que representa um incremento brutal de vendas.
De salientar que a Toyota Caetano Portugal, mais precisamente a CaetanoBus, produziu este ano os primeiros autocarros eléctricos (60 unidades) em Portugal, dos quais vendeu 15 à Carris. Mas a novidade é que a Toyota assinou um acordo com a CaetanoBus para permitir à empresa de Gaia fabricar autocarros eléctricos a fuel cell a hidrogénio, destinados a abastecer o nosso país e, sobretudo, a Europa. Não será a única fábrica deste tipo para a marca japonesa, mas é a primeira.
Segundo o presidente da Salvador Caetano Indústria, José Ramos, “a Toyota fornece à CaetanoBus as fuel cells, os tanques para armazenar o hidrogénio a 350 bar de pressão (metade dos 700 bar do Mirai, por possuir menos limitações de espaço), os motores eléctricos e a unidade de gestão”, sendo da responsabilidade da empresa portuguesa construir o chassi (que é similar ao eléctrico que já fabrica), carroçá-lo, montar os interiores e instalar todos os componentes mecânicos vindos do Japão.
O Cobus, concebido pela CaetanoBus para funcionar em aeroportos, é dos modelos mais conhecidos do fabricante
É esta deslocação para a Europa da produção de autocarros a células de combustível que leva a Toyota afirmar que, se este ano fabricou apenas 3.000 unidades do Mirai – muito pouco para conseguir ter um preço mais competitivo, mas que se compreende pela falta de rede de distribuição de hidrogénio –, pretende produzir 30.000 unidades de células de combustível em 2020, com a maior parte do excedente a destinar-se a este tipo de autocarros.
O denominado Projecto Fuel Cell Bus já arrancou, fruto de um investimento de 8 milhões de euros iniciado em 2010, a que se juntou agora outro de 3 milhões, e visa ter construídos dois protótipos em condições de iniciar a fase de testes e demonstrações antes do final de 2019. Em 2020 serão fabricadas as primeiras unidades destinadas a clientes (não mais de 14 ou 15), para depois, no ano seguinte, a produção aumentar consideravelmente.(...)"
Eléctricos sem limitações. Hidrogénio em Portugal
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Toyota comercializa carro de célula de combustível de hidrogénio por cerca de 50 mil
02 MAI 2019 · MOTORES 29 COMENTÁRIOS
Se por um lado os veículos elétricos ganham mais adeptos, por outro a indústria automóvel ainda aposta no hidrogénio. Um exemplo claro desta realidade chega-nos do Japão. A Toyota está a adotar uma abordagem não convencional para reduzir as emissões automóveis. A empresa está a vender um carro de célula de combustível de hidrogénio por 50 mil dólares.
Além da causa ambiental, a empresa nipónica tem outro grande trunfo. Segundo eles, “nós vamos ao mesmo posto de gasolina e abastecemos nos mesmos poucos minutos.”
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Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post... e largam o mesmo ou mais guito.
Isso não é verdade, não trolles o topico sff
1 kg de hidrogénio poderá rondar os 3 € e produz 4 vezes mais energia do que a mesma quantidade de gasolina, acrescentando a isso o facto destes motores serem 2 a 3 vezes mais eficazes do que os motores a gasóleo e motores a gasolina
Fazendo a comparação com os actuais carros elétricos, que possuem baixas autonomias, no caso do hidrogénio é possivel conseguir 3 a 4 vezes mais autonomia
Para mais e considerando que é uma fonte de energia limpa e ilimitada com um melhor desempenho e melhor consumos até poderia custar o mesmo do que custa o gasóleo ou a gasolina que acabaria por ser sempre compensador
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Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver PostIsso não é verdade, não trolles o topico sff
1 kg de hidrogénio poderá rondar os 3 € e produz 4 vezes mais energia do que a mesma quantidade de gasolina, acrescentando a isso o facto destes motores serem 2 a 3 vezes mais eficazes do que os motores a gasóleo e motores a gasolina
Fazendo a comparação com os actuais carros elétricos, que possuem baixas autonomias, no caso do hidrogénio é possivel conseguir 3 a 4 vezes mais autonomia
Para mais e considerando que é uma fonte de energia limpa e ilimitada com um melhor desempenho e melhor consumos até poderia custar o mesmo do que custa o gasóleo ou a gasolina que acabaria por ser sempre compensador
O rapaz que se deu ao trabalho de te responder vive num país onde já é comercializado hidrogénio em alguns postos de combustível. Queres ver que ele nao sabe ler?
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Originalmente Colocado por marcopns Ver PostTu é que estas a dizer asneira.
O rapaz que se deu ao trabalho de te responder vive num país onde já é comercializado hidrogénio em alguns postos de combustível. Queres ver que ele nao sabe ler?
Em todo o caso se aumenta a autonomia e a rapidez de abastecimento, parece-me perfeitamente razoável pagar por isso.
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Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver PostIsso não é verdade, não trolles o topico sff
1 kg de hidrogénio poderá rondar os 3 € e produz 4 vezes mais energia do que a mesma quantidade de gasolina, acrescentando a isso o facto destes motores serem 2 a 3 vezes mais eficazes do que os motores a gasóleo e motores a gasolina
Fazendo a comparação com os actuais carros elétricos, que possuem baixas autonomias, no caso do hidrogénio é possivel conseguir 3 a 4 vezes mais autonomia
Para mais e considerando que é uma fonte de energia limpa e ilimitada com um melhor desempenho e melhor consumos até poderia custar o mesmo do que custa o gasóleo ou a gasolina que acabaria por ser sempre compensador
Hydrogen Cars Have 4× Annual Fuel Cost & 2–70× The Carbon Debt As Electric Vehicles
https://cleantechnica.com/2019/04/26...tric-vehicles/
O parágrafo mais revelador:
Yeah. The hydrogen-powered Mirai (if you could buy one where you are and if there were hydrogen pumps where you wanted to go, and neither of those things are true) would cost you about four times what just using the electricity would cost and almost twice what just driving a gas car would cost (and hydrogen cars are expensive of course).
Como o hidrogénio é simplesmente usado para criar electricidade, não é mais eficiente que a electricidade, e como já foi referido (e ignoras convenientemente), o custo de produzir hidrogénio é extremamente ineficiente. Esses valores que apresentas são claramente contestados no artigo acima.
Já te dissemos isso neste tópico.
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostEle não disse quanto custa é que rendimento tem.
Em todo o caso se aumenta a autonomia e a rapidez de abastecimento, parece-me perfeitamente razoável pagar por isso.
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